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sábado, 3 de novembro de 2012

Dissimulações Humanas


(méd., senhora Costel.)
Eu vos falarei da necessidade singular que têm os melhores Espíritos de se misturar sempre
com coisas que lhes são as mais estranhas; por exemplo, um excelente comerciante não
duvidará um instante de sua aptidão política, e o maior diplomata porá do amor-próprio para
decidir as coisas mais frívolas. Esse erro, comum a todos e a todas, não tem outro móvel
senão a vaidade e esta não tem senão necessidades factícias; para o toucador, para o
espírito, mesmo para o coração, ela procura, antes de tudo o falso, vicia o instinto do belo e
do verdadeiro; conduz as mulheres a desnaturarem a sua beleza; persuade os homens a
procurarem precisamente o que lhes é mais nocivo. Se os Franceses não tivessem esse erro,
seriam, uns os mais inteligentes do mundo, os outros os mais sedutores de Evas conhecidos.
Não tenhamos, pois, essa absurda humildade; tenhamos a coragem de sermos nós mesmos;
de carregar a cor de nosso Espírito, como a de nossos cabelos. Mas os tronos desabarão, as
repúblicas se estabelecerão, antes que um Francês leviano renuncie às suas pretensões à
gravidade, e uma Francesa às suas pretensões à solidez; dissimulação contínua, onde cada
um toma o costume deu ma outra época, ou mesmo, muito simplesmente, ode seu vizinho;
dissimulação política, dissimulação religiosa, onde todos, arrastados pela vertigem, vos
procurais perdidamente, não encontrando nesse tumulto nem o vosso ponto de partida, nem
o vosso objetivo.
Delphine de girardin.

Revista Espírita 1860

Ditados Espontãneos. Parabola

Parábola.
(Sociedade, 9 de dezembro de 1859 Méd Sr Roze.)
Um velho navio, em sua última travessia, foi atacado por uma tempestade terrível. Levava,
além de grande quantidade de passageiros, uma multidão de mercadorias estrangeiras ao
seu destino, que a avareza e a cupidez de seus patrões havia acumulado. - O perigo era
iminente; a maior desordem reinava a bordo; os chefes recusavam lançar sua carga ao mar;
suas ordens eram desconhecidas; perderam a confiança da tripulação e dos passageiros. Era
necessário pensar em abandonar o navio; colocaram-se três embarcações no mar; na
primeira e a maior, se precipitaram estouvadamente os mais impacientes, e os mais
inexperientes, que se apressaram em dar força aos remos até a luz que perceberam na costa,
ao longe. Caíram nas mãos de uma horda de provocadores de naufrágios, que os despojaram
dos objetos preciosos que juntaram às pressas, e os maltratou sem piedade.
Os segundos, mais clarividentes, souberam distinguir um farol redentor no meio das luzes
enganosas que se acendiam no horizonte, e, confiantes, abandonaram seu barco ao capricho
das ondas; foram se quebrar nos recifes, bem ao pé do farol que não escapara de seus olhos,
e foram tanto mais sensíveis à sua ruína e à perda de seus bens quanto entreviram a
salvação.
Os terceiros, pouco numerosos, mais sábios e prudentes, guiaram com cuidado seu frágil
barquinho no meio dos escolhos e abordaram, corpos e bens, sem outro mal que a fadiga da
viagem.
Não vos contenteis, pois, em vos colocar em guarda contra os fogos dos provocadores de
naufrágios, contra os maus Espíritos; mas sabei também evitar a falta dos viajores indolentes
que perderam seus bens e foram naufragar no porto. Sabei guiar vosso barco no meio dos
escolhos das paixões, e abordareis felizes o porto da vida eterna, ricos de virtudes que
adquiristes em vossas viagens.
SÃO VICENTE DE PAULO.

EXERCITANDO O EVANGELHO A PORTA PARA A VIDA


Inaldo Lacerda Lima
“Entrai pela porta estreita, pois que larga é a porta e espaçoso o caminho
que levam à perdição. “ Jesus. (MATEUS, 7:13.)
Abrimos as sagradas Escrituras, desde o Gênesis ao Apocalipse, e
encontramos efetivamente um vasto repositório de profundos ensinamentos,
ameaças e advertências. Mas encontramos, também, relatos e poemas que,
sinceramente, nunca saberemos por que ali foram colocados, o que deixamos
por conta dos estudiosos e pesquisadores.
Para o professor, ex-padre e filósofo brasileiro Humberto Rohden, que
estudou profundamente a Bíblia e nos brindou com uma magnífica tradução do
texto original grego, com as variantes da Vulgata, do Novo Testamento.
Costumava ele dizer, entre amigos: o Antigo Testamento é letra morta,
ultrapassada, e guarda apenas um valor histórico indispensável ao
conhecimento e à cultura.
Assim nos falou ele, certa feita, na cidade de João Pessoa, no hotel de
Da. Rosália, em que se hospedara e onde o fomos encontrar numa roda de
religiosos e intelectuais da época. No dia anterior, 19 de julho de 1955, proferira
ele magnífica conferência na sede da Federação Espírita Paraibana. E foram as
palavras e conceitos do Prof. Rohden que nos encorajaram, então, a uma leitura
completa do Velho e do Novo Testamentos, como, ainda, a leitura de todos os
livros do já famoso filósofo.
Na continuidade de nossos estudos espíritas, fizemos a leitura meditativa
de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, das obras publicadas até agora pelo
sapiente Espírito Emmanuel, o estudo criterioso dos clássicos e a leitura sempre
repetida de “Os Quatros Evangelhos”. (Edição FEB).
Diante, portanto, de todo esse manancial maravilhoso de estudo,
pesquisas e reflexões formamos a convicção plena e inamovível de que o
Evangelho trazido a este planeta por Jesus, seu Governador e Guia, é
realmente a porta para a vida. Suas palavras são inconfundíveis e de uma
seriedade que toca o Infinito: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém
vem ao Pai senão por mim” (João, 14, v.6).
É insofismável a maneira de falar do Cristo, seja nas narrações dos
evangelistas que estiveram ao seu lado no apostolado, seja nas que nos foram
oferecidas por Lucas e Marcos. É o que nos leva a considerar perdoável a
confusão de clérigos, pastores e teólogos em considerá-lo o próprio Deus.
Já tentamos fazer comparações entre a linguagem do Cristo e tudo o
mais que se contém nas letras do Antigo Testamento. Não há comparação
possível de sua maneira de expressar-se com a de qualquer profeta da Bíblia,
nem mesmo com João Batista, “que era o maior dentre os que de mulher
fossem nascidos!...”
E o que destaca o Cristo, o que o torna diferente? A sua autoridade! que
levou Nicodemos a admirar-se tanto: “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo
da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se
Deus não for com ele (João, 3, v.2).
Era a autoridade de Jesus que o tornava diferente, especial e, sobretudo,
respeitado e temido. Respeitado pelos simples e sofredores, temido pelos falsos
sacerdotes, fariseus e escribas.
O Cristo nos veio a mando do Pai trazer a porta para a vida àqueles que,
para isso, se colocaram em condições, procurando seguir os seus ensinos,
adaptando-se a um novo modo de ser. Sua missão não era impor, mas lançar a
semente na alma da Humanidade, e teria que aguardar que ela fecundasse e
produzisse frutos. É o que nos revela a parábola do semeador (Marcos, 4: 1-20):
somente uma pequena parte cairia em terra boa.
A sementeira é o mundo e envolve diversas épocas. No caso do
Cristianismo, já lá se vão vinte séculos, o que nos confirma que a evolução é
processo lento que se manifesta na ordem física e espiritual, requerendo no
homem aprendizagem por amadurecimento e reforma moral por experiência e
conscientização, até atingir um estado satisfatório de depuração e
aperfeiçoamento.
Consoante ilações que nos permite tirar o Espiritismo, o período de
expiações e provas parece provir de eras remotas até os nossos dias. E quando
a seara já se encontrava próxima da hora da colheita, eis que nos envia o
Espírito de Verdade ou Consolador que ele prometera.
Sabendo o plenipotenciário divino que o Espiritismo não seria aceito por
todos, mormente por aqueles que amadurecidos já se encontravam para
compreendê-lo, mas que relutariam porque presos a dogmas e princípios
inconsistentes, fez com que uma parte ¾ a semente caída em terreno bom! ¾
não por privilégio, mas por maturação psíquica, assumisse com humildade (e só
vale com humildade) a função ou papel de trabalhadores da última hora, e
franqueou-lhes a porta para a vida à luz do Evangelho. São indubitavelmente os
espíritas que alcançaram certa condição de associar à prática da Doutrina-luz a
humildade.
A porta para a vida são os ensinamentos que nos trouxe da parte do Pai
e em função dos quais foi sacrificado pelos homens que detinham o poder. O
poder dos homens, pelo qual eles se perdem, é sempre recheado de vaidade e
orgulho, atributos da alma imperfeita, que fecundam enquanto existe o egoísmo
