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terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 46

 
 
Sê espontâneo para realizar a caridade nas divisões que te compete enriquecer, mas, deves te interessar mais pela caridade contigo mesmo. Se parares para pensar um pouco, para fazer um auto-exame em tua vida, perceberás o quanto tens a fazer na correção de ti mesmo, e é o que deve ser feito. O que vier a mais, serão conseqüências desse trabalho de luz. Os maiores inimigos que te perseguem não estão fora, mas dentro, dominando talvez os teus sentimentos. Os acontecimentos exteriores apenas despertam o que mora no íntimo do coração. O valente é aquele que teme a si mesmo, mas que sempre tem coragem para lutar contra as próprias imperfeições e vencê-las. Não deves abandonar as corrigendas, porque o campo de aperfeiçoamento é muito grande, e quando quiseres deitar sementes que constróem e edifiquem, busca Jesus, recorre ao imenso celeiro que é o Evangelho, porque a nossa paz depende de nós, de nossa parte que está por fazer.

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 45

 
A.K.: A Química nos mostra as moléculas dos corpos inorgânicos unindo-se para formarem cristais de uma regularidade constante, conforme cada espécie, desde que se encontrem nas condições precisas. A menor perturbação nestas condições basta para impedir a reunião dos elementos, ou, pelo menos, para obstar à disposição regular que constitui o cristal. Por que não se daria o mesmo com os elementos orgânicos? Durante anos se conservam germens de plantas e de animais, que não se desenvolvem senão a uma certa temperatura e em meio apropriado. Têm-se visto grãos de trigo germinarem depois de séculos. Há, pois, nesses germens um princípio latente de vitalidade, que apenas espera uma circunstância favorável para se desenvolver. O que diariamente ocorre debaixo das nossas vistas, por que não pode ter ocorrido desde a origem do globo terráqueo? A formação dos seres vivos, saindo eles do caos pela força mesma da Natureza, diminui de alguma coisa a grandeza de Deus? Longe disso: corresponde melhor à idéia que fazemos do Seu poder a se exercer sobre a infinidade dos mundos por meio de leis eternas. Esta teoria não resolve, é verdade, a questão da origem dos elementos vitais; mas, Deus tem Seus mistérios e pôs limites às nossas investigações.
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Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 44

 
"De onde vieram para a Terra, os seres vivos"? Esta é a pergunta feita aos Espíritos superiores, e eles responderam que a própria Terra os tinha em germe, usando a mesma, linguagem humana da época. Hoje, talvez falassem de maneira diferente, no modo de expressar, pela evolução da ciência, no entanto, as bases seriam as mesmas. Nós poderemos dizer que dentro do corpo humano existem os germes de vida biológica, que são os espermatozóides, mas eles, sem o campo necessário para a sua proliferação e, ainda mais, sem o encontro com o óvulo feminino, não gerariam vida física, sucedendo vidas. Mesmo nesta simbiose altamente superior do encontro desses dois elementos ultra-sensíveis do homem e da mulher, inteligências invisíveis estão, em nome de Deus, supervisionando a formação biológica para a continuação da espécie; todavia, o Espírito que irá comandar o corpo vem de Deus, é uma inteligência separada. A carne em forma humana é apenas instrumento da luz espiritual, que se apodera de um corpo para a sua evolução, no despertamento dos valores da consciência.
 

sábado, 5 de janeiro de 2013

NOSSA REUNIÃO."...Relevemos, sem qualquer tisna de mágoa, a atitude de alguém que, por enquanto, não nos consiga observar com simpatia; esqueçamos o gesto de intemperança mental que, talvez, tenhamos anotado nessa ou naquela pessoa; estendamos, pelo menos, ligeira prestação de serviço ao enfermo que, acaso, se veja, ao nosso lado, requisitando atenção; e ofereçamos um sorriso espontâneo de compreensão e acolhimento a quantos nos compartilhem do ambiente, encorajando o cultivo da solidariedade e do entendimento..."


Emmanuel
- De que modo iniciar o culto de assistência? – alguém nos perguntou.
- Com os recursos que se nos façam possíveis e onde estivermos, - respondemos nós.
Aliás, é justo assinalar que a presente reunião oferece clima ideal para o começo de semelhante realização.
Aqui se encontram muitos companheiros, conhecidos e desconhecidos, de uns para com os outros.
Esse perdeu um ente amado e aguarda um clarão de fé para a noite da saudade que lhe obscurece os pensamentos; aquele, entre as paredes domésticas, possui um irmão doente para quem deseja apoio espiritual; outro carrega consigo pesada inquietação de que anseia desvencilhar-se; e ainda outro experimenta o frio da descrença, pedindo, em silêncio, essa ou aquela réstia de esperança na Vida Espiritual.
É possível, ainda, que no contexto de nossa composição estejam amigos desconsolados e tristes por não encontrarem soluções prontas destinadas aos problemas de que são portadores.
Iniciemos o nosso aprendizado de beneficência aqui mesmo.
Relevemos, sem qualquer tisna de mágoa, a atitude de alguém que, por enquanto, não nos consiga observar com simpatia; esqueçamos o gesto de intemperança mental que, talvez, tenhamos anotado nessa ou naquela pessoa; estendamos, pelo menos, ligeira prestação de serviço ao enfermo que, acaso, se veja, ao nosso lado, requisitando atenção; e ofereçamos um sorriso espontâneo de compreensão e acolhimento a quantos nos compartilhem do ambiente, encorajando o cultivo da solidariedade e do entendimento.
Uma reunião de paz e fraternidade não é um agrupamento estanque, no qual alguns companheiros ensinem e outros amigos apenas escutem. É um encontro de elevada significação, de cujas tarefas todos podemos e devemos participar, cooperando em favor do bem geral, através da maneira que se nos faça mais acessível.
Um encontro, qual o nosso, em que permutamos experiências e ensinamentos, não é tão-somente um ensejo de orar e beneficiar-nos, mas também expressa em si e por si, valiosa oportunidade para que todo participante da equipe possa aprender e pacificar-se, compreender e servir.

Livro: Excursão de Paz

Tendências: Reflexos do passado. (...)"Não é raro observar crianças mal saídas do berço que já revelam tendências agressivas e paixão por armas. São tendências que demonstram seu cabedal de experiências adquiridas em outras vidas. Algumas delas se manifestam logo na primeira idade; enquanto outras podem vir à tona em momentos marcantes da vida. (...)"É importante que o ser humano se conscientize de que nenhuma educação, nenhuma aquisição moral se efetiva sem perseverança, sem esforço, sem Evangelho".../

Tendências:
Reflexos do passado
A reencarnação não apaga as experiências adquiridas no pretérito; apenas as encobre com o véu do esquecimento, a fim de que o indivíduo possa prosseguir, sem interferências diretas, a sua jornada evolutiva.
Na busca constante de novos conhecimentos, o Espírito completará o seu aprendizado ao longo
das eras.
O ser humano, a cada encarnação, enfrentará as vicissitudes que definirão o seu aprimoramento.
Se bem-sucedido, incorporará novas conquistas; se derrotado, árduas lutas se travarão entre os
verdadeiros e falsos valores incorporados. Jesus apresenta ao homem a fórmula segura para alcançar os
seus objetivos sem tombar pelos atalhos:
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição,
e muitos são os que entram por ela. [...]
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a
vontade de meu Pai, que está nos céus”. (Mateus, 7:13 e 21.)
Portanto, todo aquele que direciona a vontade pelos caminhos do estudo, do trabalho digno, do
respeito a Deus e aos semelhantes, consegue enriquecer o espírito de bens perenes. Estes bens são
conquistas que o tempo jamais apagará.
Experiências adquiridas ficam impressas nos arquivos mentais do Espírito e acompanham-no ao
longo das reencarnações, razão pela qual a criança revela tendências incompreensíveis àqueles
que desconhecem as leis da reencarnação.
De tempos em tempos a mídia revela crianças-prodígio que apresentam o dom da música
e se identificam com certos instrumentos sem qualquer aprendizado
anterior. Outras encontram tanta intimidade com os números a ponto de realizar cálculos
impossíveis de se conceber na faixa etária em que se encontram.
Não é raro observar crianças mal saídas do berço que já revelam tendências agressivas e paixão por
armas. São tendências que demonstram seu cabedal de experiências adquiridas em outras vidas.
Algumas delas se manifestam logo na primeira idade; enquanto outras podem vir à tona em momentos
marcantes da vida. Os pais, geralmente, assistem, atônitos, a seus adoráveis rebentos revelarem
caráter agressivo ou dócil; confiante ou temeroso; obediente ou revoltado; amoroso ou arredio.
Se os genitores apresentam traços semelhantes, certamente se convencerão de que a virtude ou a
falha moral, que se manifesta no seu descendente, é de origem hereditária.
Daí se ouvir certos refrões: “Aquele menino puxou o gênio do pai, ou a inteligência da mãe”; “Aquele outro tem a agressividade do seu avô”. Há características que em nada se assemelham às dos seus familiares.
O Espiritismo faz luz sobre a diferença entre a hereditariedade e as tendências inatas. Assim, os
traços físicos que se assemelham aos dos familiares, como a cor dos olhos, da pele, dos cabelos; compleição física e outros tantos traços, próprios do corpo carnal, pertencem à lei da hereditariedade,
pois sua origem está nos elementos biológicos herdados de seus antecessores, os quais compõem a
vestimenta material. No entanto, se a criança apresenta deficiências físicas, congênitas ou, até certo
ponto, adquiridas, não se pode dizer que são heranças biológicas e sim os reflexos atuais de mazelas
que foram armazenadas em vidas anteriores, pelo Espírito que reencarna para cumprir expiação voluntária
ou compulsória, a fim de quitar seus débitos com a lei. Entretanto, a hereditariedade pode
colaborar para que a lei se cumpra.
As características psicológicas inatas não são heranças que se transmitem de pais para filhos.
São, sim, conseqüências de créditos ou débitos adquiridos pelo Espírito em encarnações precedentes.
Determinadas tendências que caracterizam o indivíduo podem apresentar semelhanças com as
apresentadas por seus genitores.
Todavia, se esses traços não foram adquiridos nesta vida, pelos veículos da educação ou do exemplo,
certamente se explicam pelas leis da reencarnação. Os dons semelhantes se revelam pela afinidade
existente entre famílias espirituais.
Há grupos que partilharam, em outras vidas, ou no plano espiritual, experiências afins.
Assim, um ou mais membros de uma mesma família podem ter vivenciado situações pretéritas
em que todos ou parte deles pertenceram à mesma família, mesma região, ou participaram de organizações
científicas, religiosas, artísticas, profissionais, políticas, que lhes propiciaram tendências semelhantes. Um outro grupo familiar pode se identificar com guerreiros , desordeiros, viciosos com os quais conviveram
no passado.
A infância é, portanto, o período apropriado para se reforçar as tendências boas e desfazer as infelizes. E os pais que amam seus filhos não possuem instrumento melhor para educá-los senão o Evangelho, complementado pela disciplina e hábitos saudáveis. Este é o mecanismo para a educação moral do ser em
formação.
O insigne Codificador expõe o processo educativo ideal:
“[...] Há um elemento, [...] sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria. Esse elemento
é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém,
à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos,
porquanto, a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.
[...]”. (O Livro dos Espíritos, questão 685, comentário de Kardec.)
É importante ressaltar que o renascimento não ocorre aleatoriamente, há sempre uma programação
com finalidade útil para o Espírito renascente. Portanto, reencarnar não tem por objetivo único cumprir provas e expiações, mas, sobretudo, promover o crescimento do Espírito.
Quanto maior o crédito acumulado, mais curto se torna o caminho que conduz aos ideais superiores.
Daí a responsabilidade dos pais de investir na educação, no aprimoramento moral dos filhos,
ainda no período infantil, a fim de que a reencarnação deles seja proveitosa. Esse é o caminho
para que o Espírito cresça de conformidade com os padrões morais evangélicos e, no momento
aprazado, retorne à vida espiritual com o futuro consolidado nas leis divinas.
A Doutrina Espírita, alicerçada no Evangelho de Jesus, propõe ao homem o trabalho constante
de sua escultura moral.
Aceitar a hereditariedade como causa das insuficiências morais é duvidar da Justiça Divina.
A lei da reencarnação é a expressão mais justa da misericórdia do Criador para com suas criaturas.
É a oportunidade de desfazer enganos e apagar delitos; de refazer amizades e ampliar vínculos
no equilíbrio de energias afins; de se reconstruir o que se destruiu em existências anteriores. É
oportunidade de crescer. Afirma Kardec: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação
moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.
(O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4.)
Esse é o objetivo primordial da reencarnação. É importante que o ser humano se conscientize de que
nenhuma educação, nenhuma aquisição moral se efetiva sem perseverança, sem esforço, sem
Evangelho. A conquista da luz interior só se alcança com muito suor e lágrimas. Jesus legou ao homem o mais perfeito roteiro de vida: o seu Evangelho, programado para se projetar futuramente no Consolador,
que floresceu na Doutrina Espírita. É preciso valorizar esse tesouro.
Para o Espírito recalcitrante, cujos instrumentos educacionais não surtem o efeito desejado, um
outro se apresenta infalível: a dor.
Nesse mecanismo de conquistas e aquisições, ou quedas e sofrimentos, de acordo com as leis
da vida, a hereditariedade pode colaborar para a realização desse feito. Assim, o conjunto de hábitos morais e intelectuais, adquiridos e aprimorados por uma educação bem direcionada, se agregarão
às tendências inatas arquivadas ao longo do carreiro evolutivo, e jamais se perderão com a
desintegração da matéria.
Um físico saudável é benesse adquirida em vivências de equilíbrio e respeito à veste carnal, enquanto
que um corpo doente reflete os abusos e vícios cultivados.
É, pois, a lei da hereditariedade que faculta esta tarefa. Uma mente prodigiosa revela as conquistas
encetadas ao longo de muitas encarnações. Porém, somente um Espírito evangelizado irradiará
a paz das conquistas sedimentadas nos celeiros de obras realizadas em sincronia com as leis
divinas.
Esta realidade, revelada pela Doutrina dos Espíritos, é o cerne da semente plantada pelo Divino
 Reformador • Feverei ro 2007


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

RENUNCIAÇÃO CRISTÃ:"...Renunciemos à satisfação de sermos amados ou compreendidos por nossos familiares, servindo-os e auxiliando-os, cada vez mais..."


Emmanuel
Quando Jesus nos concitava à renunciação aos laços consaguíneos para buscar-lhe o Reino de Amor e Luz, não se propunha implantar entre nós o espinheiro do ódio ou o frio da indiferença. Proclamava, sim, o impositivo de nossa fidelidade a Deus, no cumprimento integral dos nossos deveres para com a Lei Divina que institui a Terra como sendo a nossa própria família.
-o-
O Mestre nunca anulou a personalidade dos discípulos, à maneira do ditador humano que exige cega obediência à sua bandeira egocentrista, na clã política em que se lhe enraíza o precário poder. Preocupava-se, acima de tudo, em soerguer-nos o espírito para a responsabilidade de que somos detentores ante os princípios eternos que nos regem os destinos, em nome de Deus.
-o-
Por isso mesmo, alertava o ânimo dos aprendizes para o leal desempenho dos compromissos que haviam esposado, à frente da Boa Nova, num mundo hostil e atormentado qual aquele em que se expandira o arbítrio romano, poderoso e dominador.
-o-
Urgia estabelecer a coragem e consolidá-la no espírito dos seguidores que seriam compelidos, logo depois de seu sacrifício Supremo, a trezentos anos de suplício e aflição, violência e martírio, humilhação e morte.
-o-
Por vezes, é necessário recorrer ao painel do passado para compreendermos a força de certas expressões que os séculos obscureceram e que hoje se afiguram sem maior significação, de nodo a lançarmos nova claridade no rumo do porvir.
-o-
Estudando a essência da lição, sem as fronteiras acanhadas e asfixiantes da letra, podemos repetir que todos aqueles que se mostrem incapazes de esquecer o conforto doméstico ou de desvencilharem das vantagens e gratificações da existência física para o serviço a causa do bem, a benefício de todos, ainda não se mostram habilitados ao árduo trabalho na charrua do dever cristão bem atendido, porque se revelam excessivamente presos às veludosas algemas dos interesses imediatos na carne que passa breve.
-o-
Quanto ao imperativo de renunciação propriamente considerado, não nos esqueçamos do padrão em que o próprio Mestre renunciou.
-o-
Gênio Celeste, abandona o seu Império Resplendente de Glória para fazer-se escravo das criaturas: Governador da Terá, submete-se às convenções sociais do mundo, satisfazendo-lhe as exigências qual fora cidadão comum e Anjo Crucificado pela ingratidão dos próprios beneficiários, em ressurgindo da morte, fixa-se-lhe a atenção na volta generosa aos companheiros que o haviam esquecido e abandonado, a fim de reerguer-lhe a esperança e restabelecer-lhes a alegria.
-o-
Renunciemos à satisfação de sermos amados ou compreendidos por nossos familiares, servindo-os e auxiliando-os, cada vez mais, tanto quanto o Senhor nos tem auxiliado e servido, não obstante as nossas velhas e reiteradas defecções, e estaremos praticando com segurança e valor, os Excelsos Ensinamentos.

Livro: Moradia de Luz

VELHA SOMBRA:"Em muitas ocasiões, a própria palavra é um asilo à preguiça despistadora, que se envolve no verbalismo fulgurante, para continuar arrojada à inutilidade e à prostração..."


Emmanuel
A grande e velha sombra que oculta habitualmente a candeia bruxuleante de nossa fé, muitas vezes, se exprime na espessa neblina da ociosidade mental, que nos entorpece os melhores impulsos para a construção do bem.
- o -
Preguiça de pensar com a própria cabeça...
Preguiça de sentir com o próprio coração...Preguiça de auxiliar...
Preguiça de fazer...
Preguiça de aprender...
Preguiça de ensinar...
- o -
Não acredites que bastaria a confissão em Cristo para dar aos outros o necessário testemunho de comunhão com o Evangelho de Amor e Luz.
- o -
Em muitas ocasiões, a própria palavra é um asilo à preguiça despistadora, que se envolve no verbalismo fulgurante, para continuar arrojada à inutilidade e à prostração.
- o -
Que a nossa frase se estenda em abençoada luz, revelando o Eterno Benfeitor que nos rege os destinos, mas que não nos exonere do dever do exemplo vivo, de vez que apenas na linguagem convincente das obrigações corretamente cumpridas é que seremos entendidos pelos companheiros de jornada no grande caminho da evolução.
- o –
Dissipemos o nevoeiro da preguiça que nos esconde o ideal de servir e avancemos, com diligência, no terreno da ação.
- o -
Evitemos seja colocada a lâmpada de nosso conhecimento sob o antigo velador do desculpismo e, exumando os braços e os recursos que estejamos conservando no frio da inércia, façamos da inteligência o arado de nosso amor, unindo cérebro e coração, alma e corpo, vida e entendimento, na construção da verdadeira fraternidade sobre a Terra, na certeza de que somente pelo trabalho incansável no bem é que nos transformaremos em instrumentos vivos nas realizações do Senhor.

Livro: Moradia de Luz

EVANGELIZAÇÃO PARA CRIANÇAS


Bezerra de Menezes
Que diz da existência, no Lar, de uma Escola Espírita de Evangelização? E da administração de aulas a crianças num Centro Espírita, no posto mediúnico? (A existência de um Grupo Espírita, para fins mediúnicos, num Lar, sabemos prejudicar a atmosfera psíquica).
“Consideramos que o Culto do Evangelho em casa pode funcionar e deve funcionar em apoio da Escola Espírita de Evangelização, sob amparo e supervisão dos pais que, a rigor, são os primeiros orientadores dos filhinhos.
Somos de opinião que o recinto de evangelização pública, num templo espírita, é sempre o lugar mais adequado à evangelização da criança, porquanto semelhante cenáculo do pão espiritual guarda consigo a natureza da escola.”
Será que uma Escola Espírita de Evangelização em uma entidade espírita corre o risco de prejudicar demais a formação do caráter das crianças, se os orientadores deixarem de observar para consigo mesmos certos requisitos como: cumprimento de horário, preparação criteriosa das aulas, assiduidade, etc.?
- “Perfeitamente. A primeira cartilha da criança, na escola da vida, é o exemplo dos adultos que a cercam”.
(Respostas dadas por Bezerra de Menezes, pelo médium Francisco Cândido Xavier, para a “Didática Especial de Espiritismo” elaborada pela Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora, 1970)

RENOVEMOS NOSSA MENTE


"O homem bom tira coisas boas do bom tesouro de seu coração; e o homem mau tira coisas más do mau tesouro de seu coração."(MATEUS, 12:35.)
Coração, no caso vertente, não é o órgão que exerce as funções de uma bomba impelindo o sangue na irrigação geral do nosso corpo.

Trata-se da natureza dos pensamentos e dos sentimentos que nosso espírito irradia, isto é: do estado de nossa mente; das visões, das imagens que cria e desenvolve; do modo e da maneira com que ela discerne e ajuíza de tudo que vemos, de tudo que cai sob o domínio da nossa percepção.

Da boa ou má função da mente depende a boa ou má direção que tomamos no caminho da vida; o bom ou mau Juízo que emitimos a propósito de todas as coisas; os bons ou os maus atos que praticamos.

Os nossos destinos estão na dependência direta da nossa mente: serão fatalmente o que ela determinar que sejam.
O primeiro passo, portanto, a dar, na obra de nossa salvação, deve constar do estudo meticuloso da nossa mente.
Que espécie de pensamentos engendramos?
Que gênero de visões e de imagens nossa mente se compraz em acalentar?
Como costumamos julgar os atos dos nossos semelhantes?
Que juízo fazemos de Deus e de sua justiça, do amor e do dever?
Que é que de preferência nos afeta mais profundamente?
Em suma, qual o nosso ideal?

Tal é, em resumo, o problema da vida.
Nada conseguiremos no sentido de nossa melhoria e de nosso progresso, sob qualquer aspecto, enquanto não prestarmos acurada atenção às condições de nossa mente.
Não haverá reforma possível em nosso caráter, sem que previamente se tenha verificado uma mudança em nossa mente.

O grande Paulo, profundo conhecedor da psicologia da evolução espiritual, assim escrevia aos romanos (Romanos, 12:1 e 2):
- "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; pois em tal importa o culto racional; e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que saibais qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

A doutrina de Paulo é, portanto, a reprodução da de Jesus.
Paulo empregou a palavra mente, e Jesus usou o termo coração.

A fonte de todo o bem é por sua vez a fonte de todo o mal.
É do coração ou da mente que procedem os pensamentos pecaminosos, o orgulho, o ódio, a inveja, o ciúme, as contendas, o dolo, a corrupção, a avareza.
Da mesma sorte, é do coração, é da mente que afloram os ideais puros e elevados, a palavra convincente e sincera, a virtude enfim sob os vários aspectos em que ela se desdobra.
A obra de nossa redenção depende, em síntese, da reforma de nossos corações, ou, na palavra de Paulo, da renovação da nossa mente.
Devemos, pois, cultivá-la, extirpando dela todas as formas de egoísmo, para dar lugar à frutificação das múltiplas modalidades do amor.
Tudo o mais que se pretenda fazer, fora desse trabalho de autoeducação da mente, não passa de um erro religioso, e de uma superstição.
Vinicius
Livro: O Mestre na Educação

EVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO

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Educar é tirar do interior. Nada se pode tirar de onde nada existe.
É possível desenvolver nossas potências anímicas, porque realmente elas existem no estado latente.
A evolução resulta da involução.
O que sobe da Terra é o que desceu do céu.

A diferença entre o sábio e o ignorante, o justo e o ímpio, o bom e o mau, procede de serem, uns, educados, outros não.
O sábio se tornou tal, exercitando com perseverança os seus poderes intelectuais.
O justo alcançou santidade cultivando com desvelo e carinho sua capacidade de sentir.
Foi de si próprios que eles desentranharam e desdobraram, pondo em evidência aquelas propriedades, de acordo com a sentença que o Divino Artífice insculpiu em suas Obras:
- "Crescei e multiplicai".

A verdade não surge de fora, como em geral se im¬gina: procede de nós mesmos.
"O Reino de Deus (que é o da verdade) não se manifestará com expressões externas, por isso que o Reino de Deus está dentro de vós."
Educar e extrair do interior e não assimilar do exterior.
É a verdade parcial, que está em nós, que se vai fundindo gradativamente com a verdade total que a tudo abrange.
É a luz própria, que bruxuleia em cada ser, que vai aumentando de intensidade à medida que se aproxima do Foco Supremo, donde proveio.
É a vida de cada indivíduo que se aprofunda e se desdobra em possibilidades quanto mais se identifica ele com a Fonte Perene da Vida Universal.
"Eu vim a este mundo para terdes vida, e vida em abundância."

O juízo que fazemos de tudo quanto os nossos sentidos apreendem no exterior está invariavelmente de acordo com as nossas condições interiores.
Vemos fora o reflexo do que temos dentro.
Somos como a semente que traz seus poderes germinativos ocultos no âmago de si própria.
As influências externas servem apenas para despertá-los.

Educar é evolver de dentro para fora, revelando, na forma perecível, a verdade, a luz e a vida imperecíveis e eternas, por isso que são as características de Deus, a cuja imagem e semelhança fomos criados.

Vinicius
Mestre na Educação