Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

domingo, 10 de janeiro de 2016

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 183



QUESTÃO 183 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS

Parte Segunda
Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos

CAPÍTULO IV
DA PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Encarnação nos diferentes mundos

183. Indo de um mundo para outro, o Espírito passa por nova infância?

“Em toda parte a infância é uma transição necessária, mas não é, em toda parte, tão obtusa como no vosso mundo.”

Clique no link abaixo para ler o comentário:

FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME IV

Questão 183 comentada
CAPÍTULO 30
0183/LE
TRANSIÇÃO

A alma, quando transmigra de um mundo a outro, passa por determinada transição. Isso é lei natural da própria vida.
Na terra, quando reencarnamos, passamos por uma transição até nos tornarmos adultos, vivendo temporariamente, num mundo de esquecimento. Contudo, nos mundos elevados assim não ocorre; quanto mais evoluído o planeta, menos tempo de transição. A lucidez começa mais cedo e se ganha tempo. Já nos mundos inferiores, às vezes, toda a existência é de transição, devido ao Espírito permanecer dormindo, e esse sono, por vezes, continuar mesmo depois do túmulo.
As variações são enormes; é a vida universal, cheia de cambiantes, de cores e de formas diferentes, compondo um todo harmônico. Quando se reencarna em um mundo feliz, quase fluídico, ali, o tempo de fermentação dos valores diminui de forma que parece não existir, e o Espírito aproveita as condições já conquistadas para melhor aprendizado, engrandecendo-se cada vez mais, pelas lutas e vitórias empreendidas.
Devido ao entendimento que está chegando cada vez mais para os homens, o progresso se faz, com os homens por muitos processos que a sabedoria divina entende e aplica. Contudo, é para o bem da humanidade o tempo que se perde, ou se espera, para a maturidade do homem, isto não acontece em mundos superiores, pela elevação das almas que ali vivem.
No planeta Terra já se operam muitos métodos de crescimento biológico. É o processo exigindo da matéria condições que correspondam aos Espíritos que devem aqui nascer no terceiro milênio. Já foram testados vários tipos, a fim de consolidar o mais acertado, porque a influência do organismo é sobremodo comprovada no desempenho da alma, assim como as heranças genéticas. Não podemos comparar um corpo primitivo com o que hoje se vê; esse raciocínio nos capacita a deduzir que a matéria avança com o Espírito, que a faz progredir também.
Os Espíritos reencarnados na Terra estão em preparo para que possam diminuir o tempo de transição, da reencarnação à lucidez, em se abraçando as responsabilidades. Os intervalos de descanso para começar estão diminuindo para as almas, por elas se encontrarem mais evoluídas; essa é a lei de Deus operando em tudo. Se na Terra o Espírito espera por vinte anos, mais ou menos, para tomar as próprias decisões, em mundos mais elevados assim não acontece. Conforme o mundo, é a metade do tempo e, às vezes, menos, mas sempre o Espírito precisa da matéria para evoluir.
É neste movimento eterno que nascemos e tornamos a nascer; vivemos em diferentes mundos e tornamos a viver, em busca da luz que é Deus abrindo os braços para nós, em se falando da Terra, pelos braços do Cristo.
A Doutrina dos Espíritos chegou a Terra por misericórdia de Deus, pela direção do Cristo, com o objetivo de despertar os povos e fazê-los compreender as necessidades de amar uns aos outros, fazendo aos companheiros o que desejam para si mesmos.

http://www.olivrodosespiritoscomentado.com/fev4q183c.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário