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domingo, 10 de fevereiro de 2013

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 59

 
Diz também a Bíblia que o mundo foi criado em seis dias e põe a época da sua criação há quatro mil anos, mais ou menos, antes da era cristã. Anteriormente, a Terra não existia; foi tirada do nada: o texto é formal. Eis, porém, que a ciência positiva, a inexorável ciência, prova o contrário. A história da formação do globo terráqueo está escrita em caracteres irrecusáveis no mundo fóssil, achando-se provado que os seis dias da criação indicam outros tantos períodos, cada um de, talvez, muitas centenas de milhares de anos. Isto não é um sistema, uma doutrina, uma opinião insulada; é um fato tão certo como o do movimento da Terra e que a Teologia não pode negar-se a admitir, o que demonstra evidentemente o erro em
que se está sujeito a cair tomando ao pé da letra expressões de uma linguagem freqüentemente figurada. Dever-se-á daí concluir que a Bíblia é um erro? Não; a conclusão a tirar-se é que os homens se equivocaram ao interpretá-la.
Escavando os arquivos da Terra, a Ciência descobriu em que ordem os seres vivos lhe apareceram na superfície, ordem que está de acordo com o que diz a Gênese, havendo apenas a notar-se a diferença de que essa obra, em vez de executada milagrosamente por Deus em algumas horas, se realizou, sempre pela Sua vontade, mas conformemente à lei das forças da Natureza, em alguns milhões de anos. Ficou sendo Deus, por isso, menor e menos poderoso? Perdeu em sublimidade a Sua obra, por não ter o prestígio da instantaneidade? Indubitavelmente, não. Fora mister fazer-se da Divindade bem mesquinha idéia, para se não reconhecer a sua onipotência nas leis eternas que ela estabeleceu para regerem os mundos. A ciência, longe de apoucar a obra divina, no-la mostra sob aspecto mais grandioso e mais acorde com as noções que temos do poder e da majestade de Deus, pela razão mesma de ela se haver efetuado sem derrogação das leis da Natureza.
A existência do homem antes do dilúvio geológico ainda é, com efeito, hipotética. Eis aqui, porém, alguma coisa que o é menos. Admitindo-se que o homem tenha aparecido pela primeira vez na Terra 4.000 anos antes do Cristo e que, 1650 anos mais tarde, toda a raça humana foi destruída, com exceção de uma só família, resulta que o povoamento da Terra data apenas de Noé, ou seja: de 2.350 anos antes da nossa era. Ora, quando os hebreus emigraram para o Egito, no décimo oitavo século, encontraram esse país muito povoado e já bastante adiantado em civilização. A História prova que, nessa época, as Índias e outros países também estavam florescentes, sem mesmo se ter em conta a cronologia de certos povos, que remonta a uma época muito mais afastada. Teria sido preciso, nesse caso, que do vigésimo quarto ao décimo oitavo século, isto é, que num espaço de 600 anos, não somente a posteridade de um único homem houvesse podido povoar todos os imensos países então conhecidos, suposto que os outros não o fossem, mas também que, nesse curto lapso de tempo, a espécie humana houvesse podido elevar-se da ignorância absoluta do estado primitivo ao mais alto grau de desenvolvimento intelectual, o que é contrário a todas as leis antropológicas.
A diversidade das raças corrobora, igualmente, esta opinião, O clima e os costumes produzem, é certo, modificações no caráter físico; sabe-se, porém, até onde pode ir a influência dessas causas. Entretanto, o exame fisiológico demonstra haver, entre certas raças, diferenças constitucionais mais profundas do que as que o clima é capaz de determinar. O cruzamento das raças dá origem aos tipos intermediários. Ele tende a apagar os caracteres extremos, mas não os cria; apenas produz variedades. Ora, para que tenha havido cruzamento de raças, preciso era que houvesse raças distintas. Como, porém, se explicará a existência delas, atribuindo-se-lhes uma origem comum e, sobretudo, tão pouco afastada? Como se há de admitir que, em poucos séculos, alguns descendentes de Noé se tenham transformado ao ponto de produzirem a raça etíope, por exemplo?
Tão pouco admissível é semelhante metamorfose, quanto a hipótese de uma origem comum para o lobo e o cordeiro, para o elefante e o pulgão, para o pássaro e o peixe. Ainda uma vez: nada pode prevalecer contra a evidência dos fatos. Tudo, ao invés, se explica, admitindo-se: que a existência do homem é anterior à época em que vulgarmente se pretende que ela começou; que diversas são as origens; que Adão, vivendo há seis mil anos, tenha povoado uma região ainda desabitada; que o dilúvio de Noé foi uma catástrofe parcial, confundida com o cataclismo geológico; e atentando-se, finalmente, na forma alegórica peculiar ao estilo oriental, forma que se nos depara nos livros sagrados de todos os povos. Isto faz ver quanto é prudente não lançar levianamente a pecha de falsas a doutrinas que podem, cedo ou tarde, como tantas outras, desmentir os que as combatem. As idéias religiosas, longe de perderem alguma coisa, se engrandecem, caminhando de par com a Ciência. Esse o meio único de não apresentarem lado vulnerável ao cepticismo.
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O dia certo da criação da Terra e o momento em que surgiu o homem na face da mesma escapa a qualquer inventiva que deseje oferecer os dados exatos, para a curiosidade humana. Alguns escritores modernos atiram críticas desrespeitosas ao velho livro iniciado pelo Legislador Hebreu, por este dizer que a Terra foi feita em seis dias apenas. Esquecem-se esses defensores da verdade que a própria verdade, em se visitando a humanidade, veste a capa da relatividade, para não ser um veículo de perturbação. Muitos segredos existentes na Bíblia estão em forma de parábolas ou envolvidos na letra, para oferecer conforto às variadas classes de criaturas. Encontramos esse processo de comunicação no próprio Novo Testamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele usou as parábolas para falar à multidão. Esse modo de falar por vezes atravessa séculos e mais séculos, conduzindo a mensagem para quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir, como Ele mesmo Se refere aos ansiosos pela verdade. A própria ciência moderna nos dá uma visão da paciente mutação das coisas. Vejamos a transformação do carvão em diamante, feita pela natureza em milhões de anos. Nada é feito com violência. Observemos a petrificação de animais encontrados nas rochas, e a própria pedra que já foi água em passado de difícil demarcação.
O fanatismo em tomo da Bíblia é obra dos homens que ainda não alcançaram o bom senso, pois ele existe em todas as religiões, senão na própria ciência ou filosofia. Compete a cada um de nós um estudo sério sobre a matéria e uma meditação respeitosa sobre os assuntos ventilados no Livro Sagrado, chegando à conclusão de que o bem feito por ele em todo o mundo ultrapassa as nossas esperanças em outras fontes. O próprio Jesus a chamou de lei, dizendo: “Não vim destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento.” E o Novo Testamento sentiu-se seguro ligado ao Velho, como criança obediente ao pai, para depois ajudá-lo no seu roteiro de novas eras. O Mestre tinha grande zelo no cumprimento das escrituras, pois foi Ele mesmo, do mundo espiritual, quem enviou Moisés e os profetas, no anúncio de todas as verdades, do modo que elas foram pregadas, para depois consolidá-las com a Sua própria presença, que o mundo recebeu como um prêmio dos Céus, para nunca mais se esquecer dessas bênçãos de Deus aos filhos da Terra.
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sábado, 9 de fevereiro de 2013

Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita-Livro I- Cristianismo e Espiritismo Roteiro 4 : Judaísmo

EADE - LIVRO I
ROTEIRO
4
Objetivos • Destacar as principais características do Judaísmo.
IDÉIAS PRINCIPAIS
CRISTIANISMO E ESPIRITISMO
MÓDULO I - ANTECEDENTES DO CRISTIANISMO
• Segundo as tradições, o Patriarca Abraão, considerado o pai do povo judeu,
partiu de Ur, sua cidade natal, porque recebera de Deus as seguintes instruções:
Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa
de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e
abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei
os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão
benditas todas as famílias da terra. Gênesis, 12:1-3
• A religião judaica tem como princípio a idéia de Deus único. Trata-se de sua
pedra fundamental. A lei moisaica foi a precursora direta do Evangelho de Jesus.
O protegido de Termutis (mãe adotiva de Moisés) [...], foi inspirado a reunir
todos os elementos úteis à sua grandiosa missão, vulgarizando o monoteísmo
e estabelecendo o Decálogo, sob a inspiração divina, cujas determinações são
até hoje a edificação basilar da Religião da Justiça e do Direito. Emmanuel:
Emmanuel, cap. 2.
• Na lei moisaica, há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte
Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra,
apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo. Allan
Kardec: O evangelho segundo o espiritismo, cap. 1, item 2.
O JUDAÍSMO
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
1. Informações históricas
É surpreendente a influência exercida pelos judeus na cultura ocidental,
quando se considera a simplicidade de suas origens e o tamanho minúsculo
do território onde se fixaram: cerca de 250 quilômetros de extensão e 80 quilômetros
de largura na parte mais ampla.
A palavra judeu deriva de Judéia, nome de uma parte do antigo reino de
Israel. A religião é também chamada de moisaica, já que considera Moisés
um dos seus fundadores. O Estado de Israel define o judeu como alguém cuja
mãe é judia, e que não pratica nenhuma outra fé. Aos poucos, porém, esta
definição foi ampliada para incluir o cônjuge. O judaísmo não é apenas uma
comunidade religiosa, mas também étnica. 10
O povo de Israel acredita-se descendente dos patriarcas Abraão, Isaac e
Jacob, e das matriarcas Sarah (Sarai ou Sara), Rebeca, Raquel e Lia, os quais
teriam moldado os caracteres da raça pela aliança que fizeram com Deus.
Segundo as tradições, Abraão, um habitante da alta Mesopotâmia, deixou
a cidade de Ur, em Harã – atualmente situada no sul do Iraque –, partindo
com sua esposa Sarah e Ló, um sobrinho e demais pessoas do seu clã, em busca
da terra habitada pelos cananeus, onde criaria os seus filhos. Abraão teria
recebido de Deus a inspiração de estabelecer-se nesse país, fundando ali uma
descendência, cumulada de favores por Deus e objeto de Sua especial predileção.
(Gênesis, capítulo 12) O local onde Abraão foi viver recebeu o nome de
Canaã ou Terra Prometida. O poder patriarcal de Abraão foi, com a sua morte,
SUBSÍDIOS
MÓDULO I
Roteiro 4
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 4 - O Judaísmo
transferido ao seu filho Isaac (ou Isaque) e deste para Jacob (ou Jacó), que, por
sua vez, o passou para seus doze filhos. 7 (Gênesis, capítulo 35)
Sabe-se, porém, que o primeiro filho de Abraão não foi Isaque, este era filho
que teve com Sara, sua esposa (Gênesis, 21:1-8), gerado após o nascimento do
primogênito Ismael com a escrava egípcia Hagar ou Agar (Gênesis, 16:1-16).
Após a morte de Sara, Abraão casa com Quetura que lhe geraram seis filhos:
Zinrã, Jocsã, Meda, Mídia, Isbaque e Suá (Gênesis, 25: 1-7) Abrão, entretanto,
considerou o seu herdeiro legítimo apenas Isaque. (Gênesis, 25: 5)
Os doze filhos de Jacó, considerados os legítimos descendentes de Abraão
formam as doze tribos judaicas. Um dos filhos de Jacó com Raquel (Gênesis,
30:22-26), chamado José, foi vendido como escravo ao faraó egípcio, mas, em
razão da fama e autoridade por ele conquistadas, tornou-se vice-rei do Egito.
Por volta de 1700 a.C., o povo judeu migra para o Egito em razão da fome,
onde é escravizado por aproxidamamente 400 anos. (Êxodo, 1:1-14) A libertação
do povo judeu ocorre por volta de 1300 a.C., seguida da fuga do Egito,
comandada por Moisés – um judeu, criado por Termutis, irmã do faraó, após
tê-lo recolhido das águas do rio Nilo. (Êxodo, 2:1-20) Saindo do Egito, os excativos
atravessam o Mar Vermelho, vivendo 40 anos no deserto e submetendose
a todo tipo de dificuldades, próprias da vida nômade. O grande êxodo dos
israelitas foi, segundo a Bíblia, de 603.550 homens. 19 (Números, 1:46)
Durante a peregrinação pelo deserto, Moisés recebe as Tábuas da Lei,
também chamadas Decálogo ou Dez Mandamentos, no monte Sinai, cadeia
montanhosa de Horeb, fundando, efetivamente, a religião judaica. (Êxodo,
20:1-17; 34:1-4. Deuteronômio, 5:1-21)
As Tábuas da Lei foram guardadas em uma arca – Arca da Aliança –,
especialmente construída para abrigá-las. (Êxodo, 25: 10-16; 37: 1-5); haveria
ainda um tabernáculo para a arca (Êxodo, 25:1-9); um propiciatório de ouro que
deveria ser colocado acima da Arca (Êxodo, 25: 17-22) e uma mesa de madeira
de lei, coberta de ouro, contendo castiçais, também de ouro, e outros objetos
necessários ao cerimonial religioso. (Êxodo, 25: 23-40) A arca e os Dez Mandamentos
acompanharam os judeus durante o tempo em que permaneceram no
deserto com Moisés. Antes de morrer, logo após ter localizado Canaã, Moisés
nomeou Josué, filho de Num, seu sucessor, cumprindo, assim, a profecia de que
encontraria a Terra Prometida antes de sua morte. (Deuteronômio, 34:1-5)
Josué foi inspirado a atravessar o rio Jordão, levando consigo os filhos de
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
Israel à terra que lhe foi prometida por Deus, segundo relatos de suas escrituras.
(I Samuel, 1:20-28; 2:18-26) Do deserto, rio Jordão até o Líbano, daí até
o rio Eufrates, abrangendo o território dos heteus, estendendo-se até o mar,
em direção ao poente. (Josué, 1: 4) Acontece que essa terra já era habitada
por diferentes povos (cananeus, heteus, heveus, ferezeus, girgaseus, amorreus
e os jebuseus), que foram dominados pelos judeus. (Josué, 3:10; 5:1) Tudo
isso aconteceu no século XIII a.C., aproximadamente. As terras conquistadas
são divididas em doze partes e entregues a cada uma das tribos judaicas. Os
cananeus e outros povos continuaram em luta com os judeus conquistadores
por algum tempo, até serem contidos pelo representante da tribo de Judá.
(Juízes, 1:1-36)
Após a morte de Josué, cada tribo é governada por juízes, como Samuel
(I Samuel, 20-28; 2:18-26). Os juizes passaram a governar as tribos porque os
judeus, abandonando o culto a Deus, passaram a adorar outros deuses, como
Baal e Astarote. (Juízes, 2:11-16) Posteriormente, os juizes foram substituídos
por reis (I Samuel, 8: 1-6; 9-12) como Saul, da tribo de Benjamin (I Samuel, 10:
1-27), Davi (I Samuel, 16: 1; 10-13. II Samuel, 5: 1-4. I Reis, 2: 11) e Salomão
(I Reis, 1:46-48), filho de Davi (II Samuel, 5:13-14; II Crônicas, 9: 30-31), que
constrói o primeiro templo de Jerusalém, entre 970 e 931 a.C. Com a morte
de Salomão, Roboão, seu filho, torna-se rei, mas no seu reinado acontece a
revolta das tribos de Israel (II Crônicas, 10), separando-se a tribo de Davi (ou
de Israel) das demais (II Crônicas, 10:18-19), definitivamente.
As tribos se organizam em dois reinos: o de Judá e o de Israel.
O reino de [...] Judá manteve a antiga capital do rei David (Jerusalém) e com ela o templo
histórico do rei Salomão, o que lhe acarretou ascendência religiosa, embora a cidade de
Jerusalém viesse a ser conquistada pelo babilônio Nabucodonosor [em 586 a.C.] e mais
tarde pelo romano Pompeu. 16
Nabucodonosor, então rei da Babilônia, destrói o templo de Salomão e
deporta a maioria do povo de Judá. A partir desse exílio na Babilônia é que
se pode falar de Judaísmo ou religião judaica, propriamente dita. O reino de
Israel, na Samaria, é destruído em 721 a.C. No ano 586 a.C., mantendo-se a
divisão das tribos judaicas em dois reinos, nascem a esperança e a fé no advento
de um messias, o enviado de Deus, capaz de restaurar a unidade do povo,
garantindo-lhe soberania divina sobre a humanidade. 9
Os judeus voltam à Palestina em 538 a.C. Reconstroem aí o templo de
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
Salomão, vivendo breves períodos de independência, interrompidos pelas
constantes invasões das potências estrangeiras. Entre os séculos II e IV a.C.,
migrações voluntárias difundem a religião e a cultura judaicas por todo o
Oriente Médio. Em 63 a.C., Jerusalém é conquistada pelos romanos, sob o
comando de Pompeu.
Jerusalém [...] figurou como capital do reino da Judéia, sob a dinastia de Herodes. Em
conseqüência de sublevação dos judeus, foi [Jerusalém] novamente cercada e incendiada
por tropas romanas, sob o comando do general e futuro imperador Tito. Reduzida a
colônia no tempo do imperador Adriano (sob o nome de Élia Capitolina), restaurou-lhe
a denominação tradicional (Jerusalém) o imperador Constantino. 15
No ano 6 d.C., a Judéia torna-se uma província de Roma. Em 70 d.C. os
romanos destroem o templo e, em 135, Jerusalém é arrasada. Com a destruição
