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quinta-feira, 27 de junho de 2013

EADE-Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita-Livro 1 - Roteiro 15-As Epístola de Paulo parte 2



EADE - LIVRO I
ROTEIRO
15
Objetivos
Analisar os principais ensinos existentes nas epístolas destinadas
aos gálatas, aos efésios, aos filipenses e aos colossenses.
IDÉIAS PRINCIPAIS
CRISTIANISMO E ESPIRITISMO
MÓDULO II - O CRISTIANISMO
Na epístola aos gálatas, Paulo faz uma súplica continuada e apaixonada sobre
as necessidades dos cristãos se manterem fiéis ao Evangelho.
Em efésios, o missivista evidencia preocupação de a comunidade cristã de
Éfeso não se deixar conduzir pelas idéias dos filósofos, artistas, retóricos e
historiadores contrárias aos ensinos evangélicos.
Na carta dirigida aos filipenses encontramos refletidos o amor e consideração
que o apóstolo dos gentios tinha pelos cristãos de Filipos, dedicados servidores
do Cristo.
A epístola de colossos recebe de Paulo alertas contra idéias estranhas, oriundas
das práticas pagãs, que poderiam contaminar a mensagem do Evangelho.
AS EPÍSTOLAS DE PAULO (2)
1. Epístola aos gálatas
Os gálatas viveram na Galácia, antiga província romana, região situada
no centro da Ásia Menor (atualmente, fica próxima de Ancara, na Turquia). A
Galácia original era formada de diversos povos e abrigava várias comunidades
cristãs primitivas. 1
Os gálatas originais eram celtas que, vindo da Europa central, tinham invadido a Ásia
Menor e se estabeleceram ali no século III a.C. Mas os soberanos da Galácia estenderam
seu poder sobre os territórios vizinhos, povoados por outros grupos étnicos; esses grupos
foram incluídos na província da Galácia e eram gálatas no sentido político, embora não
no sentido étnico. Alguns desses grupos pertenciam as cidades de Antioquia da Psídia,
Icônio, Listra e Derbe, que foram evangelizadas por Paulo e Barnabé por volta de 47
d.C. 2
Nessa carta, escrita, possivelmente, entre 48 e 55, foi enviada, em especial
às igrejas de Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe e, talvez, à Galácia
étnica. Paulo faz uma apaixonada súplica aos cristãos das diferentes igrejas
para que não se desviem do Evangelho. 3
Eles [...] estavam propensos a dar ouvidos a certos mestres que os exortavam a acrescentar
à sua fé em Cristo alguns traços característicos do Judaísmo, em particular a circuncisão.
Esses mestres tentavam também diminuir a autoridade de Paulo, insistindo em que ele
estava em dívida para como os líderes eclesiais de Jerusalém por sua delegação apostólica
e não tinham nenhum direito de desvia-los da prática [judaica] de Jerusalém. A epístola
pode ser lida contra o pano de fundo do ressugirmento do nacionalismo militante da
SUBSÍDIOS
MÓDULO II
Roteiro 15
Judéia nos anos após 44 d.C. Esses militantes (que vieram a ser chamados de zelotes)
tratavam os judeus que confraternizavam com gentios como traidores. 3
1.1 - Síntese dos principais ensinos da epístola aos gálatas
A análise dos ensinamentos que se seguem deve considerar, sempre, a ação
dos zelotes que desejavam, por um lado, que os judeus convertidos voltassem ao
Judaísmo, e, por outro, desmoralizar a mensagem cristã e a Paulo, considerado
traidor por ter-se tornado cristão.
• Constância na fé cristã
“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à
graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que
vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós
mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos
tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo
também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já
recebestes, seja anátema. Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou
procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria
servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi
anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de
homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. [...] Nós somos judeus por
natureza e não pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado
pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em
Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei,
porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que
procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados
pecadores, é, porventura, Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
[...] Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade,
a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado?
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou
pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito,
acabeis agora pela carne?” (Gl 1:8-12; 2:15-17; 3:1-4)
• Fidelidade ao Cristo
“É evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque
o justo viverá da fé. Ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas
por elas viverá. [...] De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir
a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já
não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo
Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de
Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho
nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo,
então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.” (Gl 3:
11-12, 22-29)
• O homem com o Cristo é livre
“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis
a meter-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se
vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. [...] Porque nós,
pelo espírito da fé, aguardamos a esperança da justiça.Porque, em Jesus Cristo,
nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que
opera por caridade. [...]Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não
useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros
pela caridade. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o
teu próximo como a ti mesmo. [...] Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo,
paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra
essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as
suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no
Espírito. (Gl 5: 1-2, 5-6, 13-14,22-25)
A carta aos gálatas sintetiza a necessidade de se manter fiel ao Cristo em
benefício do próprio progresso espiritual.
Um dos maiores desastres no caminho dos discípulos é a falsa compreensão com que
iniciam o esforço na região superior, marchando em sentido inverso para os círculos
da inferioridade. Dão, assim, a idéia de homens que partissem à procura de ouro,
contentando-se, em seguida, com a lama do charco. [...]Observamos enfermos que se
dirigem à espiritualidade elevada, alimentando nobres impulsos e tomados de preciosas
intenções; conseguida a cura, porém, refletem na melhor maneira de aplicarem as
vantagens obtidas na aquisição do dinheiro fácil. [...]Numerosos aprendizes persistem
nos trabalhos do bem; contudo, eis que aparecem horas menos favoráveis e se entregam,
inertes, ao desalento, reclamando prêmio aos minguados anos terrestres em que tentaram
servir na lavoura do Mestre Divino e plenamente despreocupados dos períodos
multimilenários em que temos sido servidos pelo Senhor. Tais anomalias espirituais que
perturbam consideravelmente o esforço dos discípulos procedem dos filtros venenosos
compostos pelos pruridos de recompensa. Trabalhemos, pois, contra a expectativa de
retribuição, a fim de que prossigamos na tarefa começada, em companhia da humildade,
portadora de luz imperecível. 11
2. Epístola aos efésios
Os efésios eram os habitantes de Éfeso, cidade situada na costa odidental da Ásia Menor,
atualmente pertencente á Turquia. Era [...] sede da comunidade cristã a que a Epístola aos
efésios é dirigida. Geralmente reconhecida como a primeira e a mais notável metrópole
da província romana da Ásia. Éfeso desempenhou um papel histórico no movimento do
Cristianismo desde a Palestina até Roma. Atos [dos Apóstolos] descreve Éfeso como o
ponto culminante da atividade missionária de Paulo, e foi de Éfeso que Paulo escreveu as
Epístolas aos coríntios. [...] Do período clássico ao bizantino, Éfeso exerceu hegemonia
na região jônica. Era famosa pelos seus filósofos, artistas, poetas, historiadores e retóricos.
[...]. Não admira que Paulo seja visto ensinando “todos os dias na escola de Tirano”, em
Éfeso, durante dois anos (Atos, 19:9), que João tenha, ao que se conta, escrito o Quarto
Evangelho em Éfeso, e que tenha sido o local da conversão de Justino Mártir, o primeiro
filósofo cristão. 4
À época da instalação do Cristianismo primitivo, Éfeso possuía cerca de
