Tiago, 1: 12
Bem
aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma
vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o
amam.
Bem Aventurado é sinônimo de feliz. E conforme já dissemos em outro momento:
…a
felicidade promovida pelo Cristo, não é a felicidade que conhecemos,
fugaz, momentânea, porque embasada em valores temporários. A felicidade a
que se refere o Evangelho é definitiva, porque é conquistada pelos
valores do Espírito.1
O homem; não está nominado porque é qualquer um que proceder conforme a orientação do evangelista.
O verbo suportar
diz respeito ao resistir às provações. Por si só não há grandes virtudes
em suportar, pois mostra que ainda estamos vinculados à faixa da
justiça, só suportamos porque não há outro modo, suportamos como
consequência de uma ação menos feliz anterior, e que é impositivo da Lei
sofrer as consequências.
Normalmente aquele que
suporta, que tolera, ainda acha que o outro está errado, que ele está
certo, portanto ele suporta o outro achando-se superior.
A virtude conforme a narrativa do apóstolo está em suportar com paciência,
pois aí há uma ação construtiva no bem, há um ensinamento velado que é
transmitido a todos mostrando a faixa espiritual que vibra aquele que
pratica esta ação pacificadora, pois suportar com paciência é o mesmo
que compreender seja a própria provação ou as pessoas por meio das quais
ela vem.
Compreender é no mínimo
enxergar o outro, saber de suas necessidades, saber qual a sua
capacidade e agir com proveito em favor do crescimento tanto do outro
quanto de si mesmo. E compreender a provação é saber avaliar a sua
necessidade e desativar os pontos que geram sofrimento contribuindo
assim para a manutenção da harmonia.
Provação; no grego é peirasmos, uma palavra que pode ser traduzida tanto por provação quanto por tentação.
Em português há diferenças. Provação é o ato ou efeito de provar; prova, teste. É uma situação aflitiva ou de sofrimento que põe à prova a força moral. Tentação é o impulso para a prática de alguma coisa censurável ou não recomendável; desejo veemente ou violento2.
Dentro do contexto deste
versículo achamos melhor a tradução da Bíblia de Jerusalém que usa
provação ao invés de tentação como usa Almeida. É que aqui o autor da
epístola fala em suportar com paciência; denota um sofrimento que
põe à prova a força moral da criatura. A tentação às vezes cumpre o
mesmo papel, por à prova a força moral da criatura, porém no caso da
tentação há uma ressonância na intimidade da criatura com o objeto de
tentação, no caso da provação o elemento que prova pode simplesmente ser
uma situação exterior. O Exemplo clássico desta colocação está na
passagem em que Jesus é colocado no deserto para ser posto à prova pelo
Adversário (Mateus, 4: 1 a 11; Marcos, 1: 12 e 13; Lucas, 4: 1 a 13).
Alguns tradutores informam que Jesus teria sido “tentado” pelo
Adversário, o que nós achamos mais correto dizer que Jesus foi provado
pelo Adversário, pois em Jesus não há a menor chance de haver tentação
por se tratar de um Espírito Puro, que segundo os Espíritos informam a
Kardec, não sofre nenhuma influência da matéria, pois tem superioridade
intelectual e moral absoluta.3
Porque, uma vez provado,
continua Tiago, querendo dizer, tendo passado no teste com sucesso,
tento mostrado que superou a dificuldade, o que significa o fim de um
ciclo em relação àquela necessidade, receberá a coroa da vida. David Stern4
traduz: “receberá como sua coroa a Vida…”. Acho mais bonita esta
tradução sendo esta vida a Vida Abundante prometida por Jesus, porém
esta só acontecerá em nós no fim de um ciclo maior de vitória sobre as
imperfeições. A carta escrita por Tiago nos fala deste momento também,
mas atende-nos em cada vitória que alcançamos sobre a menor das
provações.
A coroa é o símbolo do
coroamento, é o emblema da vitória, e aqui ela significa a vitória sobre
a provação que nada mais é do que o ato de vencer a imperfeição que fez
necessária a prova. Como é coroamento é o fechamento de ciclo; para
cada vitória sobre cada imperfeição a vida nos autoriza uma coroa, e
quando atingirmos a vitória final sobre nossas imperfeições, o que
chamamos de redenção, e que a Bíblia comumente chama de salvação,
receberemos como coroa a Vida Abundante, Vida esta que foi o motivo da
vinda até nós de Jesus, o Cristo de Deus.
…eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.5
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.6
…que o Senhor prometeu aos que o amam; A
Vulgata neste verso substitui Senhor por Deus, o que leva alguns
analistas a entender que o Senhor aqui é Deus. Não sabemos definir aqui o
que pensava o autor da carta. Esta dificuldade acontece principalmente
porque a teologia tradicional confundiu Jesus com Deus, no fundo os dois
são segundo esta a mesma pessoa.
A expressão coroa da vida
só acontece no Novo Testamento, aqui em Tiago e no Apocalipse (2: 10).
Pedro também fala sobre o mesmo tema (1 Pedro, 5: 4) como coroa da
glória, Paulo (1 Coríntios, 9: 25) em coroa incorruptível, em todos
estes textos, mesmo em Paulo que não é tão explícito, a promessa se
refere a Jesus. A promessa só remonta Deus se interpretarmos colocações
da Bíblia hebraica como a “árvore da vida” e a “terra prometida” como
sendo sinônimos desta coroa da vida.
Para nós o mais importante
não é saber se é Deus ou Jesus que promete, até porque o próprio Cristo
disse que não trazia nada Dele, mais do Pai que O enviou. Ou seja,
Jesus é o “Procurador” oficial de Deus no planeta Terra sendo assim, em
última instância a Promessa é de Deus.
O que conta aqui é como alcançá-la, e isto fica claro: aos que o amam.
Amar a Deus é o primeiro mandamento e o Deuteronômio nos ensina que é amar com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força.7; isto
é tão complexo que para analisar todo este mandamento foi escrito o
livro mais famoso da humanidade: a Bíblia, pois em verdade esta gira
toda em torno deste mitzvah dado a Moisés.
Jesus com a Sua pedagogia superior nos ensinou que amar a Deus é amar ao próximo, e amar como Ele Jesus nos amou.
Está é a síntese que nos
instrumentaliza para a conquista desta coroa citada por vários enviados
do Senhor e que Paulo com toda segurança afirmou ser a maior de todas as
virtudes, o amor, que dinamizado é caridade.
1 O Sermão do Monte, cap. 1
2 Para estes conceitos me vali do dicionário Houaiss.
3 O Livro dos Espíritos, questão 112.
4 Novo Testamento Judaico, pág. 241
5 João, 10: 10
6 Apocalipse, 2: 10
7 Deuteronômio, 6: 5
FONTE: http://espiritismoeevangelho.blogspot.com.br/
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