do templo de Jerusalém pela segunda vez, e da própria cidade, inicia-se o período
da grande dispersão do povo judeu, conhecida como Diáspora.
Espalhados por todos os continentes, os judeus mantêm sua unidade
cultural e religiosa. A Diáspora termina em 1948, com a criação do Estado de
Israel. 9 Existem atualmente cerca de 13 milhões de judeus em todo o mundo;
4,5 milhões vivem no Estado de Israel.
2. A religião judaica
O Judaísmo é a primeira religião monoteísta da Humanidade. Fundamenta-
se na revelação dos Dez Mandamentos transmitidos por Deus (Yaweh)
a Moisés. O Decálogo é considerado o evento fundador da religião de Israel.
Religião que tem como princípio a idéia da existência de Deus único, Criador
Supremo.
Dos Espíritos degredados na Terra, foram os hebreus que constituíram a raça mais
forte e mais homogênea, mantendo inalterados os seus caracteres através de todas as
mutações. Examinando esse povo notável no seu passado longínquo, reconhecemos
que, se grande era a sua certeza na existência de Deus, muito grande também era o seu
orgulho, dentro de suas concepções da verdade e da vida. Conscientes da superioridade
de seus valores, nunca perdeu a oportunidade de demonstrar a sua vaidosa aristocracia
espiritual, mantendo-se pouco acessível à comunhão perfeita com as demais raças do
orbe. Entretanto, [...] antecipando-se às conquistas dos outros povos, ensinou de todos
os tempos a fraternidade, a par de uma fé soberana e imorredoura. 20
Um dos maiores teólogos do Judaísmo, Moses Maimônides (1135-1204),
EADE - Roteiro 4 - O Judaísmo
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
desenvolveu treze artigos de fé, intrinsecamente fundamentados na crença em
Deus único, e que são aceitos como o referencial da religião pelo Judaísmo
tradicional.
O Judaísmo possui uma unidade doutrinária simbolizada: a) na Torá
(ou Torah), ou Lei judaica – revelação representada pelo Pentateuco de Moisés
(não possuindo, durante séculos, um país considerado como próprio, os
judeus mantiveram a coesão religiosa pelo estudo dos livros Gênesis, Êxodo,
Levítico, Números e Deuteronômio); b) na conquista da liberdade, obtida pela
retirada do Egito, travessia do Mar Vermelho e conquista de Canaã; c) libertação
do cativeiro egípcio, conhecida como Páscoa judaica; d) no conceito de
nação, constituído durante a peregrinação de quarenta anos no deserto, e na
chegada à Terra Prometida (Canaã); e) na crença de serem os judeus o povo
eleito por Deus (entendem que, ao serem escolhidos por Deus, eles assumiram
o fardo de ser povo antes de experimentar os prazeres e a segurança da
nacionalidade). 14
A noção de povo escolhido pela Divindade é uma tradição religiosa que
passa, de geração a geração, como artigo de fé.
Era [...] crença comum aos judeus de então (época do Cristo) que a nação deles tinha de
alcançar supremacia sobre todas as outras. Deus, com efeito, não prometera a Abraão
que a sua posteridade cobriria toda a Terra? Mas, como sempre, atendo-se à forma, sem
atentarem ao fundo, eles acreditavam tratar-se de uma dominação efetiva e material.
[...] Entretanto [...], os judeus desprezaram a lei moral, para se aferrarem ao mais fácil:
a prática do culto exterior. O mal chegara ao cúmulo; a nação, além de escravizada, era
esfacelada pelas facções e dividida pelas seitas [...]. 3
Um ponto doutrinário fundamental da religião judaica é que não é a fé
nem a contemplação que solidificam a relação entre o homem e Deus, mas a
ação: isto é, Deus determina, o homem cumpre a Sua vontade. Sendo assim, o
judeu deve conhecer Deus não por meio da especulação mística ou filosófica,
mas pelo estudo de Sua palavra escrita – a Torá –, pela prece, pela prática da
caridade, e pelas ações que promovem a harmonia. 8
A lei moisaica foi a precursora direta do Evangelho de Jesus. O protegido de Termutis
[...] foi inspirado a reunir todos os elementos úteis à sua grandiosa missão, vulgarizando
o monoteísmo e estabelecendo o Decálogo, sob a inspiração divina, cujas determinações
são até hoje a edificação basilar da Religião da Justiça e do Direito. Moisés [...] foi o primeiro
a tornar acessíveis às massas populares os ensinamentos somente conseguidos à
custa de longa e penosa iniciação, com a síntese luminosa de grandes verdades. 24
EADE - Roteiro 4 - O Judaísmo
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 4 - O Judaísmo
Para a fé judaica, Deus é uma presença ativa no mundo, de forma abrangente,
e na vida de cada pessoa, isoladamente. Deus não criou simplesmente a
Humanidade e dela se afastou, deixando-a entregue a si mesma. Ao contrário,
a Humanidade é totalmente dependente de Deus para evoluir e para ser feliz.
Como Deus é também pessoal, está envolvido diretamente em todos os aspectos
da vida de cada pessoa, podendo responder, em particular, às aspirações
individuais durante a prece. Por este motivo, os judeus oram três vezes ao dia
(manhã, tarde e noite), nas práticas do Shabat (sétimo dia da semana, reservado
ao descanso) e nas festas religiosas.
Os judeus não aceitam o dogma do pecado original, defendido pelos católicos
e protestantes. Analisam que esses religiosos fizeram interpretação literal
do livro Gênesis. Os rabinos escreveram no Talmud, item 31: «O sentimento
profundo de nossa liberdade moral se recusa a essa assimilação fatal, que tiraria
a nossa iniciativa, que nos acorrentaria [...] num pecado distante, misterioso,
do qual não temos consciência [...]. Se Adão e Eva pecaram, só a eles cabe a
responsabilidade de seu erro.» 6
A reencarnação fazia parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de ressurreição. Só os
saduceus, cuja crença era a de que tudo acaba com a morte, não acreditavam nisso. As
idéias dos judeus sobre esse ponto, como sobre muitos outros não eram claramente
definidas, porque apenas tinham vagas e incompletas noções acerca da alma e da sua
ligação com o corpo. Criam eles que um homem que vivera podia reviver, sem saberem
precisamente de que maneira o fato poderia dar-se. Designavam pelo termo ressurreição
o que o Espiritismo, mais judiciosamente, chama reencarnação. 2
É importante assinalar que, a despeito de os judeus representarem uma raça
de profetas e médiuns notáveis, em Deuteronômio, 18:9-12, existe a proibição
moisaica de evocar os mortos.
«A proibição feita por Moisés tinha então a sua razão de ser, porque o legislador
hebreu queria que o seu povo rompesse com todos os hábitos trazidos
do Egito, e de entre os quais o de que tratamos era objeto de abusos.» 4
Haja vista que se «Moisés proibiu evocar os Espíritos dos mortos, é uma
prova de que eles podem vir; do contrário, essa interdição seria inútil.» 5
É importante não confundir a lei civil, estabelecida por Moisés para administrar
o povo judeu, nos distantes tempos da sua organização, com a Lei
Divina, inserida nos Dez Mandamentos, recebidos mediunicamente por ele.
«Na lei moisaica, há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 4 - O Judaísmo
Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra,
apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.» 1
Há, na atualidade, uma corrente do Judaísmo – denominada Judaísmo
Messiânico – que procura unir o Judaísmo com o Cristianismo, conscientes
de que Jesus é o Messias do povo judeu.
3. Os livros sagrados do Judaísmo
Os ensinamentos religiosos do Judaísmo estão consolidados nas obras
que se seguem, consideradas sagradas.
Torah - A palavra Torah significa a correta direção e, por extensão, “ensinamento”,
“doutrina” ou “lei”. A base da Torah é o pentateuco moisaico,
existente no Velho Testamento, e que representa a Lei Escrita de Deus, cujo
núcleo central é o Decálogo. O primeiro livro é Gênesis (Bereshit), que trata
da origem do mundo e do homem; o segundo é Êxodo (Shemot), que narra
a fuga dos judeus do cativeiro do Egito; o terceiro é Levítico (Vayikra), que
trata das práticas sacerdotais; o quarto é Números (Bamidbar), que traz o recenseamento
do povo judeu; o quinto livro é Deuteronômio (Devarim), com
discursos de Moisés e o código de leis familiares, civis e militares. Existe também
a Torah Oral (Lei Oral ou Mishnah), que explica o Pentateuco moisaico.
A Torah é um rolo de pele de animal Kosher (diz-se de animais ruminantes
que possuem pata fendida, tais como: boi, cervo e ovelha/carneiro), contendo
os cinco primeiros livros bíblicos. As cópias da Torah, existentes em todas as
sinagogas do mundo, têm exatamente o mesmo texto. 9
Os Profetas (Neviim)
Trata-se da mais antiga história escrita de que há registro no mundo. Esses livros surgiram
muito antes de haver algo como a história comparada ou a análise de fontes. No
entanto, o objetivo dos livros históricos do Antigo Testamento não era propriamente
registrar a história, e sim dar a ela uma interpretação religiosa. Dois dos livros históricos
receberam nomes de mulher. Os livros de Rute e de Ester são histórias curtas e belas, com
mulheres no papel principal. Os livros proféticos são Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze
Profetas Menores, assim chamados por causa da brevidade de suas obras: Oséas, Joel,
Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Segundo seu próprio testemunho, os profetas foram chamados para proclamar a vontade
de Deus. Muitas vezes eles usam a fórmula: “Diz o Senhor”. 11
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 4 - O Judaísmo
Escritos Poéticos - Entre estes, há os cento e cinqüenta Salmos, que representam
os escritos de maior significado histórico e religioso do Velho Testamento.
Surgiram, possivelmente, em 587 a.C., antes da destruição de Jerusalém.
Foram elaborados para os serviços do templo e para a comemoração das festas
judaicas. Cerca de metade dos salmos é de Davi, significando isto que muitos
foram escritos por este ou para este rei. Outro escrito poético, reconhecidamente
de notável beleza, é o Livro de Job, que aborda o significado do sofrimento e a
justiça de Deus. 12
Talmud/Talmute ou “estudo”, é a principal obra do Judaísmo rabínico,
porque, segundo a tradição, Moisés não recebeu apenas a Lei Escrita de Deus
(Torah), mas também a Lei Falada, que deveria ser transmitida oralmente para
complementar o entendimento do que está escrito. Essa é a forma que os rabinos
orientam os seus fiéis e estudam os ensinamentos do Judaísmo. Do Talmute
originam-se todas as normas haláquicas (fundamentos das leis judaicas) e as
orientações não - haláquicas (aggaadah): ensinos éticos e interpretação de
textos bíblicos. O Talmute expressa a essência da cultura e da religião judaicas,
assim como o caminho espiritual que o povo judeu deve seguir. Há dois tipos
de Talmute: o da Babilônia e o de Jerusalém. O Talmud Babilônico consiste na
compilação das leis, inclusive a Torah, tradições, preceitos morais, comentários,
interpretações e debates registrados nas academias rabínicas da Babilônia e de
Israel, por volta do século quinto, abrangendo um período de mil anos (do século
V a.C. ao V d.C.), aproximadamente. O Talmud de Jerusalém foi publicado um
século antes do Babilônico. 13, 7
4. A cabala judaica. O calendário religioso
A Cabala é uma das correntes místicas do Judaísmo. O termo significa
literalmente recepção e, por extensão, tradição. Também pode ser traduzido
como recebimento, e transmissão de ensinamentos, porque os judeus místicos
afirmam que a Lei escrita só poderia ser explicada pela Lei oral, ensinada de
acordo com as pessoas e circunstâncias, secretamente. Essa tradição oral é
transmitida de geração a geração durante milênios. Trata-se de um tema tão
misterioso que, durante séculos, só homens casados e com mais de quarenta
anos eram autorizados a estudá-lo. Esta regra já não é totalmente aceita e, hoje,
homens e mulheres estudam os princípios básicos da Cabala. 17
Exige-se um certo grau de sabedoria e de maturidade espirituais para um
53
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 4 - O Judaísmo
judeu aprender «interpretá-lo fielmente, nas épocas remotas. [...] Os livros
dos profetas israelitas estão satu rados de palavras enigmáticas e simbólicas,
constituindo um monumento parcialmente decifrado da ciência secreta dos
hebreus.» 21
Poucos judeus conhecem ou conheceram profundamente a Cabala.
Moisés foi um deles. Para os místicos judeus, somente através da Cabala conseguiremos
eliminar definitivamente a guerra, as destruições e as maldades
existentes no mundo. O primeiro cabalista teria sido o patriarca Abraão. Ele
teria visto as maravilhas da existência humana e dos mundos mais elevados.
O conhecimento adquirido por Abraão teria sido transmitido oralmente aos
seus descendentes. O primeiro trabalho sobre a Cabala, o Sefer Yetzirah, ou
Livro da Criação, é atribuído a Abraão. Esse texto básico da Cabala ensina que
existem trinta e dois caminhos da sabedoria organizados, por sua vez, em dez
itens denominados Sefirot ou Luzes Divinas. Estas luzes divinas, representadas
nas 22 letras do alfabeto hebraico, são canais que o Criador utilizou na obra da
Criação. As letras são consideradas os alicerces ou vasos da criação, e incluem
todas as combinações e permutações através das quais Deus criou o mundo
com palavras. A Cabala procura, essencialmente, descobrir a origem de tudo
o que existe: o Universo e a Terra; o ser humano, sua vida e morte; o mal; a
senda do bem; o poder da prece, etc. 18
O Antigo Testamento é um repositório de conhecimentos secretos, dos
iniciados do povo judeu, e somente os grandes mestres da raça poderiam. A
grande contradição do Judaísmo é, sem dúvida, a não-aceitação do Cristo
como o seu Messias.
A verdade, porém, é que Jesus, chegando ao mundo, não foi absolutamente entendido
pelo povo judeu. Os sacerdotes não esperavam que o Redentor procurasse a hora mais
escura da noite para surgir na paisagem terrestre. Segundo a sua concepção, o Senhor
deveria chegar no carro magnificente de suas glórias divinas, trazido do Céu à Terra pela
legião dos seus Tronos e Anjos; deveria humilhar todos os reis do mundo, conferindo
a Israel o cetro supremo da direção de todos os povos do planeta; deveria operar todos
os prodígios, ofuscando a glórias dos Césares. 22
Para os judeus, a vinda do Messias à Terra, surgindo sobre nuvens, com
grande majestade, cercado de seus anjos e ao som de trombetas, tinha um significado
muito maior do que a simples vinda de uma entidade investida apenas
de poder moral. Por isso mesmo, os judeus, que esperavam no Messias um rei
terreno, mais poderoso do que todos os outros reis, destinado a colocar-lhes a
54
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 4 - O Judaísmo
nação à frente de todas as demais e a reerguer o trono de David e o de Salomão,
não quiseram reconhecê-lo no humilde filho de um carpinteiro, sem autoridade
material. No entanto, estejamos certos:
Jesus acompanha-lhe a marcha dolorosa através dos séculos de lutas expiatórias regeneradoras.
Novos conheci mentos dimanam do Céu para o coração dos seus patriarcas e
não tardará muito tempo para que vejamos os judeus compreendendo integralmente a
missão sublime do verdadeiro Cristianismo e aliando-se a todos os povos da Terra para
a Caminhada Salvadora, em busca da edificação de um mundo melhor. 23
O Judaísmo possui um calendário litúrgico ou religioso, conhecido como
Círculo Sagrado, cujas festas principais são: 9
• Rosh Hashaná: Ano Novo (mais ou menos em setembro). É o dia da
comemoração do aniversário da criação do mundo e o dia em que o Eterno
abre o livro da vida e da morte, escrevendo nele os atos que todos os viventes
realizaram durante o ano.
• Yom Kippur: Dia da Expiação (também em setembro). Esse é o dia
mais sagrado do ano. Os judeus adultos passam-no na Sinagoga, em orações e
súplicas, observando um rigoroso jejum de 25 horas, buscando o perdão divino
para os seus pecados. Reza a tradição que neste dia Deus fecha o livro da vida
e da morte, selando o destino de cada indivíduo para o ano seguinte.
• Pessach: Páscoa. É celebrada aproximadamente em catorze de abril,
no início da primavera. Comemorando-se a libertação do povo de Israel da
escravidão no Egito. São 8 dias de comemoração.
• Shavuot: Festa das Semanas (mais ou menos em maio). É a festa máxima
do Judaísmo, pois comemora a entrega da Torá (feita por Deus) a Moisés,
no Monte Sinai. Ela também é conhecida como Hag ha Bicurim (Festa das
Primícias).
55
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
1. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon
Ribeiro. 125. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 1, item 2, p. 55.
2. ______. Cap. 4, item 4, p. 90-91.
3. ______. Cap. 18, item 2, p. 325-326..
4. ______. O que é o espiritismo. 53. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 1, p.
139 (Terceiro diálogo - o padre).
5. ______. p. 140.
6. ______. Revista espírita: jornal de estudos psicológicos. Ano décimo primeiro,
1868/publicada sob a direção de Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto
Bezerra (poesias traduzidas por Inaldo Lacerda Lima). Rio de Janeiro: FEB,
2005. Novembro de 1868. Nº 11, p. 456-459 (Do pecado original segundo
o Judaísmo).
7.ALGAZ, Isaac. Síntese da história judaica. http://www.tryte.com.br/judaismo/
co-leção/br/livro2/sintese.htm.
8. BRIAN, Lancaster. Elementos do judaísmo. Tradução de Marli Berg. 1. ed.
Rio de Janeiro: Ediouro, 1995, p. 15-16.
9. http://www.conhecimentosgerais.com.br. Acessar os itens: Religiões reveladas
e Judaísmo.
10. HELLERN, V. Notaker, H. GAARDNER, J. O livro das religiões. Tradução
de Isa Maria Lando. 9. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.Cap.
(Religiões surgidas no oriente médio:monoteísmo), item: Judaísmo, p. 98
11. ______. p. 105-106.
12. ______. p. 106-107.
13. ______. p. 108.
14. LAMM, Maurice. Judaísmo. Tradução de Dagoberto Mensch. 1. ed. São
Paulo: Sefer, 1999, p. 256.
15. MACEDO, Roberto. Vocabulário histórico-geográfico dos romances de
Emmanuel. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1994. Vervete: Jerusalém, p. 122.
16. ______. p. 123 (Judá).
17. PROPHET, Elisabeth Clare. Cabala: o caminho da sabedoria. Tradução
de Urbana Rutherford. 1. ed. Rio de Janeiro, Record-Nova Era, 2002. Contracapa.
18. ______. Capítulos 1, 3, 6, 7 e 8.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Divaldo fala sobre tragédias coletivas


Morte na boate- Richard Simonetti

Tragédias como a de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que vitimou 231 pessoas sempre suscitam a dúvida crucial: Maktub? Estava escrito?
            A meu ver está escrito apenas que morreremos um dia, mas sem definição do dia e hora, já que estes pertencem às contingências humanas, subordinadas ao livre-arbítrio.   Raros vivem integralmente o tempo concedido por Deus para as experiências humanas. Multidões retornam antes do tempo à espiritualidade por cuidarem mal do corpo, por se comprometerem no vício, no desregramento, na indisciplina, no crime…
            Há quem diga que débitos cármicos, nascidos de desvios cometidos em passadas existência teriam originado uma espécie de resgate coletivo na funesta madrugada.
            Além de logisticamente complicado juntar pessoas que queimam e sufocam seus semelhantes para morte igual, tal resgate lembra a pena de talião defendida por Moisés, o olho por olho, à distância do amor que cobre a multidão dos pecados, ensinado por Jesus.
            Há sempre a ideia supostamente consoladora, de que tudo vem de Deus. Assim pensando, seria, porventura, mais razoável imaginar que Deus estimula a negligência, a indisciplina, os vícios, os assassinatos, as bebedeiras, a agressividade, a maldade, a violência, as guerras, que diziam milhões de pessoas para que as pessoas paguem suas dívidas?
            Seria razoável imaginar que Deus inspirou os americanos a soltar duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, para que 200 mil japoneses quitassem seus débitos?
Essas mortes são de inspiração humana, jamais divina.
            O verdadeiro consolo está em considerar que o Espírito, a individualidade pensante, não morrerá jamais.
            Nascer e morrer são apenas duas faces da mesma moeda: a vida imortal, que se estende ao infinito, no desdobrar de experiências que nos conduzem à perfeição. Então, como diz Jesus, não mais experimentaremos a experiência da morte, em planos de matéria densa como a Terra. Nessa concepção está o verdadeiro consolo.
Quanto aos nossos amados, que nos antecedem no retorno à Espiritualidade, estão ausentes apenas aos nossos olhos.
            Se pudéssemos ver saberíamos que eles nos procuram, sofrem com nossa angústia, perturbam-se com nosso desconsolo, fortalecem-se com nossa coragem, vibram com nossas esperanças, torcem para que sejamos firmes e fortes no enfrentar os embates da existência a fim de que o reencontro mais tarde se dê em bases de vitória sobre as provações humanas, ensejando-nos luminoso porvir.
Transcrito do site Rede Amigos Espíritas

Amor e Família em Novos Tempos."...Por isso, no Espiritismo o amor não é instinto (necessidade orgânica) nem desejo ou simples fazer sexual (sensorialidade) mas a aspiração suprema de beleza e espiritualidade nas perspectivas da transcendência..."(...)a Educação, que tem de renovar os seus conceitos básicos sobre o seu objeto, o educando. Em primeiro lugar a educação familial, que deve basear-se na afetividade, nas relações de amor e compreensão entre pais e filhos. Educação com violência é domesticação. O mundo da criança não é o mesmo do adulto e este tem de descer a esse mundo, voltar à sua própria infância para não esmagar a infância dos filhos..." ...Kardec ensina que a criança, embora tenha o seu passado em geral lamentável, nasce vestida com a roupagem da inocência para tocar o coração dos pais e despertar-lhes o amor e a ternura, de que ela necessita para o desenvolvimento das suas potencialidades humanas. Se fazemos o contrário, despertamos na criança o seu passado de erros e depois a condenamos por seus instintos. Essa tese kardeciana é hoje dominante nos meios pedagógicos..."