250 mil habitantes, constituindo-se um dos centros urbanos e comerciais que
mais rapidamente cresceram nos domínios romanos do Oriente. Segundo
Flávio Josefo, embora na cidade existisse uma expressiva comunidade judaica,
de onde saíram inúmeros cristãos convertidos, a cidade também era famosa
como centro de magia e taumaturgia. Havia inúmeros exorcitas, judeus e
gentílicos, como o famoso pagão Apolônio de Tiana. Existiam também, ali,
inúmeros templos e panteões, objeto de cultos e rituais aos deuses, sendo o
mais importante o templo consagrado à deusa Artemisa, que foi considerado
uma das sete maravilhas do mundo antigo. 4
A epístola aos efésios foi escrita entre os anos 61-63, quando Paulo estava
preso, possivelmente em Roma, e faz parte do grupo das cartas denominadas
“epístolas do cativeiro.” 4 (Ef 1:1; 3:1-13; 4:1; 6: 19-22)
A autenticidade dessa epístola é questionada. Em 1729, o teólogo inglês
Edward Evanson colocou publicamente, pela primeira vez, a questão. No século
dezenove, estudiosos alemães chegaram à mesma conclusão: a epistola
não era de Paulo. Este é o pensamento atual, mantido pela maioria dos pés
quisadores.
A autoria da carta é atribuída a Onésimo, «[...] o escravo foragido mencionado
na epístola de Paulo a Filêmon, que é depois identificado também
com o bispo de Éfeso que usava o nome Onésimo [...].» 5
2.1 - Síntese dos principais ensinos da epístola aos efésios
• A salvação pela graça
Trata-se de pensamento, existente no capítulo dois da epístola, que contraria
a salvação pela fé, defendido por Paulo na epístola aos romanos e na aos
gálatas. Este deve ter sido um dos pontos que suscitaram dúvidas nos estudiosos.
O estilo e a linguagem são também diferentes (são de natureza mais teológica).
Analisemos a seguinte ordem de idéias: “E vos vivificou, estando vós mortos
em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste
mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera
nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos
nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e
éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é
riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando
nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela
graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos
lugares celestiais, em Cristo Jesus [...]. Porque pela graça sois salvos, por meio
da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” (Ef 2: 1-6, 8)
• A unidade da fé no Cristo
“Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne
e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita
pela mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados
da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo
esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes
estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa
paz, o qual de ambos os povos fez um [...] Rogo-vos, pois, eu, o preso do
Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com
toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos
outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da
paz: há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma
só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um
só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. Mas a
graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.” (Ef 2:
11-14; 4: 1-7)
• Santidade dos costumes
“E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam
também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento,
separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela
dureza do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram
à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza. [...]Pelo que
deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos
membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a
vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes,
trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir
com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe,
mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a
ouvem.” (Ef 4:17-19, 25-29)
• A armadura de Deus
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra
as astutas ciladas do diabo [...]. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para
que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois,
firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da
justiça,e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo
o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados
do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que
é a palavra de Deus [...].” (Ef 6:10-11, 13-17)
A epístola aos efésios indica que os aprendizes do Evangelho devem procurar
levar uma vida simples e desprendida, vigiando os pensamentos e atos.
Cada criatura dá sempre notícias da própria origem espiritual. Os atos, palavras e pensamentos
constituem informações vivas da zona mental de que procedemos. Os filhos da
inquietude costumam abafar quem os ouve, em mantos escuros de aflição. Os rebentos
da tristeza espalham o nevoeiro do desânimo. Os cultivadores da irritação fulminam o
espírito da gentileza com os raios da cólera. Os portadores de interesses mesquinhos
ensombram a estrada em que transitam, estabelecendo escuro clima nas mentes alheias.
Os corações endurecidos geram nuvens de desconfiança, por onde passam. Os afeiçoados
à calúnia e à maledicência distribuem venenosos quinhões de trevas com que se
improvisam grandes males e grandes crimes.
Os cristãos, todavia, são filhos da luz. E a missão da luz é uniforme e insofismável. Beneficia
a todos sem distinção. Não formula exigências para dar. Afasta as sombras sem
alarde. Espalha alegria e revelação crescentes. Semeia renovadas esperanças. Esclarece,
ensina, ampara e irradia-se. 12
3. Epístola aos filipenses
Filipenses eram os habitantes de Filipos.
Importante [...] cidade da Macedônia oriental, na Grécia, sede da comunidade cristã
a que a Epístola de Paulo aos filipenses é dirigida. Após a batalha decisiva de 42 a .C.,
nas proximidades da cidade, o imperador Otaviano havia feito de Filipos uma colônia
romana e dado a seus cidadãos os direitos e privilégios dos que nasciam e viviam em
Roma. Segundo o relato de Atos, a igreja de Filipos começou assim: Paulo, em sua segunda
viagem missionária, deixou Ásia Menor pela Macedônia, foi a Filipos, pregou o
Evangelho; Lídia, uma mulher proeminente daquela região, e alguns outros se tornaram
cristãos. Ao que parece a igreja foi abrigada inicialmente na casa de Lídia. Apesar dos
seus começos modestos, cresceu e se tornou uma ativa comunidade cristã, desempenhando
importante papel no evangelismo, partilhando prontamente suas próprias posses
materiais, mesmo em meio a extrema pobreza, e enviando generosamente um dos seus
para ajudar Paulo em seu trabalho para auxiliá-lo quando estava na prisão. Paulo visitou
essa igreja em pelo menos três ocasiões [...]. 6
A epístola traz um apelo do apóstolo aos cristãos, pedindo-lhes «[...] que
vivam de maneira condigna do Evangelho, em unidade, harmonia e generosidade,
sem lamúrias nem queixas, mantendo sempre diante de si Jesus Cristo
como modelo supremo de toda ação moral [...].» 7
A epístola destaca as qualidades de Timóteo e Epafrodito, exemplos de
trabalhadores cristãos fiéis, prometendo enviá-los a Filipos. «[...] Adverte-os
contra evangelistas judeus ou judaizantes cujos ensinamentos e práticas são
contrários ao Evangelho [...].» 7
A autenticidade da epístola aos filipenses não é posta em dúvida. O que se
supõe é que, originalmente, existiu um conjunto de bilhetes ou três pequenas
cartas, posteriormente reunidos numa única epístola. 8
EADE - Roteiro 15 - As epístolas de Paulo (2)
A comunidade de Filipos devotava especial afeto ao apóstolo dos gentios,
cumpriram fielmente as suas orientações e o auxiliou, dentro das suas possibilidades,
quando caiu prisioneiro na Tessalônica e em Corinto. 7 Paulo lhes
escreve agradecendo o auxílio, recebido por intermédio de Epafrodito. (Fl 4,
10-20)
Filipenses faz parte do grupo das “epístolas do cativeiro”. Paulo se encontrava
prisioneiro quando a escreveu, não se sabe exatamente onde: em Roma,
em Cesaréia da Palestina ou em Éfeso. 7
A carta aos filipenses é de natureza pouco doutrinária. «[...] É uma efusão
do coração, uma troca de notícias, uma advertência contra os “maus operários”
que destroem alhures os trabalhos do Apóstolo e bem poderiam atacar
também os seus caros filipenses [...].» 8 A epístola destaca também o valor da
humildade. 8
3.1 - Síntese dos principais ensinos da epístola aos filipenses
• Exemplo de vivência do Evangelho
Os filipenses cristãos formavam uma comunidade pobre de bens materiais,
mas sinceramente devotada ao Evangelho. Os filipenses jamais esqueceram as
lições que lhes foram ensinadas por Paulo, auxiliando-o quando esteve preso
e, recebendo deste, os sentimentos de afeto e reconhecimento. Os filipenses
foram cristãos que souberam colocar em prática a vivência da caridade.
“Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo,
sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa
cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto
mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de
Jesus Cristo. Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho
em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas
minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. Porque
Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável
afeição de Jesus Cristo. E peço isto: que a vossa caridade aumente mais e mais
em ciência e em todo o conhecimento.” (Fl 1: 3-9)
• Exortação à perseverança, ao amor fraternal e à humildade
“Somente deveis portar-vos dignamente conforme o Evangelho de Cris-
to, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que
estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo
pela fé do evangelho. [...] Nada façais por contenda ou por vanglória, mas
por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. [...] De
sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha
presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a
vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto
o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem
murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos
de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual
resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no
Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”
(Fl 1: 27; 2: 3, 12-16)
• Cuidados contra os maus obreiros. Cultivo dos bens espirituais
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de
escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães,
guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! [...] Irmãos, quanto
a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendome
das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,
prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
[...] Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai
assim firmes no Senhor, amados. [...] Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra
vez digo: regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto
está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições
sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de
graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos
corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos,
tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que
é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude,
e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fl 3:1-2, 13-14; 4:1, 4-8)
A carta de Paulo aos filipenses atesta que estes representavam um exemplo
de cristão que absorveu o sentido espiritual do Evangelho: fora da caridade
não há salvação.
A caridade é, invariavelmente, sublime nas menores manifestações, todavia, inúmeras
pessoas muitas vezes procuram limitá-la, ocultando-lhe o espírito divino. Muitos aprendizes
crêem que praticá-la é apenas oferecer dádivas materiais aos necessitados de pão e
teto. Caridade, porém, representa muito mais que isso para os verdadeiros discípulos do
Evangelho. [...] Caridade essencial é intensificar o bem, sob todas as formas respeitáveis,
sem olvidarmos o imperativo de auto-sublimação para que outros se renovem para a
vida superior, compreendendo que é indispensável conjugar, no mesmo ritmo, os verbos
dar e saber.[...] Bondade e conhecimento, pão e luz, amparo e iluminação, sentimento
e consciência são arcos divinos que integram os círculos perfeitos da caridade. Não só
receber e dar, mas também ensinar e aprender. 13
4. Epístola aos colossenses
Paulo enviou três cartas às comunidades cristãs da província romana da
Ásia. Colossos foi uma delas, cidade localizada a aproximadamente duzentos
quilômetros de Éfeso.
Colossos localizava-se no oeste da Ásia Menor, ao sul do rio Meandro (atual Menderes),
6,4 km a leste de Denilzli na Turquia de hoje. Era uma cidade comercial até ser
incorporada pela vizinha Laodicéia, e abrigou a comunidade cristã a quem foi dirigida
a epístola aos colossenses. 9
Paulo teve contato com os colossenses a partir do seu trabalho missionário
em Éfeso (Atos dos Apóstolos, capítulo 19) e auxiliado por muitos companheiros,
através dos quais diversas igrejas cristãs foram erguidas na Ásia romana,
como as do Vale do Lico, da Laodicéia e de Hierápolis. As comunidades cristãs
fundadas nessas localidades dependeram do esforço de Epafras, dedicado
discípulo de Paulo, que o via como “leal ministro do Cristo.” 9
A epístola aos colossenses faz parte do grupo das “epístolas do cativeiro”.
Paulo estava na prisão (provavelmente em Roma) [...]. A epístola aos colossenses parece ter
sido escrita bastante cedo no período que Paulo estava na prisão, por volta de 60-61 a.C.
Epafras fizera uma visita a Paulo em Roma e o informara do estado das igrejas no vale do
Lico. Embora grande parte do relato fosse animador, uma característica inquietante era o
ensinamento atraente, mas falso recentemente introduzido na congregação; se não fosse
contido, subverteria o Evangelho e poria os colossenses numa servidão espiritual. 9
A dificuldade relatada por Epafras estava relacionada à idolatria e aos maus
costumes pagãos (liberalidade sexual), uma vez que as comunidades cristãs, da
região, eram basicamente constituídas de gentios convertidos.
Existem dúvidas se a carta aos colossenses é de autoria de Paulo. Alguns
estudiosos entendem que o estilo pesado e repetitivo não é o usualmente utilizado
pelo apóstolo. Há dúvidas também relacionadas a certas idéias teológicas,
principalmente as que fazem alusão ao corpo do Cristo, ao Cristo como cabeça
do corpo e à igreja universal. 8 São idéias semelhantes às divulgadas pelos
gnósticos no século II d.C. Outras idéias que são combatidas, pretensamente
por Paulo, estão relacionadas a conceitos essênicos, comuns entre os judeus
que seguiam os preceitos dos essênios (poderes celestes e cósmicos), seita
existente à época do Cristo. 10
4.1 - Síntese dos principais ensinos da epístola aos colossenses
• Exortação à espiritualidade e ao amor fraternal
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de
cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são
de cima e não nas que são da terra [...].Mortificai, pois, os vossos membros
que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a
vil concupiscência e a avareza, que é idolatria [...]. Mas, agora, despojai-vos
também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras
torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do
velho homem com os seus feitos. [...] Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus,
santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade,
mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos
uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos
perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade,
que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um cor-po,
domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em
vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos
uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor
com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras,
fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Cl 3:
1-2, 5, 8-9, 12-17)
A carta dirigida à comunidade cristã de Colossos evidencia o amor fraternal,
o espírito de cooperação que deve reger as relações interpessoais.
É impossível qualquer ação de conjunto, sem base na tolerância. Aprendamos com
o Cristo. A queixa desfigura a dignidade do trabalho, retardando-lhe a execução. Indispensável
cultivar a renúncia aos pequenos desejos que nos são peculiares, a fim de
conquistarmos a capacidade de sacrifício, que nos estruturará a sublimação em mais altos
níveis. Para que o trabalho nos eleve, precisamos elevá-lo. Para que a tarefa nos ajude,
é imprescindível nos disponhamos a ajudá-la. Recordemos que o supremo orientador
das equipes de serviço cristão é sempre Jesus. Dentro delas, a nossa oportunidade de
algo fazer constitui só por si valioso prêmio. Esqueçamo-nos, assim, de todo o mal, para
construirmos todo o bem ao nosso alcance. E, para que possamos agir nessas normas, é
imperioso suportar-nos como irmãos, aprendendo com o Senhor, que nos tem tolerado
infinitamente. 14

REFERÊNCIAS


1. BIBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo:
Paulus, 2002. Item: Introdução às epístolas de São Paulo, p. 1960.
2. ______. p. 1961.
3. ______. p. 1962.
4. DICIONÁRIO DA BÍBLIA. Vol. 1: As pessoas e os lugares. Organizado por
Bruce M. Metzger, Michael D. Coogan. Traduzido por Maria Luiza X. de
A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, Item: Colossos, p. 43.
5. ______. Item: Éfeso, p. 65.
6. ______. p. 66.
7. ______. Item: Filipos, p. 92-93.
8. ______. Item: Galácia, p. 95.
9. ______. p. 95-96.
10. ______. p. 96.
11.XAVIER, Francisco Cândido. Fonte viva. Pelo Espírito Emmanuel. 35.
ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 163 (Aprendamos com Jesus), p. 397-
398.
12. ______. Pão nosso. Pelo Espírito Emmanuel. 27.ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 155 (Contra a insensatez), p. 325-326.
13. ______. Vinha de luz. Pelo Espírito Emmanuel. 25.ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 116 (Não só), p. 263-264.
14. ______. Cap. 160 (Filhos da luz), p. 357-358.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Alma ao Socialismo



Autor: Léon Denis

Em todos os tempos, as almas sensíveis, emocionadas pelo espetáculo das prolongadas tribulações e das negras misérias da Humanidade, assim como as que por si mesmas conheceram o infortúnio ddiasos maus, hão ideado sistemas mais ou menos práticos, capazes de pôr termo aos sofrimentos dos homens. Desde que, porém, se pretendeu aplicá-los, os que o tentaram em decepções esbarraram, bem amargas. E' que se não havia levado muito em conta o papel, da Terra na grande harmonia universal, nem sabido adaptar ao grau de sua evolução as reformas, necessárias, mas, amiúde, prematuras.

As revoluções só têm feito, as mais das vezes, deslocar os abusos. Num progresso lento, contínuo e, sobretudo, na educação do povo, é que, principalmente, se encontra o "processus" mais eficiente para que neste mundo se realizem os aperfeiçoamentos entrevistos.

O Socialismo atual, também, quer estabelecer uma ordem de coisas que seja um composto de justiça e progresso. Mas, para isso, terá, antes de tudo, que se inspirar num ideal elevado, numa doutrina espiritualista, que constitua como que o cimento que ligue os seus elementos diversos, a fim de com eles formar um sistema homogêneo, uma força viva e benfazeja. Isso, entretanto, o de que sempre careceram as teorias socialistas, por demais impregnadas de materialismo.

Ora, esse ideal a Doutrina, a Revelação dos Espíritos lhes vem oferecer, mediante as provas experimentais demonstrativas da existência e da sobrevivência da alma.

O moderno espiritualismo traz ao Socialismo a revelação da vida universal e de suas leis, leis cujo conhecimento é indispensável a todos os que trabalham pelo progresso social. Não sendo mais que um dos aspectos, uma das formas da vida universal, a vida humana tem que se adaptar a esta, tomando-a no seu sentido profundo e no seu objetivo, sob pena de ver todas as obras sociais atacadas de impotência e de esterilidade, porquanto nada de durável se pode edificar fora da lei geral de evolução e de harmonia.

Para o materialista, a vida terrena, sem precedentes e sem conseqüentes, curtíssima duração empresta aos sentimentos e aos liames que unem os homens. Porém, graças aos testemunhos dos defuntos, ampliam-se ao infinito as perspectivas. O nosso destino se desdobra, através dos tempos, numa sucessão de existências inumeráveis, cada uma das quais é um meio de educação, de ascensão gradativa, de evolução do ser, no sentido do bom, do perfeito.

Desde logo, pois, a vida adquire maior valor e o destino toma uma amplitude que escapa a toda e qualquer mensuração. A solidariedade e a fraternidade, que constituem os princípios essenciais

do Socialismo, já não ligam somente os homens no presente, mas em todas as fases de sua imensa evolução. A fraternidade se torna uma das leis da vida universal, resultando daí ficarem as instituições, as obras humanas, fecundadas e como que iluminadas.

Vem depois o conhecimento do que somos, da nossa dupla natureza, perecível uma, a outra imortal, e, conseguintemente, a solução dos problemas até aqui insolúveis, da vida, do livre arbítrio e da responsabilidade, a conseqüência dos atos a recair sobre seus autores, a demonstração da justiça e o aperfeiçoamento de todos, pelo trabalho, pelo estudo, pela utilização das forças morais inatas no homem.

Tais são os dados capitais desse ensino, dessa revelação, ao mesmo tempo científica, experimental e filosófica, que não pode ser abafada, desnaturada, falsificada, porque tem por intérpretes os milhões de vozes que se elevam 'fie todos os pontos do Globo e que, fazendo umas a contraprova do que dizem as outras, nos informam das condições da vida futura e das suas leis.

Esse ensino penetra em todos os domínios do pensamento, toma pouco a pouco o lugar do dogmatismo dos séculos passados, das formas materiais, apoiado exclusivamente na consciência e na razão. E, unicamente a partir do dia em que o houver adotado, é que o Socialismo se achará em condições de trabalhar eficazmente na educação do povo, na reforma do ser humano, a fim de reprimir as paixões e o egoísmo, os ódios de classes, até hoje o maior obstáculo à realização de seus objetivos.

Adotando esta dilatada doutrina espiritualista é que o Socialismo alcançará o seu máximo de irradiação, toda a sua potencialidade regeneradora e logrará implantar na Terra um estado de coisas conforme a suprema lei de progresso e de justiça. Conservar-se-á estéril, enquanto ao programa das reformas materiais não juntar as forças do Espírito.

E' preciso dar uma alma ao Socialismo!

Cada vez mais acerba e ardorosa se faz à luta pela vida, por motivo de que, em vez de restringirem as necessidades materiais, o que seria o remédio melhor, os homens as multiplicam à porfia. Todos os dias se criam necessidades fictícias, imaginárias, que mais pesado tornam o jugo da matéria, do mesmo passo que são desprezadas as necessidades espirituais, os tesouros da inteligência e do coração, para cuja aquisição viemos especialmente a este mundo. Daí resulta que, para a maioria dos homens, perdido ficou o objetivo da existência, cumprindo-lhes recomeçá-la em condições mais penosas, mais dolorosas.

Ignorante da conseqüência de seus atos, que sobre ela recaem, e das leis do destino, a Humanidade prepara dias sombrios para o seu amanhã, dias que perdurarão até que a luz do Alto e a Revelação dos Espíritos lhe venham, enfim, clarear o caminho.

O papel do Espiritismo na educação social tem que se patentear, porque constitui uma inovação, necessária do ponto de vista filosófico, e se torna assim correlativo com os trabalhos dos sábios, orientados para o estudo das ondas que formam parte integrante dos feixes da vida universal.

Filosofia e Ciência têm que chegar, paralelamente, num sentido abstrato e concreto, aos mesmos resultados: dilatação do pensamento humano e extra-humano, do ponto de vista filosófico, por efeito de uma visão científica, precisa, clara e racional.

Diante desses vastos domínios da vida universal, em face da meta sublime que a alma colima através de suas peregrinações, que significação têm as vãs distinções de castas e os preconceitos da riqueza?

A noção das responsabilidades pode preservar de muitas quedas e atenuar muitos ódios. Uma vaga de igualdade aproxima todas as situações. Compreender-se-á que a injustiça da sorte é apenas aparente, que as provações têm sua razão de ser para a reparação das faltas do passado e a conquista de melhor futuro.

Então, a malevolência, a inveja e o egoísmo poderão ceder lugar ao altruísmo, e a fraternidade deixará de ser uma palavra carente de sentido, por isso que perceberemos quão intimamente estamos ligados uns aos outros, em a nossa eterna ascensão.

E o mal? perguntarão.

O mal não é senão o estado de inferioridade dos seres e dos mundos. Enfraquece com a evolução geral e acaba por desaparecer. Na sua fadigosa subida para o bem, para a luz, o próprio ser constrói sua consciência, sua personalidade, e na sua mesma elevação encontra a alegria e a recompensa.

Extraído de "Reformador" de 1/4/1925

Chico responde questões sociais e políticos."...segundo as instruções que recebemos dos benfeitores espirituais, a nossa melhor atitude é a da prece, em favor dos líderes das nações"...

  • Estimaríamos colher a sua opinião a respeito dos últimos conflitos que colocaram em perigo a Paz Mundial…
Chico Xavier:
- Atentos aos nossos deveres de ordem doutrinária, já que o Espiritismo é a religião de Jesus, endereçada ao burilamento e confraternização dos homens, não seria cabível viéssemos a analisar os conflitos atuais do mundo, sob o ponto de vista político. Essa tarefa, na opinião de Emmanuel, o dedicado orientador espiritual que nos dirige as atividades, compete aos mentores encarnados da vida internacional.
Todos nós, os religiosos de todos os climas, nos reconhecemos atualmente defrontados por crises de insatisfação em quase todos os domínios da Humanidade, e, por isso mesmo, segundo as instruções que recebemos dos benfeitores espirituais, a nossa melhor atitude é a da prece, em favor dos líderes das nações, rogando a Deus os ilumine e guie, a fim de que todos eles se unam, no respeito às leis que o progresso já nos confiou, evitando nova grande guerra, cujos efeitos calamitosos, não conseguimos prever, nem calcular.
(Do livro No Mundo de Chico Xavier, editado pelo Instituto de Difusão Espírita, de Araras, SP)


  • A Doutrina Espírita é acusada de, ao se preocupar somente com a vida no além, ajudar a manter o sistema político vigente, por não se preocupar com o progresso material e político do homem na Terra. O que acha?
Chico Xavier:
- É muito interessante isso, mas não desejamos abusar, desprestigiar, desprimorar mesmo a figura de Jesus Cristo. É importante considerar que Jesus cogitou muito da melhora da criatura em si.
Auxiliou cada companheiro no caminho a ter mais fé, a amar os seus semelhantes, ensinou os companheiros a se entre-ajudarem, de modo que nós vimos Jesus sempre preocupado com o homem, com a alma.
Não nos consta que ele tivesse aberto qualquer processo de subversão com o Império Romano, nem mesmo contra a Palestina ocupada.
Então, o espírita não é propriamente uma pessoa conformada do ponto de vista negativo. Conformismo em Doutrina Espírita tem o sinônimo de paciência operosa. Paciência que trabalha sempre para melhorar as situações e cooperar com aqueles que recebem a responsabilidade da administração de nossos interesses públicos.
Em nada nos adiantaria dilapidar o trabalho de um homem público, quando nosso dever é prestigiá-lo e respeitá-lo tanto quanto possível e também colaborar com ele para que a missão dele seja cumprida. Porque é sempre mais fácil subverter as situações e estabelecer críticas violentas ou não em torno de pessoas.
Nós precisamos é da construtividade.
Não que estejamos batendo palmas para esse ou aquele, mas porque devemos reverenciar o princípio da autoridade, porque sem disciplina não sei se pode haver trabalho, progresso, felicidade, paz ou alegria para alguém. Veja a natureza: se o sol começasse a pedir privilégios e se a Terra exigisse determinadas vantagens, o que seria de nós com a luz e o pão de cada dia?
(Transcrito do livro Chico Xavier – Mandato de Amor, editado pela União Espírita Mineira)
  • De vez em quando aparece alguém que, em virtude de algum problema social mais grave – a violência, por exemplo, – pede a pena de morte. O senhor concorda?
Chico Xavier:
- A pena deveria ser de educação. A pessoa deveria ser condenada mas é a ler livros, a se educar, a se internar em colégios ainda que seja, vamos dizer, por ordem policial.
Mas que as nossas casas punitivas, hoje chamadas de casas de reeducação, sejam escolas de trabalho e instrução.
Isto porque toda criatura está sentenciada à morte pelas leis de Deus, porque a morte tem o seu curso natural.
Por isso, acho que a pena de morte é desumana, porque ao invés de estabelecê-la devíamos coletivamente criar organismos que incentivassem a cultura, a responsabilidade de viver, o amor ao trabalho. O problema da periculosidade da criatura, quando ela é exagerada, esse problema deve ser corrigido com educação e isso há de se dar no futuro.
Porque nós não podemos corrigir um crime com outro, um crime individual com um crime coletivo.
(Transcrito do livro Chico Xavier – Mandato de Amor, editado pela União Espírita Mineira)
  • Chico, estamos diante de uma onda crescente de violência em todo o mundo. A que os espíritos atribuem essa ocorrência? Gostaria que você se detivesse também no problema dessa corrida da população às armas, para a defesa pessoal. Como você vê tudo isso?
Chico Xavier:
- Temos debatido esse problema com diversos amigos, inclusive com nossos benfeitores espirituais e eles são unânimes em afirmar que a solidão gera o egocentrismo e esse egocentrismo exagerado reclama um espírito de autodefesa muito avançado em que as criaturas, às vezes, se perdem em verdadeiras alucinações.
Então a violência é uma conseqüência do desamor que temos vivido em nossos tempos, conforto talvez excessivo que a era tecnológica nos proporciona. A criatura vai se apaixonando por facilidades materiais e se esquece de que nós precisamos de amor, paciência, compreensão e carinho. A ausência desses valores espirituais vai criando essa agressividade exagerada no relacionamento entre as pessoas ou entre muitas das pessoas no nosso tempo.
De modo que precisaríamos mesmo de uma campanha de evangelização, de retorno ao Cristianismo em sua feição mais simples para que venhamos a compreender que não podemos pedir assistência espiritual a um trator de esteira, não podemos pedir socorro a determinados engenhos que hoje nos servem como recursos de pesquisas em pleno firmamento, nós precisamos desses valores de uns para com os outros.
Quando nos voltarmos para o sentimento, para o coração, acreditamos que tanto a violência, como a corrida às armas para defesa pessoal decrescerão ao ponto mínimo e vamos extinguindo isso, pouco a pouco, à medida que crescemos em manifestações de amor, reciprocamente.
(Transcrito no livro de sua autoria “Lições de Sabedoria – Chico Xavier)
  • Suas palavras de solidariedade sempre giram em torno da missão que cada ser humano tem. Qual é a sua missão?
Chico Xavier:
- Um capim tem uma missão, alimentar o boi. Minha missão é como a do capim ou de qualquer outra plantinha sem nome que exista por aí. Precisamos viver honradamente e fazer tudo o que pudermos para ajudar o próximo a superar suas dificuldades.
(publicado na revista Contigo/Superstar, São Paulo, SP, n. 443, 19/3/1984, transcrita no ANUÁRIO ESPÍRITA 1985)
  • Chico, como é que você vê a onda de violência que aumenta a cada dia?
Chico Xavier:
- A violência é qual se fosse a nossa agressividade exagerada trazida ao nosso consciente, quando estamos em carência de amor. Ela lava, por isso, o desamor coletivo da atualidade.
Se doarmos mais um tanto, se repartirmos um tanto mais, se houver um entendimento maior, estaremos contribuindo para a diminuição desta onda crescente de agressividade.
À medida que a riqueza material aumenta, o conforto e a aquisição de bens também cresce, com isso retornaremos à autodefesa exagerada, isolando-nos das criaturas humanas. A vacina é o amor de uns pelos outros, programa que Jesus nos deixou há dois mil anos.
Numa entrevista coletiva perante as câmeras da Rede Globo, comandada por Augusto César        Vanucci, em julho de 1980.
(Consta do livro “Lições de Sabedoria – Chico Xavier)
  • Qual o melhor antídoto contra a falta de confiança em nós mesmos?
Chico Xavier:
- Os amigos da Vida Maior nos ensinam que na prática da humildade, na prestação de serviços aos nossos irmãos da Humanidade, adquiriremos esse antídoto contra a falta de confiança em nós próprios, de vez que aprenderemos, na humildade, que o bem verdadeiro, de que possamos ser intérprete, em favor de nossos semelhantes, procede de Deus e não de nós.
(Em entrevista  publicada no jornal “O Espírita Mineiro”, de Belo Horizonte, MG, fevereiro/abril de 1977).

  • Na sua opinião, para onde caminha a Humanidade? Haverá responsabilidade de, em breve, atingirmos um grau de igualdade e fraternidade entre os homens?
Chico Xavier:
- Creio que mesmo que isto nos custe muitos sofrimentos coletivos, nós chegaremos até a confraternização mundial.
As circunstâncias da vida na Terra nos induzirão a isso e nos conduzirão para essa vitória de solidariedade humana.
Não é para outra coisa que o Cristianismo, nas suas diversas interpretações, dentro das quais está a nossa faixa de doutrina espírita militante, terá nascido, não é? Eu creio que acima de nossas governanças, todas elas veneráveis, temos o Governo de poderes maiores que nos inspira e que, naturalmente, nos enviará recursos para que essa vitória da fraternidade universal se verifique.
(Transcrito do livro Chico Xavier – Mandato de Amor, editado pela União Espírita Mineira )


domingo, 23 de junho de 2013

Chico Xavier responde sobre questões sociai."...O desespero é uma doença. E um povo desesperado, lesado por dificuldades enormes, pode enlouquecer, como qualquer indivíduo. ..."

QUESTÕES SOCIAIS
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O povo está muito nervoso. Se você for passando na rua e alguém lhe jogar uma pedra dizendo "é aquele ali", o povo lincha. Em síntese, todos estão sofrendo muito. Como o senhor acha que ficará o país?

O desespero é uma doença. E um povo desesperado, lesado por dificuldades enormes, pode enlouquecer, como qualquer indivíduo. Ele pode perder seu próprio discernimento. Isso é lamentável, mas pode-se dizer que tudo decorre da ausência de educação, principalmente de formação religiosa.

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O clima no Brasil é de desesperança. Nós somos lesados num lugar e desistimos de brigar, "porque todo mundo está roubando mesmo". Ou então, nos mergulhamos na letargia e justificamos: "A minha vida está boa, porque arrumar confusão para ajudar os outros?" Eu pergunto: como se pode conciliar o
espírito cristão de solidariedade com o pacifismo que Cristo pregou, mandando oferecer a outra face?


Eu dou assistência a todos os companheiros de periferia que sofrem grandes dificuldades. Sei que Uberaba
é muito rica, mas nunca fui à casa de ninguém pedir nada. Levo o que tenho, ou aquilo que me colocam nas mãos.
Então, conversando com irmãos em penúria, procuro amenizar a revolta deles e não aumentá-las. Se a criança
está doente e eu posso dar remédio que não dependa de uma autoridade médica, faço o possível. Se o indigente morre
e seus parentes não querem que vá para uma sala de anatomia, providencio o enterro. Agora, se os governantes
tivessem amor e espírito de compreensão
por seus governados, tudo seria modificado. Mas isso teria de começar de cima. Alguém me perguntou:
"Chico, a assistência é serviço do governo. Por que você dá assistência?" Respondi: "Dou assistência
como a pessoa que vê a casa do vizinho incendiada e, até que o corpo de bombeiros apareça, a casa já se foi. Então,
pelo menos um balde d´água eu tenho que carregar, não é?"

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Hoje está difícil falar em Pátria do Evangelho diante de tantos problemas que o Brasil enfrenta, a corrupção,
a imoralidade. É difícil falar em esperança...


O nosso Humberto de Campos escreveu o livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho"
baseado em livros e arquivos do Mundo Espiritual. Mas ele disse que é preciso compreender
que o dono disso tudo, da Pátria do Evangelho, morreu crucificado. Nós não devemos pensar
que a Pátria do Evangelho é uma vantagem para nós. É trabalho. E numa hora de guerra vamos
sofrer muito. Nós deixamos de ser um país essencialmente agrícola, como se dizia antigamente. Hoje somos o
terceiro país do mundo em fabricação de armas.

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Como resolver essa situação de inflação, esse clima onde todos acreditam que o Brasil esteja
no caos?


O problema só vai ser resolvido quando a nação for administrada por homens respeitáveis. O Brasil está sem líder.

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E como os espíritas podem ajudar o Brasil?

Fazendo esforço para cumprir os nossos deveres e deixarmos um exemplo de honestidade.

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Nós falamos que o Brasil é o terceiro país em fabricação de armas. E os armamentos a nível
mundial? A possibilidade de uma guerra é remota?


Não é remota, não. Os armamentos continuam sendo fabricados.
O Gorbachev disse ao presidente dos Estados Unidos, nessa Conferência de Genebra, que
"se nós autorizarmos e incentivarmos uma guerra à base de mísseis, não vai haver vencedores".

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O Sr. não acha que lutar pela implantação definitiva da justiça social entre todos os homens
, pugnar, intransigentemente, em defesa dos direitos humanos em todos os quadrantes da
Terra não seria muito mais importante do que a simples dádiva de esmolas, que muitas vezes
não passam de migalhas que caem das mesas fartas dos comensais da vida?


Estimaria mais se você dissesse, com o seu nobre discernimento: "trabalhar pela implantação definitiva
da justiça social entre todos os homens", porque o verbo lutar, em muitos casos, significaria agitar ou
"conflitar". Creio que todos os cristãos sinceros, estejam vinculados à interpretação espírita do evangelho 

de Jesusou não, permanecem construindo em paz o reinado da justiça no mundo, sem a precipitação dos que
se inclinam para transformaçõesviolentas e sem a inércia dos apáticos. Relativamente à chamada "esmola", não
vejo na migalha de recursos materiais que se dá ou que se recebe um gesto tedioso de quem
usufrui mesa farta, e, sim, um elo de simpatia e de amor entre as criaturas que se propõem a
encontrar um processo de ligação espiritual entre si, preparando-se instintivamente para mais alta
compreensão da fraternidade. Sem qualquer idéia de esnobar esse ou aquele lance
autobiográfico, peço permissão para dizer a você que, quando fiquei órfão de mãe, aos cinco janeiros
de idade, à distância de meu pai enquanto permaneceu viúvo, aprendi a agradecer às pessoas de coração
generoso que me davam um pão ou um prato de alimento, no transcurso do dia, porque, quantos me
prestaram esse benefício se fizeram para mim benfeitores que me livraram da tentação do furto e, assim
como me sentia feliz em receber essas dádivas para a minha própria sobrevivência, creio que as pessoas
que me amparavam também se sentiam satisfeitas com a minha alegria. Reconheço que virá um tempo em
que a assistência social velará por nós todos; mas até que isso aconteça, em plano maior
(e admito que semelhante realização deverá vir para nós e por nós sem conflitos sangrentos), até que isso aconteça,
repitamos, você aprovaria alguém que vê os seus irmãos em penúria,
sem se mover, de modo algum, para auxiliá-los, pelo menos, em pequenina parcela de apoio?
Será justo que eu deixe o meu vizinho desfalecendo em necessidade, sem dividir com ele os centavos
que posso administrar, a pretexto de aguardar o tempo em que me seria permitido administrar aquilo
que não pertence, esquecendo-me de que posso e devo repartir a parcela de recursos que a
Divina Providência me emprestou para meu usufruto?

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Atualmente vemos no Brasil problemas sociais muito graves: milhões de crianças desabrigadas, passando fome;
pessoas que moram em favelas, mocambos e lugarejos da pior espécie. Há também, uma distribuição de renda muito falha,
enfim, estamos vivendo dias de completa escuridão para o nosso povo. Como o Sr. se explica à opinião pública diante do
livro que o Sr. psicografou, livro este intitulado "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho"?


O fundador do Evangelho foi crucificado. Eu acredito que diante desta verdade, o Brasil não pode ter privilégios.
Então, devemos esperar acontecimentos muito sérios...
Agora, o problema no Brasil, pessoalmente, opinião minha, o que deveria ser faceado pela comunidade brasileira
como um dos problemas mais sérios é o problema do trabalho. O amor ao trabalho e a fidelidade ao cumprimento
do dever. Se nós todos trabalharmos, se carpirmos a terra, se construirmos, se lidarmos com a pedra, com o barro,
com a sementeira, com os fios; se tecermos; se todos nós nos unirmos para criar valores em nosso benefício,
a pobreza deixará de existir.
Mas, enquanto alguns trabalharem e muitos outros não quiserem trabalhar, o problema não será resolvido.
Este problema não é de fortuna. Todos somos ricos... Todos nós nascemos, pelo menos nos casos normais,
com um corpo, que pode trabalhar, que pode servir, que pode ser manejado para o bem; esta é a verdadeira riqueza.
Um homem pode possuir milhões, mas, se está atacado pelo câncer, por exemplo, ele sente que a riqueza dele é o corpo...

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Fontes:
Questões 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, da Revista Espírita "Informação" - n 141.
Questão 8, da Revista Espírita "Informação" - n 115.
Link da Página: http://www.grupoandreluiz.org.br/chico_ler_perguntas.php?id=16
(Publicado em 09/01/2007)

Chico responde sobre o Brasil

BRASIL (I)

Emmanuel/Francisco Cândido Xavier

 
Pergunta: Com relação à situação do Brasil, em termos gerais, em que a Espiritualidade Maior pode instruir-nos a respeito?
 
Resposta: Estamos, hoje, em meio a uma crise moral de grandes proporções, o que de modo geral ampliaria os problemas cotidianos de uma nação qualquer, assim como se faz conosco. A conscientização de nossa condição de co-responsáveis por tudo que se passa ao nosso redor é o que deve prevalecer. Passamos por um momento de revisão de conceitos morais e éticos e, nesse momento, o esforço de cada membro da nossa sociedade deve estar orientado no sentido de melhor cumprir os deveres e obrigações de cidadão, com muita disciplina, vontade de melhora geral, trabalho e muita, mas muita, oração. O pensamento cristão deve prevalecer sempre.
 
BRASIL (II)

Emmanuel/Francisco Cândido Xavier

 
Pergunta: Se os Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário fossem dirigidos por pessoas espíritas e evoluídas, teríamos um país melhor?
 
Resposta: Não se trata de somente termos dirigentes espíritas, se tivéssemos dirigentes mais evoluídos certamente já teríamos hoje um país melhor. Entretanto, não se pode esquecer que uma nação não é formada apenas de dirigentes, existe em número maior o povo. E nosso povo, como um todo, precisa realmente buscar sua evolução moral e intelectual a fim de construir uma nação mais fraterna e cristã por excelência.
 
BRASIL (III)

Emmanuel/Francisco Cândido Xavier

 
Pergunta: O Brasil continua sendo o “Coração do mundo e Pátria do Evangelho?” E atualmente, no Brasil, existe algum espírito superior que possa levar o país ao desenvolvimento global?
 
Resposta: Essa denominação foi dada ao Brasil por Jesus e não lhe será tirada. Espíritos de escol têm reencarnado em todas as partes, no seio de todos os povos, para o progresso geral.
                   O Brasil não está desprovido dessas almas. Cabe a cada um de nós o aperfeiçoamento íntimo, que é a obrigação primeira de todo espírito encarnado e, juntos, fazendo de nossos corações e lares recantos de paz, terão um país de grandes realizações.
 

Da Obra “Plantão De Respostas “ – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier.

Promotor Do Evento: Pinga Fogo (Ii)
Digitado Por: Lúcia Aydir.