Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

domingo, 12 de setembro de 2021

DOZE LEGIÕES DE ANJOS

DOZE LEGIÕES DE ANJOS
"Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de Anjos?"(Mateus, 26:53)


A despeito de ter afirmado que, para evitar a sua prisão e condenação, Ele poderia apelar para Deus e viriam mais de doze legiões de Anjos, a fim de evitar a consumação daquele ato, Jesus não esboçou nenhum gesto de repulsa à sua prisão.

A única reação que houve, segundo o evangelista Mateus (26:51), partiu de um dos apóstolos que, "fazendo uso de uma espada, cortou a orelha de um dos soldados".

É conveniente aqui assumir que a convocação de "doze legiões de Anjos" tem um sentido simbólico, significando que sendo o Ungido de Deus, Jesus era portador de "todo o poder na Terra e no Céu", consoante o que Ele próprio afirmou em Mateus (28:18), o que implica em dizer que poderia, simplesmente pela vontade, fazer com que os acontecimentos tomassem outro rumo, evitando, assim, a sua prisão, flagelação e crucificação, sem que necessitasse da assistência direta ou indireta de legiões de Anjos, o que representaria um acontecimento inusitado e de cunho verdadeiramente miraculoso.

A passagem evangélica em foco enseja-nos vários ensinamentos. O mais importante deles é a demonstração do ato de desprendimento de Jesus que, reconhecendo que havia chegado a sua hora, e a sua prisão e martírio eram importantes para a consagração do seu Messiado na Terra, se conformou com a vontade de Deus, submetendo-se à injusta prisão sem revolta e sem revide. Realmente, se não acontecesse o martírio do Calvário, a missão de Jesus não teria alcançado a penetração que teve, a ponto de, em apenas três séculos, ter causado a derrocada do Paganismo, religião prevalecente no meio do mais opulento e poderoso Império do mundo de então - o Império Romano.

Outro importante ensinamento foi o episódio, quando Cristo, dirigindo-se ao apóstolo Simão, lhe disse: "Quem com ferro fere, com ferro será ferido", Lei de Causa e Efeito, ou de Ação e Reação, lei essa amplamente difundida pelo Espiritismo, como aquela que melhor conduz o homem para Deus, sem a fórmula da "salvação pela graça" tão decantada por algumas religiões e que elas outorgam àqueles que são bons legalistas e seguem os seus princípios dogmáticos sem hesitação, e sem uma análise à luz da razão.

Se todos os homens e mulheres tivessem consciência de que o destino da criatura humana é regido pela Lei de Causa e Efeito, não haveria na Terra tantos assassinatos, estupros, sequestros, roubos e outros desregramentos, pois que tudo o que se pratica, de bem ou de mal tem a sua ressonância nas vidas futuras, reclamando uma recompensa ou penoso resgate, o ser humano mediria melhor os seus atos e procuraria praticar somente o Bem, a fim de fazer jus às recompensas futuras prometidas por Sermão da Montanha.

"Quem com ferro fere, com ferro será ferido", não significa que, aquele que faz uso de uma arma para ferir ou matar o seu próximo, será ferido com o mesmo perecerá da mesma forma. O ladrão que espolia o seu semelhante, tornando-se o proprietário legitimo de determinados bens na vida futura estará sujeito a perder grande parte dos seus bens, restituindo, muitas vezes, ao seu legítimo dono ou a qualquer outro, tudo o que havia extorquido na vida precedente.

O assassino ou estuprador da vida atual, poderá, na vida subsequente, ser também assassinado ou estuprado, da mesma maneira como o fez na vida anterior, ou então ser vítima de um mal doloroso e incurável. Aquele que sequestra alguém, fazendo derramar lágrimas e semeando a dor e a desolação, infalivelmente se defrontará com problemas da mesma natureza no porvir, quando tiver nascido de novo. O suicida experimentará verdadeiras tormentas e poderá nascer em outras vidas, com profundas deficiências nos órgãos mutilados no processo de suicídio.

E a Lei inexorável da Ação e Reação, a qual se aplica ao indivíduo, e, para evitar que esta Lei se cumpra, não existem fórmulas mágicas, miraculosas, nem as absolvições ministradas pelas religiões da Terra. Somente há uma fórmula para eliminar ou suavizar as duras consequências dos resgates e expiações dolorosas: é a preceituada pelo apóstolo: "O amor cobre a multidão de pecados." A prática intensiva do amor apaga muitos débitos no quadro da Justiça Divina, minorando, sensivelmente, as dores que seriam reservadas ao Espírito transgressor.

Assim como não poderiam descer do Céu, "doze legiões de Anjos", para propugnar pela libertação de Jesus, também o ser humano não se livrará da Lei de Ação e Reação, pois esta guarda íntima relação com as leis de Deus, porquanto o Pai deseja, ardentemente, que seus filhos sejam bons e puros, e somente os ligeiros corretivos, aplicados aos transgressores de suas leis, farão com que eles se depurem das imperfeições e se aproximem cada vez mais Dele.

O drama tenebroso do Calvário era um imperativo, por isso, Jesus deixou bem evidenciado, nas páginas dos Evangelhos, que "era chegada a sua hora", que "para isso ele havia descido à Terra". No Horto das Oliveiras, chegou mesmo a fazer ardente prece a Deus, pedindo ao Pai que "se fosse possível passasse dele aquele cálice de amargura".

Em sua prece o Mestre disse: "Pai, seja feita a tua e não a minha vontade". Consequentemente, a vontade de Deus foi cumprida, numa viva demonstração do amor incomensurável do Criador pelas suas criaturas, pois estas necessitavam de um mártir para iluminar as suas veredas.

Logicamente, a vinda das "doze legiões de Anjos" era mero simbolismo, para demonstrar que tudo o que Jesus fazia tinha o beneplácito de Deus, e o Mestre tinha todo o poder "na Terra e no Céu", até mesmo para atrair em seu favor as potestades do Mundo Maior.


Das trevas terríficas do Calvário, brilhou uma luz que passou a iluminar os horizontes sombrios do mundo, encaminhando para um porvir glorioso a Humanidade daquela época e de todo o sempre.

Paulo A. Godoy