Conta-se que certa vez Martinho Lutero sonhara. Achava-se nos umbrais* dos tabernáculos eternos. Interrogou então, sofregamente, o anjo ali de guarda:
- Estão aí os protestantes?
- Não, aqui não se encontra um protestante, sequer.
- Que me dizes?! Os protestantes não alcançaram a salvação mediante o sangue de Cristo?!
- Já lhe disse e repito: não há aqui protestantes.
- Então - tornou, espantado, o sistematizador da Reforma - será que aqui estejam os católicos-romanos, os membros daquela Igreja que abjurei?
- Tampouco conhecemos aqui os filhos dessa Igreja; não existem aqui romanos.
- Estarão, quem sabe, os partidários de Maomé ou de Buda?
- Não estão, nem uns nem outros.
Intrigado, insistiu Lutero:
- Dar-se-á, acaso, que o Céu se encontre desabitado?!
- Tal não acontece - tornou serenamente o anjo - Incontáveis são os habitantes da casa do Pai, ocupando todas as suas múltiplas moradas.
- Dize-me, então, depressa: quem são os que se salvam, e a que igreja pertencem na Terra?
- A todas e a nenhuma - aclarou por fim o guardião da entrada das Celestes Moradas. - Aqui não se cogita de denominações, nem de dogmas. Os que se salvam são os que visitam as viúvas e os órfãos em suas aflições, guardando-se isentos da corrupção do século. Os que se salvam são os que procuram aperfeiçoar-se, corrigindo-se dos seus defeitos, renascendo todos os dias para uma vida melhor. Os que se redimem são os que amam o próximo e renunciam ao mundo, com suas fascinações. São os que porfiam, transitando pelo caminho estreito, juncado de espinhos: o caminho do dever. Os que se purificam são os que obedecem à voz da consciência, e não aos reclamos do interesse. Os que conquistam a Divina Graça são os que trabalham pela causa da Justiça e da Verdade, que é a Causa Universal e não pelo engrandecimento de causas regionais, de determinadas agremiações com títulos e rótulos religiosos; os que aspiram à glória de Deus, ao bem comum, a felicidade coletiva. Os que se salvam...
- Basta! - atalhou Lutero. Já compreendo tudo: preciso voltar à Terra e introduzir certa reforma na Reforma!...
* Umbral – Do latim UMBRA = Sombra. No Espiritismo é a zona obscura localizada em torno do Planeta. Neste caso, foi usado para designar às portas do Céu, pois no espanhol umbral é igual a “soleira da porta”.
Fonte: “Nas Pegadas do Mestre” – Vinícius Pedro de Camargo – Edição FEB
Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Prece Para Resistir a Uma Tentação
Para Resistir a Uma Tentação
20. Prefácio _ Todo mau pensamento pode ter duas origens: a nossa própria imperfeição espiritual, ou uma funesta influência que age sobre ela. Neste último caso, temos a indicação de uma fraqueza que nos expõe a essas influências, e portanto de que a nossa alma é imperfeita. Dessa maneira, aquele que falir não poderá desculpar-se com a simples influência de um Espírito estranho, desde que esse Espírito não poderia levá-lo ao mal, se o encontrasse inacessível à sedução.
Quando temos um mau pensamento, podemos supor que um espírito malfazejo nos sugere o mal, cabendo-nos inteira liberdade de ceder ou resistir, como se estivéssemos diante da solicitação de uma pessoa viva. Devemos ao mesmo tempo imaginar o nosso Anjo Guardião ou Espírito Protetor, que por sua vez combate em nós essa influência má, esperando com ansiedade a decisão que vamos tomar. Nossa hesitação em atender ao mal é devida à voz do Bom Espírito, que se faz ouvir pela nossa consciência.
Reconhece-se um mau pensamento quando ele se distancia da caridade, que é a base de toda moral verdadeira; quando vem carregado de orgulho, vaidade e egoísmo; quando a sua realização pode causar algum prejuízo a outra pessoa; quando, enfim, nos propõe fazer aos outros o que não quereríamos que os outros nos fizessem. (Caps. XXVIII, nº 15 e XV, nº 10).
21. Prece _ Deus Todo-Poderoso, não me deixeis sucumbir à tentação de cair no erro! Espíritos benevolentes que me protegeis, desviai de mim este mau pensamento, e dai-me a força de resistir à sugestão do mal. Se eu sucumbir, merecerei a expiação da minha falta nesta mesma existência e em outra, porque sou livre para escolher.
Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados
20. Prefácio _ Todo mau pensamento pode ter duas origens: a nossa própria imperfeição espiritual, ou uma funesta influência que age sobre ela. Neste último caso, temos a indicação de uma fraqueza que nos expõe a essas influências, e portanto de que a nossa alma é imperfeita. Dessa maneira, aquele que falir não poderá desculpar-se com a simples influência de um Espírito estranho, desde que esse Espírito não poderia levá-lo ao mal, se o encontrasse inacessível à sedução.
Quando temos um mau pensamento, podemos supor que um espírito malfazejo nos sugere o mal, cabendo-nos inteira liberdade de ceder ou resistir, como se estivéssemos diante da solicitação de uma pessoa viva. Devemos ao mesmo tempo imaginar o nosso Anjo Guardião ou Espírito Protetor, que por sua vez combate em nós essa influência má, esperando com ansiedade a decisão que vamos tomar. Nossa hesitação em atender ao mal é devida à voz do Bom Espírito, que se faz ouvir pela nossa consciência.
Reconhece-se um mau pensamento quando ele se distancia da caridade, que é a base de toda moral verdadeira; quando vem carregado de orgulho, vaidade e egoísmo; quando a sua realização pode causar algum prejuízo a outra pessoa; quando, enfim, nos propõe fazer aos outros o que não quereríamos que os outros nos fizessem. (Caps. XXVIII, nº 15 e XV, nº 10).
21. Prece _ Deus Todo-Poderoso, não me deixeis sucumbir à tentação de cair no erro! Espíritos benevolentes que me protegeis, desviai de mim este mau pensamento, e dai-me a força de resistir à sugestão do mal. Se eu sucumbir, merecerei a expiação da minha falta nesta mesma existência e em outra, porque sou livre para escolher.
Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados
Uma Realeza Terrena
Instruções dos Espíritos
Uma Realeza Terrena
• Uma Rainha de França •
Havre, 1863
8. Quem poderia, melhor do que eu, compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: meu reino não é deste mundo? O orgulho me perdeu sobre a Terra. Quem, pois, compreenderia o nada dos reinos do mundo, se eu não compreendesse? O que foi que eu levei comigo, da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E como para tornar a lição mais terrível, ela não me acompanhou sequer até o túmulo! Rainha eu fui entre os homens, e rainha pensei chegar no reino dos céus. Mas que desilusão! E que humilhação, quando, em vez de ser ali recebida como soberana, tive de ver acima de mim, mas muito acima, homens que eu considerava pequeninos e os desprezava, por não terem nas veias um sangue nobre! Oh, só então compreendi a fatuidade dos homens e das grandezas que tão avidamente buscamos sobre a Terra!
Para preparar um lugar nesse reino são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que fostes, que posição ocupastes, mas o bem que fizestes, as lágrimas que enxugastes.
Oh, Jesus! Disseste que teu reino não era deste mundo, porque é necessário sofrer para chegar ao céu, e os degraus do trono não levam até lá. São os caminhos mais penosos da vida os que conduzem a ele. Procurai, pois, o caminho através de espinhos e abrolhos e não por entre as flores!
Os homens correm atrás dos bens terrenos, como se os pudessem guardar para sempre. Mas aqui não há ilusões, e logo eles se apercebem de que conquistaram apenas sombras, desprezando os únicos bens sólidos e duráveis, os únicos que lhes aproveitariam na morada celeste, e que lhes podiam abrir as portas dessa morada.
ende piedade dos que não ganharam o reino dos céus. Ajudai-os com as vossas preces, porque a prece aproxima o homem do Altíssimo, é o traço de união entre o céu e a terra. Não o esqueçais!
Fonte : Evangelho Segundo O Espiritismo. Cap. 2
domingo, 5 de agosto de 2012
COM A MEDIDA COM QUE MEDIRDES
COM A MEDIDA COM QUE MEDIRDES
“Não julgueis para que não sejais
julgados, Porque com o juízo com que
julgardes sereis julgados. e com a
medida com que tiverdes medido vos
hão de medir a vós.”
(Mateus, 7:1-2)
12
A citação evangélica que encima esta crônica, por si só, revela toda a
amplitude do ensinamento que Jesus pretendeu transmitir. .
Certa vez, fazendo as suas costumeiras pregações, o Mestre defrontou-se com
um homem que lhe suplicou: Senhor, dize a meu irmão que reparta comigo a
herança. Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me instituiu a mim por juiz ou
repartidor entre vós? (Lucas, 12:13-14).
O Meigo Nazareno — a despeito da grandiosidade do seu Espírito — relutou e
não concordou em exercer o papel de juiz. Esse exemplo nos leva a pensar duas vezes
antes de querer exercer um papel dessa natureza, pois, indubitavelmente, somos ainda
criaturas imperfeitas e eivadas de parcialidade, de paixões, de egoísmo, e jamais
poderíamos julgar alguém de forma reta e irrepreensível.
A máxima: Com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós,
além de ser incisiva e endereçada a todos nós, encerra os esclarecimentos mais sérios,
no tocante à aplicação do nosso juízo, quando nos defrontamos com problemas
alheios.
No âmbito da lei de causas e efeitos, o preceito exarado por Jesus não invalida
outro mais ou menos semelhante: Quem com ferro fere, com ferro será ferido, o que
significa dizer que, no âmbito da justiça divina seremos bitolados com o mesmo
gabarito que empregarmos no trato dos nossos irmãos, no desenrolar do nosso
aprendizado terreno.
Se o nosso juízo for unilateral quando julgarmos as atitudes e os atos do nosso
próximo, como pretender um julgamento equitativo e reto para com as nossas
próprias ações? O nosso falso juízo, prejudicando alguém, faz com que surja a
necessidade de um reajuste, do qual o nosso Espírito passa a ser réu, uma vez que não
existe causa que não conduza a um efeito.
Os preceitos de Jesus Cristo não se aplicam apenas aos indivíduos, mas
também abrangem as instituições e as coletividades. A História nos tem ensinado os
duros reveses experimentados por grandes e poderosas nações, porque o orgulho fez
com que seus governantes não aplicassem o critério de uma justiça reta aos olhos de
Deus.
O antigo povo de Israel nos serve de paradigma para uma demonstração clara e
positiva: Apesar de se considerar um povo eleito e se julgar preferido por Deus para
colimar os objetivos mais relevantes, essa comunidade alimentava sentimentos de
conquista e julgava os demais povos pelo limite acanhado de suas leis religiosas. Por
isso a justiça divina fez com que experimentasse dolorosos resgates, através de duros
e prolongado! cativeiros, nas mãos dos babilônicos, dos caldeus, dos egípcios e dos
romanos. Os seus homens e mulheres foram perseguidos, escravizados, aprisionados,
mortos e dispersos. A velha e orgulhosa Jerusalém, que matava os profetas e os
sábios que lhe eram enviados pelo Alto, que foi palco de um dos mais incríveis
julgamentos da História, assistindo impassível à crucificação do Ungido de Deus,
teve suas casas destruídas, seus filhos massacrados e o seu precioso templo destruído,
dele não restando pedra sobre pedra.
O profeta Elias usou a medida da violência, ordenando a decapitação de
centenas de sacerdotes de Baal. Reencarnado na pessoa de João Batista, também foi
degolado por ordem de Herodes.
13
Os espíritas sabem, melhor do que ninguém, as conseqüências funestas dos
juízos apressados e dos atos maldosos. A lei da reencarnação é inexorável, e, através
dela, os Espíritos pecaminosos experimentam duros ciclos expiatórios.
Pôncio Pilatos mediu Jesus Cristo pelo gabarito dos seus interesses políticos,
permitindo que um justo fosse crucificado por temer descoJ1tentar um poder terreno
transitório.
Judas Escariotes mediu Jesus pelos seus interesses financeiros, denunciando
um missionário a troco de trinta moedas de prata. Por isso o remorso, o suicídio e as
terríveis expiações na vida espiritual foram o corolário de sofrimento que
experimentou.
Os homens sempre julgam de modo unilateral, colocando em primeiro plano as
suas conveniências mais imediatas, conseqüentemente, assim como a justiça divina
caiu pesadamente sobre os Espíritos de Pilatos, de Judas e de muitos outros homens
do passado, ela cairá também sobre todos aqueles que não sabem usar um sentimento
retilíneo no trato com os interesses de seus semelhantes.
Esse foi o motivo primário que levou Jesus Cristo a sentenciar o Amai ao vosso
próximo como a vós mesmos, pois todo aquele que assim proceder, jamais usará de
juízo apressado e iníquo para com o seu irmão.
Por isso disse o Mestre: Se alguém vos obrigar a caminhar mil quilômetros,
caminhe com ele mais mil, pois é provável que, nessa segunda caminhada, o seu
próximo será visto com mais amor, com menos ódio, e então o seu julgamento será
muito mais equitativo.
Livro: Padrões Evangélicos- Paulo Alves de Godoy
“Não julgueis para que não sejais
julgados, Porque com o juízo com que
julgardes sereis julgados. e com a
medida com que tiverdes medido vos
hão de medir a vós.”
(Mateus, 7:1-2)
12
A citação evangélica que encima esta crônica, por si só, revela toda a
amplitude do ensinamento que Jesus pretendeu transmitir. .
Certa vez, fazendo as suas costumeiras pregações, o Mestre defrontou-se com
um homem que lhe suplicou: Senhor, dize a meu irmão que reparta comigo a
herança. Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me instituiu a mim por juiz ou
repartidor entre vós? (Lucas, 12:13-14).
O Meigo Nazareno — a despeito da grandiosidade do seu Espírito — relutou e
não concordou em exercer o papel de juiz. Esse exemplo nos leva a pensar duas vezes
antes de querer exercer um papel dessa natureza, pois, indubitavelmente, somos ainda
criaturas imperfeitas e eivadas de parcialidade, de paixões, de egoísmo, e jamais
poderíamos julgar alguém de forma reta e irrepreensível.
A máxima: Com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós,
além de ser incisiva e endereçada a todos nós, encerra os esclarecimentos mais sérios,
no tocante à aplicação do nosso juízo, quando nos defrontamos com problemas
alheios.
No âmbito da lei de causas e efeitos, o preceito exarado por Jesus não invalida
outro mais ou menos semelhante: Quem com ferro fere, com ferro será ferido, o que
significa dizer que, no âmbito da justiça divina seremos bitolados com o mesmo
gabarito que empregarmos no trato dos nossos irmãos, no desenrolar do nosso
aprendizado terreno.
Se o nosso juízo for unilateral quando julgarmos as atitudes e os atos do nosso
próximo, como pretender um julgamento equitativo e reto para com as nossas
próprias ações? O nosso falso juízo, prejudicando alguém, faz com que surja a
necessidade de um reajuste, do qual o nosso Espírito passa a ser réu, uma vez que não
existe causa que não conduza a um efeito.
Os preceitos de Jesus Cristo não se aplicam apenas aos indivíduos, mas
também abrangem as instituições e as coletividades. A História nos tem ensinado os
duros reveses experimentados por grandes e poderosas nações, porque o orgulho fez
com que seus governantes não aplicassem o critério de uma justiça reta aos olhos de
Deus.
O antigo povo de Israel nos serve de paradigma para uma demonstração clara e
positiva: Apesar de se considerar um povo eleito e se julgar preferido por Deus para
colimar os objetivos mais relevantes, essa comunidade alimentava sentimentos de
conquista e julgava os demais povos pelo limite acanhado de suas leis religiosas. Por
isso a justiça divina fez com que experimentasse dolorosos resgates, através de duros
e prolongado! cativeiros, nas mãos dos babilônicos, dos caldeus, dos egípcios e dos
romanos. Os seus homens e mulheres foram perseguidos, escravizados, aprisionados,
mortos e dispersos. A velha e orgulhosa Jerusalém, que matava os profetas e os
sábios que lhe eram enviados pelo Alto, que foi palco de um dos mais incríveis
julgamentos da História, assistindo impassível à crucificação do Ungido de Deus,
teve suas casas destruídas, seus filhos massacrados e o seu precioso templo destruído,
dele não restando pedra sobre pedra.
O profeta Elias usou a medida da violência, ordenando a decapitação de
centenas de sacerdotes de Baal. Reencarnado na pessoa de João Batista, também foi
degolado por ordem de Herodes.
13
Os espíritas sabem, melhor do que ninguém, as conseqüências funestas dos
juízos apressados e dos atos maldosos. A lei da reencarnação é inexorável, e, através
dela, os Espíritos pecaminosos experimentam duros ciclos expiatórios.
Pôncio Pilatos mediu Jesus Cristo pelo gabarito dos seus interesses políticos,
permitindo que um justo fosse crucificado por temer descoJ1tentar um poder terreno
transitório.
Judas Escariotes mediu Jesus pelos seus interesses financeiros, denunciando
um missionário a troco de trinta moedas de prata. Por isso o remorso, o suicídio e as
terríveis expiações na vida espiritual foram o corolário de sofrimento que
experimentou.
Os homens sempre julgam de modo unilateral, colocando em primeiro plano as
suas conveniências mais imediatas, conseqüentemente, assim como a justiça divina
caiu pesadamente sobre os Espíritos de Pilatos, de Judas e de muitos outros homens
do passado, ela cairá também sobre todos aqueles que não sabem usar um sentimento
retilíneo no trato com os interesses de seus semelhantes.
Esse foi o motivo primário que levou Jesus Cristo a sentenciar o Amai ao vosso
próximo como a vós mesmos, pois todo aquele que assim proceder, jamais usará de
juízo apressado e iníquo para com o seu irmão.
Por isso disse o Mestre: Se alguém vos obrigar a caminhar mil quilômetros,
caminhe com ele mais mil, pois é provável que, nessa segunda caminhada, o seu
próximo será visto com mais amor, com menos ódio, e então o seu julgamento será
muito mais equitativo.
Livro: Padrões Evangélicos- Paulo Alves de Godoy
A PRIMEIRA MENSAGEM DE EURÍPEDES BARSANULFO
A PRIMEIRA MENSAGEM DE EURÍPEDES BARSANULFO
Primeira mensagem transmitida à Francisco Cândido Xavier, em 30/04/1950, pelo espírito de Eurípedes Barsanulfo.
Aos Companheiros de Ideal
Aos queridos amigos do Triângulo Mineiro:
A nossa marcha continua e, como sempre, irmãos meus, confirmo a promessa de seguir convosco até a suprema vitória espiritual.
Os anos correm incessantemente, a morte estabelece apreciáveis modificações, as paisagens se transformam, todavia, nossa confiança em Deus permanece inabalável.
Somos numerosa caravana em serviço das divinas realizações.
Velhos amigos nossos, ouvindo-me a palavra, sentirão os olhos úmidos. Para vós que ainda permaneceis na Terra, a travessia dos obstáculos parece mais dolorosa. As saudades orvalhadas das lágrimas vicejam ao lado das flores da esperança. As recordações represam-se na alma. Alguns companheiros estacionaram em caminho, atraídos pelo engano do mundo ou esmagados pelo desalento; não foram poucos os que desanimaram, receosos da luta. Por isso mesmo, as dificuldades se fizeram mais duras, a jornada mais difícil.
Mas a nós, que temos sentido e recebido a bênção do Senhor, no mais íntimo d’alma, não será lícito o repouso.
Nossas mãos continuam enlaçadas na cooperação pelo engrandecimento da verdade e do bem, e minha saudade, antes de ser um sofrimento é um perfume do céu. No coração vibram nossas antigas esperanças e continuamos a seguir, a seguir sempre, no ideal de sublime unificação com o Divino Mestre.
Tenhamos para com os nossos irmãos ainda frágeis, a ternura do amor que examina e compreende. As ilusões passam como os rumores do vento. Prossigamos, desse modo, com a verdade, para a verdade.
Falando-vos em nome de companheiros numerosos da espiritualidade, assinalo a nossa alegria pelo muito que já realizasteis, no entanto, amigos, outras edificações nos esperam, requisitando-nos o esforço. É preciso contar com os tropeços de toda sorte. O obstáculo sempre serviu para medir a fé, e o espírito de inferioridade nunca perdoou as árvores frutíferas. Quase toda gente deixa em paz o arbusto espinhoso a fim de atacar a árvore generosa, que estende os ramos em frutos aos viajantes que passam fatigados. A sombra, muita vez, ameaçará ainda os nossos esforços, os espinhos surgirão, inesperadamente, na estrada, a incompreensão cruel aparecerá, de surpresa. Conservemos porém, a limpidez de nosso horizonte espiritual, como quem espera as dificuldades, convictos de que a vida real se estende muito além dos círculos acanhados da Terra. Guardando a energia de nossa união, dentro da sublimidade do ideal, teremos à frente o archote poderoso da fé que remove montanhas. Quando o desânimo vos tente, intensificai os passos na estrada da realização. Não esperemos por favores do mundo, quando o próprio Jesus não os teve. A paz na Terra, muitas vezes, não merece outro nome, além de ociosidade. Procuremos, pois a paz de Cristo que excede o entendimento das criaturas. Semelhante vitória somente poderá ser conquista através de muita renúncia aos caprichos que nos ameaçam a marcha. Não seria justo aguardar as vantagens transitórias do plano material, quando o trabalho áspero ainda representa a nossa necessidade e o nosso galardão.
Jamais vos sintais sozinhos na luta. Estamos convosco e seguiremos ao vosso lado. Invisibilidade não significa ausência.
O Mestre espera que façamos do coração o templo destinado à sua Presença Divina.
Enche-vos o mundo de sombras? Verificam-se deserções, dissabores, tempestades? Continuemos sempre. Atendamos ao programa de Cristo. Que ninguém permaneça nas ilusões venenosas de um dia.
Deste “Outro Lado” da vida, nós vos estendemos as mãos fraternas. Unindo-nos mais intensamente no trabalho, em vão rugirá a tormenta. Jamais vos entregueis à hesitação ou ao desalento, porque, ao nosso lado, flui a fonte eterna das consolações com o amor de Jesus Cristo.
Fonte:
Mensagem extraída do livro Eurípedes – O Homem e a Missão, autora Corina Novelino, editora ide (Instituto de Difusão Espírita).
Aos Companheiros de Ideal
Aos queridos amigos do Triângulo Mineiro:
A nossa marcha continua e, como sempre, irmãos meus, confirmo a promessa de seguir convosco até a suprema vitória espiritual.
Os anos correm incessantemente, a morte estabelece apreciáveis modificações, as paisagens se transformam, todavia, nossa confiança em Deus permanece inabalável.
Somos numerosa caravana em serviço das divinas realizações.
Velhos amigos nossos, ouvindo-me a palavra, sentirão os olhos úmidos. Para vós que ainda permaneceis na Terra, a travessia dos obstáculos parece mais dolorosa. As saudades orvalhadas das lágrimas vicejam ao lado das flores da esperança. As recordações represam-se na alma. Alguns companheiros estacionaram em caminho, atraídos pelo engano do mundo ou esmagados pelo desalento; não foram poucos os que desanimaram, receosos da luta. Por isso mesmo, as dificuldades se fizeram mais duras, a jornada mais difícil.
Mas a nós, que temos sentido e recebido a bênção do Senhor, no mais íntimo d’alma, não será lícito o repouso.
Nossas mãos continuam enlaçadas na cooperação pelo engrandecimento da verdade e do bem, e minha saudade, antes de ser um sofrimento é um perfume do céu. No coração vibram nossas antigas esperanças e continuamos a seguir, a seguir sempre, no ideal de sublime unificação com o Divino Mestre.
Tenhamos para com os nossos irmãos ainda frágeis, a ternura do amor que examina e compreende. As ilusões passam como os rumores do vento. Prossigamos, desse modo, com a verdade, para a verdade.
Falando-vos em nome de companheiros numerosos da espiritualidade, assinalo a nossa alegria pelo muito que já realizasteis, no entanto, amigos, outras edificações nos esperam, requisitando-nos o esforço. É preciso contar com os tropeços de toda sorte. O obstáculo sempre serviu para medir a fé, e o espírito de inferioridade nunca perdoou as árvores frutíferas. Quase toda gente deixa em paz o arbusto espinhoso a fim de atacar a árvore generosa, que estende os ramos em frutos aos viajantes que passam fatigados. A sombra, muita vez, ameaçará ainda os nossos esforços, os espinhos surgirão, inesperadamente, na estrada, a incompreensão cruel aparecerá, de surpresa. Conservemos porém, a limpidez de nosso horizonte espiritual, como quem espera as dificuldades, convictos de que a vida real se estende muito além dos círculos acanhados da Terra. Guardando a energia de nossa união, dentro da sublimidade do ideal, teremos à frente o archote poderoso da fé que remove montanhas. Quando o desânimo vos tente, intensificai os passos na estrada da realização. Não esperemos por favores do mundo, quando o próprio Jesus não os teve. A paz na Terra, muitas vezes, não merece outro nome, além de ociosidade. Procuremos, pois a paz de Cristo que excede o entendimento das criaturas. Semelhante vitória somente poderá ser conquista através de muita renúncia aos caprichos que nos ameaçam a marcha. Não seria justo aguardar as vantagens transitórias do plano material, quando o trabalho áspero ainda representa a nossa necessidade e o nosso galardão.
Jamais vos sintais sozinhos na luta. Estamos convosco e seguiremos ao vosso lado. Invisibilidade não significa ausência.
O Mestre espera que façamos do coração o templo destinado à sua Presença Divina.
Enche-vos o mundo de sombras? Verificam-se deserções, dissabores, tempestades? Continuemos sempre. Atendamos ao programa de Cristo. Que ninguém permaneça nas ilusões venenosas de um dia.
Deste “Outro Lado” da vida, nós vos estendemos as mãos fraternas. Unindo-nos mais intensamente no trabalho, em vão rugirá a tormenta. Jamais vos entregueis à hesitação ou ao desalento, porque, ao nosso lado, flui a fonte eterna das consolações com o amor de Jesus Cristo.
Fonte:
Mensagem extraída do livro Eurípedes – O Homem e a Missão, autora Corina Novelino, editora ide (Instituto de Difusão Espírita).
Mensagem de Eurípedes Brasanulfo
Mensagem de Eurípedes Brasanulfo |
Irmãos Queridos.
Diante dessa crise que se abate sobre o nosso povo, face a essa onda de pessimismo que toma conta dos brasileiros, frente aos embates que o país atravessa, nós, os seus companheiros, trazemos na noite de hoje a nossa mensagem de fé, de coragem e de estímulo. Estamos irradiando-a para todas as reuniões mediúnicas que estão sendo realizadas neste instante, de norte a sul do Brasil. Durante vários dias estaremos repetindo a nossa palavra, a fim de que maior número de médiuns possa captá-la. Cada um destes que sintonizar nesta faixa vibratória dará a sua interpretação, de acordo com o entendimento e a gradação que lhe forem peculiares. Estamos convidando todos os espíritas para se engajarem nesta campanha. Há urgente necessidade de que a fé, a esperança e o otimismo renasçam nos corações. A onda de pessimismo, de descrédito e de desalento é tão grande que, mesmo aqueles que estão bem intencionados e aspirando realizar algo de construtivo e útil para o país, em qualquer nível, veem-se tolhidos em seus propósitos, sufocados nos seus anseios, esbarrando em barreiras quase intransponíveis. É preciso modificar esse clima espiritual. É imperioso que o sopro renovador de confiança, de fé nos altos destinos de nossa nação, varra para longe os miasmas do desalento e do desânimo. É necessário abrir clareiras e espaços para que brilhe a luz da esperança. Somente através de esperança conseguiremos, de novo, arregimentar as forças de nosso povo sofrido e cansado. Os espíritas não devem engrossar as fileiras do desalento. Temos o dever inadiável de transmitir coragem, infundir ânimo, reaquecer esperanças e despertar a fé! Ah! a fé no nosso futuro! A certeza de que estamos destinados a uma nobre missão no concerto dos povos, mas que a nossa vacilação, a nossa incúria podem retardar. Responsabilidade nossa. Tarefa nossa. Estamos cientes de tudo isto e nos deixamos levar pelo desânimo, este vírus de perigo inimaginável. O desânimo e seus companheiros, o desalento, a descrença, a incerteza, o pessimismo, andam juntos e contagiam muito sutilmente, enfraquecendo o indivíduo, os grupos, a própria comunidade. São como o cupim a corroer, no silêncio, as estruturas. Não raras vezes, insuflado por mentes em desalinho, por inimigos do progresso, por agentes do caos, esse vírus se expande e se alastra, por contágio, derrotando o ser humano antes da luta. Diante desse quadro de forças negativas, tornam-se muito difíceis quaisquer reações. Portanto, cabe aos espíritas o dever de lutar pela transformação deste estado geral. Que cada Centro, cada grupo, cada reunião promova nossa campanha. Que haja uma renovação dessa psicosfera sombria e que as pessoas realmente sofredoras e abatidas pelas provações, encontrem em nossas Casas um clima de paz, de otimismo e de esperança! Que vocês levem a nossa palavra a toda parte. Aqueles que possam fazê-lo, transmitam-na através dos meios de comunicação. Precisamos contagiar o nosso Movimento com estas forças positivas, a fim de ajudarmos efetivamente o nosso país a crescer e a caminhar no rumo do progresso. São essas forças que impelem o indivíduo ao trabalho, a acreditar em si mesmo, no seu próprio valor e capacidade. São essas forças que o levam a crer e lutar por um futuro melhor. Meus irmãos, o mundo não é uma nau à matroca. Nós sabemos que “Jesus está no leme!” e que não iremos soçobrar. Basta de dúvidas e incertezas que somente retardam o avanço e prejudicam o trabalho. Sejamos solidários, sim, com a dor de nosso próximo. Façamos por ele o que estiver ao nosso alcance. Temos o dever indeclinável de fazê-lo, sobretudo transmitindo o esclarecimento que a Doutrina Espírita proporciona. Mas também, que a solidariedade exista em nossas fileiras, para que prossigamos no trabalho abençoado, unidos e confiantes na preparação do futuro de paz por todos almejado. E não esqueçamos de que, se o Brasil “é o coração do mundo”, somente será a “pátria do Evangelho” se este Evangelho estiver sendo sentido e vivido por cada um de nós”. Eurípedes Barsanulfo Mensagem recebida no Centro Espirita “Jesus no Lar” Medium - Suely Caldas Schuber |
Em Torno da Profissão
Em Torno da Profissão
A sua profissão é previlégio e aprendizado.
*
Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes,
a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de
bençãos.
*
O seu cliente, em qualquer situação, é semelhante a árvore que
produz, em seu favor, respondendo sempre na pauta do tratamento
que recebe.
*
Toda tarefa corretamente exercida é degrau de promoção.
*
Em tudo aquilo que você faça, na atividade que o Senhor lhe
haja concedido, você está colocando o seu retrato espiritual.
*
Se você busca melhorar-se, melhorando o seu trabalho, guarde
a certeza de que o trabalho lhe dará vida melhor.
*
O essencial em seu êxito não é tanto aquilo que você distribui
e sim a maneira pela qual você se decide servir.
*
Ninguém procura ninguém para adquirir condenação ou azedume.
*
Sempre que alguém se queixe de alguém, está criando empeços na
própria estrada para o sucesso.
*
Toda pessoa que serve além do dever, encontrou o caminho
para a verdadeira felicidade.
XAVIER, Francisco Cândido. Sinal Verde. Pelo Espírito André Luiz. CEC. AS DUAS TEOLOGIAS
AS DUAS TEOLOGIAS
José Reis Chaves
Jamais considerei os teólogos ignorantes e pouco inteligentes. É o contrário, tenho-os
como muito inteligentes, pois eles até conseguem a proeza de convencerem muitas pessoas a
acreditarem piamente em coisas em que eles próprios não acreditam.
Ao se referir aos sacerdotes judeus de sua época, o Mestre já aconselhava as pessoas
a fazerem o que eles mandavam, mas que elas não os imitassem em suas obras (Mateus
23,3). Obviamente, nem todos os sacerdotes daquela época e de hoje são hipócritas, pois há
os que, mesmo estando errados, são de boa fé.
Admiro as teses filosóficas de Kardec e de São Tomás de Aquino, quando este afirma
que Deus é o único ser incontingente, e quando aquele define Deus como sendo a causa
primária de todas as coisas. Ser incontingente é o que não tem causa ou não é causado. Para
São Tomás todos os demais seres são contingentes, pois que são causados. E a causa
primária de Kardec sobre Deus é também uma causa não causada, pois é a primeira ou a
causa anterior a qualquer outra.
Costumo chamar Deus, o ser incontingente, a causa primária e também o Único e o
Brâman dos orientais, de Deus absoluto, e de deuses relativos todos os seres contingentes,
causados, gerados ou criados. Todos nós, pois, inclusive Jesus Cristo, somos deuses relativos:
“Vós sois deuses” (Salmo 82,6; São João 10,34; e 1 Samuel 28,13).
Jesus Cristo, só por ser Filho de Deus, torna-se “ipso facto” um ser contingente e,
portanto, um Deus relativo. Aliás, para São Paulo, Jesus Cristo é o primogênito das criaturas.
Ora, Deus mesmo é criador e jamais criatura.
As idéias tomistas e kardecistas sobre Deus são compatíveis com uma teologia racional
e à prova da crítica textual bíblica. Mas é óbvio que são incompatíveis com uma outra
teologia, ou seja, a teologia antibíblica, profissional e que manipula as pessoas, a qual,
infelizmente, tem muitos inocentes úteis por esse mundo afora
José Reis Chaves
Jamais considerei os teólogos ignorantes e pouco inteligentes. É o contrário, tenho-os
como muito inteligentes, pois eles até conseguem a proeza de convencerem muitas pessoas a
acreditarem piamente em coisas em que eles próprios não acreditam.
Ao se referir aos sacerdotes judeus de sua época, o Mestre já aconselhava as pessoas
a fazerem o que eles mandavam, mas que elas não os imitassem em suas obras (Mateus
23,3). Obviamente, nem todos os sacerdotes daquela época e de hoje são hipócritas, pois há
os que, mesmo estando errados, são de boa fé.
Admiro as teses filosóficas de Kardec e de São Tomás de Aquino, quando este afirma
que Deus é o único ser incontingente, e quando aquele define Deus como sendo a causa
primária de todas as coisas. Ser incontingente é o que não tem causa ou não é causado. Para
São Tomás todos os demais seres são contingentes, pois que são causados. E a causa
primária de Kardec sobre Deus é também uma causa não causada, pois é a primeira ou a
causa anterior a qualquer outra.
Costumo chamar Deus, o ser incontingente, a causa primária e também o Único e o
Brâman dos orientais, de Deus absoluto, e de deuses relativos todos os seres contingentes,
causados, gerados ou criados. Todos nós, pois, inclusive Jesus Cristo, somos deuses relativos:
“Vós sois deuses” (Salmo 82,6; São João 10,34; e 1 Samuel 28,13).
Jesus Cristo, só por ser Filho de Deus, torna-se “ipso facto” um ser contingente e,
portanto, um Deus relativo. Aliás, para São Paulo, Jesus Cristo é o primogênito das criaturas.
Ora, Deus mesmo é criador e jamais criatura.
As idéias tomistas e kardecistas sobre Deus são compatíveis com uma teologia racional
e à prova da crítica textual bíblica. Mas é óbvio que são incompatíveis com uma outra
teologia, ou seja, a teologia antibíblica, profissional e que manipula as pessoas, a qual,
infelizmente, tem muitos inocentes úteis por esse mundo afora
Alerta contra a fascinação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPnaBGfNnFoVTjnVfRhyphenhyphenH4M4Xv_TQu5ElH0GZkhmpT6Dw0s0HkH-f-wAPWjtSlnpLtF_paz4lK6nP6vR06ShkAbSRcFgZilxMSZrIuBSd5iVXdsTSzIpcV94lS-JFsR4hgk4VJZcYhkv0/s320/ilus%C3%A3o.jpeg)
Kardec informa, em O Livro dos Médiuns,
que diante das diversas dificuldades que a prática do Espiritismo
apresenta, precisamos colocar em primeiro plano o problema da obsessão. A
palavra obsessão assume, assim, a função de termo
genérico que designa o conjunto de características diversas resultantes
do grau de constrangimento e da natureza dos efeitos que produz e que
precisamos distinguir com precisão, cujas principais variedades são: a obsessão simples, a fascinação e a subjugação.
A
obsessão simples é a forma de influenciação mais comum e de mais fácil
diagnóstico e cura; a subjugação é o seu oposto, pois ela é um
envolvimento que produz a paralisação da vontade da vítima, fazendo-a
agir mesmo contra a sua vontade. Entretanto, neste estudo, nosso
interesse maior é na problemática fascinação.
A fascinação define Allan Kardec, “trata-se
de uma ilusão criada diretamente pelo Espírito no pensamento do médium e
que paralisa de certa maneira a sua capacidade de julgar as
comunicações. O médium fascinado não se considera enganado. O Espírito
consegue inspirar-lhe uma confiança cega, impedindo-o de ver a
mistificação e de compreender o que escreve, mesmo quando este salta aos
olhos de todos” [1].
Os
efeitos conseqüentes da fascinação são muito graves porque é graças a
essa ilusão criada pelo espírito sobre o fascinado que pode levá-lo a
aceitar as doutrinas ou teorias mais absurdas, como sendo a única
expressão da verdade levando-o, ainda, a atitudes ridículas,
comprometedoras e, até, muito perigosas.
É por isso que J. Herculano Pires afirma que “no
meio espírita ela se manifesta de maneira ardilosa através de uma
avalanche de livros comprometedores, tanto psicografados como sugeridos a
escritores vaidosos, ou por meio de envolvimento de pregadores e
dirigentes de instituições que se consideram devidamente assistidos para
criticarem a Doutrina e reformularem os seus princípios” [2].
Assim
sendo, é natural observar-se que na fascinação o espírito deve ser
muito inteligente, ardiloso e profundamente hipócrita, pois, só assim
conseguirá enganar e impor-se usando uma máscara e uma falsa aparência
de virtude, usando as palavras caridade, humildade e amor como ‘carta de
fiança’ para ser aceito.
O
que desejam é impor a sua opinião e para isso procuram médiuns crédulos
o suficiente para aceitá-los de olhos fechados. Eles são os mais
perigosos pelo fato de não vacilarem em sofismar para melhor impor as
mais ridículas utopias.
Normalmente
utilizam uma linguagem empolada, mais superficial que profunda e cheia
de termos técnicos, enfeitada com grandiosas palavras como Caridade e Moral, evitando inteligentemente os maus conselhos para que seus enganados possam dizer: observem que nada dizem que seja mau. Fica claro que os enganadores têm de misturar o joio e o trigo, pois de outra forma seriam repelidos.
Um fato interessante é que os espíritos desta classe (ver Escala Espírita
[5]) são quase sempre escritores. É por isso que procuram médiuns
flexíveis, que escrevam com facilidade, para poder transformá-los em
dóceis instrumentos e, acima de tudo, verdadeiros entusiastas de suas
ideias. Eles procuram compensar sua falta de qualidade pela quantidade
de palavras, em escritos verdadeiramente volumosos, muitas vezes
indigestos, num claro exemplo de prolixidade. Os espíritos
verdadeiramente superiores são sóbrios nas palavras porque sabem dizer
muita coisa usando poucas linhas e provando que devemos desconfiar
sempre de toda fecundidade prodigiosa.
Aliás,
sempre que se tratar da publicação destes tipos de escritos nunca será
demais a prudência, pois as inúmeras utopias e excentricidades são um
entrave enorme para todos aqueles que se iniciam no Espiritismo,
dando-lhes uma ideia equivocada do que ele seja, desviando a atenção dos
neófitos tanto dos princípios fundamentais espíritas quanto de suas
inevitáveis conseqüências.
Pelo
fato de que a obsessão propriamente dita só acontece quando o Espírito
afasta voluntariamente todos aqueles que o poderiam ameaçar, impondo ao
médium um isolamento que o impediria de ser alertado do engano a que se
submete, é oportuno ressaltar que os bons Espíritos jamais se impõem,
recomendando sempre que examinemos as comunicações, mediúnicas ou não,
sob controle da razão e da lógica mais severa.
Outro
fato digno de nota é que quando o Espírito vê que suas mensagens não
são aceitas cegamente como queria, sendo submetidas à análise e
discussão, além de não deixar o médium, redobrando suas forças para
reter o fascinado, ainda pode sugeri-lo o pensamento de afastar-se do
grupo, ou instituição espírita a que está ligado, quando não chega mesmo
a impor como condição para o ‘sucesso’ do médium criar sua própria
instituição, ou grupo de estudos, para dar prosseguimento aos seus
‘trabalhos’ e livros ‘reveladores’.
É
por isso que todo médium, ou indivíduo, que, ao ouvir uma crítica a
tais mensagens se irrita, aborrece ou embirra com as pessoas que não
participam da sua admiração, que acha que suspeitar do seu obsessor é
quase uma profanação não faz mais do que representar o desejo do
fascinador, faltando somente que se ponham de joelhos ante as suas
palavras para satisfazê-lo ainda mais.
Esse
isolamento nunca é bom, pelo simples fato de que o médium fica sem
possibilidades de controle sobre tudo o que recebe por sua psicografia.
Pois quando o processo obsessivo é de origem ‘simples’ o médium está,
geralmente, em condições de iniciar, ele mesmo o trabalho de ‘conversão’
do Espírito obsessor. Entretanto, na fascinação é o contrário, pois o
Espírito pode adquirir um controle sobre a vítima sem limites. Reverter
este quadro nem sempre é fácil, pois o fascinado se torna surdo a
qualquer tipo de raciocínio, podendo chegar, até mesmo, a duvidar da
Ciência quando o Espírito comete alguma heresia científica.
Deve
o médium, se não quiser ser enganado, buscar esclarecer-se através da
opinião de terceiros, bem como estudar todos os gêneros de comunicações,
para poder aprender a compará-las. Pois se limitando somente ao que
recebe, por mais sublimes que pareçam, fica exposto a enganar-se quanto
ao seu valor, considerando-se que ele, o médium, não conhece tudo.
Não
é à toa que, das nove características citadas por Kardec para se
reconhecer uma obsessão [3], pelo menos quatro são facilmente
observáveis em muitos médiuns, inclusive alguns famosos, nos dias de
hoje:
1) Ilusão que, não obstante a inteligência do médium, o impede de reconhecer a falsidade e o ridículo das comunicações recebidas;
2) Crença
na infalibilidade e na identidade absoluta dos Espíritos que se
comunicam e que, sob nomes respeitáveis e venerados, dizem falsidades e
absurdos;
3) Disposição para se afastar das pessoas que podem esclarecê-lo; e
4) Levar a mal a crítica das comunicações que recebe.
A
obsessão é como já foi dito, um dos maiores escolhos da mediunidade,
sendo um dos mais freqüentes, principalmente a fascinação, nunca sendo
demais todas as providências tomadas para combatê-la.
É
por isto que devemos ter sempre em mente este conselho de São Luís,
quando nos encontrarmos em dúvida quanto à qualidade ou identidade de
algum espírito: “por mais legítima confiança que vos
inspirem os Espíritos [...], há uma recomendação que nunca seria demais
repetir e que deveis ter sempre em mente ao vos entregardes aos estudos:
a de pesar e analisar, submetendo ao mais rigoroso controle da razão
todas as comunicações que receberdes; a de não negligenciar, desde que
algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações
necessárias para formar a vossa opinião” (grifo nosso)[4].
Pois
é, a experiência ensina, além disso, que não devemos tomar muito ao pé
da letra certas expressões usadas pelos Espíritos, pelo simples fato de
que se as interpretarmos segundo as nossas ideias nos expomos a enormes
decepções e enganos. É por isso que precisamos analisar e aprofundar o
sentido das suas palavras quando apresentam a menor ambigüidade. Só
assim estaremos a salvo dos Espíritos pseudossábios e da problemática
fascinação.
Referências:
[1] Kardec, Allan. O Livro dos Médiuns. Tradução da 2ª edição francesa por J. Herculano Pires. São Paulo – LAKE, 2004, cap. XXIII, item 239, p. 217.
[2] Idem, ibidem. Nota de rodapé.
[3] Idem, ibidem. Item 243, p. 219.
[4] Idem, ibidem. Item 266, p. 236.
[5]
Idem. O Livro dos Espíritos. Tradução de José Herculano Pires, revista e
anotada. 7ª Ed. São Paulo, LAKE, 2003. Livro segundo, capítulo I, item
VI, q. 104.
Mediunidade e Evangelho (1Coríntios, 12: 11)
Mediunidade e Evangelho (1Coríntios, 12: 11)
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Já comentamos a respeito da
afirmativa que diz que um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas.
Que fique claro que vários são os Espíritos que podem se comunicar, todos os
livros sagrados dão prova disso e nos dias de hoje, até a ciência pode comprovar
a comunicação entre os dois planos.
A própria igreja católica já
aceita essa comunicação, em 2 de Novembro de 1983 perante mais de vinte mil
pessoas na Basílica de São Pedro o Papa João Paulo II afirmou:
"O diálogo com
os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está limitada
pelos horizontes do mundo".
Em entrevista concedida à
repórter Ilze Scamparini, o Padre Gino Concetti, um dos Teólogos mais
competentes do Vaticano também afirma a mesma possibilidade de comunicação:
Ilze Scamparini : "Existe Comunicação entre
os Vivos e os Mortos ?"
Gino Concetti : "Eu creio que sim. Eu
acredito e me baseio num fundamento teológico que é o seguinte : Todos nós
formamos em Cristo, um Corpo místico, no qual Cristo é o Soberano. De Cristo
emanam muitas graças, muitos dons, e se estamos todos unidos, formamos uma
comunhão. E onde há comunhão, existe também comunicação."
Ilze Scamparini : "O que o Senhor pensa do
Espiritismo ?"
Gino Concetti : "O Espiritismo existe. Há
sinais na Bíblia, na Sagrada Escritura, no Antigo Testamento. Mas, não é do
modo fácil como as pessoas acreditam. Nós não podemos chamar o Espírito de
Michelangelo ou de Raphael. Mas como existem provas nas Sagradas Escrituras,
não se pode negar que existe essa possibilidade de comunicação".[1]
Não temos, portanto, nenhuma
dúvida de que em breve esta possibilidade natural de comunicação será certeza
em toda a humanidade.
Entretanto para isso é
preciso humildade para reconhecermos que de planos mais altos, de rara
espiritualidade, o mesmo Espírito opera todas essas coisas, isto é, o
Espírito do Cristo, repartindo particularmente a cada um como quer, ou
seja, dando a cada um de acordo com a sua adesão à Lei de Deus que, invisível
aos olhos humanos, coordena e dirige todos acontecimentos universais.
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