Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

OS DEFEITOS DOS NOSSOS IRMÃOS


Nos ensinamentos de Jesus em M t 7: 1-5 em que adverte quanto ao hábito de julgar o próximo, deu-nos o seguinte exemplo:
- "Por que vês tu, pois, argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho?
Ou como dizes a teu irmão: deixa-me tirar-te do teu olho um argueiro, quando tu tens no teu uma trave?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão".
É hábito bastante generalizado notarmos os defeitos dos nossos semelhantes, sem atinarmos com os nossos próprios erros e falhas.
No dizer de Jesus, é muito comum vermos um cisco no olho do nosso irmão e não sentirmos a trave que está em nosso próprio olho.
No tocante a esse trecho, o Mestre nos recomendou que procuremos remover os empecilhos que estão em nossos próprios olhos e, então, com o olho agora bom poderemos ver as qualidades boas que adornam os nossos irmãos.
O orgulho e a inveja têm sido a fonte geratriz de muitos males dessa natureza.
Muitas pessoas, não podendo conformar-se com as qualidades nobres que notam nos outros, ou que se salientam neles, em vez de procurarem ver nessas pessoas um paradigma, envidando esforços para igualá-las, preferem denegri-las apontando falhas irrisórias, quando na realidade possuem outras maiores em profusão.
Os acusadores de Israel que perseguiram a mulher adúltera a fim de apedrejá-la, viram a falha que ela havia cometido, mas nenhum deles se preocupou em ver antes a montanha de iniqüidades e defeitos que portavam no coração.
Eles viram o cisco no olho da mulher, mas não notaram as traves que tinham nos olhos.
Somente após ter Jesus proferido o sentencioso: "quem não tiver pecados, atire a primeira pedra", eles puderam sentir a extensão dos defeitos que eles próprios possuíam, resolvendo então abandonar a idéia de apedrejar a pobre mulher.
Paulo Alves Godoy

Os quatro Sermões de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário