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terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aspectos Positivos do Não


CLARA NATÉRCIA
“Todo não tem uma explicação.” Tal conceito nós o lemos, há tempos, em
um livro sobre psicologia infantil, no qual o autor orientava os pais, no sentido de
que, ao negar algo à criança, não se limitassem apenas a dizer-lhe NÃO.
Segundo o psicólogo, deveriam esclarecer-lhe o porquê de sua atitude contrária,
mostrando o dano que adviria se a deixassem fazer o que quisesse. Dava,
então, alguns exemplos. Digamos que a criança se encaminha em direção à janela
e seja proibida de ter acesso ao peitoril. Cumpre dizer-lhe do perigo de uma
queda a que ela se expõe. Ao observar o pequenino com um objeto cortante ou
perfurante na mão, como se fora um brinquedo, adverti-lo do risco de se ferir pelo
mesmo. Ao se aproximar de uma mesa ao seu alcance, evitar que o faça, dandolhe
a entender que o objeto pode cair-lhe sobre o corpinho. E assim por diante. O
psicólogo tentava lembrar aos pais e educadores, em geral, que, uma vez esclarecida,
a criança pode aceitar melhor as restrições ou recusas aos seus desejos
e vontades.
Reportando-nos a essa diretriz psicológica, passamos, então, a meditar sobre
o NÃO que nos tem sido dado através da palavra divina. No Decálogo, recebido
por Moisés no alto do Monte Sinai, constatamos que, dos Dez Mandamentos,
sete registram o NÃO. Há a predominância de proibição justamente com o
precípuo escopo de preservar-nos de quedas e falências ante as leis divinas.
Pelos Dez Mandamentos, nas Tábuas da Lei, somos induzidos a uma obediência
paradoxalmente negativa, mas, no fundo, em realidade, de sentido nítida
e essencialmente positivo, imunizador, preservativo. Posterior a Moisés, Jesus,
como o Messias prometido, trouxe-nos novos rumos ao encaminhamento de
nossas vidas, asseverando que não veio destruir a Lei Divina, mas, sim, dar-lhe
cabal cumprimento, pondo-nos em consonância com as determinações supremas
do Criador.
Com a sua didática sábia, segundo depreendemos dos seus
ensinos, o Mestre enunciou, bastas vezes, o NÃO, em sentido evidentemente
positivo, resguardando-nos de riscos e perigos a que estamos sujeitos.
Não obstante, de todo advertidos e bem orientados pela Palavra do Senhor,
ainda assim sentimos dificuldades em nossa adaptação aos parâmetros dos seus
ensinos. Claudicamos, com falhas e desvios de nossa estrada redentora, a cujas
sinalizações quase sempre estamos desatentos.
O Evangelho do Senhor sofreu desvirtuamentos e interpolações que o descaracterizaram
em sua simplicidade e pureza primitivas, contribuindo assim para
que os postulantes ao discipulado cristão se perturbassem e perdessem o rumo
certo da caminhada.
Tal situação de enganos e engodos, de logros e malogros, pressentida pelo
Mestre, levou-O a tranqüilizar-nos com a promessa do advento do Consolador,
que teve os prenúncios de seus albores em 18 de abril de 1857, mediante a publicação
por Allan Kardec de “O Livro dos Espíritos”, em Paris (França).
De então por diante, as obras da Codificação Kardequiana que se lhe seguiram
deixaram-nos vislumbrar a manhã nascente em todo o esplendor de sua claridade
solar. A Nova Revelação estava, sem dúvida, estruturada em suas bases,
desfazendo as brumas e nebulosidades que encobriam os marcos e sinalizações
da estrada, sem enganos e engodos.
A Doutrina dos Espíritos proscreveu o NÃO dos seus ensinos, no nortea mento dos nossos passos?
Não, dizemos nós agora. Prescreve proibições? Sim,
só nas entrelinhas do seu contexto doutrinário-evangélico. O NÃO está imanente,
intrinsecamente nelas embutido, como pérolas ocultas nas conchas das ostras.
Faz-se mister acuidade no olhar para depreendê-lo em sua feição positiva, que
salta, então, do texto para ficar conosco, ou seja, com o nosso senso de responsabilidade,
com o nosso cérebro e coração, com a nossa mente e consciência,
enfim, com o nosso livre-arbítrio.
Nós, espiritistas, quando verdadeiramente familiarizados com os ensinos da
Doutrina dos Espíritos, é que nos proibimos de falar ou não falar, de fazer ou não
fazer, de permitir ou não permitir, de aquiescer ou não aquiescer. Assim é que
permanecemos em estágio positivo, negando o que não nos convém ou quanto
venha em sentido contrário aos princípios e preceitos do nosso aprendizado haurido
nas fontes inconcussas das obras kardequianas. Nelas o NÃO prevalece
quando podemos detectá-lo para aplicá-lo em nós mesmos.

Revista O Reformador -Setembro de 2000

A PRECE REFRATADA : “– A prece refratada é aquela cujo impulso luminoso teve a sua direção desviada, passando a outro objetivo(...) a súplica que não age pode ser uma flor sem perfume"


 Revista O Reformador



JOSÉ JORGE
 
Setembro de 2000 

"A prece é uma elevação da alma até Deus, ou um ato de amor e adoração
para com Aquele a quem se deve esta maravilha a que se chama vida.”1*

“A verdadeira oração representa um estado místico em que a consciência
se absorve em Deus.”2*

“Para orar, basta somente o esforço de nos elevarmos até Deus; tal esforço, porém, deve ser afetivo e não intelectual.”3*

“Segundo São Luiz Gonzaga, o cumprimento do dever é equivalente à oração.”4*

“A oração feita por outrem é sempre mais fecunda do que a feita pela própria
pessoa.”5*

Léon Denis assim se manifesta sobre a oração:
“Orar é voltar-se para o Ser eterno, é expor-lhe nossos pensamentos e nossas
ações, para os submeter à sua Lei e fazer da sua vontade a regra de nossa
vida; é achar, por esse meio, a paz do coração, a satisfação da consciência.”6*

É ainda Léon Denis quem diz:
“Seria um erro julgar que tudo podemos obter pela prece, que sua eficácia implique em desviar as provações inerentes à vida. A lei de imutável justiça não se curva aos nossos caprichos. Os males que desejaríamos afastar de nós são, muitas vezes, a condição necessária ao nosso progresso.”7*

Jesus valorizava a oração e, por muitas vezes, deu o exemplo, também orando. É só consultarmos:
Mateus: 14:23; 26:39; 26:42; 26:44. Marcos: 1:35; 6:46; 14:32; 14:35. Lucas:3:21; 5:16; 6:12; 9:18; 9:28; 9:29; 22:41 e 44. João: 12:27-28 e 17:1-26.

A oração pode ser para um pedido, um agradecimento ou uma glorificação.
As preces de glorificação são as de mais alto grau, pois reconhecem o Amor e a Justiça de Deus. São próprias dos Espíritos mais evoluídos.

Em “O Livro dos Espíritos”, questões 658 a 666, encontramos vários ensinamentos
sobre a prece:
“O essencial não é orar muito, mas orar bem.” (660.)
“A prece não esconde as faltas.” É preciso mudar de proceder. (661.) A prece torna mais suportáveis nossas provas, mas não as evita. (663.)

A prece pelos mortos e pelos sofredores não muda os desígnios de Deus, mas dá alívio. (664.)

