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sábado, 23 de março de 2013

Evolução do Corpo Espiritual-

III - EVOLUÇÃO  DO  CORPO  ESPIRITUAL
André Luiz

PRIMÓRDIOS DA VIDA - Procurando fixar idéias seguras acerca do corpo espiritual, será preciso remontarmos, de algum modo, aos primórdios da vida na Terra, quando mal cessavam as convulsões telúricas, pelas quais os Ministros Angélicos da Sabedoria Divina, com a supervisão do Cristo de Deus, lançaram os fundamentos da vida no corpo ciclópico do Planeta.
A matéria elementar, de que o elétron é um dos corpúsculos-base (4), na faixa de experiência evolutiva sob nossa análise, acumulada sobre si mesma, ao sopro criador da Eterna Inteligência, dera nascimento à província terrestre, no Estado Solar a que pertencemos, cujos fenômenos de formação original não conseguimos por agora abordar em sua mais íntima estrutura.
A imensa fornalha atômica estava habilitada a receber as sementes da vida e, sob o impulso dos Gênios Construtores, que operavam no orbe nascituro, vemos o seio da Terra recoberto de mares mornos, invadido por gigantesca massa viscosa a espraiar-se no colo da paisagem primitiva.
Dessa geléia cósmica, verte o princípio inteligente, em suas primeiras manifestações...
Trabalhadas, no transcurso de milênios, pelos operários espirituais que lhes magnetizam os valores, permutando-os entre si, sob a ação do calor interno e do frio exterior, as mônadas celestes exprimem-se no mundo através da rede filamentosa do protoplasma de que se derivaria a exist6encia organizada no Globo constituído.
Séculos de atividade silenciosa perpassam, sucessivos...

NASCIMENTO DO REINO VEGETAL - Aparecem os vírus e, com eles, surge o campo primacial da existência, formado por nucleoproteínas e globulinas, oferecendo clima adequado aos princípios inteligentes ou mônadas fundamentais, que se destacam da substância viva, por centros microscópicos de força positiva, estimulando a divisão cariocinética.
Evidenciam-se, desde então, as bactérias rudimentares, cujas espécies se perderam nos alicerces profundos da evolução, lavrando os minerais na construção do solo, dividindo-se por raças e grupos numerosos, plasmando pela reprodução assexuada, as células primevas, que se responsabilizariam pelas eclosões do reino vegetal em seu início.
Milênios e milênios chegam e passam...

FORMAÇÃO DAS ALGAS - Sustentado pelos recursos da vida que na bactéria e na célula se constituem do líquido protoplásmico, o princípio inteligente nutre-se agora na clorofila, que revela um átomo de magnésio em cada molécula, precedendo as constituição do sangue de que se alimentará no reino animal.
O tempo age sem pressa, em vagarosa movimentação no berço da Humanidade, e aparecem as algas nadadoras, quase invisíveis, com as suas caudas flexuosas, circulando no corpo das águas, vestidas em membranas celulósicas, e mantendo-se à custa de resíduos minerais, dotados de extrema motilidade e sensibilidade, como formas monocelulares em que a mônada já evoluída se ergue a estágio superior.
Todavia, são plantas ainda e que até hoje persistem na Terra, como filtros de evolução primária dos princípios inteligentes em constante expansão, mas plantas superevolvidas nos domínios da sensação e do instinto embrionário, guardando o magnésio da clorofila como atestado da espécie.
Sucedendo-as, por ordem, emergem as algas verdes de feição pluricelular, com novo núcleo a salientar-se, inaugurando a reprodução sexuada e estabelecendo vigorosos embates nos quais a morte comparece, na esfera da luta, provocando metamorfoses contínuas, que perdurarão, no decurso das eras, em dinamismo profundo, mantendo a edificação das formas do porvir.

DOS ANTRÓPODOS AOS DROMATÉRIOS E ANFITÉRIOS - Mais tarde, assinalamos o ingresso da mônada, a que nos referimos, nos domínios dos artrópodos, de axosqueleto quitinoso, cujo sangue diferenciado acusa um átomo de cobre em sua estrutura molecular, para, em seguida, surpreendê-la, guindada à condição de crisálida da consciência, no reino dos animais superiores, em cujo sangue - condensação das forças que alimentam o veículo da inteligência no império da alma - detêm a hemoglobina por pigmento básico, demonstrando o parentesco inalienável das individuações do espírito, nas mutações da forma que atende ao progresso incessante da Criação Divina.
Das cristalizações atômicas e dos minerais, dos vírus e do protoplasma. Das bactérias e das amebas, das algas e dos vegetais do período pré-câmbrico aos fetos e às licopodiáceas, aos trilobites e cistídeos, aos cefalópodes, foraminíferos e radiolários dos terrenos silurianos, o princípio espiritual atingiu os espongiários e celenterados da era paleozóica, esboçando a estrutura esquelética.
Avançando pelos equinodermos e crustáceos, entre os quais ensaiou, durante milênios, os sistema vascular e o sistema nervoso, caminhou na direção dos ganóides e teleósteos, arquegossauros e labirintodontes para culminar nos grandes lacertinos e nas aves estranhas, descendentes dos pterossáurios, no jurássico superior, chegando à época supracretácea para entrar na classe dos primeiros mamíferos, procedentes dos répteis teromorfos.
Viajando sempre, adquire entre os dromatérios e anfitérios os rudimentos das reações psicológicas superiores, incorporando as conquistas do instinto e da inteligência.

FAIXAS INAUGURAIS DA RAZÃO - Estagiando nos marsupiais e cetáceos do eoceno médio, nos rinocerotídeos, cervídeos, antilopídeos, eqüídeos, canídeos, proboscídeos e antropóides inferiores do mioceno e exteriorizando-se nos mamíferos mais nobres do plioceno, incorpora aquisições de importância entre os megatérios e mamutes, precursores da fauna atual da Terra, e, alcançando os pitecantropóides da era quaternária, que antecederam as embrionárias civilizações paleolíticas, a mônada vertida do Plano espiritual sobre o Plano Físico (5) atravessou os mais rudes crivos da adaptação e seleção, assimilando os valores múltiplos da organização, da reprodução, da memória, do instinto, da sensibilidade, da percepção e da preservação própria, penetrando, assim, pelas vias da inteligência mais completa e laboriosamente adquirida, nas faixas inaugurais da razão.

ELOS DESCONHECIDOS DA EVOLUÇÃO - Compreende-se, porém, que o princípio divino aportou na Terra, emanando da Esfera Espiritual, trazendo em seu mecanismo o arquétipo a que se destina, qual a bolota de carvalho encerrando em si a árvore veneranda que será de futuro, não podemos circunscrever-lhe a experiência ao plano físico simplesmente considerado, porquanto através do nascimento e morte da forma, sofre constantes modificações nos dois planos em que se manifesta, razão pela qual variados elos da evolução fogem à pesquisa dos naturalistas, por representarem estágios da consciência fragmentária fora do campo carnal propriamente dito, nas regiões extrafísicas, em que essa mesma inconsciência incompleta prossegue elaborando o seu veículo sutil, então classificado como protoforma humana, correspondente ao grau evolutivo em que se encontra.

EVOLUÇÃO NO TEMPO - É assim que dos organismos monocelulares aos organismos complexos, em que a inteligência disciplina as células, colocando-as a seu serviço, o ser viaja no rumo da elevada destinação que lhe foi traçada do Plano Superior, tecendo com os fios da experiência a túnica da própria exteriorização, segundo o molde mental que traz consigo, dentro das leis de ação, reação e renovação em que mecaniza as próprias aquisições, desde o estímulo nervoso à defensiva imunológica, construindo o centro coronário, no próprio cérebro, através da reflexão automática de sensações e impressões, em milhões e milhões de anos, pelo qual, com o Auxílio das Potências Sublimes, que lhe orientam a marcha, configura os demais centros energéticos do mundo íntimo, fixando-os na tessitura da própria alma.
Contudo, para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser, automatizado em seus impulsos, na romagem para o reino angélico, despendeu para chegar aos primórdios da época quaternária, em que a civilização elementar do silex denuncia algum primor de técnica, nada menos que um bilhão e meio de anos. Isso é perfeitamente verificável na desintegração natural de certos elementos radioativos na massa geológica do Globo. E entendendo-se que a Civilização aludida floresceu há mais ou menos duzentos mil anos, preparando o homem, com a bênção do Cristo, para a responsabilidade, somos induzidos a reconhecer o caráter recente dos conhecimentos psicológicos, destinados a automatizar na constituição fisiopsicossomática do espírito humano as aquisições morais que lhe habilitarão a consciência terrestre a mais amplo degrau de ascensão à Consciência Cósmica.(6)


4- Na Esfera Espiritual, em que estagiamos, o elétron é também partícula atômica dissociável.  - Nota de André Luiz

5- As expressões "Plano Físico" e "Plano Extrafísico", largamente usadas nestas páginas, foram utilizadas por nós, à falta de termos mais preciosos que designem as esferas de evolução para os Espíritos encarnados e desencarnados, pertencentes ao "habitat" planetário. - Nota de André Luiz.

6- as presentes estimativas e apontamentos do Plano Espiritual, apesar das compreensíveis divergências humanas, coincidem exatamente com observações e ilações de vários estudiosos encarnados. – (nota de André Luiz)


Livro “Evolução em Dois mundos”
Psicografia: Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.
Autor Espiritual: André Luiz.

Aprendendo com o livro dos Espírios questão 83

 
“Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer.”
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Comentários de Miramez:
 
O Espírito que respondeu a Allan Kardec sobre o assunto, limitou-se a dizer ao codificador: "Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim". E acrescentou mais adiante: "É tudo o que podemos, por agora, dizer". É certo que, em geral, os homens têm ansiedade pela vida. Se ela terminasse no túmulo, e com isso o Espírito tivesse fim, seria fator de desestímulo para todos os homens da Terra e dos outros planetas habitados para os quais a evolução e o progresso não existiriam. Porém, a bondade de Deus é tamanha que Ele nos fez à Sua semelhança, palavra divina que ilumina, consola e se transforma em felicidade para todas as criaturas. Se somos semelhantes ao Criador, somos eternos, e o tempo para nós, como Espíritos, servir-nos-á para a renovação interior: quanto mais velhos, mais novos...

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 82

 
 
Recorremos sempre a imagens para melhor sermos entendidos, mesmo que sejam as mais simples. Vejamos a massa de trigo para o preparo do pão, no processo de fermentação! Assim é a matéria quintessenciada nas mãos do Criador. Antes, era um todo, depois, o próprio tempo a separou em individualidades que Deus achou conveniente, qual a massa que se transmuta em pães: individualizada, porém, carregando a mesma essência de vida e da vida maior. A massa fermentada destacada em pedaços vai ao forno quente, no sentido de tomar uma feição de alimento saudável. Assim é o Espírito individualizado: vai ao calor das bênçãos do Pai Celestial para que a razão se expanda no tempo e no espaço, garantindo a sua personalidade, que caminha para novas conquistas, conscientizando-se de tudo e sentindo a necessidade de libertação, conquistando a si mesmo e assistindo no palco da consciência ao desabrochar dos valores inerentes a sua própria vida.

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 81

 
 
Estamos todos interligados ao Criador, por processos que desconhecemos, mas que são reais. Bebemos a vida n'Ele, e se nos alimentarmos em Seu amor magnânimo e santo, na verdadeira acepção da palavra, não existirá formação espontânea em nada. Em tudo encontramos as marcas das mãos da Divindade, que deixa o selo da perfeição. Tudo que Ele fez está perfeito; a ignorância é que nos faz ver erro onde não existe. Estamos todos em processo de despertamento espiritual, e aí é que encontramos a desarmonia, sem que ela exista realmente. Se Deus nos criou à Sua Semelhança, no que devemos crer, estamos de posse de muitas qualidades, que aparecerão com o tempo, que fará desabrochar os nossos talentos pelas bênçãos do próprio Criador. Somos Seus filhos, e já que moramos no mesmo lar, somos herdeiros diretos do Seu amor. Compete a nós outros sabermos usar esses dons espirituais, como sementes que devemos semear, de sorte que devemos saciar a fome com os seus frutos.

Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I - Roteiro 5-Módulo 2 "Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos

CRISTIANISMO E ESPIRITISMO
MÓDULO II - O CRISTIANISMO
• E, Chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os Espíritos imundos,
para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os
nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André,
seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé
e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o zelote, e Judas
Iscariotes, aquele que o traiu. Mateus, 10:1-4
• Jesus enviou esses doze com estas recomendações: Não ireis pelo caminho
das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide, antes, às ovelhas
perdidas da casa de Israel; e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios;
de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em
vossos cintos; nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias,
nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade
ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno e hospedai-vos
aí até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; e, se a casa
for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a
vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo
daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no
Dia do Juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para
aquela cidade. Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede
prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. Mateus, 10:5-16
OS APÓSTOLOS DE JESUS. A MISSÃO
DOS DOZE APÓSTOLOSEstudo Aprofundado da Doutrina Espírita
1. O colégio apostolar
No cumprimento de sua missão, Jesus contou com a colaboração dos
apóstolos e de outros discípulos. Apóstolo é uma palavra derivada do grego
que significa enviado. Discípulo é um vocábulo de origem latina que significa
aluno. Jesus escolheu doze apóstolos e os enviou a diversos lugares para pregarem
a Boa Nova (Evangelho). Contou também com o apoio direto de cerca
de setenta discípulos.
Jesus chamou a equipe dos apóstolos que lhe asseguraram cobertura à obra redentora,
não para incensar-se e nem para encerrá-los em torre de marfim, mas para erguê-los à
condição de amigos fiéis, capazes de abençoar, confortar, instruir e servir ao povo que,
em todas as latitudes da Terra, lhe constitui a amorosa família do coração. 32
A missão de Jesus, propriamente dita, começa com a organização do seu
colégio apostolar. O evangelho de Mateus relata: “E Jesus, andando junto ao
mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais
lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após
mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes,
seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de
Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando
as redes; e chamou-os.
Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.” (Mateus,
4:18-22)
Lucas nos esclarece que Levi ofereceu-lhe, após o convite, então uma
SUBSÍDIOS
MÓDULO II
Roteiro 5
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
grande festa em sua casa, e com eles estava à mesa numerosa multidão de publicanos
e outras pessoas. (Lucas, 5:29)
O evangelista Marcos informa que, terminada a refeição, Jesus faz um
debate sobre o jejum; alerta sobre a inconveniência de colocar remendo novo
em roupa velha, ou vinho novo em odres velhos; explica que o sábado foi feito
para o homem, e não o homem para o sábado, e cura um homem de mão atrofiada.
Diante desses fatos, uma grande multidão passa a segui-lo, chamando-o
filho de Deus. Marcos nos fala também que, depois, Jesus “subiu à montanha, e
chamou a si os que ele queria, e eles foram até ele. E constituiu Doze para que
ficassem com ele, para enviá-los a pregar, e terem autoridade para expulsar os
demônios [Espíritos maléficos]. Ele constitui, pois, os Doze, e impôs a Simão o
nome de Pedro; a Tiago, o filho de Zebedeu, e a João, o irmão de Tiago, impôs o
nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão; depois André, Filipe, Bartolomeu,
Tiago, o filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o zelota, e Judas Iscariotes, aquele que
o traiu.” (Marcos, 2:18-27; e 3, 1-19)
2. A missão dos apóstolos
De conformidade com a narrativa de Mateus, as recomendações iniciais
do Messias definem a ação que os discípulos deveriam executar.
— Amados – entrou Jesus a dizer-lhes, com mansidão extrema –, não tomareis o caminho
largo por onde anda tanta gente, levada pelos interesses fáceis e inferiores; buscareis
a estrada escabrosa e estreita dos sacrifícios pelo bem de todos. Também não penetrareis
nos centros das discussões estéreis, à moda dos samaritanos, nos das contendas que nada
aproveitam às edificações do verdadeiro reino nos corações com sincero esforço. Ide antes
em busca das ovelhas perdidas da casa de nosso Pai que se encontram em aflição e voluntariamente
desterradas de seu divino amor. Reuni convosco todos os que se encontram de
coração angustiado e dizei-lhes, de minha parte, que é chegado o reino de Deus.
Trabalhai em curar os enfermos. Limpai os leprosos, ressuscitai os que estão mortos nas
sombras do crime ou das desilusões ingratas do mundo, esclarecei todos os espíritos que
se encontram em trevas, dando de graça o que de graça vos é concedido.
Não exibais ouro ou prata em vossas vestimentas porque o reino dos céus reserva os
mais belos tesouros aos simples. Não ajunteis o supérfluo em alforjes [...] porque digno
é o operário do seu sustento. Em qualquer cidade ou aldeia onde entrardes, buscai saber
quem deseja aí os bens do céu [...]. Quando penetrardes em uma casa, saudai-a com amor.
[...] Se ninguém vos receber, nem desejar ouvir as vossas instruções, retirai-vos [...], sem
conservardes nenhum rancor e sem vos contaminardes da alheia iniquidade [...].
Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos, recomendando-vos a simplicidade das
pombas e a prudência do coração. Acautelai-vos, pois, dos homens, nossos irmãos, por118
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
que sereis entregues aos seus tribunais e sereis açoitados nos seus templos suntuosos,
de onde está exilada a idéia de Deus.[...] Mas, nos dias dolorosos da humilhação, não
vos dê cuidado como haveis de falar, porque minha palavra estará convosco e sereis
inspirados, quanto ao que houverdes de dizer. Porque não somos nós que falamos; o
espírito amoroso de Nosso Pai é que fala em todos nós. 27
3. Dados biográficos dos apóstolos
André - Mencionado em Mateus, 4:18; 10:2; Marcos, 3:18; Lucas, 6:14;
João, 1:40; Atos dos Apóstolos, 1:13. Irmão de Pedro.
Como Pedro ou Simão Barjona era filho de Jona, também seria André, a menos que
ocorra uma das hipóteses: parente ou irmão por parte de mãe. Investigações de filiação
materna carecem de apoio, pois nem sempre textos bíblicos retiram a mulher da penumbra,
conservando anônimas a sogra de Pedro, a mãe dos filhos de Zebedeu, a mãe
dos Macabeus etc. Pescador; integrante do grupo inicialmente convocado, isto é, um
dos primeiros, entre os doze. 9
Em geral, aceita-se que André era irmão de Pedro. Não existem dúvidas
a respeito.
A sua atitude, durante toda a vida de Jesus, foi de ouvir o Mestre, observar os seus atos,
estudar os seus preceitos, seguindo-O sempre por toda parte. A não ser certa vez que
saiu com outro companheiro para pregar a Boa Nova ao mundo, segundo ordem que o
Mestre deu aos doze, nenhuma outra ação aparece de André, enquanto Jesus se achava
na Terra. 21
Poucas são as referências sobre André nas escrituras. Ele se destaca, porém,
por ser um dos primeiros a fazer parte do colégio apostolar.
Embora menos proeminente que seu irmão (Pedro), André está presente ao milagre
da multiplicação dos pães de Jesus e à fala apocalíptica do Monte das Oliveiras. [...] De
acordo com a tradição medieval tardia, André foi martirizado pela crucificação numa
cruz em forma de xis, que mais tarde aparece na bandeira da Grã-Bretanha representando
a Escócia, de que André é o padroeiro. 6
Celebrado pela tradição ortodoxa grega como Protocletos (o primeiro a
ser chamado) dentre os doze [João,1:40], André cujo nome significa varonil,
nasceu em Betsaida Julias, às margens do Mar da Galiléia.2 Antes de seguir
o Mestre, era discípulo de João Batista. «Aparentemente André ocupava-se
mais dos assuntos da alma do que propriamente de suas pescarias, tanto que
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolosEstudo Aprofundado da Doutrina Espírita
abandonou suas redes para seguir os passos de João Batista.» 3 Segundo o historiador
Eusébio (História Eclesiástica III), André teria desenvolvido extenso
apostolado na Palestina, Ásia Menor, Macedônia, Grécia e regiões próximas
do Cáucaso. As antigas narrativas indicam que, supostamente, se encontram
em Patras, cidade grega, os restos mortais do apóstolo, guardados numa igreja
ortodoxa grega. 3
Bartolomeu - Mencionado em Mateus, 10:3; Marcos, 3:18; Lucas, 6:14;
Atos dos Apóstolos, 1:13. É possível que Bartolomeu tenha nascido na cidade
de Caná da Galiléia. 21, 27
«Se Bartolomeu quer dizer filho de Ptolomeu (Bar-Ptolomeu), temos pelo
menos presumível filiação [...]. Não se comprova nitidamente que o apóstolo
se chamasse Natanael Bartolomeu. O nome de Natanael aparece em João sem
indicações (1:45 a 51) e como “discípulo”, originário de “Caná da Galiléia”
(21:2)10.» A origem familiar de Bartolomeu permanece, entretanto, obscura.
Alguns escritores cristãos primitivos informam que o apóstolo seria descendente
da família Naftali, embora outros autores, como São Jerônimo, acreditem que
ele seja descendente dos Talmai, rei de Gesur. (2, Salomão, 3:3)
Como a maior parte dos discípulos, Bartolomeu parece ter sido um homem profundamente
sintonizado com as expectativas messiânicas de sua época. O notável testemunho
de Jesus a seu respeito (João, 1:47) deixa transparecer o perfil de alguém que serviu a Lei
e aos profetas não apenas para orientar suas esperanças na gloria de Israel, mas também
para desenvolver em seu íntimo uma espiritualidade frutífera, determinada pelas diretrizes
da sabedoria divina, sobre o qual comenta o apóstolo Tiago. 1 (Tiago, 3:7)
O seguinte relato de João, que Filipe teria falado sobre Jesus a Bartolomeu
(ou Natanael), apresentando-o, posteriormente, ao Mestre: Temos achado
aquele, de quem escreveu Moisés na Lei, e de quem falaram os Profetas, Jesus
de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair coisa
que seja boa? Respondeu Filipe: Vem e vê. Jesus vendo aproximar-se Natanael,
disse: Antes de Filipe chamar-te, eu vi, quando estavas debaixo da figueira.
Replicou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel.
Disse-lhe Jesus: Por eu te ver debaixo da figueira, crês? Maiores coisas do que
esta verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o Céu
aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Natanael,
após esse encontro com o Mestre, O seguia, tornando-se um dos seus
discípulos. 22
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
Há indicações de que o apóstolo teria «pregado o Evangelho na Arábia,
na Pérsia (atual Iraque), na Etiópia e depois na Índia, donde regressou para
Liacônia, passando depois a outros países.» 21 Conta-se que, ao desenvolver o
trabalho apostolar na Armênia, junto do Mar Negro, teria sido esfolado vivo,
antes de morrer.
Filipe - Aparece rapidamente nos Evangelhos, não nos deixando muitas
informações sobre ele. As referências evangélicas sobre o apóstolo são as seguintes:
Mateus, 10:3; Marcos, 3:18; Lucas, 6:14; João, 1:40; Atos dos Apóstolos,
1:13. É citado também nos Atos dos Apóstolos, 21:1-9, quando Paulo e Lucas o
encontram na cidade de Cesaréia, juntamente com as suas quatro filhas, todas
possuidoras da mediunidade de profecia.
Nasceu em Betsaida, Galiléia. Era pescador. «Depois do desencarne do
Mestre ficou em Jerusalém até a dispersão dos Apóstolos, indo, segundo a tradição,
pregar o Evangelho na Frígia, recanto da Ásia Menor, ao sul de Bitinia.
Foi Filipe que apresentou a Jesus Natanael (Bartolomeu), um homem ilustre
e de caráter lapidado que residia na Galiléia.» 22 Parece que evangelizou na
Ituréia, reunindo-se a André, no mar Negro, sendo morto, já muito idoso, na
Frigia, em Hierápolis.
Há uma lenda que vincula o apóstolo Filipe à França. Alguns escritores
cristãos do passado falam da presença de Filipe na Gália (antigo nome da
França). Um deles é Isidoro, Bispo de Sevilha, que, entre os anos 600 e 636
d.C., escreveu, em seu livro De Ortu et Orbitu Patrum, cap. 73:
Filipe, de Betsaida, de onde também provinha Pedro, apregoou Cristo nas Gálias e nas
nações vizinhas, trazendo seus bárbaros, que estavam em trevas, à luz do entendimento
e ao porto da fé. Mais tarde, foi apedrejado, crucificado e morto em Hierápolis, uma
cidade da Frígia, onde foi sepultado de cabeça para baixo, ao lado de suas filhas. 5
Filipe era muito ligado aos apóstolos Bartolomeu, João, Pedro e Tiago
Maior (os três últimos apóstolos formavam uma espécie de estado-maior do
colégio apostolar).
É importante não confundir Filipe, um dos doze apóstolos, com Filipe, o
evangelista, companheiro de Paulo de Tarso.
Este [...] não compunha o rol dos doze discípulos, entra em cena num momento em
que a Igreja de Jerusalém se debate com a delicada questão da discriminação sofrida
por judeus-cristãos, de língua grega e provenientes da Diáspora, também conhecidos
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
como helenistas. [...] Diante da possibilidade de uma divisão sem precedentes, os doze
[apóstolos] sugeriram à congregação local a escolha de sete varões cheios de Espírito
Santo e de sabedoria, que pudessem solucionar aquela questão de cunho administrativo,
enquanto eles próprios se dedicariam ao ensino e a pregação da Palavra. 4
Dessa forma, Filipe, assim como Estevão e mais cinco judeus da Dispersão
(Diáspora) ficaram responsáveis pelas tarefas administrativas da congregação
(Atos dos Apóstolos, 6:5; 8:5-40 e 21:8-9).
Os [...] necessitados que procuravam valer-se da obra assistencial dos discípulos [...]. O
serviço de cada dia consistia não só nas pregações evangélicas mas também na distribuição
de sopa e alimentos aos pobres, dentre os quais dedicavam especial atenção às
viúvas desamparadas. 19
O apóstolo Filipe deve também ser distinguido de Filipe, o Tetrarca.
(Lucas, 3:1)
João ou João Evangelista - São referências evangélicas sobre o apóstolo:
Mateus, 4:21, 10:3; Marcos, 3:17; Lucas, 6:14; Atos dos Apóstolos, 1:13. Era filho
de Zebedeu e irmão de Tiago, o maior. Sua mãe, Salomé, é citada duas vezes,
uma em Marcos(15:40 e 16:1), outra em Mateus (20:20 e 27:56).
Alguns estudiosos suspeitam que Salomé tenha sido irmã de Maria Santíssima
(João,19:25). Dessa forma, Jesus seria primo dos filhos de Zebedeu,
explicando, em parte, a fraterna intimidade fraterna existente entre eles. Nasceu
em Betsaida, na Galiléia. É autor do quarto Evangelho, de três cartas destinadas
aos cristãos e do livro Apocalipse. O seu Evangelho difere dos outros três,
chamados sinópticos ou semelhantes, porque a narrativa de João enfoca mais o
aspecto espiritual da mensagem de Jesus. João considera-se o discípulo amado
(João, 13:23; 20:2 e 26; 21:7 e 20), afirmação admissível, se generalizada.
Era muito jovem à época do Mestre, e, na crucificação, foi designado por
Jesus para tomar conta de Maria. João viveu o final de sua existência em Éfeso,
onde teria escrito o seu evangelho e as suas epístolas. Durante o governo do
imperador romano Domiciano, foi exilado na ilha de Patmos, escrevendo aí o
Apocalipse. Morreu idoso, tomando conta da igreja que ali existia, possivelmente
no ano 100 da Era Cristã. João e seu irmão Tiago Maior foram chamados por
Jesus de Boanerges (filhos do trovão). Integrava o núcleo inicialmente convocado
por Jesus, participando destacadamente, junto a Tiago maior e a Pedro,
do principal grupo do colégio apostolar. 11, 26
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
Judas Iscariote ou Iscariotes - Referências evangélicas sobre o apóstolo:
Mateus, 10:4; Marcos, 3:19; Lucas, 6:16; João, 12:4; Atos dos Apóstolos, 1:16.
Originário de Kerioth (ou Carioth), localidade da Judéia, era filho de Simão
Iscariote (João, 13:2). Era comerciante de pequeno negócio, em Cafarnaum.
Segundo as tradições, este apóstolo foi designado para cuidar do dinheiro comum
(espécie de tesoureiro) do colégio apostolar, «[...] cujos escassos recursos
se destinavam a esmolas. Transportava o saco alongado (bolsa), que habitualmente
israelitas atavam à cinta, para recolher pecúnia.» 12 (João, 12:6; 13:29)
Judas deixou-se conduzir pela [...] embriaguês de seus sonhos ilusórios. Entregaria o
Mestre aos homens do poder, em troca de sua nomeação oficial para dirigir a atividade
dos companheiros. Teria autoridade e privilégios políticos. Satisfaria às suas ambições,
aparentemente justas, com o fim de organizar a vitória cristã no seio de seu povo. Depois
de atingir o alto cargo com que contava, libertaria Jesus e lhe dirigiria os dons espirituais,
de modo a utilizá-los para a conversão de seus amigos e protetores prestigiosos.
O Mestre, a seu ver, era demasiadamente humilde e generoso para vencer sozinho, por
entre a maldade e a violência. 28
Judas representa o tipo de pessoa preocupada com a vida material.
Não obstante amoroso, Judas era, muita vez, estouvado e inquieto. Apaixonara-se
pelos ideais do Messias, e, embora esposasse os novos princípios, em muitas ocasiões
surpreendia-se em choque contra ele. Sentia-se dono da Boa Nova e, pelo desvairado
apego a Jesus, quase sempre lhe tomava a dianteira nas deliberações importantes. Foi
assim que organizou a primeira bolsa de fundos da comunhão apostólica e, obediente
aos mesmos impulsos, julgou servir à grande causa que abraçara, aceitando perigosa
cilada que redundou na prisão do Mestre. 31
Ao presenciar o sofrimento de Jesus, durante a prisão e posterior crucificação,
o apóstolo entendeu, tardiamente, o seu lamentável equívoco. «De longe,
Judas contemplou todas as cenas angustiosas e humilhantes do Calvário. Atroz
remorso lhe pungia a consciência dilacerada. Lágrimas ardentes lhe rolavam
dos olhos tristes e amortecidos. Malgrados à vaidade que o perdera, ele amava
imensamente o Messias.» 29
Desse momento em diante é que Judas começou a entender o caráter essencialmente
espiritual da missão de Jesus. E sinceramente arrependido, confessa publicamente o
seu crime. Mas era tarde. O Mestre já estava nas mãos de seus algozes, os quais eram
inflexíveis. O suicídio de Judas (acontecido em seguida à condenação de Jesus) lhe custou
séculos de sofrimentos nas zonas inferiores no mundo espiritual, porque tentou corrigir
um erro com outro erro. Todavia, ajudado espiritualmente por Jesus e seus companhei-
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
ros de apostolado, depois de inúmeras reencarnações na Terra, dedicadas ao trabalho
de fazer triunfar o Evangelho, Judas conseguiu reabilitar-se; e hoje está irmanado com
Jesus em sua tarefa esplendorosa. 18 (Mateus, 27:1-10)
Entregue a profundo remorso, Judas Iscariotes suicida quando percebe
que a crucificação de Jesus seria irreversível. «Matias foi o substituto de Judas
Iscariote no apostolado. Nada sabemos nos primeiros tempos sobre Matias,
senão que ele foi um dos setenta e dois discípulos que o Senhor enviou, dois a
dois, adiante de si a todas as cidades e lugares que pretendia visitar.» 25
Judas Tadeu ou Tadeu - Referências evangélicas sobre o apóstolo:
Mateus,10:3; Marcos, 3:18; João, 14:22; Lucas, 6:16; Atos dos Apóstolos, 1:13.
É um dos doze citados nominalmente por Mateus e Marcos. Há indicações
de que ele seria «[...] também filho de Alfeu e de Cleofas (parenta de Maria
Santíssima), sendo, portanto, irmão de Levi (Mateus) e de Tiago Menor. A
família Alfeu eram nazarenos e amavam Jesus desde a infância, sendo muitas
vezes chamados de os irmãos do Senhor.» 26
Judas é identificado pela tradição antiga como o autor da epístola de Judas, que foi escrita
a uma igreja ou grupo de igrejas desconhecido para combater o perigo representado por
certos mestres carismáticos que estavam pregando e praticando libertinagem moral. O
autor procura denunciar esses mestres como pessoas ímpias cuja condenação foi profetizada,
e insta seus leitores a preservar o evangelho apostólico vivendo segundo as suas
exigências morais. 7
Contam as tradições que trabalhou na Mesopotâmia e na Pérsia.
Mateus ou Levi - Referências evangélicas sobre o apóstolo: Mateus, 10:3;
Marcos, 2:14; Lucas, 5:27 e 6:15; Atos dos Apóstolos, 1:13. Era filho de Alfeu e
de Cleofas, tendo como irmãos Tiago menor. Nasceu na Galiléia e era publicano
(cobrador de impostos). «Os publicanos, conquanto gente de representação
oficial, eram malvistos pelo povo, pois julgavam que extorquiam dinheiro dos
contribuintes. Por isso se enriqueciam.» 20
A escolha de Mateus, por Jesus, para compor o colégio apostolar provocou
murmurações. Denominavam-se publicanos, no império dos Césares, os empresários
de rendas públicas, membros da poderosa ordem dos cavaleiros (ordo
equester); dominada pelos romanos a Palestina, também nesta se intitularam
publicanos os cobradores de impostos, destinados ao patrimônio do invasor.
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
Era um símbolo de vassalagem, inconciliável com a noção de povo eleito. Em
linguagem atual, colaboracionismo com o vencedor. 13, 26
Escreveu o primeiro evangelho, no qual dá ênfase aos aspectos humano e
genealógico de Jesus. Pregou no norte da África, depois da morte do Mestre,
prosseguindo até a Etiópia, onde foi morto.
Pedro, Simão, Simão Pedro ou Cefas - Referências evangélicas sobre
o apóstolo: Mateus, 4:18 e 10:2; Marcos, 1:16 e 3:16; Lucas, 6:14 e 9:20; João,
1:40; Atos dos Apóstolos, 1:13.
Pescador em Cafarnaum, na Galiléia, era irmão do apóstolo André. (Mateus,
4:18; Lucas, 6:14; João, 1:40). Pedro, nome dado por Jesus, (Mateus, 4:18;
10:2) ou Cefas, são cognomes do apóstolo, palavras que significam pedra, em
grego e hebraico, respectivamente. João (1:40-42) chama-o de Simão Pedro.
É também conhecido como Simão Bar-Jonas, que significa Simão, filho de
Jonas (Mateus, 16:18). Em suas epístolas apenas se auto-intitula apóstolo ou
servo. Pedro, Tiago e João Evangelista faziam parte do círculo íntimo de Jesus,
participando dos mais importantes atos do Mestre. 14, 27
Pedro é muito lembrado pelo episódio, anunciado por Jesus, de que ele
o negaria por três vezes.
A negação de Pedro sempre constitui assunto de palpitante interesse nas comunidades do
Cristianismo. Enquadrar-se a queda moral do generoso amigo do Mestre num plano de
fatalidade? Por que se negaria Simão a cooperar com o Senhor em minutos tão difíceis?
Útil, nesse particular, é o exame de sua invigilância. O fracasso do amoroso pescador reside
aí dentro, na desatenção para com as advertências recebidas. Grande número de discípulos
modernos participam das mesmas negações, em razão de continuarem desatendendo.
Informa o Evangelho que, naquela hora de trabalhos supremos, Simão Pedro seguia o
Mestre “de longe”, ficou no “pátio do sumo-sacerdote”, e “assentou-se entre os criados”
deste, para “ver o fim”.
Leitura cuidadosa do texto esclarece-nos o entendimento e reconhecemos que, ainda
hoje, muitos amigos do Evangelho prosseguem caindo em suas aspirações e esperanças,
por acompanharem o Cristo a distância, receosos de perderem gratificações imediatistas;
quando chamados a testemunho importante, demoram-se nas vizinhanças da arena de
lutas redentoras, entre os servos das convenções utilitaristas, assentando binóculos de
exame, a fim de observarem como será o fim dos serviços alheios. 30
A dolorosa experiência de Pedro não se resume às perseguições que sofreu,
ou nas lutas que enfrentou na divulgação do Evangelho. Está, antes, relacionada
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
ao fato de ter negado Jesus. A tradição evangélica nos informa que, replicando
ao Mestre, Pedro lhe diz que seria capaz de dar a própria vida por ele. Ouvindo
essa afirmativa, observa o Cristo: — «Pedro, a tua inquietação se faz credora de
novos ensinamentos. A experiência te ensinará melhores conclusões, porque,
em verdade, te afirmo que esta noite o galo não cantará sem que me tenhas
negado por três vezes.» 26 (Mateus, 26: 69-75)
A teologia católica afirma ser Pedro o fundador da Igreja Cristã de Roma,
considerando-o o primeiro Papa. Simbolicamente pode-se admitir tal fato, porque,
em termos históricos, Pedro não a poderia ter fundado. Depois da morte
de Jesus, despontou como líder dos doze Apóstolos, aparecendo, praticamente,
em todas as narrativas evangélicas. Exerceu autoridade na recém-nascida
comunidade cristã, tendo apoiado a iniciativa de Paulo de Tarso de incluir os
não-judeus na fé cristã.
Foi morto em Roma, crucificado de cabeça para baixo, no ano de 64 d.C.,
durante a perseguição feita por Nero aos cristãos. A forma de crucificação do
apóstolo foi, segundo a tradição, escolhida por ele mesmo, que não se julgava
digno de morrer como Jesus morreu. Supõe-se que o seu túmulo se encontra
sob a catedral de São Pedro, no Vaticano.
Tiago Maior - Referências evangélicas sobre o apóstolo: Mateus, 4:21 e
10:3; Marcos, 3:17; Lucas, 6:17; Atos dos Apóstolos, 1:13. Pescador, nascido
em Betsaida (Galiléia), irmão de João, o Evangelista, filho de Zebedeu, fazia
parte do círculo mais íntimo de Jesus. 27 Existem suposições, fundamentadas
nos textos de Lucas, 6:16 e dos Atos dos Apóstolos, 1:13, de que Tiago Maior
seja, também irmão de Judas Tadeu, por parte de mãe. 16
Quatro pessoas no Novo testamento têm o nome Tiago (grego Iakobos), que é uma de
duas formas gregas do nome hebraico Jacó (a outra sendo a simples transliteração Iakob).
Como Jacó era um ancestral referenciado em Israel, Tiago foi um nome comum entre
os judeus no período romano.Tiago, filho de Zebedeu, era um pescador galileu na área
de Cafarnaum no mar da Galiléia, um sócio (juntamente com seu irmão João) de Simão
Pedro. Estava trabalhando no negócio encabeçado por seu pai quando foi chamado por
Jesus para ser seu discípulo. Tiago e João formaram, ao lado de Pedro, o núcleo mais
estreito de três entre os Doze apóstolos: eles testemunharam a ressureição da filha de
Jairo, estiveram presentes à transfiguração e observaram (e em parte dormiram enquanto
ela ocorria) a agonia de Jesus em Getsemâni.
Ao que parece, Tiago e João expressavam-se explosivamente, ou esperavam que Deus
lançasse um súbito julgamento sobre os inimigos de Jesus, porque foram apelidados
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
Boanerges (sons de trovões) [...]. Fora dos Evangelhos sinóticos, Tiago, filho de Zebedeu,
aparece somente em Atos. Estava presente na sala superior com o grupo que esperava
Pentecostes. A única outra referência a ele no Novo Testamento é a notícia enigmática
de que Herodes (Agripa I) o havia matado. Ele foi, assim, o segundo mártir registrado
da igreja (depois de Estevão) e o primeiro do grupo apostólico a morrer (com exceção
de Judas Iscariotes, que havia sido substituído como apóstolo). 8
Os demais tiagos citados no Novo Testamento são: Tiago, filho de Alfeu ou
Tiago Menor, apóstolo de Jesus; Tiago, pai do apóstolo Judas Tadeu, e um outro
Tiago, chamado irmão de Jesus,8 citado por Mateus, 13:55 e Marcos, 6:3.
Tiago Menor - Referências evangélicas sobre o apóstolo: Mateus, 10:3;
Lucas, 6:15; Marcos, 3:18; Atos dos Apóstolos, 1:13. Era filho de Alfeu e de
Cleofas (parenta de Maria Santíssima), sendo, portanto, irmão de Levi (Mateus).
Quase nada se sabe sobre Tiago Menor, do ponto de vista das Escrituras,
além do simples registro do seu nome no rol dos apóstolos e do fato de ser
filho de Alfeu e Maria e ser irmão de um certo José. (Mateus, 10:3 e Marcos,
15:40)
Simão, o zelote - Referências evangélicas sobre o apóstolo: Mateus, 10:9;
Marcos, 3:18; Lucas, 6:15 e Atos dos Apóstolos, 1:13. Era chamado assim porque
pertencia à seita dos zelotes, zelosos, ou zeladores, seita ultranacionalista
e não-religiosa, a qual lutava para a libertação de Israel do jugo romano. Vivia
da profissão de pescador. 27
O apóstolo «[...] era Galileu, parece que nascido em Caná [daí ser chamado
também de Simão, o Cananeu], onde Jesus, nas bodas transformou a água em
vinho. [...] O historiador grego Nicéforo diz que ele percorreu o Egito, a Cirenaica
e a África; que anunciou a Boa Nova na Mauritânia e em toda a Líbia, e
depois nas ilhas Britânicas fez muitos milagres.» 24
Tomé ou Dídimo - Referências evangélicas sobre o apóstolo: Mateus, 10:3;
Marcos, 3:18; Lucas, 6:15; Atos dos Apóstolos, 1:13. Era chamado Dídimo, o
Gêmeo, embora não haja qualquer registro de que tenha tido um irmão gêmeo.
Descendente de antigo pescador de Dalmanuta, não seguiu, no entanto, essa
profissão. 26
«Ficou famoso por duvidar da ressuscitação de Jesus, afirmando que só
vendo, acreditaria. Jesus, então, apareceu-lhe, oito dias depois, mostrando-lhe
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
as cicatrizes dos pés e das mãos, e a chaga do lado. Julga-se que Tomé foi pregar,
após a dispersão, o Evangelho aos persas, hindus e árabes [...]». 23 Acompanhou
Jesus durante os três anos de sua prédica, mostrando-se-lhe muito afeiçoado. 17

Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
1. DE BARROS, Aramis C. Doze homens e uma missão. 1.ed. Curitiba: Editora
Luz e Vida, 1999. (Bartolomeu), p. 43
2. ______. (Tomé), p. 119.
3. ______. (André), p. 120.
4. ______. (Filipe), p. 136.
5. ______. p. 150.
6. DICIONÁRIO DA BÍBLIA.VOL. 1. As pessoas e os lugares. Organizado por
Bruce M. Metzger e Michael Coogan. Tradução de Maria Luiza X. de A.
Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002, p. 14.
7. ______. p. 173.
8. ______. p. 319.
9. MACEDO, Roberto. Vocabulário histórico geográfico dos romances de Emmanuel.
3.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005, (André), p. 42.
10. ______. (Bartolomeu), p. 43.
11. ______. (João), p. 44-46.
12. ______. (Judas Iscariote), p. 46.
13. ______. (Mateus), p. 47.
14. ______. (Pedro), p. 48-49.
15. ______. (Tadeu), p. 52.
16. ______. (Tiago Menor), p. 53-54.
17. ______. (Tomé), p. 54-55.
18. RIGONATTI, Eliseu. O evangelho dos humildes. 15. ed. São Paulo: Editora
Pensamento, 2003. Cap. 27 (O suicídio de Judas), p. 249.
19. ______. O evangelho da mediunidade. 7. ed. São Paulo Editora Pensamento,
2000. Cap. 6, (A instituição dos diáconos), p. 47.
20. SCHUTEL, Cairbar. Vida e atos dos apóstolos. 6. ed. Matão [SP]: O Clarim,
1976, Item: Mateus, p. 233.
21. ______. Item: André e Bartolomeu, p. 234.
22. ______. Item: Filipe e Tomé, p. 236.
23. ______. p. 237.
24. ______. Item: Simão-Judas e Matias, p. 238.
25. ______. p. 240-241.
26. XAVIER, Francisco Cândido. Boa nova. Pelo Espírito Humberto de Cam-
REFERÊNCIAS
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
129
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 5 - Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos
pos. 33. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 5 (Os Discípulos), p. 38-39.
27. ______. p. 39-41.
28. ______. Cap. 24 (A ilusão do discípulo), p.162.
29. ______. p. 163.
30. ______. Caminho, verdade e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 26. ed. Rio de
Janeiro: FEB, 2006. Cap. 89 (O fracasso de Pedro), p. 193-194.
31. ______. Luz acima. Pelo Espírito Irmão X. 9. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004.
Cap. 44 (Do aprendizado de Judas), p. 187.
32. XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Estude e viva. Pelos Espíritos
André Luiz e Emmanuel. 12. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 39
(Espíritas, meditemos - mensagem de Emmanuel), p.223-2

