CAPÍTULO 
        XXIV
O SERMÃO PROFÉTICO
O SERMÃO PROFÉTICO
O 
  SERMÃO PROFÉTICO; O PRINCÍPIO DE DORES 
1 
  - E tendo saído Jesus do templo, se ia retirando. E chegaram a ele os 
  seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 
2 
  - Mas ele, respondendo, lhes disse: Vedes tudo isto? Na verdade vos digo que 
  não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. 
  
As 
  grandezas do mundo, por mais sólidas que aparentem ser, o tempo as destruirá. 
  Civilizações milenárias desapareceram, cidades populosas 
  se transformaram em pó, e monumentos gigantescos se desfizeram em casos. 
  Tudo o que é matéria, ou que repousa em bases materiais, mais 
  cedo ou mais tarde, terá de sofrer as transformações próprias 
  da matéria. Tal não acontece com os bens espirituais. Os bens 
  espirituais são indestrutíveis; constituem patrimônio da 
  alma, a qual acompanham pela eternidade. Os bens materiais são instrumentos 
  com os quais cada um de nós trabalhará para conseguir os bens 
  espirituais. É por isso que Jesus não ensinou aos homens outra 
  coisa, a não ser como conquistar os bens espirituais. 
3 
  - E estando ele assentado no monte das Oliveiras, se chegaram a ele seus discípulos 
  à puridade, perguntando-lhe: 
Dize-nos, 
  quando sucederão estas coisas? e que sinal haverá de tua vinda, 
  e da consumação do século? 
Com 
  o afirmar-lhes que do templo não ficaria pedra sobre pedra, compreenderam 
  os discípulos que Jesus lhes predizia uma grande transformação, 
  que nosso planeta sofreria. E ávidos de saber, perguntam-lhe quando teriam 
  lugar os acontecimentos. É a essa transformação que Jesus 
  se refere neste capítulo, e cujos sinais precursores enumera à 
  seus discípulos. 
Sabemos 
  que os mundos, de um modo geral, se dividem em cinco classes: primitivos, de 
  expiação e de provas, de regeneração, felizes e 
  divinos. Os mundos, como os indivíduos, também progridem, e de 
  uma classe inferior passam para uma superior. A Terra já foi um mundo 
  primitivo; pertence agora à classe dos mundos de provas e de expiações, 
  e está prestes a passar para a classe dos mundos de regeneração. 
  Todavia, a passagem de uma classe para outra não se opera sem profundos 
  abalos, por vezes penosos, porque é necessário que se destrua 
  tudo o que não for compatível com o grau de progresso que a Terra 
  alcançou. As instituições retardatárias deverão 
  desaparecer, e os indivíduos que não se enquadrarem na nova ordem 
  das coisas, deverão desencarnar e deixar definitivamente o planeta. Eles 
  irão encarnar-se em outros mundos, cujos ambientes estejam de acordo 
  com o grau de desenvolvimento espiritual que já possuem, e onde recomeçarão 
  o trabalho de aperfeiçoamento. 
Agora, 
  por alto, Jesus descreve os principais pontos pelos quais reconheceremos, que 
  são chegados os tempos da prestação de contas. Por certo, 
  não será de uma hora para outra que tudo acontecerá; porém, 
  a transformação se processará, gradual e lentamente. 
4 
  - E respondendo, Jesus lhes disse: Vede, não vos engane alguém. 
  
Jesus 
  recomenda vigilância e análise de tudo, a fim de que os que querem 
  acompanhar a evolução da Terra, e prepararem-se para um mundo 
  melhor, não se iludam pelas aparências, nem interpretem de um modo 
  errôneo os ensinamentos recebidos. 
5 
  - Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão 
  a muitos. 
Em 
  sua marcha evolutiva, a humanidade se defrontará com numerosos problemas 
  espirituais. Aparecem então os pretensos salvadores, que com teorias 
  absurdas, posto que engenhosas, desviam o povo do reto caminho traçado 
  por Jesus em seu Evangelho. Esses falsos Cristãos aparecem não 
  só no terreno religioso, como também no terreno científico. 
  Assim é que temos visto as religiões organizadas, encerradas em 
  suas pompas e práticas exteriores ou no rigorismo da letra, não 
  oferecerem a seus adeptos a compreensão exata das leis divinas entravando 
  temporariamente o progresso espiritual deles. E a ciência, por meio de 
  suas orgulhosas negações, contribuir para que o sombrio materialismo 
  fechasse a porta do mundo espiritual a grande número de almas. 
6 
  - Haveis pois de ouvir guerras e rumores de guerras. Olhai, não vos turbeis; 
  porque importa que assim aconteça, mas não é este ainda 
  o fim. 
Para 
  que a humanidade progrida não são necessárias as guerras. 
  A evolução se processa gradativamente, sem provocar abalos, e 
  sem produzir ruínas. Entretanto, como os homens não querem obedecer 
  à lei do progresso, e se apegam em demasia às instituições 
  e às idéias do passado, produzem-se os atritos, os quais incentivados 
  pelo egoísmo humano, degeneram em conflitos, donde advém o caráter 
  penoso das transições. 
7 
  - Porque se levantará nação contra nação, 
  e reino contra reino, e haverá pestilências, e fomes, e terremotos 
  em diversos lugares. 
A 
  instituição da fraternidade universal é um dos mais belos 
  aspectos da lei da evolução. As guerras, com seu sinistro cortejo 
  de pestes e de fome, originam-se do fato de os homens não obedecerem 
  à lei da fraternidade. E os terremotos parecem advertir aos homens da 
  fragilidade das coisas terrenas. 
8 
  - E todas estas coisas são princípios das dores. 
9 
  - Então vos entregarão à tribulação, e vos 
  matarão; e sereis 
  aborrecidos de todas as gentes por causa do meu nome. 
Realmente, 
  depois da partida de Jesus acelera-se a decadência do Império Romano. 
  Começa o longo período das guerras, que culminou na espantosa 
  catástrofe a que acabamos de assistir. Os discípulos também 
  sofrem cruéis perseguições; a princípio, por parte 
  dos pagãos; depois, pelas religiões oficiais. E ainda hoje, os 
  que procuram seguir os ensinamentos do Mestre, e pregar o Evangelho a seus irmãos, 
  se não sofrem a perseguição física, não escapam 
  à perseguição moral. 
10 
  - E muitos serão escandalizados, e se entregarão de parte à 
  parte, e se aborrecerão uns aos outros. 
Os 
  que ainda não desenvolveram dentro de si próprios a fé 
  viva, e a vontade sincera de viverem de acordo com o Evangelho, ao primeiro 
  embate das perseguições e das tentações do mundo, 
  não resistirão, e abandonarão o caminho. Não nos 
  esqueçamos de que a vida do verdadeiro cristão é uma luta 
  incessante contra suas próprias imperfeições. Os pais cristão:, 
  devem ensinar a seus filhos, desde muito cedo, a travarem essa luta. Quanto 
  mais tarde essa luta contra as imperfeições for iniciada, tanto 
  mais difícil será a vitória, por causa dos hábitos 
  errôneos que se contraem. Por esse motivo, o Espiritismo proclama que 
  não bastam afirmações doutrinárias, e exige de seus 
  adeptos uma luta tenaz contra as inclinações inferiores, e prega 
  a renúncia às comodidades, em benefício do próximo. 
  Assim o Espiritismo é freqüentemente abandonado, o que não 
  sucede com as religiões dogmátícas, as quais contam com 
  maior número de adeptos, porque elas nada exigem, a não ser o 
  preenchimento de fórmulas, em que nem o coração nem a inteligência 
  tomam parte. 
11 
  - E levantar-se-ão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. 
  
Os 
  falsos profetas pululam por toda a parte, e em todos os setores das atividades 
  humanas, procurando sempre desviar as criaturas de Deus, e interpretando os 
  mandamentos divinos segundo suas conveniências. Com a autoridade que adquiriram 
  no campo científico, os falsos profetas da ciência pretendem negar 
  as coisas espirituais. E os falsos profetas religiosos, sacerdotes de religiões 
  formalísticas e materializadas, adaptando as leis divinas aos seus interesses, 
  enganam os seus adeptos. No campo do Espiritismo também temos os falsos 
  profetas, constituídos pelos médiuns interesseiros e ambiciosos, 
  desviados de reto caminho, seduzidos pelo brilho das coisas terrenas e corrompidos 
  pela moeda; vendem sua mediunidade, preferindo auferir com ela proveitos materiais 
  e não espirituais. 
12 
  - E porquanto multiplicar-se-á a iniqüidade, se resfríará 
  a caridade de muitos. 
