Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Vontade e Doenças


“Sim, e por vezes fazendo esforços bem pequenos. O que lhe falta é a *vontade*. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”

Emmanuel ,em sua  obra pensamento e vida,  compara a mente humana  a um grande escritório, subdivido em diversas seções de serviço e vários departamentos , citando alguns: o departamento do desejo, que opera nossos propósitos e as aspirações; o departamento da  inteligência, dilatando os patrimônios da evolução e da cultura dentre outros. A vontade como nos esclarece Emmanuel, é a gerência que governa todos os setores da ação mental, e continua, é o botão que decide o movimento ou a inércia da máquina , ainda, que só a vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito.
Neste trecho , nos traz uma introdução da importância da Vontade, já que estabelece uma relação de causa que opera em  nossos destinos.

Na obra, Libertação, de Chico Xavier em parceria com André Luiz, nos diz mais sobre o tema Vontade, quando Gúbio , instrutor espiritual, tece um comentário relacionado a doenças e a direção da Vontade:
[...]*Abstendo-nos de mobilizar a vontade, seremos invariáveis joguetes das circunstâncias predominantes, no ambiente que nos rodeia*; contudo, tão logo deliberemos manobrá-la, é indispensável resolvamos o problema de direção, porquanto nossos estados pessoais nos refletirão a escolha íntima. Existem princípios, forças e leis no universo minúsculo, tanto quanto no universo macrocósmico.

*Dirija um homem a sua vontade para a idéia de doença e a moléstia lhe responderá ao apelo, com todas as características dos moldes estruturados pelo pensamento enfermiço, porque a sugestão mental positiva determina a sintonia e receptividade da região orgânica, em conexão com o impulso havido, e as entidades microbianas, que vivem e se reproduzem no campo mental das milhões de pessoas que as entretêm, acorrerão em massa, absorvidas pelas células que as atraem, em obediência às ordens interiores, reiteradamente recebidas, formando no corpo a enfermidade idealizada*.
Claro que nesse capítulo temos a questão das provas necessárias, nos casos em que determinada personalidade renasce, atendendo os impositivos das lições expiatórias, mas, mesmo aí, *o problema de ligação mental é infinitamente importante, porquanto o doente que se compraz na aceitação e no elogio da própria decadência acaba na posição de excelente incubador de bactérias e sintomas mórbidos*, enquanto que o espírito em reajustamento, quando reage, valoroso, contra o mal, ainda mesmo que benéfico e merecido, encontra imensos recursos de concentrar-se no bem, integrando-se na corrente de vida vitoriosa.[...]
*Quando a criatura busca manejar a própria vontade , escolhe a companhia que prefere e lança-se ao caminho que deseja.”*

Finalizamos, para reflexão, com uma questão do Livro dos Espíritos:

909:Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?
“Sim, e por vezes fazendo esforços bem pequenos. O que lhe falta é a *vontade*. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”
 
Fonte :
Livro :Pensamento e Vida : Cap.2 Vontade – FCX e Emmanuel.
Livro : Libertação ; Cap. 2 : A Palestra do Instrutor – FCX e André Luiz