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terça-feira, 11 de setembro de 2012

MATEUS, 5º, 27 ao 30. Adultério no coração. Extirpação de todos os maus pensamentos


MATEUS: capítulo 5º, versículo 27. Aprendeste que aos antigos fora dito:
Não cometerás adultério. — 28. E eu te digo que quem quer que olhe para uma
mulher, cobiçando-a, já cometeu adultério no seu coração. 29. Se o teu olho
direito te for motivo de escândalo — arranca-o e atira-o longe de ti, porqüanto
melhor te é que pereça um dos membros do teu corpo do que ser todo este
lançado na geena. — 30. Se a tua mão direita te for motivo de escândalo —
corta-a e atira-a longe de ti, porqüanto melhor te é que pereça um dos
membros do teu corpo do que ir todo este para a geena.

São simbólicas as palavras de Jesus, constantes nestes versículos.
Devemos, pois, procurar-lhes o verdadeiro sentido. Elas têm, primeiramente,
uma acepção de ordem geral, porqüanto visam fazer compreensível que os homens
devem abster-se de toda má palavra, de toda ação má e de todos os
maus pensamentos.
Quanto ao dizer que devem ser arrancado o olho e cortada a mão que se
tornem causa de escândalo, bem se vê que também nesse ponto usou Ele de
uma linguagem figurada, composta de imagens materiais, como convinha aos
Espíritos daquela época. Falando a criaturas materiais, só por meio de tais
imagens podia impressioná-las fortemente.
O ensino moral, que delas decorre, é que não basta nos abstenhamos do
mal; que precisamos praticar o bem e que, para isso, mister se faz destruamos
em nós tudo o que possa ser causa de obrarmos mal, seja por atos, seja por
palavras, seja por pensamentos, sem atendermos ao sacrifício que porventura
nos custe a purificação dos nossos sentimentos.
Não se estranhe o dizermos que podemos obrar mal pelo pensamento.
Embora ela não exista perante os homens, porque estes não percebem o que
se passa no íntimo do Espírito, incorre em falta, aos do Senhor, tanto quanto se
praticasse uma ação má, aquele que formula um mau pensamento, porque. o
Senhor, que lê o íntimo dos seres, vê a mácula que na alma produz um pensamento
mau e toda mácula significa que a criatura se afastou do seu Criador.
Daí vem o ser a concupiscência, no dizer de Jesus, equiparada ao
adultério. Para Deus, o Espírito, em quem ela se manifestou, cometeu falta
Idêntica à em que teria caído, se houvera consumado o adultério, mesmo
porque, as mais das vezes, só uma dificuldade material qualquer impede que o
pensamento concupiscente se transforme em ato.

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