Pergunta-se, frequentemente, por qual razão falava Jesus por parábolas. 
A interrogação pode ser respondida após breve e cuidadosa reflexão. 
Desejando
 que a Sua mensagem ultrapassasse o tempo em que era enunciada e o lugar
 em que se fazia ouvida, não poderia ficar encerrada nas formulações 
verbais vigentes, pela pobreza da própria linguagem. 
Se assim fora, à medida que o tempo avançasse, ficaria superada em razão da maneira como fora formulada. 
Utilizando-se, porém, da parábola, do conhecimento dos símbolos, deu-lhe caráter de permanência em todas as épocas. 
A 
Semiótica ou disciplina que estuda os símbolos, demonstra a facilidade 
que os mesmos representam para o entendimento de tudo quanto é 
transcendental ou subjetivo, tornando-o de fácil identificação. Talvez o
 símbolo seja o recurso mais recurso de comunicação entre os seres 
humanos. 
Especialistas
 em paleontologia encontraram-nos gravados em cascas de ovos há mais de 
sessenta mil anos, o que confirma a sua perenidade. 
Todo 
símbolo reveste-se de um significado, não somente num como em todos os 
lugares, em qualquer idioma ou dialeto, facilitando o entendimento da 
sua representação. 
Demais,
 uma narrativa amena, em forma de parábola, facilmente é entendida, ao 
mesmo tempo, memorizada, e quando é narrada, embora se alterem as 
palavras, o símbolo nela incluído ressalta e preserva-lhe o significado. 
Convivendo
 com mentes pouco esclarecidas culturalmente, numa época de 
obscurantismo e de graves superstições, deveria superar os limites de 
então e coroar as futuras conquistas do conhecimento intelectual. 
Concomitantemente,
 o seu objetivo era o de insculpir o pensamento no imo das emoções, e as
 parábolas, por centrarem o seu significado nos símbolos, jamais seriam 
olvidadas ou adulteradas. 
Caberia
 à psicologia do futuro penetrar nos arcanos do inconsciente humano, no 
qual se arquivam todos os acontecimentos e se transformam em símbolos, 
que se fazem decompostos à medida que são liberados em catarse 
espontânea...
Uma figueira brava e uma rede de pescar, uma pérola e uma semente de mostarda em qualquer idioma e em todas as épocas preservam a sua realidade, facilitando o entendimento da narrativa na qual comparecem. 
Desejando apresentar o reino dos Céus de
 forma inconfundível como deveria ser, totalmente desconhecido então, 
explicitado num símbolo adquiria fácil compreensão dos ouvintes e mais 
acessível assimilação emocional. 
A 
moderna psicologia analítica, assim como a psicanálise penetram nos 
símbolos para interpretar os arquétipos, as heranças ancestrais, os 
mitos e contos de fadas, que se encontram arquivados nos recessos 
profundos do inconsciente humano. 
Recorrem
 aos sonhos e às associações, para desvelar as imagens sombreadas e 
guardadas em símbolo que, interpretados, facultam trabalhar-se os 
conflitos, a fim de dilui-los. 
Jesus 
foi e permanece sendo o mais qualificado psicoterapeuta da Humanidade, 
antecipando as doutrinas psicológicas, a fim de iluminá-las quando 
surgissem.
*   *   *
Todos os seres humanos têm no seu jornadear conflitos semelhantes aos do filho pródigo, que
 foge do lar, atraído pela ilusão do prazer e, tombando na realidade 
angustiante que desconhecia, retorna à segurança do pai generoso... 
Como expressar em profundidade excepcional a lição do bom samaritano, propondo o amor ao inimigo em forma de caridade compassiva, senão conforme o fez Jesus? 
A reflexão em torno das virgens loucas, insensatas e das prudentes, que se preservaram, teoriza,  de forma segura, o significado da fidelidade ao dever de maneira muito especial. 
O pastor que 
vai em busca da ovelha extraviada, assim como a mulher que procura a 
dracma perdida, são especiais e inesquecíveis ensinamentos sobre a 
valorização e a dedicação pessoal. 
As 
extraordinárias imagens simbólicas de     que Ele se utilizou para ser 
compreendido e dizer da Sua grandeza sem autoencômios nem relevações 
desnecessárias, refletem-Lhe a sabedoria: 
- Eu sou a luz do mundo... 
- Eu sou a porta das ovelhas... 
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida... 
- Eu sou o pão da vida... 
- Eu sou a videira... 
-Aquele que beber da água que eu lhe der... 
Nas admoestações, os Seus célebres ais ainda convidam à meditação: 
- Ai de vós os ricos!... 
-Ai de ti Corazim! Ai de ti Betsaida!... 
-Ai do homem pelo qual vem o escândalo... 
-Ai de vós escribas e fariseus... 
-Ai de vós, porque sois semelhantes aos túmulos... 
Não menos enriquecedores são os postulados de amor e de promessa de plenitude em favor daqueles que Lhe forem fiéis: 
- O que fizerdes a um destes em meu nome... 
- Eu vos apresentarei a Meu Pai... 
-Eu vos mando como ovelhas mansas... 
-Eu os aliviarei... 
As canções de exaltação penetram, ainda hoje, a acústica de todas as almas, que Lhe ouvem os enunciados incomparáveis: 
- Um homem tinha dois devedores... 
- Ide convidar os estropiados, os excluídos, os infelizes... 
- O Reino dos Céus é semelhante a um homem que... 
-Eu estarei convosco para sempre...
*   *   *
As suaves parábolas de Jesus são o coroamento melódico da sinfonia das bem-aventuranças que a Humanidade jamais olvidará.
Todos os seres
 humanos estão incluídos no sermão do monte, quando o amor se transforma
 na fonte inexaurível da trajetória evolutiva dos Espíritos. 
Por fim, Ele exclamou: 
- O Reino dos Céus está dentro de vós... 
Exultai!
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na reunião
mediúnica de 6 de novembro de 2012, no Centro Espírita Caminho da
Redenção, em Salvador, Bahia.
Em 11.3.2013.
mediúnica de 6 de novembro de 2012, no Centro Espírita Caminho da
Redenção, em Salvador, Bahia.
Em 11.3.2013.
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