A educação depende do conhecimento menor ou maior que o
educador possua de si mesmo. Porque conhecer-se a si mesmo é o primeiro passo
do conhecimento do ser humano. A Humanidade é uma só. O ser humano, em todas as
épocas e em toda parte, foi sempre o mesmo. Sua constituição física, sua estrutura
psicológica, sua consciência são iguais em todos os seres humanos. Essa igualdade
fundamental e essencial é o que caracteriza o homem. As diferenças temperamentais,
culturais, de tipologia psicológica, de raça ou nacionalidade, de cor ou
tamanho são apenas acidentais. Por isso mesmo a Educação é universal e seus
objetivos são os mesmos em todas as épocas e em todas as latitudes da Terra.
Essa padronização, que devia simplificar a educação, na
verdade a complica, porque por baixo do aspecto padronizador surgem as
diferenciações individuais e grupais. Cada indivíduo é único, diferente de
todos os demais, mesmo nos grupos afins. O tipo psicológico de cada ser humano
é único e irredutível à massa. O mistério do ser, que aturde os educadores,
chama-se personalidade. Cada
ser humano é uma pessoa. E o é desde o nascimento, pois já nasce formado com
sua complicada estrutura que vai apenas desenvolver-se no crescimento e na
relação social. É difícil para o educador dominar todas essas variações e
orientá-las.
Educar, como se vê, é decifrar o enigma do ser em geral
e de cada ser em particular, de cada educando. René Hubert, pedagogo francês
contemporâneo, define a Educação como um ato de amor, pelo qual uma consciência
formada procura elevar ao seu nível uma consciência em formação. A Educação se
apresenta, assim, como Ciência, Filosofia, Arte e Religião. É Ciência quando
investiga as leis da complexa estrutura humana. É Filosofia quando, de posse
dessas leis, procura interpretar o homem. É Arte quando o educador se debruça
sobre o educando para tentar orientá-lo no desenvolvimento de seus poderes
internos vitais e espirituais. É Religião porque busca a salvação do ser humano
no torvelinho de todas as ameaças, tentações e perigos do mundo. O verdadeiro
educador é o que pratica a Religião verdadeira do amor ao próximo, naquilo que
podemos chamar o Culto do Ser no templo do seu próprio ser.
Não se trata de uma imagem mística da Educação, mas de
uma tentativa de vê-la, compreendê-la e aplicá-la em todas as suas dimensões. O
ato de educar é essencialmente religioso. Não é apenas um ato de amor individual,
do mestre para o discípulo, mas também um ato de integração e salvação. A
Educação não procura integrar o ser em desenvolvimento numa dada situação
social ou cultural, mas na condição humana, salvando-o dos condicionamentos
animais da espécie, elevando-o ao plano superior do espírito.
É fácil compreendermos como está longe de tudo isso o
profissionalismo educacional do nosso tempo. Tinham razão os filósofos gregos
quando condenaram o profissionalismo dos sofistas. Não se tratava apenas de uma
diferenciação de classes sociais, mas da luta contra o abastardamento da
Educação pelos que negavam a existência da verdade a troco de interesses imediatistas.
Como ajustar os fins superiores da Educação às
exigências de uma civilização baseada no lucro? A falta de uma solução para
esse ajustamento é a origem da crise universal da Educação em nosso tempo. Não
obstante, a solução poderia ser encontrada na aplicação de processos vocacionais.
Nenhum tipo de educação coletiva pode ser eficiente se não estiver em condições
de observar e orientar as tendências vocacionais.
O desenvolvimento da Era Cósmica, apenas iniciada com
as conquistas atuais da Astronáutica, traz novos e graves problemas ao campo
educacional. Toda a Terra está sendo afetada pela nova concepção do homem e da
sua posição no Cosmos. O aceleramento do processo tecnológico está levando o
homem a conhecer melhor a sua própria condição humana. O ceticismo dos últimos
tempos vai cedendo lugar a um despertar de novas e grandiosas esperanças. A
Educação da Era Cósmica começa a nascer e os educadores começam a perceber que
precisam renovar os processos educacionais.
Pedagogia Espírita: Herculano Pires
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