Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

NAS TREVAS E NA LUZ


"Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido,
e o que falastes ao ouvido, no gabinete, sobre os telhados
será apregoado". - (Lucas, 12:3)
E óbvio que essas palavras do Evangelho de Lucas, pronunciados por Jesus Cristo, referiam-se a épocas distintas.

Nos tempos em que ocorreram as grandes perseguições contra os cristãos, muitas coisas eram ensinadas no recôndito dos lares, nas noites trevosas dos campos ou nas catacumbas. Outras eram murmuradas aos ouvidos, por causa do receio das grandes represálias que eram levadas a efeito, logo após a crucificação de Jesus Cristo.

Esse procedimento ocorreu durante alguns séculos, quando as palavras evangélicas eram pronunciadas na obscuridade, nos recintos fechados e quando os cristãos apenas se comunicavam por sinais convencionais.

Na atualidade, as palavras são apregoadas sobre os telhados, por todos os meios de comunicação, pois as idéias que emanam do Alto se propagam com os homens, sem os homens, contra os homens ou apesar dos homens, nada havendo que possa obstar a marcha avassaladora desses conceitos.

As idéias provindas de Deus jamais podem ficar na dependência dos homens, pois, do contrário, elas permaneceriam no marasmo, na estagnação, e a Humanidade jamais evoluiria.
Muitas idéias suscitadas na Terra ferem, frontalmente, os interesses de grupos ou de pessoas e, por isso, sempre encontram opositores sistemáticos.
Quando Jesus Cristo revelou as concepções renovadoras do Cristianismo, elas constituíram um verdadeiro impacto contra as prevalecentes idéias sustentadas pelos pagãos e mesmo pelos judeus ortodoxos.
Entretanto, como elas vieram do Mundo Maior, era imperioso que a sua propagação não ficasse circunscrita aos humildes cenáculos dos primitivos cristãos, motivo que levou a Doutrina Cristã a demandar as massas, fazendo-o através dos Apóstolos, de vários Enviados e, sobretudo, do Apóstolo Paulo.

O povo precisa ser impressionado, e isso se faz de várias maneiras. O Cristo, a fim de fazer propagar as suas idéias, deixou-se imolar no Alto do Calvário, e a sua crucificação impressionou toda a Humanidade.

O grande Apóstolo de Matão, Cairbar Schutel, certa feita programou uma palestra num cinema de uma das cidades vizinhas. À hora aprazada, o salão estava vazio. Apenas três ou quatro companheiros ali estavam.

O grande seareiro não desanimou. Mandou comprar meia dúzia de rojões (fogos de artifícios) e soltou-os à porta do cinema que havia alugado para o encontro. Após 30 a 40 minutos, o salão estava repleto, e Cairbar levou avante a conferência programada.

Quando o Cristo previu que suas palavras seriam apregoadas sobre os telhados, vaticinou que elas entrariam nos lares, através de programas radiofônicos ou da televisão.
Paulo A. Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário