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quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DENTRO DO LAR





         Famílias-problemas!..
         Irmãos que se antagonizam...
         Cônjuges em lamentáveis litígios...
         Animosidades entre filho e pai, farpas de ódio entre filha e mãe...
         Afetos conjugais que se desmantelam em caudais de torvas acrimônias...
         Sorrisos filiais que se transfiguram em rictos de idiossincrasias e vinditas...
         Tempestades verbais em discussões extemporâneas...
         Agressões infelizes de conseqüências fatais...
         Tragédias nas paredes estreitas da família...
         Enfermidades rigorosas sob látegos de impiedosa maldade...
         Mãos encanecidas sob tormentos de filhos dominados por ódios inomináveis.
         Pais enfermos açoitados por filhas obsidiadas, em conúbios satânicos de reações violentas em cadeia de ira...
         Irmãos dependentes sofrendo agressões e recebendo amargos pães, fabricados com vinagre e fel de queixas e recriminações...
         Famílias em guerras tiranizantes, famílias-problemas!...
* * *
         É da Lei Divina que o infrator renasça ligado à infração que o caracteriza.
         A justiça celeste estabeleceu que a sementeira tem caráter espontâneo, mas a colheita tem impositivo de obrigatoriedade.
         O esposo negligente de ontem hoje recebe no lar a antiga companheira nas vestes de filha ingrata e maldizente.
         A nubente atormentada, que no passado desrespeitou o lar, acolhe nos braços, no presente, o esposo traído vestindo as roupas de filho insidioso e cruel.
         O companheiro do pretérito culposo se reivincula pela consangüinidade à vítima, desesperada, reencontrando-a em casa como irmão impenitente e odioso.
         O braço açoitador se imobiliza sob vergastadas da loucura encarcerada nos trajos da família.
         Desconsideração doutrora, desrespeito da atualidade.
         Insânia gerando sandice e criminalidade alimentando aversões.
         Chacais produzindo chacais.
         Lobos tombando em armadilhas para lobos.
         Cobradores reencarnados junto às dívidas, na província do instituto da família, dentro do lar.
* * *
         Acende a claridade do Evangelho no lar e ama a tua família-problema, exercitando humildade e resignação.
         Preserva a paciência, elaborando o curso de amor nos exercícios diários do silêncio entre os panos da piedade para os que te compartem o ninho doméstico, revivendo os dias idos com execrandas carantonhas, sorvendo azedume e miasmas.
         Não renasceste ali por circunstância anacrônica ou casual.
         Não resides com uma família-problema por fator fortuito nem por enganos dos Espíritos Egrégios.
         Escolheste, antes do retorno ao veículo físico, aqueles que dividiriam contigo as aflições superlativas e os próprios desenganos.
         Solicitaste a bênção da presença dos que te cercam em casa, para librares com segurança nos cimos para onde rumas.
         Sem eles faltariam bases para os teus pés jornaleiros.
         Sem a exigência deles, não serias digno de compartilhar a vilegiatura espiritual com os Amorosos Guias que te esperam.
         São eles, os parentes severos nos trajos de verdugos inclementes, a lição de paciência que necessitas viver, aprendendo a amar os difíceis de amor para te candidatares ao Amor que a todos ama.
         A mensagem espírita, que agora rutila no teu espírito transformado em farol de vivo amor e sabedoria, é o remédio-consolo para tuas dores no lar, o antídoto e o tratado de armistício para o campo de batalha onde esgrimas com as armas da fé e da bondade, apaziguando, compreendendo, desculpando, confiando em horas e dias melhores para o futuro...
         Apóia-te ao bastão da certeza reencarnacionista, aproveita o padecimento ultriz, ajuda os verdugos da tua harmonia, mas dá-lhes a luz do conhecimento espírita para que, também eles, os problemas em si mesmos, elucidem os próprios enigmas e dramas, rumando para experiências novas com o coração afervorado e o espírito tranqüilo.
(De “Dimensões da Verdade”, de Divaldo P. Franco, pelo Espírito Joanna de Angelis)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aspectos Positivos do Não


