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sábado, 18 de agosto de 2012

JESUS e três motivadores psicológicos ::.

:: JESUS e três motivadores psicológicos ::.
     Estudo por: Adilton Pugliese
     IN : Revista "Reformador" Maio 2005 - nº.2114 - Ed.FEB (págs.19 e 20)
 
No Evangelho segundo o Espiritismo, mantendo diálogo com um Espírito que se identifica como São Luís (Luís IX, Rei de Fraça - 1214-1270); Allan Kardec faz três perguntas que podem ser resumidas numa única questão: (1)
"- É permitido repreender os outros, notar as imperfeições de outrem, divulgar o mal de outrem?"
O Espírito São Luís destaca algumas condições:
(1) podemos fazê-lo com moderação, tudo depende da intenção;
(2) com um fim útil, como uma caridade, mas com todo o cuidado, sem prazer de denegrir, o que seria uma maldade. Ele sugere que a censura que alguém faça a outrem deve dirigi-la a si próprio. Isso nos lembra a imagem da atitude do dedo indicador em riste, apontando, acusando, mas enquanto um dedo acusa quatro apontam para o acusador.

Interpretando e trazendo para a actualidade esses ensinamentos, o Espírito Joanna de Ângelis tece comentários em torno da nossa atitude quando alguém está sendo acusado. O que devemos fazer? Qual deverá ser a nossa posição? E se formos nós os acusados?
Recomenda a Benfeitora mantermo-nos em silêncio, porquanto os acontecimentos podem ter antecedentes que são ignorados pelos que acusam e observam e que nem sempre as coisas são como se apresentam. Destaca, por fim, que quem está sendo acusado merece comiseração e oportunidade de reeducação. (2)
Ao refletirmos em torno dessas orientações fizemos uma conexão com três motivadores psicológicos que podem influenciar nas atitudes de acusados e acusadores :
(1) a auto-estima, que pode apresentar-se em nível alto, médio ou baixo, e que pode ser o reflexo de antecedentes desta ou de outras vidas;
(2) a afectividade, expressando, sentimento de compaixão ou de piedade; e
(3) a empatia, sugerindo colocar-se psicológica e emocionalmente no lugar do acusado, ensejando a sua reeducação.


Abraham Maslow (1908-1970) (3) , um dos teóricos da terceira-força em Psicologia, que é a Psicologia Humanista, após o Behaviorismo e a Psicanálise, viu no atendimento das necessidades do Ego - destacando a auto-estima e a afectividade - motivadores psicológicos que fortaleceriam o ser humano nos confrontos que mantêm, periodicamente, com os desafios existenciais, motivadores esses que, juntamente com a empatia, são trabalhados pelos chamados terapeutas da auto-ajuda.
Esses motivadores, embora utilizados como técnicas modernas dentro de uma visão holística do ser humano, ou numa visão transpessoal , que identifica o homem com uma alma preexistente ao nascimento e sobrevivente à morte, têm suas raízes na época do Cristianismo primitivo.
JESUS os praticou e estimulou numa comovedora aula em praça pública.

O relato é feito pelo evangelista João (8:3-11), que certamente presenciou o episódio, em Jerusalém, quando Jesus retornava ao Templo, para ensinar, acompanhado de enorme multidão.
Aproxima-se, então, um grupo de escribas e fariseus, apresentando-lhe uma mulher apanhada em adultério.
Pondo-a no meio do povo disseram-lhe:
- Mestre, esta mulher acaba de ser surpreendida em flagrante adultério. Moisés nos ordena na Lei que as adúlteras sejam apedrejadas.
Qual, sobre isso, a Tua opinião? E Tu, que dizes?
Era uma Lei antiga, prevista em livros de Moisés, no Deuteronómio (22:22) e no Levítico (20:10), tradição, porém, arcaica e em desuso naquele tempo, sobretudo porque o Decálogo já previa "não matarás" e a condenação desse delito era simbólica, considerando que desde o domínio romano a pena de morte fora retirada do Sinédrio e reservada ao Procurador de Roma. (4)


         "De nada adianta apedrejar o corpo e sim apedrejar a consciência"
Imaginemos a cena em praça pública: a multidão enfurecida, provocada pelos fariseus, assumindo o papel dos jurados, a expressar decisão antecipada; a mulher, acuada e sendo acusada, na posição de ré, aguardando veredicto e sentença; e Jesus, feito ali, pelos que a acusavam, advogado e juiz.

Em todos os tempos o Mestre sempre é chamado para defender os fracos e em diversas ocasiões coloca-se ao lado das mulheres, socorrendo-as, defendendo-as e, sobretudo, através delas exemplifica a necessidade do exercício da misericórdia, como observamos nos relatos que envolveram a mulher hemorroíssa, a mulher encurvada, a viúva de Naim, a mulher cananéia, a samaritana, Salomé mãe dos filhos de Zebedeu, Maria Madalena, Marta e Maria, a pecadora citada por Lucas e a mulher de Betânia, aquela que envolveu a cabeça de Jesus com perfume caro e puríssimo, tendo sido o seu acto questionado pelos discípulos, levando o Mestre a declarar que "onde quer que venha a ser proclamado o Evangelho o que ela fez jamais será esquecido." (Mateus, 26: 6-13).

- Tu, pois, que dizes? Insistia a multidão dos acusadores.

Era aquele um momento histórico do Cristo. Era, em verdade, uma cilada. Desafiando-O, promovendo-O a advogado de defesa e de acusação e simultaneamente a juiz, queriam a Sua perdição. Para a multidão pouco importava a mulher. A expectativa de todos era em torno da decisão que Ele tomaria. Como reagiria ao desafio? Se desculpar a mulher estará transgredindo a Lei de Moisés; se confirmar a sentença, Sua misericórdia, que intensamente prega, será colocada em dúvida.

Nesse instante , o silêncio do Cristo, que escrevia no chão com o dedo, segundo o Evangelista que testemunhou o facto, é por Ele quebrado, quando ao erguer-se, pronuncia a sentença:

" - Aquele que dentre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra."

A multidão fica em choque. Não esperava por isso. Era um conjunto de seres-instinto , comandados pelas sensações. Egocêntricos e violentos, haviam desafiado o homem-razão, que no dizer do Espírito Manoel Philomeno de Miranda são homens que
"pensam com calma nas circunstâncias mais graves, desenvolvendo o sentimento do altruísmo". (5) Ao pronunciar a sentença inesquecível o objectivo do Mestre é terapeutico e pedagógico: busca desenvolver nos acusadores a postura da empatia , de se colocarem no lugar daquela mulher, compreendendo as suas lutas e estimulando-os a serem empáticos , embora tenham preferido ser egocêntricos. Assim, os fariseus e seus liderados, desafiados agora pelo Cristo, que lhes submete a Lei de todos os tempos, de todos os mundos, a Lei das Causas e dos Efeitos, retiram-se vencidos.

Dirige-se, então, à mulher:
" - Onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Nem Eu tão pouco te condenarei.
Vai, e não peques mais."


É toda a expressão da afectividade . O Mestre não a condena. Orienta, conversa, interage, respeita a situação difícil daquela mulher, preocupando-se com ela. Sabe que está sujeita aos mecanismos da Lei Divina e que "de nada adianta apedrejar o corpo e sim apedrejar a consciência, lapidando-a através de acções renovadoras".

O Espírito Amélia Rodrigues, através do médium Divaldo Franco (6) , narra que naquele mesmo dia, à noite, Jesus teria o Encontro da Reparação com aquela mulher, quando se estabelece um diálogo motivador, e o Mestre busca elevar a sua auto-estima, afectada pelo acontecimento que poderia destruir a sua vida, comprometendo a oportunidade reencarnatória. A misericórdia do Cristo, através da aplicação da empatia, da afectividade e da auto-estima, motivaria aquela alma sofrida a vivenciar uma existência renovada, agora nas directrizes do amor e da caridade.



(1) - KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo.
       117 ed.FEB, cap.X, item 19, p.180.

(2) - FRANCO, Divaldo. Vida Feliz
       pelo Espírito Joanna de Ângelis. 12.ed. LEAL, p.53.

(3) - MASLOW, Abraham H. Uma Teoria da Motivação Humana
       O Comportamento Humano na Empresa.
       BALCÃO, Yolanda Ferreira.
       CORDEIRO, Laerte Leite. 2.ed. FGV, p.337.



(4) - PASTORINO, C. Torres. Sabedoria do Evangelho.
       Ed. Sabedoria, 1977, volume 5, p.71.

(5) - FRANCO, Divaldo P. Loucura e Obsessão
       pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda. 7.ed. LEAL,
       p.241.

(5) - Franco, Divaldo C. Pelos Caminhos de Jesus
       pelo Espírito Amélia Rodrigues. 1.ed. LEAL, p.131.

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