5 
Amor e Família em Novos Tempos

Ninguém colocou melhor o problema da família do que Allan Kardec, pois não se apoiou apenas na pesquisa das aparências formais, mas penetrou na substância da questão, no plano das causas determinantes. Por isso nos oferece um esquema tríplice das formações familiais do nosso tempo, a saber:
a)   a família carnal, formada a partir dos clãs primitivos, evoluindo nas miscigenações raciais, através de inumeráveis conflitos ao longo das civilizações progressivas, na fermentação dialética do amor e do ódio. Os grupos assim formados subdividem-se, nas reencarnações progressivas, em inumeráveis subgrupos, que também crescerão e se subdividirão na temporalidade, ou seja, na imensa esteira do tempo, que, segundo Heedegger, acolhe o espírito. São essas as famílias consangüíneas, que se desfazem com a morte.
b)  a família mista, carnal e espiritual, em que os conflitos do amor e do ódio entram em processo de solução, nos reajustamentos das lutas e experiências comuns, definindo-se e ampliando-se as afinidades espirituais entre diversos grupos, absorvendo elementos de outras famílias, nas coordenadas da evolução coletiva. O condicionamento familial, nas relações endógenas e necessárias da vivência em comum, quebra a pouco e pouco as arestas do ódio e das antipatias, restabelecendo na medida do possível as relações simpáticas que se ampliarão no futuro. A desagregação provocada pela morte permitirá reajustes mais eficazes nas sucessivas reencarnações grupais.
c)   a família espiritual, resultante de todos esses processos reencarnatórios, que aglutinará os espíritos afins no plano espiritual, nas comunidades dos espíritos superiores que se dedicam ao trabalho de assistência e orientação aos dois tipos familiais anteriores, mesclando-as de elementos que nelas se reencarnam para modificá-las com seu exemplo de amor e dedicação ao próximo. Essa família não perece, não se desfaz com a morte, crescendo constantemente para a formação de Humanidades Superiores. É fácil, usando-se as medidas da Escala Espírita em O Livro dos Espíritos, identificar-se nas famílias terrenas a presença de vários tipos descritos na referida escala, percebendo-se claramente as funções que exercem no processo evolutivo familial.
A concepção espírita da família, como se vê, é muito mais complexa e de importância muito maior que a das religiões cristãs, que conferem eternidade e inviolabilidade ao sacramento do matrimônio, mas não podem impedir que, na morte, o marido vá parar nas garras do Diabo, a esposa estagiar no Purgatório e os filhos inocentes curtir a sua orfandade nos jardins do céu. A concepção jurídica e terrena da família não vai além dos interesses materiais de uma existência. O mesmo se dá com a concepção sociológica, que faz da família a base da sociedade, ambas perecíveis e transitórias. As pessoas que acusam o Espiritismo de aniquilar a família através da reencarnação revelam a mais completa ignorância da Doutrina ou o fazem por má-fé, na defesa de interesses religiosos-sectários.
A família nasce do amor e dele se alimenta. Não é apenas a base da sociedade, mas de toda a Humanidade. É na família que as gerações se encontram, transmitindo suas experiências de uma para outra. Combater a instituição familial, negar a sua necessidade e a sua eficácia no desenvolvimento dos povos e dos mundos é revelar miopia ou cegueira espiritual, em cultura ou desequilíbrio mental e psíquico, falta de ajustamento à realidade, esquizofrenia não raro catatônica. Isso é evidente no estado de alienação em que essa atitude se manifesta, em pessoas amargas, ressentidas ou extremamente pretensiosas, que desejam mostrar-se originais. Em geral, são criaturas carentes de afetividade. Quando se desligam da família natural ligam-se a grupos de criaturas afins, engajam-se em outras famílias ou tornam-se misantropas destinadas à neurastenia ou à loucura. O instinto gregário da espécie é uma exigência da evolução humana, a que ninguém pode furtar-se sem pagar pelo seu egoísmo.
Os ideólogos da solidão individual esquecem-se de que todas as tentativas nesse sentido fracassaram ao longo da História. Esparta morreu de inanição por falta de relações familiais, enquanto Atenas cresceu e projetou-se num futuro glorioso, pela solidez de seu sistema familial. Roma caiu nas mãos dos bárbaros quando suas famílias se entregaram à degeneração. Os próprios nômades jamais dispensaram o seu sistema de famílias ambulantes. Anarquistas e socialistas delirantes, que sonhavam com sociedades anti-sociais, formadas de indivíduos avulsos e dotadas de grandes depósitos de crianças avulsas – os filhos do Estado – morreram protegidos pelo carinho dos familiares. Robinson Crusoé é a imagem do homem arrebatado ao seu meio, sem perspectivas. Sartre, que rompeu com a tradição familial e demonstrou os inconvenientes da convivência, fazendo uma tentativa de misantropia estóica, nunca dispensou a companhia de Simone de Beauvoir e o cosmopolitismo parisiense, formulou o célebre veredicto: Os outros são o inferno, mas jamais os dispensou. Escrevia no Café de Fiori e quando visitou a URSS exigiu a inclusão no programa oficial de horas de solidão absoluta, mas nessas horas se ralava inquieto, segundo o testemunho de Simone. O homem é relação e a família é o meio de relação em que ele absorve a seiva humana que o faz homem.
Não há interesse maior para a criatura humana no mundo que o seu semelhante, porque é nele que nos realizamos.
Uma paisagem solitária é um motivo edênico de contemplação, e quando alguém aparece, como Sartre observou, imediatamente nos tira a liberdade e nos transforma em objeto. Mas o próprio ato de objetivar-nos permite-nos recuperar a nossa subjetividade dispersada na paisagem. Essa dinâmica de projeção e retroação revela ao mesmo tempo a natureza dialética do ser, estável no soma e instável na psique. Dessa dialética resulta a síntese total da consciência estética, em que o real objetivo e o irreal subjetivo se fundem na percepção estética do amor.
Por isso, no Espiritismo o amor não é instinto (necessidade orgânica) nem desejo ou simples fazer sexual (sensorialidade) mas a aspiração suprema de beleza e espiritualidade nas perspectivas da transcendência. A superação de objetivo e subjetivo se resolve na globalidade do Amor. Por isso o Apóstolo João, no seu Evangelho, define o Ser Supremo na conhecida frase: Deus é Amor. As definições da Filosofia como Amor da Sabedoria (Pitágoras) e Sabedoria do Amor (Platão) revelam a intuição, já na Antiguidade, dessa total globalidade do Amor que o Espiritismo viria explicar mais tarde. O desenvolvimento dessa globalidade se processa na família, em que a afetividade desabrocha para a posterior floração do Amor no processo existencial. As famílias a e b da teoria kardeciana, que explicitamos em nosso esquema, preparam o ser, projetado na existência, para a odisséia das almas viajoras de Plotino, que vão subir e descer pela escada de Jacó nas reencarnações sucessivas, em busca do arquétipo da família e, em que as famílias desse padrão superior se integrarão progressivamente no plano divino das humanidades espirituais que constituirão no Infinito a Humanidade Cósmica. Essa a razão por que René Hubert, filósofo e pedagogo francês contemporâneo, sustenta que os fins da Educação consistem no estabelecimento, na Terra, da República dos Espíritos, através da Solidariedade de consciências.
A Educação Familial é o germe afetivo e puro de que decorre todo o processo educacional do homem. Com o amparo da família, na solidariedade doméstica do lar, por mais obscuro e humilde, é que se realiza a fotossíntese inicial da atmosfera de solidariedade e amor das gerações que modelam o futuro. Cabe aos espíritas implantar na Terra uma nova Educação, com base nos dados da pesquisa espírita e segundo o esquema da Pedagogia Espírita. Essa Pedagogia, iniciada por Hubert (que não é espírita) fundamenta-se nos princípios doutrinários do Espiritismo e destina-se a preparar as novas gerações para a Era Cósmica que se aproxima. Os professores espíritas de todos os graus do ensino têm um dever supremo a cumprir, nesta fase de transição do nosso planeta: procurar compreender os princípios educacionais do Espiritismo e trabalhar pelo desenvolvimento da Educação Espírita.
Estamos entrando na Era Cósmica, numa seqüência natural do desenvolvimento da Era Tecnológica. tudo se encadeia no Universo, como assinala O Livro dos Espíritos. Com o avanço científico e técnico dos últimos séculos, e particularmente do nosso, a Terra amadureceu para a conquista do espaço sideral. O impacto de nossos primeiros contatos com outros mundos já produziu profundas modificações, de que ainda não demos conta, em mundividência. As pesquisas espaciais continuam, ampliando a nossa visão da realidade cósmica. Uma nova civilização está surgindo aos nossos olhos, sob os nossos pés e sobre as nossas cabeças. Mas para que isso aconteça, sem perdermos de todo o equilíbrio cultural, já bastante abalado, temos de cuidar seriamente da renovação de nossos instrumentos culturais básicos, a saber:
a)   a Economia, que deve tornar-se universal, rompendo os diques e as barreiras de um mundo pulverizado, para lhe dar a unidade necessária e a flexibilidade possível para o atendimento dos povos e de suas camadas diversificadas, afastando do planeta os privilégios e os desperdícios, a penúria e a fome. A civilização humana e perfeita, ensina O Livro dos Espíritos, é aquela em que ninguém morre de fome. A duras penas, a nova mentalidade econômica já está se definindo em todas as nações civilizadas, mas o egoísmo das camadas privilegiadas ainda impede a compreensão das exigências de fraternidade e humanismo dos novos tempos.
b)  a Moral, que tem de romper os seus padrões envelhecidos de egoísmo e sociocentrismo, moldados em preconceitos de vaidade, ambição e prepotência, para elevar-se a novos padrões de humanismo, respeito por todos os direitos humanos, até hoje sempre espezinhados na Terra dos Homens, essa expressão de Saint-Exupéry que é um novo chamado à nossa consciência em termos evangélicos. Altruísmo – interesse pelos outros – humildade, fraternidade, tolerância e compreensão, amor, são essas as novas palavras de uma moral realmente cristã. A violência terá de ser expulsa da Terra dos Homens, com seu cortejo de brutalidades. É necessário que o conceito de não-violência se transforme na marca do homem, no signo que o distingue do bruto, do primata inconsciente. A honra e a dignidade humanas são incompatíveis com a estupidez dos broncos, inamissíveis num sistema de civilização. Como adverte Fredric Wertham, a violência é um câncer social, que corrói e destrói toda a estrutura de uma civilização. O homem verdadeiramente homem deve ter vergonha e horror da violência. Ser violento é ser amoral, pois quem não respeita os outros não respeita a si mesmo.
c)   a Educação, que tem de renovar os seus conceitos básicos sobre o seu objeto, o educando. Em primeiro lugar a educação familial, que deve basear-se na afetividade, nas relações de amor e compreensão entre pais e filhos. Educação com violência é domesticação. O mundo da criança não é o mesmo do adulto e este tem de descer a esse mundo, voltar à sua própria infância para não esmagar a infância dos filhos. As pesquisas entre os povos selvagens mostraram que a essência da educação é o amor. Sem amor não se educa, deforma-se. Nos povos selvagens a educação não foi deformada pela idéia do pecado, pelo mito da queda do homem, que envolvera o mundo de violências redentoras capazes de aterrorizar um brutamontes, quanto mais uma criança. Kardec ensina que a criança, embora tenha o seu passado em geral lamentável, nasce vestida com a roupagem da inocência para tocar o coração dos pais e despertar-lhes o amor e a ternura, de que ela necessita para o desenvolvimento das suas potencialidades humanas. Se fazemos o contrário, despertamos na criança o seu passado de erros e depois a condenamos por seus instintos. Essa tese kardeciana é hoje dominante nos meios pedagógicos. Como dizia Gandhi, não se pode levar uma criatura ao bem pelos caminhos do mal. Os povos selvagens são mais civilizados que os povos civilizados, no tocante a esse problema, pois intuem com pureza e ingenuidade o verdadeiro sentido da educação. Educar é um ato de amor, diz Kerchensteiner em nossos dias, endossando o pensamento de todos os grandes pedagogos e educadores da Grécia antiga e do mundo moderno, a partir de Rousseau.
Mas a Educação Espírita tem ainda uma função essencial a desenvolver: o desenvolvimento das faculdades paranormais do educando, preparando-o para as atividades cósmicas da nova era. O Espiritismo foi o revelador dessas faculdades humanas que o passado confundiu com manifestações doentias ou sobrenaturais. O Espiritismo foi a primeira Ciência a mostrar experimentalmente esse engano fatal, de que resultou para a Humanidade terríveis tragédias. Cento e trinta anos antes das descobertas parapsicológicas nesse sentido, a Ciência Espírita demonstrou que as funções anímicas e psico-anímicas da criatura humana eram normais, pertenciam à própria natureza do homem. As pesquisas atuais no Cosmos revelaram que o desenvolvimento das faculdades psi é indispensável ao bom êxito das incursões no espaço sideral. A Educação Espírita é a única que pode enfrentar essas exigências dos novos tempos, cuidando do desenvolvimento dessas faculdades de maneira racional, sem os prejuízos dos falsos conceitos e dos temores infundados das formas de educação religiosas e leigas do nosso tempo.
Cabe assim ao Espiritismo renovar totalmente a cultura atual, reestruturar a Civilização Tecnológica nos rumos da Civilização do Espírito. Esse o fardo leve do Cristo que pesa sobre a consciência de todos os espíritas verdadeiros, nesta hora do mundo, e particularmente sobre a consciência dos educadores espíritas. Nessa civilização o amor não será fonte de decepções, desajustes e tragédias. A Família não se estruturará em preconceitos provindos dos tempos de barbárie, mas na moral evangélica pura, feita de amor e respeito pelas exigências da vida. O amor verdadeiro e espontâneo, puro como água da fonte, livre de interesses secundários, fará da família a fonte de amor que elevará a Terra na Escala dos Mundos. Isto não é sonho nem profecia, é o programa espírita para o Mundo de Amanhã, e que cabe aos espíritas realizar a partir de hoje, sem perda de tempo.
Curso Dinâmico do Espiritismo
Herculano Pires

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

JUDAS ISCARIOTES, O APÓSTOLO.(...)"Embora Jesus Cristo já soubesse que o plano de Judas era irreversível, o bom senso nos diz que o ato na natureza fatal, uma vez que, com o uso do seu livre-arbítrio ele poderia ter-se furtado à execução do seu plano de traí-lo. O Evangelista João afirma que logo após Jesus ter-lhe dado o bocado de pão, entrou nele satanás, o que que Judas se tornou dócil instrumento de um possessor, o qual insuflou em seu coração o desiderato de consumar o ato de traição..."


"TENDO POIS, JUDAS RECEBIDO A COORTE E OFICIAIS DOS PRINCIPAIS
DOS SACERDOTES FARISEUS, VEIO PARA ALI COM LANTERNAS,
ARCHOTES E ARMAS". (JOÃO 18:3)
O nome de Judas Iscariotes provém da sua cidade de origem: Karioth, na Samaria, a qual, por sua vez, teve a sua raiz no nome de Issacar, um dos filhos de Jacó, que deu o título a uma das doze tribos de Israel. O papel de Judas Iscariotes no processo de revelação do Cristianismo, pelo que podemos deduzir das narrativas evangéIicas, não foi muito significativo. As poucas referências ali feitas sobre ele foram de natureza negativa, haja vista, por exemplo, o que diz o evangelista João sobre o episódio do do Jantar de Betânia: Logo após ter Maria derramado sobre o Mestre o vaso de unguento, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: por que não se vendeu esse unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, tirava o que ali se lançava. Dizemos eventual traidor porque, embora naquela altura dos acontecimentos ele já tivesse pactuado com o sumo sacerdote, no sentido de entregar o Mestre mediante o prêmio de trinta moedas de prata, ele poderia bem ter voltado atrás em seu intento, uma vez que Deus jamais condena alguém à prática do mal

Em O Liuro dos Espíritos, de Allan Kardec, deparamos com os seguintes esclarecimentos:— No estado errante, antes de tomar uma existência corpórea, o Espírito escolhe o gênero de provas que sofrer; nisto consiste o seu livre-arbítrio.— Nada acontece sem a permissão de Deus, foi ele quem estabeleceu todas as leis que regem o universo.
Dando ao Espírito a liberdade de escolha, deixa-lhe responsabilidade dos seus atos e das suas consequências nada lhe estorva o futuro; o caminho do bem está à sua frente, como o do mal. Mas, se sucumbir, ainda se resta uma consolação, a de que nem tudo se acabou para ele, pois Deus, na sua bondade, permite-lhe recomeçar o que foi mal feito.

Embora Jesus Cristo já soubesse que o plano de Judas era irreversível, o bom senso nos diz que o ato na natureza fatal, uma vez que, com o uso do seu livre-arbítrio ele poderia ter-se furtado à execução do seu plano de traí-lo. O Evangelista João afirma que logo após Jesus ter-lhe dado o bocado de pão, entrou nele satanás, o que que Judas se tornou dócil instrumento de um possessor, o qual insuflou em seu coração o desiderato de consumar o ato de traição.

Com base nos ensinamentos acima, podemos afirmar que Judas Iscariotes não veio predestinado para aquele ato nefando. Ele poderia tê-lo praticado ou não. Na eventualidade de ter modificado a sua decisão, teria naturalmente surgido outro traidor, ou o Cristo teria sido preso em circunstâncias diferentes, embora o Mestre, profundo conhecedor dos homens e profeta que era, soubesse de antemão que Judas não mudaria o que já havia deliberado fazer, e que, portanto, os vaticínios sobre essa ocorrência aconteceriam em seus mínimos detalhes.

Estando Jesus falando, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma grande multidão com espadas e varapaus, que eram os ministros enviados pelos principais dos sacerdotes e pelos anciãos do povo, e deu-lhe um beijo, dizendo: Deus te salve Mestre, sinal esse que havia anteriormente combinado com os detratares do Senhor. Profundamente arrependido do ato de traição após ver a flagelação do Mestre, voltou Judas ao Templo e ali pretendeu reparar a sua falta, exclamando: Pequei, traindo o sangue inocente, ao que os principais dos sacerdotes replicaram:
Que nos importa? Isso é contigo. Desesperado diante dessa recusa, atirou as trinta moedas aos pés dos sacerdotes e, retirando-se para um campo, ali suicidou-se. Os mentores do Templo, tomando do dinheiro, disseram: Não é lícito deitá-lo na arca das esmolas, porque é preço de sangue, e em conselho deliberaram comprar com ele o campo de um oleiro, para servir de cemitério aos forasteiros. Por essa razão se ficou chamando aquele campo, Haceldama, isto é, campo de sangue. Com esse ato, aparentemente caridoso, os principais dos sacerdotes julgavam poder enganar a Deus, enganando-se a si próprios.
Esta passagem foi prevista no livro de Zacarias (11:12-13): E eu disse-lhes: Se parecer bem aos vossos olhos, dai-me o que é devido e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário trinta moedas de prata. O Senhor, pois, me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trintas moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do Senhor.
É inegável que o Espírito de Judas já se redimiu no decurso de várias lutas expiatórias (NOTA: isto feito em centenas de reencarnações) e hoje forçosamente é um Espírito de ordem elevada, não se justificando as campanhas que se movem contra ele no mundo, principalmente com as chamadas malhações e coisas semelhantes.
É fato inconteste, porém, que a História do Cristianismo registra a passagem pela Terra de muitos outros Judas, que não traindo o Mestre traíram, entretanto, a sua Doutrina, impregnados com ritualismos e encenações exteriores que ele jamais ensinou.
Paulo A. Godoy

SIMÃO, DORMES? (...)"As pessoas que não se capacitam das responsabilidades de que se acham investidas, ou que não despertam para a vivência dos ensinamentos evangélicos, passam pela vida sem ter vivido, pois uma existência perdida poderá redundar em séculos de retardamento no processo evolutivo do Espírito..."


"E, CHEGANDO, ACHOU-OS DORMINDO, E DISSE A PEDRO: SIMÃO, DORMES? NÃO PODES VIGIAR UMA HORA?"
"E ESTANDO UM CERTO MANCEBO, POR NOME EUTICO, ASSENTADO NUMA JANELA,
CAIU DO TERCEIRO ANDAR, TOMADO DE SONO PROFUNDO QUE LHE SOBREVEIO
DURANTE O EXTENSO DISCURSO DE PAULO". (ATOS, 20:9)
Os apóstolos Pedro, Tiago e João acompanharam o Mestre ao Horto das Oliveiras, onde o assessoraram numa invocação espiritual das mais decisivas, cuja finalidade principal consistiu em entrar em contato com o plano espiritual superior a fim de sondar, uma vez mais, os sábios desígnios de Deus em torno do desfecho do Messiado de Jesus na Terra.
Numa autêntica sessão espírita, o Cristo entrou em comunicação com o Alto e rogou: Pai, se for possível, passa de mim este cálice, mas faça-se a tua e não a minha vontade. Os três apóstolos, entretanto, subjugados por forças inferiores do plano espiritual, interessadas no malogro da missão redentora de Jesus, adormeceram e, apesar de o Mestre acordá-los mais de uma vez, persistiram naquele sono profundo.
Eutico, por sua vez, atraído pela maravilhosa pregação de Paulo, na cidade de Troas, assentara-se numa janela do terceiro andar do prédio onde o apóstolo fazia a sua pregação. O discurso fora bastante prolixo e o jovem não vigiou suficientemente, sendo tomado também de profundo sono, caiu de grande altura, sendo dado por morto. O apóstolo dos Gentios, descendo, inclinou-se sobre ele e disse: Não vós perturbeis, que a sua alma nele está.
O Evangelho segundo Lucas (12:35-38) nos legou o seguinte ensinamento de Jesus: Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu Senhor quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando. Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar-se à mesa e chegando servirá. E se vier na segunda vigília, e se vier na terceira e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.

Todas essas narrativas evangélicas têm um escopo: demonstrar que o Espírito é pronto, mas a carne é fraca. O Mestre recomendou aos três apóstolos que participando daquela fase decisiva e angustiante do seu Messiado: Orai e vigiai para não cairdes em tentação.
A advertência de Jesus é extensiva aos homens de todos os tempos, que dormem no esquecimento dos mais rudimentares deveres de ordem espiritual, malbaratam os talentos que lhe foram confiados agindo semelhantemente àquele homem da parábola que egoisticamente, enterrou o talento que lhe fora confiado tornando-o improdutivo e destituído de qualquer benefício para o próximo.

As pessoas que não se capacitam das responsabilidades
de que se acham investidas, ou que não despertam para a vivência dos ensinamentos evangélicos, passam pela vida sem ter vivido, pois uma existência perdida poderá redundar em séculos de retardamento no processo evolutivo do Espírito.

Muitos homens se configuram animosos no desempenho de tarefas relevantes, mas não tomam o devido cuidado no trato de assuntos que dizem respeito ao Espírito. Muitos homens se configuram animosos no desempenho de tarefas relevantes, mas não tomam o devido cuidado no trato de assuntos que dizem respeito ao Espírito, preferindo antes se engolfarem no desfiladeiro do erro, pervertendo seus valores morais e aniquilando os atributos que, por força das tarefas de que se acham investidos, lhe são outorgados na Terra.
Na Parábola do Semeador, notamos que uma parte da semente caiu à beira da estrada e foi devorada pelas aves. Eutico se enquadrou perfeitamente no rol dos homens que são simbolizados por essa parte da semente, são os que, no dizer evangélico, recebem as palavras oriundas do plano superior, mas não lhes dão guarida, sendo elas racilmente subtraídas pelos Espíritos malignos, interessados am manter os homens distanciados de Deus.

Entretanto, pelo menos uma semente ficou semeada no coração daquele mancebo. Ele foi dado por morto, mas Paulo afirmou que ele ainda estava vivo, para comprovar aquilo que Jesus ensinou: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João, 5:24)

Eutico já não poderia morrer para as coisas do Espírito,
pois já havia vislumbrado a centelha dos ensinamentos evangélicos, que Paulo fora divulgar em Troas. Na realidade ele dormira, pois a carne é fraca e naquela contingência investida dos Espíritos trevosos fora arrasadora, entretanto o seu Espírito estava pronto para assimilar o conhecimentos novos que Paulo ali fora ministrar, o qual o levaria descortinar um novo mundo onde todos se sentiam felizes, úteis a Deus, abominando o servilismo às coisas de César.

Os três apóstolos de Jesus também sofreram o impacto da ofensiva dos espíritos das trevas, porém, suas almas estavam iluminadas pelas luzes da consoladora Doutrina que Jesus Cristo viera revelar, o que fazia com que estivessem vigilantes interiormente.

O ensinamento propiciado por estas duas passagens evangélicas representa incisiva admoestação àqueles dormem sobre as riquezas e as glórias efêmeras da Terra, tornando-se avaros, egoístas e orgulhosos, aos que repousam sobre as várias formas de viciações, esquecidos das aquisições de ordem espiritual que impulsionam a criatura para o Criador, aos que se locupletam com as vantagens temporárias que muitas vezes a vida oferece e postergam as coisas que enobrecem a alma, as únicas que são permanentes e que acompanham os Espíritos em sua trajetória evolutiva.
A Parábola do Trigo e do Joio, narrada em Mateus, 13:24-30, descreve: Assemelha-se o reino dos céu homem que semeou boa semente em seu campo. Enquanto porém, dormiam os homens veio inimigo dele e semeou por cima do joio. Jerônimo, o grande doutor da igreja (Patrol, Lat. vol 26 col. 93), previne os chefes da igreja para que não durmam, para que não se façam semeaduras de heresias entre os fiéis.
Deparamos, portanto, também nessa parábola com a necessidade de nos mantermos vigilantes, a fim de que as deturpações doutrinárias não venham a se constituir em embaraços para a propagação das verdades enunciadas pelo Cristo e hoje consagradas pelo Espiritismo.
Paulo A. Godoy
Livro: Crônicas Evangélicas