sexta-feira, 22 de março de 2013

ANTE A LIÇÃO DO SENHOR." ... Recebamos o dom das horas, como quem sabe que o tempo é o mais valioso empréstimo do Senhor à nossa estrada e, convertendo os minutos em ação construtiva e salutar, faremos a descoberta de nosso próprio mundo íntimo, em cuja maravilhosa extensão, a paz e o trabalho são os favores mais altos da vida..."


 
    Emmanuel
         Louvando os “pobres de espírito”, Jesus não exaltava a ignorância, a insuficiência, a boçalidade e a incultura.
         Encarecia a benção da simplicidade, que nos permite encontrar os mais preciosos tesouros da vida.
         Abençoava a humildade, que nos conduz à fonte da paz.
         Salientava a sobriedade que nos garante o equilíbrio.
         Destacava a paciência que nos dilata a oportunidade de aprender e servir.
         Se procuras o Mestre do Evangelho, não admitas que a tua fé se transforme em combustível ao fogo da ambição menos eficiente.
         Vale-te da lição de Jesus, à maneira do lavrador vigilante que sabe selecionar as melhores sementes a fim de enriquecer a colheita próxima ou à maneira do viajor que guarda consigo a lâmpada acesa para a vitória sobre as trevas.
Muita gente se alinha nos santuários da Boa Nova, procurando em Cristo um escravo suscetível de ser engajado a serviço de seus escusos desejos, buscando na proteção do céu, favorável clima à infeliz materialização de seus próprios caprichos, enquanto milhões de aprendizes da Divina Revelação se aglomeram nos templos do Mestre em torneios verbalísticos nos quais entronizam a vaidade que lhes é própria, tentando posições de evidência nos conflitos e tricas da palavra, em que apenas efetuam a mal versão das riquezas do espírito.
         Se a Doutrina Redentora do Bem Eterno é o caminho que te reclama a sublime aquisição da Vida Superior, simplifica a própria existência.
         Evitemos complicações e exigências que nada realizam em torno de nós senão amargura, desencanto e inutilidade.
         Recebamos o dom das horas, como quem sabe que o tempo é o mais valioso empréstimo do Senhor à nossa estrada e, convertendo os minutos em ação construtiva e salutar, faremos a descoberta de nosso próprio mundo íntimo, em cuja maravilhosa extensão, a paz e o trabalho são os favores mais altos da vida.
         Contentemo-nos em estruturar com bondade e beleza o instante que passa, cedendo-lhe o melhor de nós mesmos, a favor dos que nos cercam, e descerraremos o novo horizonte, em que a plenitude da simplicidade com Jesus nos fará contemplar, infinitamente, a eterna e divina alegria.  
  
Livro: Construção Do Amor   Autor: Francisco C. Xavier  -  Emmanuel
 

A Transformação do Instinto

Há diferença entre instinto e inteligência, e estas duas condições humanas entrecruzam-
se tão sutilmente que se tornam imperceptíveis. Elas interagem, inviabilizando ao homem distinguir,
em muitas ocasiões, quando uma termina e dá lugar à outra.
Segundo O Livro dos Espíritos, questão 73, “(...) o instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência
sem raciocínio. Por ele é que os seres provêem às suas necessidades”.
Através do instinto os seres orgânicos realizam atos espontâneos e voluntários, visando à sua conservação,
não havendo nesses atos instintivos reflexão, combinação nem premeditação.
Obedecendo cegamente a este impulso, as plantas procuram o ar, voltam-se para a luz em busca
de energia que as vitalizem, direcionam suas raízes para a água e para a terra que as nutrem. Também a flor abre e fecha, conforme lhe for necessário.
As plantas trepadeiras se enroscam em torno do que lhes pode oferecer segurança e apoio. E, no reino animal, os animais têm o aviso do perigo que os ronda; procuram o melhor clima de acordo com a estação que estão vivendo; eles constroem, sem ter a mínima orientação, abrigos, moradias, com mais ou menos arte, de acordo com suas espécies; cuidam com zelo (sem ter noção do que seja isto) de seus filhotes, dando demonstração, para muitas pessoas, de que eles amam suas crias, enquanto há animais, os ferozes, por exemplo, que comem seus próprios filhos, bastando a fome lhes surgir. Os animais manejam com destreza as suas garras, que lhes propiciam defesa contra os outros animais; aproxima-se o macho da fêmea e unem-se sexualmente sem que tivessem tido a menor diretriz sobre como se processaria o cruzamento.
Os filhotes se instalam para mamar, sem que a mãe os oriente.
Vejamos o homem. Sua vida inicial é toda instintiva, passando o instinto a dominá-lo. A criança toma o
alimento do seio materno; faz os primeiros movimentos sem aprendizagem específica; grita avisando
que deseja algo ou que não está se sentindo bem; tenta falar e andar. Já crescido, o homem também continua a realizar movimentos instintivos, principalmente quando alguma coisa externa ameaça a sua integridade física, o mesmo acontecendo na hora de equilibrar o corpo. A oxigenação a que se submete pela
respiração, o abrir da boca quando sente sono são atos, movimentos instintivos.
Quando age inteligentemente, o homem revela atos voluntários, frutos de reflexão, premeditação e sujeitos
a combinações, tudo de conformidade com os momentos circunstanciais.
Este patrimônio é exclusivamente da alma.
Todo ato instintivo é maquinal; já o que denota reflexão, combinação, deliberação é inteligente, pois o
ato inteligente é livre, enquanto o instintivo, automático.
O instinto é sempre guia seguro, dificilmente falha ou se engana.
Já a inteligência, por ser livre, muitas vezes se equivoca, levando o homem ao arrependimento, ao
remorso, à dor.
Agindo por instinto, o homem está sempre revelando que é um ser inteligente, pois que se encontra apto
a prever o que lhe pode acontecer.
O instinto não poderia promanar da matéria, porque se assim fosse teríamos que admitir inteligência
na matéria, o que não existe.
Ainda mais teríamos de admitir que a matéria seria mais inteligente e previdente do que a alma, pelo
fato de o instinto não se enganar, enquanto a inteligência vez por outra se equivoca.
Não é raro a manifestação ao mesmo tempo do instinto e da inteligência.
Quando nós caminhamos, por exemplo, o mover as pernas é ato instintivo; colocamos um
pé à frente do outro, sem cogitarmos nisso. Agora, quando queremos acelerar o passo, levantar o pé
para nos livrarmos de um obstáculo, agimos inteligentemente, ou seja, aí empregamos cálculo e combinação.
Analisando o animal na hora de se alimentar, de forma predatória, vemos que ele sabe como segurar a
sua presa, por instinto, e levá-la à boca para devorá-la. Contudo, prevenindo- se contra eventuais ameaças
à conservação do alimento sob o seu domínio, temos que admitir
que ele atua com inteligência.
Sabendo-se que os Guias Espirituais atuam em nossas vidas nos livrando de certos perigos e certos
males, após nos envolverem em seus eflúvios, vemos aí uma ação inconsciente do homem que se
pode atribuir a um ato instintivo, quando ele é elaborado com inteligência, no mínimo a do Espírito
Protetor. Há, no nosso entendimento, uma ação conjugada do instinto e da inteligência.
A Providência Divina, que protege crianças, loucos e ébrios, manifesta- se através do ato protetor dos
Guias Espirituais, que conduzem quem ainda não sabe caminhar na vida sem uma ajuda eficaz.
Figurando todos nós mergulhados no halo divino, ou seja, sob a sua proteção sábia e previdente, vamos
compreender a unidade de vistas que preside a todos os nossos movimentos instintivos efetuados
para o nosso bem-estar.
Sob esta óptica o instinto há de ser um excelente guia,muito seguro em sua ação. Incluamos aí o instinto
materno, o maior de todos; malgrado opinião contrária dos apologistas de que tudo se resume na matéria,
ele fica realçado e enobrecido. É por intermédio das mães que Deus vela pelas suas criaturas. Resulta daí estarmos sempre realçando, quando oportuno, que por ser Deus o verdadeiro Pai de nossos filhos, nós,
pais terrenos, somente fazemos uma parte mínima de esforço para deles cuidar.A outra parte, a maior e mais
expressiva, fica sob a competência de Deus, pertence a Ele.
Não deduzamos, daí, a nulificação da proteção dos Espíritos Guias, porque eles agem, atuam como medianeiros de Deus, já que o Criador, como está em O Livro dos Espíritos (questões 112-113), não atua sozinho, mas em comunhão com o movimento de seus intermediários nos mundos físico e extrafísico.
Devemos convir, como judiciosamente Allan Kardec destaca, que estas maneiras de considerar o instinto
e a inteligência são todas hipotéticas, e nenhuma poderá ser considerada como genuinamente
autêntica. Contudo, nada possuem de absurdidade, segundo os conhecimentos
atuais do ser humano. Pode ser isso mesmo o que acontece, como mostra a prudência científica
do Codificador ao aconselhar cuidado e muita observação antes de darmos a última palavra. Ou não a
digamos nunca, o que sempre é mais aconselhável. Na incerteza, silenciemos, dizem os que sabem mais.
O instinto vai se enfraquecendo por sua absorção pela inteligência, sem, contudo, desaparecer totalmente,
pelo fato de ele ser guia seguro, nunca prejudicial, sempre bom.
Agindo só instintivamente, o homem poderia ser bom, mas a sua inteligência permaneceria paralisada,
sem desenvolvimento, e não é isso que Deus deseja às suas criaturas.
Apoio: Livro A Gênese, de Allan Kardec,
edição da Federação Espírita Brasileira,
capítulo III, tradução de Guillon
Ribeiro.

Educar-se Para Educar. "(...)Como poderemos orientar, dirigir, indicar o caminho a quem quer que seja, se ainda não o trilhamos? Daí a necessidade imperiosa do nosso trabalho de auto-educação. Só quem ama é capaz de emitir vibrações de amor e, portanto, de educar na Escola Edificante da Vida..." , (...)Nenhum de nós poderá pretender ser Educador, se não se educar a si mesmo. Mas também é inegável que todo aquele que fala, que escreve, que exerce faculdades mediúnicas, que pretende doutrinar e convencer Espíritos obsessores, que colabora nas Escolas de Evangelização Espírita, nas Juventudes e Mocidades ou em outras agremiações religiosas, desempenha função educativa intencional, e tem, portanto, maior responsabilidade, bem como corre mais risco de se transformar em cego, condutor de cegos..."

Educar-se Para Educar
PASSOS LÍRIO
“Jesus é o nosso Divino Mestre. Eduquemo-nos com Ele, a fim de podermos realmente educar.”
Emmanuel
.
Todos nós, ainda que inconscientemente, exercemos ação educativa ou, ao
contrário,deseducativa sobre outrem.
Nossas atitudes, nossas ações, os conceitos que emitimos (pela palavra falada ou escrita), nossas realizações em todo e qualquer campo de atividade constituem influências que estamos
exercendo sobre os indivíduos e a sociedade e, por vezes, até mesmo sobre a posteridade.
Podemos, então, exercer influência positiva ou negativa, o que firmará uma
das espécies de responsabilidade com que teremos de arcar.
Tudo isto, considerando a influência educativa ocasional, não intencional nem
sistemática. Teremos, a considerar, ainda, a ação educativa intencional exercida
por aqueles que têm o propósito de educar.
Procurar educar é pretender dar direção e sentido aos fatores inerentes ao
educando. A própria representação gráfica da palavra, na linguagem primitiva, tem
este significado ( conduzir , em latim, e dirigir , em grego). Quem se propõe a educar,
propõe-se, portanto, a orientar, a dirigir outrem ou alguém.
Como poderemos orientar, dirigir, indicar o caminho a quem quer que seja, se
ainda não o trilhamos?
Daí a necessidade imperiosa do nosso trabalho de auto-educação. Só quem
ama é capaz de emitir vibrações de amor e, portanto, de educar na Escola Edificante
da Vida. Só quem possui equilíbrio interior é capaz de educar na Escola doDomínio
de Si Mesmo, de ajudar alguém nessa prática. Só quem detém capacid ade de renúncia e
sacrifício dispõe de força bastante para educar em tal Escola.
Acresce, ainda, a circunstância de que, quanto maior for a rebeldia do educando,
quanto mais ele for vazio dos sentimentos que pretendemos edificar, tanto maior
intensidade de tais sentimentos será necessária ao educador, para que logre êxito.
É por isso que os alunos ou os filhos rebeldes constituem um desafio perm anente a quem
pretende se consagrar a semelhante mister.
Nem foi por outro motivo que Deus, Pai de Misericórdia, nos enviou Jesus,
todo pureza, para educar Espíritos como nós outros, tão endurecidos no mal. Precisamente
por isso é que para nós, espiritistas cristãos, o Mestre terá de ser só, prioritariamente e sempre,
Jesus.
Vem a pêlo relembrarmos a passagem evangélica referente à cura de um lunático, para cuja obtenção os discípulos não lograram êxito. Consultado o Mestre
sobre o porquê do fracasso, Ele disse: “por causa da vossa pouca fé”; mas enfatizou: “esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum ”. (Lucas, 17:14-23.)
Depreendemos, da palavra de Jesus, não disporem ainda os discípulos de
suficiente preparo espiritual imprescindível ao sucesso de tal cometimento, ou seja,
carência de virtudes na formação da estrutura de suas personalidades, que então
lhes possibilitassem serbem-sucedidos.
No fundo, faltava a eles eficiente lastro de auto-educação.1
Nenhum de nós poderá pretender ser Educador, se não se educar a si mesmo.
Mas também é inegável que todo aquele que fala, que escreve, que exerce faculdades
mediúnicas, que pretende doutrinar e convencer Espíritos obsessores,
que colabora nas Escolas de Evangelização Espírita, nas Juventudes e Mocidades
ou em outras agremiações religiosas, desempenha função educativa intencional, e
tem, portanto, maior responsabilidade, bem como corre mais risco de se transformar em
cego, condutor de cegos. Donde a imperiosa e prioritária opção de colocar
a Educação acima de qualquer dessas e de outras atividades, ou melhor, de bem
aproveitá-las todas, como valiosos estímulos e imperdíveis oportunidades educativas para nós mesmos.
Oportunidades educativas... como? dentro de que padrões? em que Escola?
com que Mestre?
É a tais inquirições que
Emmanuel vem de nos responder: “Jesus é o nosso
Divino Mestre. Eduquemo-nos com Ele, a fim de podermos realmente educar.”

Revista O Reformador  julho de 2000