que os desfigura e escraviza.
O período de mundo primitivo foi o mais longo da História, pois deve ter
envolvido a integração do homem na Natureza, sua preparação para a vida
social em agrupamentos instáveis, infância e adolescência.
O novo período que se seguirá a partir do final deste milênio poderá ser o
da regeneração da Humanidade nas pessoas daqueles que, aqui, num orbe em
renovação, mereçam permanecer.
O dragão, representado pela treva das paixões, da ignorância e do ódio,
deverá ser lançado no abismo por mil anos, conforme nos previne o Apocalipse
em seu capítulo XX, versículo 2. Reiniciar-se-á, então, o reinado do Evangelho,
com a herança da Terra aos bem-aventurados do Sermão da Montanha.
Eis aí, companheiros e irmãos, exercitandos do Evangelho, a porta que
está sendo adentrada pelos que aceitamos permanecer fiéis a serviço do
Senhor, na conformidade do capítulo XX de “O Evangelho segundo o
Espiritismo” a que nos temos referido bastante em outras partes deste estudo.
Atentemos nos conceitos aqui transcritos desse profético e sublimado
capítulo XX da terceira obra da Codificação. Não os comentaremos. Deixemos
isso aos cuidados de nossos leitores.
Assegura-nos o Espírito Constantino (Bordéus, 1863):
“Bons espíritas, meus bem-amados, sois todos obreiros da última hora.”
Revela-nos o Espírito Henri Heine (Paris, 1863):
“(...) e, finalmente, pelos espíritas. Estes, que por último vieram, foram
anunciados e preditos desde a aurora do advento do Messias e receberão a
mesma recompensa. Que digo? recompensa maior.”
Adverte-nos, carinhosamente, o Espírito Erasto (Paris, 1863):
“(...) novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes
superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos
Espíritos. (...)
Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo!... sois os escolhidos de Deus! Ide
e pregai a palavra divina. (...)”
“Marcha, pois, avante, falange imponente pela tua fé! Diante de ti os
grandes batalhões dos incrédulos se dissiparão (...).”
Finalmente, eis como nos fala o Espírito de Verdade (Paris, 1862):
“Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a
transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no
campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! (...)
Mas, ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a
hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão! “
Antes de concluirmos esta penúltima parte destas reflexões pedagógicas
em torno de uma porta para a vida superior, meditemos ainda sobre algumas
sentenças do Espírito de Verdade dirigidas aos espíritas, destacando esta que
todo trabalhador da seara conhece e sabe de cor (capítulo VI da referida obra):
“Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o
segundo.”
Mais adiante, na mensagem seguinte (Paris, 1861):
“(...) Vossas almas, porém, não estão esquecidas; e eu, o jardineiro
divino, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos.”
E, na última mensagem (Havre, 1863):
“Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação,
e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a
humildade vos impõem.”
Dissemos que nos isentaríamos de qualquer comentário a esses
pensamentos de tão elevados emissários de Deus. Mas não podemos sopitar o
desejo de uma indagação, uma apenas:
Que é que torna tão difícil para os espíritas, em sua generalidade, a
unificação que há tanto tempo, desde Allan Kardec, o mundo maior nos
pede?
Escreve o Codificador Allan Kardec, já no final do item 4 do capítulo XVII
de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, essas palavras grifadas por ele
mesmo:
“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e
pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.”
Pedagogicamente, empregar esforços para domar nossas inclinações
más é não dar reforço àqueles hábitos que nos têm conduzido a fracassos
senão a quedas desastrosas no caminho de nosso progresso ou
aperfeiçoamento moral.
Para isso e nisso o Evangelho constitui realmente a porta segura de
nossa redenção. Estudá-lo em profundidade e aplicá-lo em todas as ocasiões
em que pesarem contra nós as forças impulsivas do hábito malsão, é recurso
verdadeiramente superior e infalível.
Para que o espírita seja realmente obreiro de que o Cristo de Deus deva
utilizar-se em favor de sua obra, é indispensável que se mantenha integrado no
Bem numa interação fecunda de devotamento e abnegação com os Espíritos
Superiores, conforme nos conclama o Espírito de Verdade.
Para isso, preciso é abster-se o espírita consciente de todo e qualquer
estado de mágoa ou ressentimento contra quem quer que seja, ou estará pela
própria consciência impedido de penetrar a porta que conduz à vida espiritual
superior. Não há meio termo. Se meio termo houvesse, as vozes do Céu no-lo
demonstrariam. Por sua vez, o tempo urge, ele que esteve à nossa disposição
por séculos e séculos.
Cumpre-nos agradecer a atenção que os bondosos e pacientes leitores
nos dispensaram durante a leitura desses trabalhos que, num esforço de
pesquisas e reflexões, à luz do Evangelho, inspirado nos sentimos em oferecerlhes...

Acusações contra Paulo


José Jorge
Foram muitas as acusações contra Paulo:
1- Perturbador
“Estes homens perturbam a nossa cidade (...). “ (Atos, 16:20.)
2- Revoltoso contra Roma
“(...) propagando costumes que não podemos receber nem praticar porque somos romanos.”
(Atos, 16:21.)
3- Contra Moisés
“(...) informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem
de Moisés (...).” (Atos, 21:21.)
4- Contra o povo
“Este é o homem que por toda parte ensina todos a ser contra o povo, contra a lei e contra
este lugar, (...).” (Atos, 21:28.)
5- Profanador
“(...) introduziu até grupos no templo e profanou este recinto sagrado.”(Atos 21:28 e 26:6.)
6- É uma peste
“Este homem é uma peste (...).” (Atos, 24:5.)
7- Sedicioso
“(...) promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo (...).” (Atos, 24.5.)
8- Agitador
“(...) sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos.” (Atos, 24.5.)
Entretanto, Paulo era ordeiro e disciplinado:
“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não
proceda de Deus, e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que
resistem trarão sobre si mesmos condenação.
Porque os magistrados não são para temor quando se faz o bem, e sim, quando se faz o mal
(...). Faze o bem, e terás louvor dela; visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem.
Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é
ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas
também do dever de consciência.
Por esse motivo também pagais tributos: porque são ministros de Deus, atendendo
constantemente a este serviço.
Pagai a todos o que lhes é devido: a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a
quem honra, honra. “(Romanos, 13:1-7.)
-//-
Reformador de 1997 /Setembro

DÚVIDAS


Richard Simonetti
- Se o passista não está bem joga coisa ruim sobre quem recebe o passe?
- Explicando que nossos males e dificuldades representam o pagamento de dívidas, o princípio da
reencarnação não faz a gente desistir de lutar para melhorar de vida?
- Se a Doutrina Espírita é do século passado, como podem os espíritas dizer que os discípulos de
Jesus aceitavam a reencarnação?
- Encontrarei meus familiares quando morrer?
- Japonês pode reencarnar como negro africano?
- O Mundo vai acabar em 2000?
- Há um horário certo para nos comunicarmos com nosso anjo de guarda?
- Que oração devo usar para fazer as pazes com meu namorado?
- Por que os espíritas evocam os Espíritos, contrariando a proibição de Moisés?
- Como podemos encontrar nossa alma gêmea?
- O demônio se manifesta no Centro Espírita?
- As pessoas más reencarnam como animais?
Selecionei estas perguntas dentre centenas, formuladas pelo público, no Centro Espírita, em reuniões
onde se oferece essa possibilidade.
Diga-se de passagem que esse pinga-fogo é muito oportuno. Desde que tenhamos alguém em
condições de responder, os resultados são excelentes. Há maior interesse e as pessoas podem desfazer
suas dúvidas. É mais produtivo que as palestras, onde nem sempre o expositor aborda o que realmente
interessa aos ouvintes.
Mas o que ressalta na amostragem apresentada é a pouca familiaridade com a Doutrina Espírita por
parte daqueles que comparecem às reuniões públicas.
Trata-se de algo perfeitamente compreensível.
A grande maioria é composta de adeptos de outras religiões que procuram cura para seus males e
solução para seus problemas, encaminhados por amigo ou familiar.
Comportam-se exatamente como quem vai a um hospital. Estão ali para tratamento, sem intenção de
estabelecer vínculos.
Alguns acabam por interessar-se, tornam-se assíduos, estudam a Doutrina e se integram no Centro.
Muitos seguem seu caminho, atendendo a dois fatores:
Sararam.
Afastam-se porque não precisam mais de tratamento.
Não sararam.
Afastam-se porque desejam encontrar um Centro “mais forte” ou algo semelhante.
Seguem também porque não foram suficientemente motivados. Não lhes passaram uma mensagem
atraente, esclarecedora, com conteúdo capaz de despertar e sustentar o desejo de aprender.
Há carência de expositores espíritas eficientes, mesmo porque não temos especialistas que vivam
desse trabalho.
O expositor espírita é aquele cidadão de boa vontade que faz malabarismos para participar do Centro
e ao mesmo tempo atender seus compromissos familiares e profissionais.
E há um problema adicional, que envolve companheiros mais bem dotados intelectualmente, com uma
atividade profissional que lhes exigiu o desenvolvimento de valores culturais. Não raro encasquetam de
estudar nas reuniões públicas livros da Codificação ou complementares que devem ser reservados a grupos
de estudo metodizado.
Há expositores que abordam as novidades no setor literário sobre esoterismo, psicologia, terapias
alternativas, auto-ajuda, anjo e quejando... É tudo muito interessante, mas não tem nada a ver com uma
reunião pública de Espiritismo, onde as pessoas devem receber noções elementares da Doutrina. Nelas,
freqüentadas por neófitos, gente que está chegando, que não sabe nada de Espiritismo, o ideal seria
comentar “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho segundo o Espiritismo”.
REFORMADOR EDIÇÃO INTERNET
9 REFORMADOR, SETEMBRO, 1997
Ninguém aprende a ler sem conhecer o elementar - as letras do alfabeto.
“O Livro dos Espíritos” é o bê-á-bá do Espiritismo. Eu não diria a primeira leitura, porque poucas
pessoas têm familiaridade com os livros. Quem não está habituado a compulsá-los terá dificuldades. Mas, da
mesma forma que a professora não entrega o manual de alfabetização à criança iletrada ler, mas trata de
usá-lo para ensinar seus pupilos, o expositor tem nessa síntese filosófica da Doutrina todo um precioso
roteiro para seus comentários.
Isso não implica, obviamente, não recomendar a leitura de “O Livro dos Espíritos” ou outra obra básica
aos iniciantes. Mas é preciso cuidado. Segundo pesquisas, apenas 10% da população brasileira lê um livro
anualmente. Quem pouco lê terá dificuldade com os livros de Kardec. Não são compêndios impenetráveis
aos não iniciados, mas foram escritos no século passado, em linguagem que dificilmente motivará quem não
está habituado a excursionar pelo mundo encantado dos livros.
Preferível oferecer, num primeiro momento, obras mais simples, que envolvam histórias, romances,
mensagens, que facilitam a atenção. A literatura fabulosa de Chico Xavier é pródiga em livros dessa
natureza.
Quanto a “O Evangelho segundo o Espiritismo”, é aquela indispensável base moral, o remédio de que
mais carecem as pessoas, já que seus males são decorrentes do comportamento irregular, distanciado das
normas do bem viver explicitadas em suas páginas.
Muitos vêem nessa obra básica uma espécie de amuleto que deve estar sempre à mão nos
momentos difíceis, para leituras mágicas capazes de atrair a proteção divina e resolver os problemas. As
pessoas não entenderam ainda que sua magia está no roteiro que nos oferece, consagrando a moral de
Jesus como o mais legítimo recurso de renovação e de solução de nossos problemas.
O comentário das lições de Jesus, à luz de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, em reuniões
públicas, produz palestras consoladoras e atraentes, que motivam o ouvinte e o ajudam a superar suas
dúvidas.
Um recado final para os companheiros que fazem uso da palavra nas reuniões públicas:
As pessoas que comparecem em busca de cura para seus males não têm “cabeça” para fixar a
atenção por muito tempo, em face de seus problemas e perturbações.
As palestras, por isso, enfocando “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho segundo o Espiritismo”,
devem ser breves, no máximo 25 minutos, num somatório de 50 para toda a reunião, enxertando-se histórias
e fatos do dia-a-dia, que prendem a atenção e permitem ao ouvinte entender os conceitos doutrinários e
aplicá-los à própria vida.
Se desenvolvermos nosso trabalho com a eficiência de quem se prepara convenientemente, então
nossos ouvintes, que num primeiro momento procuraram um hospital no Centro Espírita, descobrirão,
encantados, que ele é uma abençoada escola de espiritualidade.

Reformador de 1997 mes de Setembro

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Conhecendo o Livro Céu e o Inferno " Espíritos Sofredores " parte 6.

Príncipe Ouran

(Bordéus, 1862)
Um Espírito sofredor apresentou-se dando o nome de Ouran, príncipe russo de outros tempos.
- P. Quereis dar-nos algumas minudências sobre a vossa situação?
- R. Oh! felizes os humildes de coração, porque deles é o reino do céu! Orai por mim. Felizes os humildes de coração que escolhem uma posição modesta a fim de cumprirem a provação. Vós todos, a quem devora a inveja, não sabeis o estado a que ficou reduzido um desses que na Terra são considerados felizes; não avaliais o fogo que o abrasa nem os sacrifícios impostos pela riqueza quando por ela se quer obter a salvação! Permita-me o Senhor a mim, déspota orgulhoso, expiar os crimes derivados do meu orgulho entre aqueles mesmos a quem oprimi com a tirania! Orgulho! Repita-se constantemente a palavra para que se não esqueça nunca que ele é a fonte de todos os sofrimentos que nos acabrunham. Sim, eu abusei do poderio e favores de que dispunha; fui duro e cruel para com os inferiores, os quais tiveram de curvar-se a todos os meus caprichos, satisfazer a todas as minhas depravações. Quis a nobreza, a fortuna, as honras, e sucumbi sob peso superior às próprias forças.
Nota - Os Espíritos que sucumbem são geralmente levados a alegar um compromisso superior às próprias forças - o que é ainda um resto de orgulho e um meio de se desculparem para consigo mesmos, não se conformando com a própria fraqueza. Deus não dá a ninguém mais do que possa suportar. não exige da árvore nascente os frutos dados pelo tronco desenvolvido. Demais, os Espíritos têm liberdade; o que lhes falta é a vontade, e esta depende deles exclusivamente. Com força de vontade não há tendências viciosas insuperáveis; mas, quando uni vício nos apraz, é natural que não façamos esforços por domá-lo. Assim, somente a nós devemos atribuir as respectivas conseqüências.
- P. Tendes consciência das vossas faltas, e isso é já um passo para a regeneração.
- R. Esta consciência é ainda um sofrimento. Para muitos Espíritos o sofrimento é um efeito quase material, visto como, atidos à Humanidade de sua última encarnação, não experimentam nem apreendem as sensações morais. Liberto da matéria, o sentimento moral aumentou-se, para mim, de tudo quanto as cruéis sensações físicas tinham de horrível.
- P. Lobrigais um termo aos vossos padecimentos?
- R. Sei que não serão eternos, mas não lhes entrevejo o fim, sendo-me antes preciso recomeçar a provação.
- P. E esperais fazê-lo em breve?
- R. Não sei ainda.
- P. Lembrai-vos dos vossos antecedentes? Faço-vos esta pergunta no intuito de me instruir.
- R. Vossos guias aí estão, e sabem do que precisais. Vivi no tempo de Marco Aurélio. Poderoso então, sucumbi ao orgulho, causa de todas as quedas. Depois de uma erraticidade de séculos, quis experimentar uma existência obscura.
"Pobre estudante, mendiguei o pão, mas o orgulho possuía-me sempre: o Espírito ganhara em ciência, mas não em virtude. Sábio ambicioso, vendi a consciência a quem mais dava, servindo a todas as vinganças, a todos os ódios. Sentia-me culpado, mas a sede de glórias e riquezas estrangulava a voz da consciência. A expiação ainda foi longa e cruel. Eu quis enfim, na minha última encarnação, reencetar uma vida de luxo e poderio, no intuito de dominar os tropeços, sem atender a conselhos. Era ainda o orgulho levando-me a confiar mais em mim mesmo do que no conselho dos protetores amigos que sempre velam por nós.
"Sabeis o resultado desta última tentativa. Hoje, enfim, compreendo e aguardo a misericórdia do Senhor. Deponho a seus pés o meu arrasado orgulho e peço-lhe que me sobrecarregue com o mais pesado tributo de humildade, pois com o auxilio da sua graça o peso me parecerá leve.
"Orai comigo e por mim: orai também para que esse fogo diabólico não devore os instintos que vos encaminham para Deus. Irmãos de sofrimentos, oxalá possa o meu exemplo aproveitar-vos e não esqueçais nunca que o orgulho é o inimigo da felicidade. É dele que promanam todos os males que acometem a Humanidade e a perseguem até nas regiões celestes."
O guia do médium. - Concebestes dúvidas sobre a identidade deste Espírito, por vos parecer a sua linguagem em desacordo com o estado de sofrimento acusando inferioridade.
Desvanecei tais dúvidas, porque recebestes uma comunicação séria. Por mais sofredor, este Espírito tem assaz culta inteligência para exprimir-se de tal maneira. O que lhe faltava era apenas a humildade, sem a qual nenhum Espírito pode chegar a Deus. Essa humildade conquistou-a agora, e nós esperamos que, com perseverança, ele sairá triunfante de uma nova provação.
Nosso Pai celestial é justíssimo na sua sabedoria e leva em conta os esforços da criatura para dominar os maus instintos. Cada vitória sobre vós mesmos é um de-grau franqueado nessa escada que tem uma extremidade na Terra e outra aos pés do Juiz supremo. Alçai-vos por esses degraus resolutamente, porque a subida é tanto mais suave quanto firme a vontade. Olhai sempre para cima a fim de vos encorajardes, porque ai daquele que pára e se volta. Depressa o atinge a vertigem, espanta-se do vácuo que o cerca, desanima e diz: - para que mais caminhar, se tão pouco o tenho feito e tanto me falta? Não, meus amigos, não vos volteis.
O orgulho está incorporado no homem; pois bem! aproveita-o na força e na coragem de terminar a vossa ascensão. Empregai-o ainda em dominar as fraquezas e galgai o topo da montanha eterna.

Conhecendo o Livro Céu e o Inferno " Espíritos Sofredores" parte 5

Lisbeth

(Bordéus, 13 de fevereiro de 1862)
Um Espírito sofredor inscreve-se com o nome de Lisbeth.
1. - Quereis dar-nos algumas informações a respeito da vossa posição, assim como da causa dos vossos sofrimentos?
- R. Sede humilde de coração, submisso à vontade de Deus, paciente na provação, caridoso para com o pobre, consolador do fraco, sensível a todos os sofrimentos e não sofrereis as torturas que amargo.
2. - Pareceis sentir as falhas decorrentes de contrário procedimento... O arrependimento deverá dar-vos alívio?
- R. Não: - O arrependimento é inútil quando apenas produzido pelo sofrimento. O arrependimento profícuo tem por base a mágoa de haver ofendido a Deus, e importa no desejo ardente de uma reparação. Ainda não posso tanto, infelizmente. Recomendai-me às preces de quantos se interessam pelos sofrimentos alheios, porque delas tenho necessidade.
Nota - Este ensinamento é uma grande verdade; às vezes o sofrimento provoca um brado de arrependimento menos sincero, que não é a expressão de pesar pela prática do mal, visto como, se o Espírito deixasse de sofrer, não duvidaria reencetá-la. Eis por que o arrependimento nem sempre acarreta a imediata libertação do Espírito. Predispõe-no, porém, para ela - eis tudo.
É-lhe preciso, além disso, provar a sinceridade e firmeza da resolução, por meio de novas provações reparadoras do mal praticado.
Meditando-se cuidadosamente sobre todos os exemplos que citamos, encontrar-se-á nas palavras dos Espíritos mesmo dos mais inferiores profundos ensinamentos, pondo-nos a par dos mais íntimos pormenores da vida espiritual. O homem superficial pode não ver nesses exemplos mais que pitorescas narrativas; mas o homem sério e refletido encontrará neles abundante manancial de estudos.
3. - Farei o que desejais. Podereis dar-me alguns pormenores da vossa última existência corporal? Daí talvez nos advenha um ensinamento útil e assim tomareis proveitoso o arrependimento.
(O Espírito vacila na resposta, não só desta pergunta, como de algumas das que se seguem.) -
R. Tive um nascimento de elevada condição. Possuía tudo o que os homens julgam a fonte da felicidade. Rica, tornei-me egoísta; bela, fui vaidosa, insensível, hipócrita; nobre, era ambiciosa. Calquei ao meu poderio os que se me não rolavam aos pés e oprimia ainda mais os que sob eles se colocavam, esquecida de que também a cólera do Senhor esmaga, cedo ou tarde, as mais altivas frontes.
4 - Em que época vivestes? -
R. Há cento e cinqüenta anos, na Prússia.
5. - Desde então não fizestes progresso algum como Espírito?
- R. Não; a matéria revoltava-se sempre, e tu não podes avaliar a influência que ela ainda exerce sobre mim, a despeito da separação do corpo. O orgulho agrilhoa-nos a brônzeas cadeias, cujos anéis mais e mais comprimem o mísero que lhe hipoteca o coração. O orgulho, hidra de cem cabeças a renovarem-se incessantes, modulando silvos empeçonhados que chegam a parecer celeste harmonia! O orgulho - esse demônio multiforme que se amolda a todas as aberrações do Espírito, que se oculta em todos os refolhos do coração; que penetra as velas; que absorve e arrasta às trevas da eterna geena!... Oh! sim. . eterna!
Nota - Provavelmente, o Espírito diz não ter feito progresso algum, por ser a sua situação sempre penosa; a maneira pela qual descreve o orgulho e lhe deplora as conseqüências é, incontestavelmente, um progresso. Certo, quando encarnado e mesmo logo após a morte, ele não poderia raciocinar assim. Compreende o mal, o que já é alguma coisa, e a coragem e o propósito de o evitar lhe advirão mais tarde.
6. - Deus é muito bom para não condenar seus filhos a penas eternas. Confiai na sua misericórdia.
- R. Dizem que isto pode ter um termo, mas onde e quando? Há muito que o procuro e só vejo sofrimento, sempre, sempre, sempre!
7. - Como viestes hoje aqui?
- R. Conduzida por um Espírito que me acompanha muitas vezes.
- P. Desde quando o vedes, a esse Espírito? - R. Não há muito tempo.
- P. E desde quando tendes consciência das faltas que cometestes? - R. (Depois de longa reflexão.) Sim, tendes razão: foi dai para cá que principiei a vê-lo.
8. - Compreendeis agora a relação existente entre o arrependimento e o auxílio prestado por vosso protetor? Tomai por origem desse apoio o amor de Deus, cujo fim será o seu perdão e misericórdia infinitos.
- R. Oh! como desejaria que assim fosse. -Creio poder prometer no nome, aliás sacratíssimo, dAquele que jamais foi surdo à voz dos filhos aflitos.
9. - Pedi de coração e sereis ouvida.
- R. Não posso; tenho medo. - Oremos juntos, Ele nos atenderá. (Depois da prece.) Ainda estais ai? - R. Sim. Obrigada! Não me esqueçais.
10. - Vinde inscrever-vos aqui todos os dias.
- R. Sim, sim, virei sempre.
O guia do médium. - Nunca esqueçais os ensinos que bebeis nos sofrimentos dos vossos protegidos e notadamente nas suas causas, visto serem lição que a todos aproveita no sentido de se preservarem dos mesmos perigos e de idênticos castigos. Purificai os corações, sede humildes, amai-vos e ajudai-vos sem esquecerdes jamais a fonte de todas as graças, fonte inesgotável na qual podem todos saciar-se à vontade, fonte de água viva que desaltera e alimenta igualmente, fonte de vida e ventura eterna. Ide a ela, meus amigos, e bebei com fé. Mergulhai nela as vossas vasilhas, que sairão de suas ondas pejadas de bênçãos. Adverti vossos irmãos dos perigos em que podem incorrer. Difundi as bênçãos do Senhor, que se reproduzem incessantes; e quanto mais as propagardes, tanto mais se multiplicarão Está em vossas mãos a tarefa, porquanto, dizendo aos vossos irmãos - aí estão os perigos, lá os escolhos; vinde conosco a fim de os evitar; imitai-nos a nós que damos o exemplo - assim difundíreis as bênçãos do Senhor sobre os que vos ouvirem.
Abençoados sejam os vossos esforços. O Senhor ama os corações puros: fazei por merecer-lhe o amor. Saint Paulin.

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 16

 
A.K.: Esta doutrina faz de Deus um ser material que, embora dotado de suprema inteligência, seria em ponto grande o que somos em ponto pequeno. Ora, transformando-se a matéria incessantemente, Deus, se fosse assim, nenhuma estabilidade teria; achar-se-ia sujeito a todas as vicissitudes, mesmo a todas as necessidades da Humanidade; faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. Não se podem aliar as propriedades da matéria à idéia de Deus, sem que Ele fique rebaixado ante a nossa compreensão e não haverá sutilezas de sofismas que cheguem a resolver o problema da Sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que Ele é, mas sabemos o que Ele não pode deixar de ser e o sistema de que tratamos está em contradição com as suas mais essenciais propriedades. Ele confunde o Criador com a criatura, exatamente como o faria quem pretendesse que engenhosa máquina fosse parte integrante do mecânico que a imaginou.
 
A primeira idéia de se comparar a natureza como sendo diretamente Deus, é que ela manifesta em todas as suas nuances, perfeita harmonia em todos os sentidos da sua atuação, porém, cabe a nós pesquisar e entender, descobrir e divulgar, que toda essa simetria é participação das leis criadas por Ele, no vigor da sua mente incomparável. É pois, a sua imagem, como um canal de televisão que reflete no vídeo a perfeita estrutura do real, sendo que, no caso com a Divindade, a perfeição é a tônica do ambiente. As imagens do Senhor são vivas e demonstram os seus mais puros atributos, nunca falhando nos seus mais delicados cinetismos, no sustentar da vida. O visual do infinito não é Deus na sua unidade perfeita, como o quadro não é o pintor. Comparando a obra com o autor, a primeira constitui um pálido reflexo da sua personalidade, viva e distinta no lugar que ocupa.

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 15

 
 
Se os homens desejarem ser parte de Deus, como nos informa "O Livro dos Espíritos", na resposta número quinze, não é muito melhor nos sentirmos sendo os seus filhos? Nunca faltaram, em tempo algum, as respostas às perguntas que formulamos ao Criador. Elas vêm por muitos meios e cada vez que o tempo passa, o intercâmbio se aperfeiçoa, nos colocando com mais segurança a saber da verdade no seu fulgor mais apurado. Quantos livros não existem na Terra, respondendo perguntas de toda a natureza? Basta procurarmos para encontrarmos. Quantos homens dotados de certos valores estão capacitados a responder sobre variados assuntos e coisas do Espírito? Hoje, só não aprende quem não quer. Começa pensando, prossegue orando e avança para o encontro da verdade que ela te aparecerá com os braços abertos para te libertar. Visualiza a Verdade e o Mestre, que Ele te instruirá dentro das tuas necessidades de viver melhor, no ângulo em que podes viver bem.

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão14