Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A FÉ E AS MONTANHAS


"Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta montanha:
passa-te daqui para acolá, e há de passar, e nada vos será impossível." - (Mateus, 17:19)
É evidente que não estava na cogitação do Mestre Jesus fazer com que os seus discípulos acreditassem que bastava ter uma fé robusta, para fazer com que uma montanha se transladasse de um lugar para outro, o que, obviamente, seria um milagre, e o milagre não existe nas coisas de Deus.

As montanhas que poderemos remover de nossa frente, pelo uso da fé, são as montanhas dos erros, das transgressões, das viciações, da avareza, do egoísmo, do orgulho e de todas as coisas negativas que denigrem os homens, as quais dormitam dentro dos corações. Pela fé em Deus poderemos aprimorar as nossas qualidades, fazendo surgir dentro de nós um homem novo, reformado, disposto a fazer com que o nosso proceder na Terra seja orientado sempre no caminho do bem, considerando-se que a prática das boas obras é o caminho mais curto para se conquistar a redenção espiritual.

Entretanto, no desenvolvimento de nossa vida terrena surgem diante de nós montanhas de aspectos diferentes, tais como:— as inúmeras montanhas representadas pelas provações e expiações terrenas, as enfermidades muitas vezes incuráveis, os tropeços representados pelo desemprego, pelos acidentes, pelas mutilações, pela fome, pelas calúnias assacadas contra a nossa integridade moral e também pelas investidas dos Espíritos trevosos, que atuam sobre nós, através das fascinações, das obsessões e das possessões;
— tais montanhas também devem ser escaladas, ultrapassadas, e isso se faz pela fé que depositamos na equitativa Justiça Divina; pela perseverança na prática do bem, pela conformação com os desígnios de Deus, pela resignação diante dos sofrimentos, não ignorando que dois são os caminhos que nos aproximam de Deus: a dor e o amor.

Pelo despertar de uma fé viva em seu coração, Maria Madalena removeu as montanhas das coisas negativas que, até então, vinham empolgando o seu Espírito, sob o império de entidades trevosas, que dela se haviam aproximado, chegando a perverter sua vida. Essa fé brotou em sua alma, quando o Mestre, referindo-se a ela, sentenciou: "Muitos pecados lhe são perdoados porque ela muito amou."

Paulo de Tarso, por sua vez, ultrapassou as montanhas do fanatismo e do falso zelo religioso, quando teve a visão do Espírito de Jesus, na Estrada de Damasco, e ouviu: "Saulo, Saulo, duro te é recalcitrar contra o aguilhão."

Apesar de a fé ser portentosa alavanca que nos ajuda a superar várias montanhas de males que ocorrem em nossa vida, por si só, ela não é suficiente para atingirmos a nossa redenção espiritual, comumente chamada de salvação.

Embora algumas religiões sustentem que a chamada salvação se consegue pela fé ou pela graça, Jesus Cristo apresentou um caminho diferente para se alcançar esse objetivo: "A cada um será dado segundo as suas obras", o que evidencia que somente a prática das boas obras encerra o potencial para galgarmos uma posição de relevo na vida futura, ou seja, na plenitude da vida eterna, desiderato esse que o Espírito passa a usufruir, após ter atingido a sua redenção, quando, então, passará a gozar do status de Espírito Puro.

Essa assertiva é corroborada por Paulo de Tarso, em sua Primeira Epístola aos Coríntios (13:1-3), quando escreveu: "Ainda que eu tivesse toda a fé de maneira que transportasse uma montanha, se eu não tivesse caridade isso nada seria."
Tiago Menor, em sua Espístola Universal, também escreveu: "Meus irmãos, que aproveitará se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Porventura a fé pode salvá-lo?" (cap. 2:14)
"Assim, também, a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." (Cap. 2:17)
"Tu tens a fé e eu tenho as obras, mostra-me a tua fé sem as tuas obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."(Cap. 2:18)
"Assim como o corpo sem o Espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta". (Cap. 2:26)
O Apóstolo Pedro, também, em sua Primeira Epístola, (cap. 4:8) afirmou: "A Caridade cobre a multidão do pecados".
A REDENÇÃO ESPIRITUAL é atingida quando, através da multiplicidade das existências, o Espírito tiver se libertado "pelo conhecimento da Verdade", conforme exarado por Jesus Cristo; quando o homem tiver removido todas as montanhas que impedem a sua ascenção rumo a Deus, tais como o obscurantismo, as supertições, o egoísmo, a avareza, o orgulho, o ódio, a inveja e tantas outras viciações que o acometem, no decurso do seu processo evolutivo, e retardam a sua aproximação do Criador de todas as coisas, do Senhor do Céu e da Terra.
Paulo A. Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário