Emmanuel
É necessário guardar a fé, contudo, se não
a testemunhamos, nos trabalhos de cada dia, permaneceremos na velha superfície
do palavrório. (V. L.)
A árvore da fé viva não cresce no coração,
miraculosamente. (V. L.)
Ninguém pode, em sã consciência,
transferir, de modo integral, a vibração da fé ao espírito alheio, porque,
realmente, isso é tarefa que compete a cada um. (V. L.)
Quando fizeres o costumeiro balanço de tua
fé, repara, com honestidade imparcial, se estás falando apenas do Cristo ou se
procuras seguir-lhe os passos, no caminho comum. (V. L.)
Admitir a verdade, procurá-la e acreditar
nela são atitudes para todos; contudo, reter a fé viva constitui a realização
divina dos que trabalharam, porfiaram e sofreram pela adquirir. (P. N.)
A maioria das pessoas inquietas pede
alívio, apressadamente, como se a consolação real fosse obra de improviso, a
impor-se de fora para dentro. Se tens fé, aprende a orar nas situações
difíceis. (R. – 8/950)
Ter fé é guardar no coração a luminosa
certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo
o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade.
(Con)
A Ciência construirá para o homem o clima
do conforto e enriquecê-lo-á com os brasões da cultura superior; a filosofia
auxiliá-lo-á com valiosas interpretações doe fenômenos em que a Eterna
Sabedoria se manifesta, mas somente a fé, com os seus estatutos de perfeição
íntima, consegue preparar nosso espírito imperecível para a ascensão à glória
universal. (Rot.)
Os homens de fé não são aqueles apenas
palavrosos e entusiastas, mas os que são portadores igualmente da atenção e da
boa-vontade, perante as lições de Jesus, examinando-lhes o conteúdo espiritual
para o trabalho de aplicação no esforço diário. (P. N.)
Jesus, na condição de Mestre Divino, sabe
que os aprendizes nem sempre poderão acertar inteiramente, que os erros são
próprios da escola, evolutiva e, por isto mesmo, a esperança é um dos cânticos
sublimes do seu Evangelho de Amor. (V. L.)
A Esperança é a filha dileta da Fé. Ambas
estão, uma para outra, como a luz reflexa dos planetas está para a luz central
e positiva do Sol. (Con.)
Caridade essencial é intensificar o bem,
sob todas as formas respeitáveis, sem olvidarmos o imperativo de
auto-sublimação para que outros se renovem para a vida superior, compreendendo
que é indispensável conjugar, no mesmo ritmo, os verbos dar e saber. (V. L.)
Bondade e conhecimento, pão e luz, amparo
e iluminação, sentimento e consciência são arcos divinos que integram os
círculos perfeitos da caridade.
Não só receber e dar, mas também ensinar e
aprender. (V. L.)
O bem que praticares, em algum lugar, é
teu advogado em toda parte. (V. L.)
Quantos se dizem portadores da caridade
para o mundo e relegam o lar ao desespero e ao abandono?!... (R. – 11/951)
Tanto quanto no Cristianismo primitivo,
puro e simples, a caridade para nós não possuí privilégios e nem fronteiras, e
a fé, para manifestar-se, não reclama lugares especiais. (R. – 12/952)
Sai, cada dia, de ti mesmo, e busca sentir
a dor do vizinho, a necessidade do próximo, as angústias de teu irmão e ajuda
quanto possas.
Não te galvanizes na esfera do próprio
“eu”. (R. – 1/953)
A caridade para com o instrutor não é a
mesma que devemos prestar ao aprendiz, e a assistência ao homem enfermo não é
igual a que nos cabe dispensar ao homem robusto. A essência do bem é una em
suas raízes fundamentais, mas os seus métodos de manifestação variam
infinitamente. (R. – 2/953)
As boas obras são frases de luz que
endereças à Humanidade inteira. (R. – 4/953)
A mão que escreve um livro nobre é
respeitável e generosa, todavia, a mão que socorre um doente é sublime e santa.
(R. – 6/953)
Livro: Palavras de Emmanuel
Livro: Palavras de Emmanuel
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