Existe, ainda, um tipo de prece bem diferente das conhecidas:
a Prece Refratada.
A refração é uma lei física que consiste no desvio que os raios de luz, calor ou som sofrem em sua direção, quando passam de um meio para outro, isto é, mudam de direção quando encontram um meio diferente durante seu percurso.
André Luiz nos dá uma interessante explicação sobre a Prece Refratada.
Num diálogo entre Hilário e Clarêncio, este lhe fala da referida prece.
Curioso, Hilário lhe pede maiores esclarecimentos que Clarêncio prontamente transmite:
“– A prece refratada é aquela cujo impulso luminoso teve a sua direção
desviada, passando a outro objetivo.”8*
Mais adiante, Clarêncio ilustra sua explicação: “(...) Evelina recorre ao espírito materno que não se encontra em condições de escutá-la, mas a solicitação
não se perde... Desferida em elevada freqüência, a súplica de nossa irmãzinha
vara os círculos inferiores e procura o apoio que lhe não faltará.”9*

Noutro trecho, esclarece ainda o autor:
“(...) a súplica que não age pode ser uma flor sem perfume. Peçamos o socorro do Senhor, algo realizando para contribuir em seu apostolado divino...”10* 

Referências Bibliográficas:

1. CARREL, Alexis, A Oração, Livraria Tavares Martins, Porto, 1945.
2. Idem, p. 17.
3. Idem, p. 19.
4. Idem, p. 20.
5. Idem, p. 35.
6. DENIS Léon, O Grande Enigma. Rio de Janeiro: FEB. 11. ed. 1999, cap. VII, p. 98.
7. DENIS Leon. Depois da Morte. Rio de Janeiro: FEB. 20. ed. 1997, cap. LI, p. 297.
8. XAVIER Francisco Cândido. (André Luiz). Entre a Terra e o Céu. Rio de Janeiro: FEB, 17. ed.
FEB 1997, cap. II, p. 14.
9. Idem, p. 16.
10. Idem, cap. XXV, p. 157.

Terapia do Evangelho


Amigos,
Lícito é que procuremos a cura de nossos males físicos, empregando os recursos
terapêuticos que a bondade de Deus coloca ao nosso dispor através dos profissionais da
saúde. Não olvidemos que o socorro dos Mentores Espirituais, em se tratando da saúde
humana, nem sempre se faz por meio de recursos estranhos à metodologia médica,
principalmente porque seus representantes, quando conscientes da responsabilidade que
assumiram perante o Médico das Almas, constituem-se em instrumentos da Vontade
Divina junto aos necessitados da jornada terrena.
Todavia, é preciso considerar a responsabilidade do doente ante as causas
desencadeadoras do mal que o infelicita. Originando-se todas no campo moral, o
principal agente terapêutico será unicamente a aplicação em si do remédio salvador, que
outro não é senão o Evangelho de Nosso Senhor Jesus-Cristo.
Indubitavelmente, nas atitudes de egoísmo, de orgulho e de vaidade extremados,
cultivados por anos e anos nas diversas etapas reencarnatórias, encontraremos as
causas dos desajustes vibratórios expressos na estrutura do perispírito, a ofertarem aos
desafetos e comparsas do passado as condições de afinização vibratório-magnética que
podem, de per si, não só desencadear os processos patológicos como também agravar
os já existentes.
Quando a criatura alia aos recursos terapêuticos da medicina humana – quer os
de natureza homeopática ou alopática, quer os da chamada medicina alternativa – o
esforço constante em buscar o autoconhecimento para melhor reeducar-se nas lições da
Boa-Nova, tais recursos terão sua ação potencializada e seus efeitos sobre a saúde
serão mais sentidos.
Ao reeducar-se à luz das lições imorredouras do Médico das almas, ao aceitar as
dificuldades da vida como um reflexo dos desmandos do passado, encarando-as como
oportunidades preciosas para o progresso rumo à Luz Maior, a criatura se furtará a
muitos males evitando agravamentos do seu estado físico.
Por mais eficazes possam ser os recursos da tecnologia da saúde colocados à
nossa disposição, é preciso também considerar o mérito de cada um perante a Medicina
Divina, bem como o papel regularizador das vibrações perispirituais desajustadas pelas
infrações às Leis Divinas, manifestadas na doença física. Esta, muitas vezes, é o agente
rearmonizador do ser com a própria consciência, e, neste caso, os recursos tecnológicos
representarão apenas a Bondade Celestial agindo para fornecer à criatura as condições
materiais que lhe permitam expiar seus débitos morais até o fim e, desse modo, libertarse
não apenas do mal físico mas, sobretudo, do mal vibratório que gerou o primeiro em
nível perispiritual.
Em todas as circunstâncias difíceis de nossa saúde, amigos, recorramos ao
Mestre, aplicando o seu Evangelho como recurso terapêutico por excelência.
Supliquemos-lhe forças para tudo suportar com mansidão e paciência.
Peçamos-lhe a coragem com que lutemos contra nossas más tendências e sigamos seus
exemplos.
Muita paz!
DIAS DA CRUZ
__________
(Mensagem recebida psicograficamente pela médium Tânia
de Souza Lopes, em reunião pública de 19-9-97,
na Sede Seccional do Rio de Janeiro-RJ.)

AOS PAIS DE FAMÍLIA


"Ó espíritas! compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que,
quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteiraivos
dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a
missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os
vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bemestar
futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do
filho confiado à vossa guarda?" ("O Evangelho segundo o Espiritismo" - Cap. XIV -
Comunicação de Santo Agostinho.)
Pediram-me que patrocinasse uma exposição da moral evangélica-espírita para uso dos pais
de família nos primeiros passos da educação religiosa e filosófica dos filhos.
Impossível seria furtar-me a esse convite tão sugestivo no momento difícil que a
Humanidade atravessa, quando a fé e a moral, a solidez dos costumes, o cumprimento do dever e a
responsabilidade de cada um se diriam em colapso, desorientando a muitos, vencendo outros tantos,
desanimando ou enrijecendo o coração de quase todos para lançar o caos na sociedade humana,
assinalando as últimas etapas do fim de uma civilização. Aquiesci, portanto, visto que ao servo
zeloso cumpre agenciar com os talentos confiados à sua guarda, a fim de renderem o máximo, para
gáudio do Senhor, que deseja ver a sua vinha habilmente cultivada, oferecendo frutos excelentes de
amor e justiça, para felicidade das gerações vindouras.
O lar é a grande escola da família, em cujo seio o indivíduo se habilita para a realização dos
próprios compromissos perante as leis de Deus e para consigo mesmo, na caminhada para o
progresso. É aí, de preferência a qualquer outra parte, que a criança, o cidadão futuro, o futuro
governante, o futuro elemento da sociedade, se deverá educar, adquirindo aquela sólida formação
moral-religiosa que resistirá, vitoriosamente, aos embates das lutas cotidianas, das provações e mil
complexos próprios de um planeta ainda inferior. Nem o mestre, nem o adepto de uma crença
qualquer, nem o amigo, por maior que lhes seja o desejo de servir, conseguirá cultivar no coração da
infância os valores da moral evangélica se os pais, por sua vez, não edificarem no próprio lar o
templo feliz do ensinamento que tenderá a florescer e frutescer para a eternidade. Daí a urgente
necessidade de os pais espíritas se habilitarem para dar aos filhos pequeninas aulas de moral, aulas
de Evangelho, aulas de legítimo Espiritismo e mesmo aulas de boa educação social e doméstica,
pois o espírita, antes de mais nada, necessita manter a boa educação doméstica e social, sem a qual
não será cristão. Outrossim, será necessário que, de uma vez para sempre, os pais de família
observem a prática do amor recíproco, que fornecerá forças para realizarem a tarefa que assumiram
ao se tornarem cônjuges, qual a conquista do progresso através da paternidade; que zelem pela
harmonia e a serenidade domésticas de cada dia, jamais se permitindo displicências de quaisquer
naturezas, discussões, hostilidades, pois será necessário que respeitem os filhos, lembrando-se de
que das suas atitudes surgirão exemplos para a prole e que esses exemplos deverão ser os melhores,
para que não enfraqueçam a própria autoridade e o respeito para dirigir a família. Se tais atitudes
não forem observadas, dificilmente poderão cumprir o próprio dever de orientadores da família, e a
grandes responsabilidades serão chamados na realidade do mundo espiritual.

Não obstante, será bom que a criança e o adolescente assistam a aulas educativas de moral
religiosa na sua agremiação espírita. Deverão mesmo fazê-lo, pois será também necessário cultivar a
convivência com os futuros companheiros de ideal, ampliar relações fraternas, desenvolver traquejo
para futuros certames de cunho espírita, e em razão de que o Centro Espírita dever ser
prolongamento do lar. O que, porém, é necessário e indispensável, o que é extremamente urgente é
que os pais não releguem a outrem o dever de encaminhar os filhos para Deus, dever com o qual secomprometeram perante as Leis ao reencarnar, perante as exigências sociais do matrimônio e
perante as disposições morais da paternidade
.
A criança é grande enamorada dos próprios pais. Segue-os de olhos fixos. Uma lição, uma
advertência carinhosa dos pais, se prudente e sabiamente aplicadas, serão facilmente assimiladas
pelo filho, ainda frágil e simples. Se se descurou, porém, a educação na primeira infância, a
puberdade e a adolescência tornar-se-ão fases de orientação mais difícil. Mesmo em se tratando de
criança de índole rebelde, grandes benefícios advirão, se tal dever, o de educar, for fielmente
observado pelos pais. Jamais estes deverão alimentar a pretensão de que seu filho seja modelo de
boas qualidades, enquanto o filho do próximo é atestado de qualidades inferiores, visto que tal
ilusão entravará desastrosamente as providências educativas a favor do próprio filho.
Que os pais
rejeitem, sem vacilações, a notícia, mediunicamente revelada, de que "grandes missionários" são
seus filhos reencarnados. Semelhantes informações serão quase sempre fruto de mistificação, de
preferência veiculadas por obsessores e não por amigos espirituais, porquanto estes seriam
prudentes em não se permitirem tais indiscrições, mais prejudiciais que úteis ao próprio futuro da
criança.
Entretanto, à mãe compete ainda maior dose de responsabilidade no certame. O fato de ser
mãe não será apenas acontecimento biológico, mas posto de trabalho árduo, testemunho de
paciência, digno atestado de vigilância, de coragem, de amor, concordância com a renúncia e o
sacrifício. Não terá bem cumprido a própria tarefa a mulher que deixar de observar tal lema. Um
grande filósofo, adepto do Espiritismo, acentuou, numa das suas obras de educação e instrução, a
seguinte reflexão:
"...tal seja a mulher tal é o filho, tal será o homem. É a mulher que, desde o berço, modela a
alma das gerações. É ela que faz os heróis, os poetas, os artistas, cujos feitos e obras fulguram
através dos séculos."
"...para desempenhar, porém, tão sagrada missão educativa (na antigüidade grega), era
necessária a iniciação no grande mistério da vida e do destino, o conhecimento da lei das
preexistências e das reencarnações, porque só essa lei dá à vida do ser; que vai desabrochar sob a
égide materna, sua significação tão bela e tão comovedora." ¹
Patrocinando, pois, um ensaio literário-espírita para auxílio das mães e dos pais de família,
durante as noites de serão no lar, onde o Evangelho do Senhor e seus conseqüentes benefícios no
indivíduo e na sociedade serão ministrados e examinados, eu o faço no cumprimento dos próprios
deveres para com o Consolador, enviado pelo Céu à Terra como orientador da renovação moral de
cada um, para efetivação dos desígnios de Deus em relação à Humanidade.
Que tão belos serões renovadores do lar e dos corações obtenham êxitos na boa educação da
infância, é o meu desejo.
BEZERRA
(Comunicação obtida pela médium Yvonne A. Pereira, na noite de 11 de agosto de 1966, no Rio de
Janeiro - RJ, transcrita de “Obreiros do Bem”, de dezembro de 1976.)
REFORMADOR EDIÇÃO INTERNET
REFORMADOR, MAIO, 1997 14

__________
1. DENIS, Léon. "No Invisível". 17ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1996. Cap. VII.