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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Prefácio do Livro Atendimento Fraterno -Joana de Angelis

15 Atendimento Fraterno
PREFÁCIO
Terapia do amor
As patologias da alma — violência, ódio, ciúme, ressentimento, amargura,
suspeita, insatisfação, dentre outras muitas — respondem por incontáveis
aflições que aturdem o ser humano.
Alma encarnada, nela se encontram as matrizes do bem como do mal em
que se compraz, dando campo ao seu desenvolvimento.
Como efeito, as alegrias e as dores que se exteriorizam somente podem
ser erradicadas quando trabalhadas nas suas raízes causais.
Interpenetrando todas as células e assenhoreando-se dos equipamentos
orgânicos, que passa a comandar, a alma ou Espírito encarnado imprime nos
elementos físicos os conteúdos vibratórios que lhe são peculiares, característicos
do seu estágio de evolução.
Os sofrimentos humanos de qualquer tipo são manifestações dos
distúrbios profundos que remanescem no ser espiritual, desarticulando os
sensores emocionais e a harmonia vibratória que vige nas células, o que
faculta a instalação das enfermidades.
O ser humano é, em qualquer situação, aquilo a que aspira, a irradiação do que sente, os interesses que cultiva.
Aferrado à conduta primitiva, reagindo mais por instinto do que agindo pela
razão, permite que as deficiências internas se expressem em forma de
problemas que se exteriorizam perturbadores.
O valioso contributo da Medicina acadêmica, quando não acompanhado
por um bom relacionamento médico-paciente, resulta incompleto para atingir as
causas excruciantes das doenças e angústias.
Certamente, na maioria das vezes, minora a dor, aparentemente
vencendo-a; mas, porque não alcança a alma enferma, eis que ela reaparece
sob outras expressões, produzindo sofrimentos.
O conhecimento do ser imortal, da sua preexistência ao berço e
sobrevivência ao túmulo, torna-se indispensável para qualquer cometimento
terapêutico em relação aos problemas e dores humanos.
Por isso mesmo, a terapia do amor é de vital importância, envolvendo o
paciente em confiança e ternura, ao mesmo tempo esclarecendo-o quanto à
sua realidade e constituição espiritual.
*
O atendimento fraterno tem como objetivo primacial receber bem e orientar
com segurança todos aqueles que o buscam.
Não se propõe a resolver os desafios nem as dificuldades, eliminar as
doenças nem os sofrimentos, mas propor ao cliente os meios hábeis para a
própria recuperação.Apoiando-se nos postulados espíritas, o atendimento fraterno abre
perspectivas novas e projeta luz naqueles que se debatem nos dédalos das
aflições.
Mediante conversação agradável, evitando-se atitudes de confessionário,
o atendente fraternal deve saber desviar os temas que incidem nos vícios da
queixa, da lamentação, da autopunição, demonstrando que o momento de
libertação e paz está chegando, mas a ação para o êxito depende do próprio
paciente, que deve iniciar, a partir desse momento, o processo de autoterapia.
Concomitantemente, o atendimento fraterno, em razão dos propósitos que
persegue e das circunstâncias em que ocorre, faculta aos Espíritos nobres
adequado socorro ao cliente, que deverá permanecer receptivo ao mesmo.
Nessa ocasião, tem início a ação fluídica, o auxílio bio-energético, a
inspiração, que lhe propiciarão a mudança de clima mental, de psicosfera
habitual, facultando-lhe a transformação interior para melhor e a rearmonização
da alma que interagirá na aparelhagem orgânica.
Preparar-se bem, psicológica e doutrinariamente, faz-se imprescindível
para o desempenho correto do mister a que o atendente fraterno deseja
dedicar-se.
Ao lado desses requisitos cabe-lhe desenvolver o sentimento de amor,
embora vigiando-se para evitar qualquer tipo de envolvimento emocional,
jamais esquecendo a fraternidade gentil e caridosa como recurso hábil para a
desincumbência da tarefa a que se propõe.
O atendimento fraterno na Casa Espírita é de vital importância, para que todo aquele que lhe busque a ajuda, seja orientado com
equilíbrio, guiando-o para o labor de auto-iluminação.
*
Encontramos, neste livro, diretrizes sábias e cuidadosamente
estabelecidas para um correto desempenho da atividade fraternal no
atendimento aos necessitados e desconhecedores da Doutrina Espírita,
oferecendo-lhes apoio e esclarecimentos lúcidos para o autodescobrimento, a
autolibertação.
Confiamos que esta contribuição dos companheiros estudiosos que
constituem o Projeto Manoel Philomeno de Miranda, atinja a finalidade a que se
destina, auxiliando aos trabalhadores sinceros do Movimento Espírita, que se
candidatam a ajudar, na Instituição onde mourejam.
Salvador, 15 de dezembro de 1997
Joanna de Ângelis

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