CLARA NATÉRCIA
“Todo não tem uma explicação.” Tal conceito nós o lemos, há tempos, em
um livro sobre psicologia infantil, no qual o autor orientava os pais, no sentido de
que, ao negar algo à criança, não se limitassem apenas a dizer-lhe NÃO.
Segundo o psicólogo, deveriam esclarecer-lhe o porquê de sua atitude contrária,
mostrando o dano que adviria se a deixassem fazer o que quisesse. Dava,
então, alguns exemplos. Digamos que a criança se encaminha em direção à janela
e seja proibida de ter acesso ao peitoril. Cumpre dizer-lhe do perigo de uma
queda a que ela se expõe. Ao observar o pequenino com um objeto cortante ou
perfurante na mão, como se fora um brinquedo, adverti-lo do risco de se ferir pelo
mesmo. Ao se aproximar de uma mesa ao seu alcance, evitar que o faça, dandolhe
a entender que o objeto pode cair-lhe sobre o corpinho. E assim por diante. O
psicólogo tentava lembrar aos pais e educadores, em geral, que, uma vez esclarecida,
a criança pode aceitar melhor as restrições ou recusas aos seus desejos
e vontades.
Reportando-nos a essa diretriz psicológica, passamos, então, a meditar sobre
o NÃO que nos tem sido dado através da palavra divina. No Decálogo, recebido
por Moisés no alto do Monte Sinai, constatamos que, dos Dez Mandamentos,
sete registram o NÃO. Há a predominância de proibição justamente com o
precípuo escopo de preservar-nos de quedas e falências ante as leis divinas.
Pelos Dez Mandamentos, nas Tábuas da Lei, somos induzidos a uma obediência
paradoxalmente negativa, mas, no fundo, em realidade, de sentido nítida
e essencialmente positivo, imunizador, preservativo. Posterior a Moisés, Jesus,
como o Messias prometido, trouxe-nos novos rumos ao encaminhamento de
nossas vidas, asseverando que não veio destruir a Lei Divina, mas, sim, dar-lhe
cabal cumprimento, pondo-nos em consonância com as determinações supremas
do Criador.
Com a sua didática sábia, segundo depreendemos dos seus
ensinos, o Mestre enunciou, bastas vezes, o NÃO, em sentido evidentemente
positivo, resguardando-nos de riscos e perigos a que estamos sujeitos.
Não obstante, de todo advertidos e bem orientados pela Palavra do Senhor,
ainda assim sentimos dificuldades em nossa adaptação aos parâmetros dos seus
ensinos. Claudicamos, com falhas e desvios de nossa estrada redentora, a cujas
sinalizações quase sempre estamos desatentos.
O Evangelho do Senhor sofreu desvirtuamentos e interpolações que o descaracterizaram
em sua simplicidade e pureza primitivas, contribuindo assim para
que os postulantes ao discipulado cristão se perturbassem e perdessem o rumo
certo da caminhada.
Tal situação de enganos e engodos, de logros e malogros, pressentida pelo
Mestre, levou-O a tranqüilizar-nos com a promessa do advento do Consolador,
que teve os prenúncios de seus albores em 18 de abril de 1857, mediante a publicação
por Allan Kardec de “O Livro dos Espíritos”, em Paris (França).
De então por diante, as obras da Codificação Kardequiana que se lhe seguiram
deixaram-nos vislumbrar a manhã nascente em todo o esplendor de sua claridade
solar. A Nova Revelação estava, sem dúvida, estruturada em suas bases,
desfazendo as brumas e nebulosidades que encobriam os marcos e sinalizações
da estrada, sem enganos e engodos.
A Doutrina dos Espíritos proscreveu o NÃO dos seus ensinos, no nortea mento dos nossos passos?
Não, dizemos nós agora. Prescreve proibições? Sim,
só nas entrelinhas do seu contexto doutrinário-evangélico. O NÃO está imanente,
intrinsecamente nelas embutido, como pérolas ocultas nas conchas das ostras.
Faz-se mister acuidade no olhar para depreendê-lo em sua feição positiva, que
salta, então, do texto para ficar conosco, ou seja, com o nosso senso de responsabilidade,
com o nosso cérebro e coração, com a nossa mente e consciência,
enfim, com o nosso livre-arbítrio.
Nós, espiritistas, quando verdadeiramente familiarizados com os ensinos da
Doutrina dos Espíritos, é que nos proibimos de falar ou não falar, de fazer ou não
fazer, de permitir ou não permitir, de aquiescer ou não aquiescer. Assim é que
permanecemos em estágio positivo, negando o que não nos convém ou quanto
venha em sentido contrário aos princípios e preceitos do nosso aprendizado haurido
nas fontes inconcussas das obras kardequianas. Nelas o NÃO prevalece
quando podemos detectá-lo para aplicá-lo em nós mesmos.

Revista O Reformador -Setembro de 2000

A PRECE REFRATADA : “– A prece refratada é aquela cujo impulso luminoso teve a sua direção desviada, passando a outro objetivo(...) a súplica que não age pode ser uma flor sem perfume"


 Revista O Reformador



JOSÉ JORGE
 
Setembro de 2000 

"A prece é uma elevação da alma até Deus, ou um ato de amor e adoração
para com Aquele a quem se deve esta maravilha a que se chama vida.”1*

“A verdadeira oração representa um estado místico em que a consciência
se absorve em Deus.”2*

“Para orar, basta somente o esforço de nos elevarmos até Deus; tal esforço, porém, deve ser afetivo e não intelectual.”3*

“Segundo São Luiz Gonzaga, o cumprimento do dever é equivalente à oração.”4*

“A oração feita por outrem é sempre mais fecunda do que a feita pela própria
pessoa.”5*

Léon Denis assim se manifesta sobre a oração:
“Orar é voltar-se para o Ser eterno, é expor-lhe nossos pensamentos e nossas
ações, para os submeter à sua Lei e fazer da sua vontade a regra de nossa
vida; é achar, por esse meio, a paz do coração, a satisfação da consciência.”6*

É ainda Léon Denis quem diz:
“Seria um erro julgar que tudo podemos obter pela prece, que sua eficácia implique em desviar as provações inerentes à vida. A lei de imutável justiça não se curva aos nossos caprichos. Os males que desejaríamos afastar de nós são, muitas vezes, a condição necessária ao nosso progresso.”7*

Jesus valorizava a oração e, por muitas vezes, deu o exemplo, também orando. É só consultarmos:
Mateus: 14:23; 26:39; 26:42; 26:44. Marcos: 1:35; 6:46; 14:32; 14:35. Lucas:3:21; 5:16; 6:12; 9:18; 9:28; 9:29; 22:41 e 44. João: 12:27-28 e 17:1-26.

A oração pode ser para um pedido, um agradecimento ou uma glorificação.
As preces de glorificação são as de mais alto grau, pois reconhecem o Amor e a Justiça de Deus. São próprias dos Espíritos mais evoluídos.

Em “O Livro dos Espíritos”, questões 658 a 666, encontramos vários ensinamentos
sobre a prece:
“O essencial não é orar muito, mas orar bem.” (660.)
“A prece não esconde as faltas.” É preciso mudar de proceder. (661.) A prece torna mais suportáveis nossas provas, mas não as evita. (663.)

A prece pelos mortos e pelos sofredores não muda os desígnios de Deus, mas dá alívio. (664.)

Existe, ainda, um tipo de prece bem diferente das conhecidas:
a Prece Refratada.
A refração é uma lei física que consiste no desvio que os raios de luz, calor ou som sofrem em sua direção, quando passam de um meio para outro, isto é, mudam de direção quando encontram um meio diferente durante seu percurso.
André Luiz nos dá uma interessante explicação sobre a Prece Refratada.
Num diálogo entre Hilário e Clarêncio, este lhe fala da referida prece.
Curioso, Hilário lhe pede maiores esclarecimentos que Clarêncio prontamente transmite:
“– A prece refratada é aquela cujo impulso luminoso teve a sua direção
desviada, passando a outro objetivo.”8*
Mais adiante, Clarêncio ilustra sua explicação: “(...) Evelina recorre ao espírito materno que não se encontra em condições de escutá-la, mas a solicitação
não se perde... Desferida em elevada freqüência, a súplica de nossa irmãzinha
vara os círculos inferiores e procura o apoio que lhe não faltará.”9*

Noutro trecho, esclarece ainda o autor:
“(...) a súplica que não age pode ser uma flor sem perfume. Peçamos o socorro do Senhor, algo realizando para contribuir em seu apostolado divino...”10* 

Referências Bibliográficas:

1. CARREL, Alexis, A Oração, Livraria Tavares Martins, Porto, 1945.
2. Idem, p. 17.
3. Idem, p. 19.
4. Idem, p. 20.
5. Idem, p. 35.
6. DENIS Léon, O Grande Enigma. Rio de Janeiro: FEB. 11. ed. 1999, cap. VII, p. 98.
7. DENIS Leon. Depois da Morte. Rio de Janeiro: FEB. 20. ed. 1997, cap. LI, p. 297.
8. XAVIER Francisco Cândido. (André Luiz). Entre a Terra e o Céu. Rio de Janeiro: FEB, 17. ed.
FEB 1997, cap. II, p. 14.
9. Idem, p. 16.
10. Idem, cap. XXV, p. 157.

Terapia do Evangelho


Amigos,
Lícito é que procuremos a cura de nossos males físicos, empregando os recursos
terapêuticos que a bondade de Deus coloca ao nosso dispor através dos profissionais da
saúde. Não olvidemos que o socorro dos Mentores Espirituais, em se tratando da saúde
humana, nem sempre se faz por meio de recursos estranhos à metodologia médica,
principalmente porque seus representantes, quando conscientes da responsabilidade que
assumiram perante o Médico das Almas, constituem-se em instrumentos da Vontade
Divina junto aos necessitados da jornada terrena.
Todavia, é preciso considerar a responsabilidade do doente ante as causas
desencadeadoras do mal que o infelicita. Originando-se todas no campo moral, o
principal agente terapêutico será unicamente a aplicação em si do remédio salvador, que
outro não é senão o Evangelho de Nosso Senhor Jesus-Cristo.
Indubitavelmente, nas atitudes de egoísmo, de orgulho e de vaidade extremados,
cultivados por anos e anos nas diversas etapas reencarnatórias, encontraremos as
causas dos desajustes vibratórios expressos na estrutura do perispírito, a ofertarem aos
desafetos e comparsas do passado as condições de afinização vibratório-magnética que
podem, de per si, não só desencadear os processos patológicos como também agravar
os já existentes.
Quando a criatura alia aos recursos terapêuticos da medicina humana – quer os
de natureza homeopática ou alopática, quer os da chamada medicina alternativa – o
esforço constante em buscar o autoconhecimento para melhor reeducar-se nas lições da
Boa-Nova, tais recursos terão sua ação potencializada e seus efeitos sobre a saúde
serão mais sentidos.
Ao reeducar-se à luz das lições imorredouras do Médico das almas, ao aceitar as
dificuldades da vida como um reflexo dos desmandos do passado, encarando-as como
oportunidades preciosas para o progresso rumo à Luz Maior, a criatura se furtará a
muitos males evitando agravamentos do seu estado físico.
Por mais eficazes possam ser os recursos da tecnologia da saúde colocados à
nossa disposição, é preciso também considerar o mérito de cada um perante a Medicina
Divina, bem como o papel regularizador das vibrações perispirituais desajustadas pelas
infrações às Leis Divinas, manifestadas na doença física. Esta, muitas vezes, é o agente
rearmonizador do ser com a própria consciência, e, neste caso, os recursos tecnológicos
representarão apenas a Bondade Celestial agindo para fornecer à criatura as condições
materiais que lhe permitam expiar seus débitos morais até o fim e, desse modo, libertarse
não apenas do mal físico mas, sobretudo, do mal vibratório que gerou o primeiro em
nível perispiritual.
Em todas as circunstâncias difíceis de nossa saúde, amigos, recorramos ao
Mestre, aplicando o seu Evangelho como recurso terapêutico por excelência.
Supliquemos-lhe forças para tudo suportar com mansidão e paciência.
Peçamos-lhe a coragem com que lutemos contra nossas más tendências e sigamos seus
exemplos.
Muita paz!
DIAS DA CRUZ
__________
(Mensagem recebida psicograficamente pela médium Tânia
de Souza Lopes, em reunião pública de 19-9-97,
na Sede Seccional do Rio de Janeiro-RJ.)

AOS PAIS DE FAMÍLIA


"Ó espíritas! compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que,
quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteiraivos
dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a
missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os
vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bemestar
futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do
filho confiado à vossa guarda?" ("O Evangelho segundo o Espiritismo" - Cap. XIV -
Comunicação de Santo Agostinho.)
Pediram-me que patrocinasse uma exposição da moral evangélica-espírita para uso dos pais
de família nos primeiros passos da educação religiosa e filosófica dos filhos.
Impossível seria furtar-me a esse convite tão sugestivo no momento difícil que a
Humanidade atravessa, quando a fé e a moral, a solidez dos costumes, o cumprimento do dever e a
responsabilidade de cada um se diriam em colapso, desorientando a muitos, vencendo outros tantos,
desanimando ou enrijecendo o coração de quase todos para lançar o caos na sociedade humana,
assinalando as últimas etapas do fim de uma civilização. Aquiesci, portanto, visto que ao servo
zeloso cumpre agenciar com os talentos confiados à sua guarda, a fim de renderem o máximo, para
gáudio do Senhor, que deseja ver a sua vinha habilmente cultivada, oferecendo frutos excelentes de
amor e justiça, para felicidade das gerações vindouras.
O lar é a grande escola da família, em cujo seio o indivíduo se habilita para a realização dos
próprios compromissos perante as leis de Deus e para consigo mesmo, na caminhada para o
progresso. É aí, de preferência a qualquer outra parte, que a criança, o cidadão futuro, o futuro
governante, o futuro elemento da sociedade, se deverá educar, adquirindo aquela sólida formação
moral-religiosa que resistirá, vitoriosamente, aos embates das lutas cotidianas, das provações e mil
complexos próprios de um planeta ainda inferior. Nem o mestre, nem o adepto de uma crença
qualquer, nem o amigo, por maior que lhes seja o desejo de servir, conseguirá cultivar no coração da
infância os valores da moral evangélica se os pais, por sua vez, não edificarem no próprio lar o
templo feliz do ensinamento que tenderá a florescer e frutescer para a eternidade. Daí a urgente
necessidade de os pais espíritas se habilitarem para dar aos filhos pequeninas aulas de moral, aulas
de Evangelho, aulas de legítimo Espiritismo e mesmo aulas de boa educação social e doméstica,
pois o espírita, antes de mais nada, necessita manter a boa educação doméstica e social, sem a qual
não será cristão. Outrossim, será necessário que, de uma vez para sempre, os pais de família
observem a prática do amor recíproco, que fornecerá forças para realizarem a tarefa que assumiram
ao se tornarem cônjuges, qual a conquista do progresso através da paternidade; que zelem pela
harmonia e a serenidade domésticas de cada dia, jamais se permitindo displicências de quaisquer
naturezas, discussões, hostilidades, pois será necessário que respeitem os filhos, lembrando-se de
que das suas atitudes surgirão exemplos para a prole e que esses exemplos deverão ser os melhores,
para que não enfraqueçam a própria autoridade e o respeito para dirigir a família. Se tais atitudes
não forem observadas, dificilmente poderão cumprir o próprio dever de orientadores da família, e a
grandes responsabilidades serão chamados na realidade do mundo espiritual.

Não obstante, será bom que a criança e o adolescente assistam a aulas educativas de moral
religiosa na sua agremiação espírita. Deverão mesmo fazê-lo, pois será também necessário cultivar a
convivência com os futuros companheiros de ideal, ampliar relações fraternas, desenvolver traquejo
para futuros certames de cunho espírita, e em razão de que o Centro Espírita dever ser
prolongamento do lar. O que, porém, é necessário e indispensável, o que é extremamente urgente é
que os pais não releguem a outrem o dever de encaminhar os filhos para Deus, dever com o qual secomprometeram perante as Leis ao reencarnar, perante as exigências sociais do matrimônio e
perante as disposições morais da paternidade
.
A criança é grande enamorada dos próprios pais. Segue-os de olhos fixos. Uma lição, uma
advertência carinhosa dos pais, se prudente e sabiamente aplicadas, serão facilmente assimiladas
pelo filho, ainda frágil e simples. Se se descurou, porém, a educação na primeira infância, a
puberdade e a adolescência tornar-se-ão fases de orientação mais difícil. Mesmo em se tratando de
criança de índole rebelde, grandes benefícios advirão, se tal dever, o de educar, for fielmente
observado pelos pais. Jamais estes deverão alimentar a pretensão de que seu filho seja modelo de
boas qualidades, enquanto o filho do próximo é atestado de qualidades inferiores, visto que tal
ilusão entravará desastrosamente as providências educativas a favor do próprio filho.
Que os pais
rejeitem, sem vacilações, a notícia, mediunicamente revelada, de que "grandes missionários" são
seus filhos reencarnados. Semelhantes informações serão quase sempre fruto de mistificação, de
preferência veiculadas por obsessores e não por amigos espirituais, porquanto estes seriam
prudentes em não se permitirem tais indiscrições, mais prejudiciais que úteis ao próprio futuro da
criança.
Entretanto, à mãe compete ainda maior dose de responsabilidade no certame. O fato de ser
mãe não será apenas acontecimento biológico, mas posto de trabalho árduo, testemunho de
paciência, digno atestado de vigilância, de coragem, de amor, concordância com a renúncia e o
sacrifício. Não terá bem cumprido a própria tarefa a mulher que deixar de observar tal lema. Um
grande filósofo, adepto do Espiritismo, acentuou, numa das suas obras de educação e instrução, a
seguinte reflexão:
"...tal seja a mulher tal é o filho, tal será o homem. É a mulher que, desde o berço, modela a
alma das gerações. É ela que faz os heróis, os poetas, os artistas, cujos feitos e obras fulguram
através dos séculos."
"...para desempenhar, porém, tão sagrada missão educativa (na antigüidade grega), era
necessária a iniciação no grande mistério da vida e do destino, o conhecimento da lei das
preexistências e das reencarnações, porque só essa lei dá à vida do ser; que vai desabrochar sob a
égide materna, sua significação tão bela e tão comovedora." ¹
Patrocinando, pois, um ensaio literário-espírita para auxílio das mães e dos pais de família,
durante as noites de serão no lar, onde o Evangelho do Senhor e seus conseqüentes benefícios no
indivíduo e na sociedade serão ministrados e examinados, eu o faço no cumprimento dos próprios
deveres para com o Consolador, enviado pelo Céu à Terra como orientador da renovação moral de
cada um, para efetivação dos desígnios de Deus em relação à Humanidade.
Que tão belos serões renovadores do lar e dos corações obtenham êxitos na boa educação da
infância, é o meu desejo.
BEZERRA
(Comunicação obtida pela médium Yvonne A. Pereira, na noite de 11 de agosto de 1966, no Rio de
Janeiro - RJ, transcrita de “Obreiros do Bem”, de dezembro de 1976.)
REFORMADOR EDIÇÃO INTERNET
REFORMADOR, MAIO, 1997 14

__________
1. DENIS, Léon. "No Invisível". 17ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1996. Cap. VII.

sábado, 22 de setembro de 2012

Do Livro Depois da Morte, Léon Denis nos traz um belo estudo nos fazendo encarar a morte de um outro angulo , onde aprendemos e crescemos com o nosso sofrimento quando o aceitamos para o nosso melhoramento moral.Leiam e reflitam.



AS PROVAS E A MORTE
Estabelecido o alvo da existência, mais alto que a fortuna, mais elevado que a felicidade, uma Inteira revolução produz-se em nossos intuitos.
O Universo é uma arena em que a alma luta pelo seu engrandecimento, e este só é obtido por seus trabalhos, sacrifícios e sofrimentos. A dor, física ou moral, é um meio poderoso de desenvolvimento e de progresso. As provas auxiliam-nos a conhecer, a dominar as nossas paixões e a amarmos realmente os outros.
No curso que fasemos, o que devemos procurar adquirir é a ciência e o amor alternadamente. Quanto mais soubermos, mais amaremos e mais nos elevaremos.
A fim de podermos combater e vencer o sofrimento, cumpre estudarmos as causas que o produzem, e, com o conhecimento dos seus efeitos e a submissão às suas leis, despertar em nós uma simpatia profunda para com aqueles que o suportam. A dor é a purificação suprema, é a escola em que se aprendem a paciência, a resignação e todos os deveres austeros. É a fornalha onde se funde o egoísmo, em que se dissolve o orgulho.
Algumas vezes, nas horas sombrias, a alma submetida à prova revolta-se, renega a Deus e sua justiça; depois, passada a tormenta, quando se examina a si mesma, vê que esse mal aparente era um bem; reconhece que a dor tornou-a melhor, mais acessível à piedade, mais caritativa para com os desgraçados.
Todos os males da vida concorrem para o nosso aperfeiçoamento. Pela dor, pela prova, pela humilhação, pelas enfermidades, pelos reveses o melhor desprende-se lenta-mente do pior. Eis por que neste mundo há mais sofrimento que alegria. A prova retempera os caracteres, apura os sentimentos, doma as almas fogosas ou altivas.
A dor física também tem sua utilidade; desata quimicamente os laços que prendem o Espírito à carne; liberta-o dos fluídos grosseiros que o retêm nas regiões inferiores e que o envolvem, mesmo depois da morte.
Essa ação explica, em certos casos, as curtas existências das crianças mortas com pouca
idade. Essas almas puderam adquirir na Terra o saber e a virtude necessários para subirem mais alto; como um resto de materialidade Impedisse ainda o seu vôo, elas vieram terminar, pelo sofrimento, a sua completa depuração.
Não imitemos esses que maldizem a dor e que, nas suas imprecações contra a vida, recusam admitir que o sofrimento seja um bem. Desejariam levar uma existência a gosto, toda de bem-estar e de repouso, sem compreenderem que o bem adquirido sem esforço não tem nenhum valor e que, para apreciar a felicidade, é necessário saber-se quanto ela custa. O
sofrimento é o instrumento de toda elevação, é o único meio de nos arrancarmos à indiferença, à volúpia.
É quem esculpe nossa alma, quem lhe dá mais pura forma, beleza mais perfeita.
A prova é um remédio infalível para a nossa inexperiência. A Providência procede para conosco como mãe precavida para com seu filho. Quando resistimos aos seus apelos, quando recusamos seguir-lhe os conselhos, ela deixa-nos sofrer decepções e reveses, sabendo que a adversidade é a melhor escola da prudência.
Tal o destino do maior número neste mundo. Debaixo de um céu algumas vezes sulcado de raios, é preciso seguir o caminho árduo, com os pés dilacerados pelas pedras e pelos espinhos. Um Espírito de vestes lutuosas guia os nossos passos; é a dor santa que devemos abençoar, porque só ela sacode e desprende-nos o ser das futilidades com que este gosta de paramentar-se, torna-o apto a sentir o que é verdadeiramente nobre e belo.
*
Sob o efeito desses ensinos, a que se reduz a idéia da morte? Perde todo o caráter assustador. A morte mais não é que uma transformação necessária e uma renovação, pois nada perece realmente. A morte é só aparente; somente muda a forma exterior; o princípio da vida, a alma, fica em sua unidade permanente, indestrutível. Esta se acha, além do túmulo, na plenitude de suas faculdades, com todas as aquisições com que se enriqueceu durante as suas existências terrestres: luzes, aspirações, virtudes e potências. Eis ai os bens imperecíveis a que se refere o Evangelho, quando diz: “Os vermes e a ferrugem não os consumirão nem os ladrões os furtarão.” São as únicas riquezas que poderemos levar conosco e utilizar na vida futura.
A morte e a reencarnação que se lhe segue, em um tempo dado, são duas condições essenciais do progresso. Rompendo os hábitos acanhados que havíamos contraído, elas colocam-nos em meios diferentes; obrigam a adaptarmo- nos às mil faces da ordem social, e universal.
Quando chega o declínio da vida, quando nossa existência, semelhante à página de um livro, vai voltar-se para dar lugar a uma página branca e nova, aquele que for sensato consulta o seu passado e revê os seus atos. Feliz quem nessa hora puder dizer: meus dias foram bem preenchidos! Feliz aquele que aceitou as suas provas com resignação e suportou-as com coragem! Esses, macerando a alma, deixaram expelir tudo o que nela havia de amargor e fel.
Rememorando na consciência as suas tribulações, bendirão os sofrimentos que suportaram, e, com a paz íntima, verão sem receio aproximar-se o momento da morte.
Digamos adeus às teorias que fazem da morte a porta do nada, ou o prelúdio de castigos Intermináveis. Adeus sombrios fantasmas da Teologia, dogmas medonhos, sentenças inexoráveis, suplícios infernais! Chegou a vez da esperança e da vida eterna! Não mais há negrejantes trevas, porém, sim, luz deslumbrante que surge dos túmulos.
Já vistes a borboleta de asas multicores despir a informe crisálida, esse invólucro repugnante, no qual, como lagarta, se arrastava pelo solo? Já a vistes solta, livre, voejar ao calor do Sol, no meio do perfume das flores? Não há imagem mais fiel para o fenômeno da morte. O homem também está numa crisálida que a morte decompõe. O corpo humano, vestimenta de carne, volta ao grande monturo; o nosso despojo miserável entra no laboratório da Natureza; mas, o Espírito, depois de completar a sua obra, lança-se a uma vida mais elevada, para essa vida espiritual que sucede à vida corpórea, como o dia sucede à noite. Assim se distingue cada uma das nossas encarnações.
Firmes nestes princípios, não mais temeremos a morte. Como os gauleses, ousaremos encará-la sem terror. Não mais haverá motivo para receio, para lágrimas, cerimônias sinistras e cantos lúgubres. Os nossos funerais tornar-seão uma festa pela qual celebraremos a libertação da alma, sua volta à verdadeira pátria.
A morte é uma grande reveladora. Nas horas de provação, quando as sombras nos rodeiam, perguntamos algumas vezes: Por que nasci eu? Por que não fiquei mergulhado lá na profunda noite, onde não se sente, onde não se sofre, onde só se dorme o eterno sono? E, nessas horas de dúvida e de angústia, uma voz vem até nós e diz-nos: Sofre para te engrandeceres, para te depurares! Fica sabendo que teu destino é grande. Esta terra fria não é teu sepulcro. Os mundos que brilham no âmbito dos céus são tuas moradas futuras, a herança que Deus te reserva. Tu és para sempre cidadão do Universo; pertences aos séculos passados como aos futuros, e, na hora atual, preparas a tua elevação. Suporta, pois, com calma, os males por ti mesmo escolhidos.
Semeia na dor e nas lágrimas o grão que reverdecerá em tuas próximas vidas. Semeia também para os outros assim como semearam para ti!
Ser imortal, caminha com passo firme sobre a vereda escarpada até às alturas
de onde o futuro te aparecerá sem véu! A ascensão é rude, e o suor inundará
muitas vezes o teu rosto, mas, no cimo, verás brilhar a grande luz, verás
despontar no horizonte o Sol da Verdade e da Justiça!
A voz que assim nos fala é a voz dos mortos, é a voz das almas queridas que nos precederam no país da verdadeira vida. Bem longe de dormirem nos túmulos, elas velam por nós. Do pórtico do invisível vêem-nos e sorriem para nós. Adorável e divino mistério! Comunicam-se conosco e dizem: Basta de dúvidas estéreis; trabalhai e amai. Um dia, preenchida a vossa tarefa, a morte reunir-nos-á.

Retirado do capítulo 13 do Livro Depois da Morte escrito por Léon Denis

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tema muito importante que constitui o caráter dos indivíduos nos fazendo refletirmos o quanto temos que nos vigiarmos e orientarmos as nossas crianças.

Em dia com o Espiritismo.
Por que mentimos?

“Da mesma boca provém bênção e maldição.” (Tiago, 3:10.)

MARTA ANTUNES MOURA


Por definição, a mentira é um engano, falsidade ou fraude. Algo que é contrário à verdade e à caridade. Pode ocorrer por vontade própria, por omissão ou por equívocos de interpretação de fatos e comportamentos.
Em qualquer situação os resultados são sempre negativos.
Primeiro porque contraria padrões morais, éticos e religiosos (a mentira é considerada “pecado” pelas religiões cristãs tradicionais); segundo porque pode desencadear reações imprevisíveis, com exacerbação de animosidade e conflitos entre as pessoas, estabelecimento de focos de maledicência, entre outros.
Alguns filósofos, como Platão (428/427-348/347 a.C.), admitiam aceitar algumas mentiras, desde
que não produzissem maiores prejuízos, como a chamada “mentira piedosa”. Immanuel Kant (1724- -1804), Santo Agostinho (354-430) e Aristóteles (384-322 a.C.) não aceitavam qualquer tipo de mentira,
por acreditarem que o mentiroso é um Espírito moralmente fraco. Este último filósofo, inclusive, a distinguia e classificava em dois tipos: a jactância, que consiste em exagerar a verdade, e a ironia que, ao contrário, diminui a verdade.1*
Não há dúvidas de que a mentira, parcial ou total, velada ou declarada, revela desarmonia espiritual
de quem a pratica. A questão que se coloca, porém, é outra: o que fazer para evitar queda nas malhas
da maledicência, fazendo opção pela verdade? Pois nem sempre é fácil discernir entre o falso e o verdadeiro. Pondera o Espírito São Luís, a respeito, que todo cuidado é pouco ao comentar o mal
alheio, ainda que este se revele verdadeiro:
[...] Se as imperfeições de uma pessoa só prejudicam a ela mesma, não haverá nenhuma utilidade
em divulgá-la.No entanto, se podem acarretar prejuízos a terceiros, deve-se preferir o interesse
do maior número ao interesse de um só. [...] Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes.2*
No rastro histórico da mentira, vamos localizá-la como abominável técnica de persuasão, largamente
utilizada por Adolf Hitler e os construtores do nazismo, a qual foi denominada Teoria da Grande Mentira. Trata-se de uma ferramenta da propaganda ideológica frequentemente usada, no passado e no presente, para se referir à crença de que uma mentira, repetida com frequência, de forma convicente que ignora todas
e quaisquer declarações que poderiam desmascará-la, irá com o tempo ser aceita pelas pessoas,
adquirindo o status de verdade, desde que repetida enfaticamente e soprada nos ouvidos certos.3*
Estudos de psicologia comportamental indicam que a mentira pode surgir por várias razões: receio
de que a verdade produza consequências negativas, por insegurança ou baixa autoestima, por opressão de autoridades (pais, amigos, chefes), para obtenção de vantagens ou regalias, e por motivos patológicos. Analisa, contudo, o filósofo estadunidense David Livingstone Smith, Ph.D e professor da Universidade da Nova Inglaterra (USA), que a mentira está há muito tempo integrada no ser humano, iniciada, possivelmente, logo após o surgimento da linguagem. Informa que o homem aprendeu a mentir, inicialmente,
para si mesmo, como forma de aliviar tensões, mas, ao mentir para si, aprendeu a enganar o outro.4*
De qualquer forma, a mentira, pequena ou grande, revela imperfeição moral que pode e deve ser
combatida, pois é mecanismo contrário à melhoria moral do Espírito, como enfatiza Emmanuel:
– Mentira não é ato de guardar a verdade para o momento oportuno [...].
A mentira é a ação capciosa que visa ao proveito imediato de si mesmo, em detrimento dos interesses alheios em sua feição legítima e sagrada; e essa atitude mental da criatura é das que mais humilham a personalidade humana, retardando, por todos os modos, a evolução divina do Espírito.5*

O Espírito que já possui algum esclarecimento sabe, portanto, que o ato de mentir implica aquisição
de satisfações pessoais por meios escusos e que não considera o constrangimento e o sofrimento
do próximo. É um comportamento errôneo, um deslize moral, como ensina Joanna de Ângelis:
O erro é sempre um compromisso negativo, e toda lesão moral, particularmente aquela
produzida no organismo social, constitui grave comprometimento, de cujos efeitos não se
pode evadir o responsável. Desse modo, todo e qualquer deslize moral é sempre uma agressão à
ordem, à saúde, ao equilíbrio, que devem viger em toda parte.
É muito comum censurar-se o crime hediondo que estarrece, enquanto se praticam defecções ditas menores [...].Aqui, é a mentira branca, disfarçando o mau hábito de escamotear a verdade [...]. Mentir é sempre um hábito doentio que encarcera o indivíduo nas suas malhas traiçoeiras.
Adiante, é a censura com ironia, ocultando a perversidade que se expande a soldo da maledicência
e da leviandade. [...]6*

A mentira é relativamente comum na infância, daí ser importante que pais e educadores aprendam
a distinguir a realidade da fantasia. A situação se revela especialmente grave quando a criança
e o adolescente mentem para se isentarem da culpa, para chamarem a atenção dos genitores, familiares, colegas e professores.
Persistindo-se nessas bases, o processo pode evoluir para algo mais sério, doentio, sobretudo se os
adultos, que servem de referência para a criança e o jovem, também têm o hábito de mentir, ou de
usar de subterfúgios para justificar os seus atos incorretos.

Para o professor David L. Smith, anteriormente citado, a questão é
muito mais ampla quando se trata da educação de filhos.
[...] a maioria de nós diz que ensina os filhos a não mentir.Embora seja verdade que as crianças
ouvem que não devem mentir, aprendem mais frequentemente a mentir de uma maneira socialmente aceitável. [...] As crianças aprendem a praticar as formas de engano que são publicamente proibidas, mas, secretamente, sancionadas.
A mentira socialmente apropriada não é meramente tolerada; é compulsória. A criança
que não consegue dominar essa habilidade paga o alto preço da desaprovação, da punição
e do ostracismo social.7*

A mentira sistemática produz, com o tempo, deformações no caráter
individual, sendo impossível, em determinados casos, discernir se a pessoa fala ou não a
verdade. A inteligência humana criou, então, instrumentos não verbais para detectar a mentira, os
quais, ainda que sejam considerados controvertidos, abusivos e antiéticos por várias comunidades
nacionais, são aceitos em investigações policiais de alguns países.
Entre eles estão os “polígrafos”, aparelhos de detecção de mentiras que medem o estresse fisiológico
do entrevistado quando ele fornece declarações ou responde a perguntas.
Acredita-se que os picos do estresse indicariam as mentiras.
A precisão desse método é amplamente contestada, pois o entrevistado tem condições de ludibriar
os registros do aparelho.
Outro detector de mentira é o soro da verdade, que também é considerado pouco confiável.
Recentemente, neurocientistas descobriram que a mentira ativa
estruturas específicas do cérebro, observadas durante exames de tomografia por ressonância magnética.
Trata-se de um método em fase de teste, pois é caro e pouco prático.
O certo, mesmo, é fugirmos da mentira, agindo com mais sinceridade no trato com as pessoas.
Para isto é necessário exercitar atos de boa conduta, apoiando-se nesta orientação do Codificador
do Espiritismo:
[...] Desde que a divisa do Espiritismo é Amor e caridade, reconhecereis a verdade pela prática
desta máxima, e tereis como certo que aquele que atira a pedra em outro não pode estar com a
verdade absoluta. [...].8
*
Referências:
1ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia.
Trad. Alfredo Bosi. 4. ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2000. p. 660.
2KARDEC, Allan. O evangelho segundo o
espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra.
Rio de Janeiro: FEB, 2009. Cap. 10, item
21, p. 217.
3Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/
wiki/A_Grande_Mentira_(livro)>.
4SMITH, David Livingstone. Por que mentimos:
os fundamentos biológicos e psicológicos
da mentira. Trad. de Marcelo Lino.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. Prefácio,
p. 11.
5XAVIER, Francisco C. O consolador. Pelo
Espírito Emmanuel. 28. ed. 3. reimp. Rio
de Janeiro: FEB, 2010. Q. 192.
6FRANCO, Divaldo P. Iluminação interior.
Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador:
LEAL, 2006. Cap. 24, p. 149-150.
7SMITH, David Livingstone. Por que mentimos:
os fundamentos biológicos e psicológicos
da mentira. Trad. Marcelo Lino.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. Cap. 1, p. 9.
8KARDEC, Allan. Viagem espírita em 1862
e outras viagens de Allan Kardec. Trad.
Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro:
FEB, 2007. Discurso de Allan Kardec
aos Espíritas de Bordeaux, p. 217.
Julho 2010 • Reformador 281