13 
  - Mas o que perseverar até o fim, esse será salvo. 
A 
  fim de que cada um possa ser julgado por suas próprias obras, haverá 
  plena liberdade e grandes facilidades, não só para a prática 
  do bem, como para a prática do mal. E como a maioria se inclinará 
  para a prática do mal, a iniqüidade se ostentará como que 
  triunfante. E muitos, percebendo que o mal aumenta na face da terra, perderão 
  a fé e renegarão o Evangelho 
  do Mestre. Aqueles, todavia, que persistirem na fé e na fiel observância 
  dos ensinamentos de Jesus, certos de que na ocasião oportuna o Senhor 
  manifestará sua justiça serão salvos, isto é, terão 
  o direito de viverem na terra regenerada, tranqüila e feliz. 
14 
  - E será pregado este Evangelho do reino por todo o mundo, em testemunho 
  a todas as gentes; e então chegará o fim. 
E 
  quando o Evangelho tiver sido pregado a todos os povos, de maneira que ninguém 
  possa alegar ignorância, então Deus fará sua justiça. 
  Parece-nos que já estamos vivendo esse tempo: qual é a parte do 
  mundo em que ainda não penetrou o Evangelho? E o Espiritismo começou 
  acelerar ainda mais a pregação do Evangelho pelo mundo todo. E 
  as calamidades às quais estamos assistindo, provocando o desencarne violento 
  de milhares de espíritos, como que estão separando os que devem 
  ficar e os que devem partir. 
O 
  SERMÃO CONTINUA, A GRANDE TRIBULAÇÃO 
15 
  - Quando vós pois virdes que a abominação da desolação 
  que foi predita pelo profeta Daniel, está no lugar santo; o que lê 
  entenda. 
O 
  lugar santo é aqui o símbolo das religiões organizadas 
  do planeta, as quais se transformaram em instrumento de opressão dos 
  povos. 
A 
  abominação da desolação significa os atos reprováveis 
  cometidos pelos ministros dessas religiões, que se tornaram verdadeiros 
  lobos, de pastores que deveriam ser. 
As 
  religiões que se entregam à abominação persistirão 
  durante todo o tempo da transição. Surgindo o Espiritismo, preparador 
  dos tempos novos, esta nova doutrina esclarecerá definitivamente a humanidade. 
  E, uma vez esclarecida, a humanidade abandonará paulatinamente as religiões 
  erradas, as quais desaparecerão da face da terra, cessando assim as abominações 
  que se cometem à sombra dos altares. 
16 
  - Então; os que se acham na Judéia, fujam para os montes. 
17 
  - E o que se acha no telhado, não desça a levar coisa alguma de 
  sua casa. 
18 
  - E o que se acha no campo, não volte a tomar a sua túnica. 
Nestes 
  três versículos, Jesus fala simbolicamente. Sair da Judéia 
  e fugir para os montes significa que se desejarmos ingressar no mundo novo, 
  que será inaugurado, devemos abandonar a excessiva preocupação 
  da vida material, e voltarmos a um viver mais simples e mais espiritualizado. 
  Não descer do telhado para levar coisa alguma de sua casa, significa 
  que não devemos levar para o novo mundo as idéias do passado, 
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  r:~s aguardam. Não voltar do campo para buscar a tumca, slgmhca devemos 
  ser vigilantes, que quando 
Nestes 
  três versÍculos, Jesus fala simbolicamente. Sair da Judéia 
  e fugir para os montes significa que se desejarmos inngressar no mundo novo, 
  que será inaugurado, devemos abandonar a excessiva preocupação 
  da vida material, e voltarmos, a um viver mais simples e mais espiritualizado. 
  Não descer do telhado para levar coisa alguma de sua casa, significa 
  que não devemos levar para o novo mundo as idéias do passado porque 
  nesse mundo que se inaugurará, novos problemas e novas idéias 
  nos aguardam. Não voltar do campo para buscar a túnica, significa 
  que devemos ser vigilantes, para que quando os tempos novos chegarem, estejamos 
  preparados; pois se não o estivermos, não haverá mais oportunidade 
  para que nós nos preparemos. 
19 
  - Mas ai das que estiverem pejadas, e das que criarem naqueles dias. 
Tomando 
  a infância como o símbolo da inocência, Jesus nos adverte 
  de que, nos últimos tempos o desvairamento dos homens nos caminhos tenebrosos 
  do mal, não pouparia sequer as criancinhas inocentes nem o sagrado estado 
  das mães. Realmente, foi isso a que assistimos em nossos dias, quando 
  as terríveis forças das trevas bombardeavam cidades, destruindo 
  lares e maternidades. 
20 
  - Rogai pois que não seja a vossa fuga em tempo inverno ou em dia de 
  sábado. 
Isto 
  é, devemos orar e vigiar para que, quando tivermos de passar pelas duras 
  provas, estejamos preparados para suportá-las cristãmente, tirando 
  delas o máximo proveito para o burilamento de nossos espíritos. 
  As provas, leves ou penosas são para todos, e não será 
  pelo fato de estarmos estudando e começando a compreender o Evangelho, 
  que ficaremos isento delas.
Em 
  nossa fuga em dia de sábado ou em tempo de inverno, Jesus simboliza o 
  chamado do Altíssimo, que pode dar-se quando menos os esperamos, ou em 
  dias de adversidades.
Nos 
  tempos antigos, principalmente na época de Jesus, em que não havia 
  comodidades para as viagens, o inverno era a estação imprópria 
  para empreendê-las. E o sábado, dado que toda nação 
  hebraica o guardava, era um dia em que dificilmente alguém podia aparelhar-se 
  para viajar. Por conseguinte, o viajor que não se aparelhasse de antemão, 
  depararia com grandes dificuldades.
Assim, 
  o indivíduo que descura do seu preparo espiritual, deixando-o para depois, 
  poderá ser surpreendido na ocasião menos adequada para seu espírito 
  e, além de perder a oportunidade, seu sofrimento será muito grande. 
  
Aqui 
  Jesus adverte também os médiuns de que não se descuidem 
  de estarem sempre alertas para o bom desempenho de seu medianato. Jamais saberemos 
  quando se apresentará a oportunidade de darmos o supremo testemunho de 
  fé, de renúncia e de amor a Deus e ao próximo. Roguemos 
  pois que sejam quais forem as circunstâncias com que nos defrontarmos, 
  nunca recuemos no cumprimento de nossas tarefas mediúnicas, e do preparo 
  de nossas almas. 
21 
  - Porque será então a aflição tão grande, 
  que, desde que há mundo até agora, não houve, nem haverá 
  outra semelhante. 
Dado 
  que nos últimos tempos a humanidade passará pelas mais ásperas 
  provas, para que o Altíssimo proceda à seleção dos 
  espíritos, é muito natural que a aflição reinará 
  em toda a face do planeta, provocada pelos próprios homens. Para que 
  cada um tivesse mérito se fosse escolhido e não se queixasse se 
  fosse repelido, os homens teriam plena liberdade de usar o seu livre-arbítrio 
  como melhor entendessem. 
22 
  - E se não se abreviassem aqueles dias, não se salvaria pessoa 
  alguma; porém, abreviar-se-ão aqueles dias em atenção 
  aos escolhidos. 
As 
  calamidades provocadas pela maldade dos homens serão tantas, que se não 
  houver a intervenção da Providência Divina, nada será 
  respeitado na terra. Mas, a Providência Divina estará vigilante, 
  e no momento oportuno porá um paradeiro à loucura dos homens, 
  para que não sejam tragados na voragem os espíritos a caminho 
  da regeneração. 
23 
  - Então, se alguém vos disser: Olhai, aqui está o Cristo, 
  ou, 
  ei-lo acolá; não lhe deis crédito. 
24 
  - Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que 
  farão grandes prodígios e maravilhas tais, que (se fora possível) 
  até os escolhidos se enganariam. 
2.5 
  - Vede que eu vo-lo adverti antes. 
26 
  - Se pois vos disserem: Ei-lo lá está no deserto, não saiais; 
  ei-lo cá no mais retirado da casa, não lhe deis crédito. 
  
No 
  meio da desordem geral, todos buscarão um recurso para se salvarem. E 
  então aparecerão salvadores, cujo único intuito é 
  tirarem proveito da situação. Os mais absurdos sistemas serão 
  inventados para tirarem a humanidade do caos em que se precipitou. Todavia, 
  os escolhidos, isto é, os espíritos evangelizados, não 
  se enganarão, por uma razão muito simples: porque sabem que a 
  salvação está no Evangelho, cujos preceitos deverão 
  servir de base a toda reforma útil que se fizer nas instituições 
  humanas. É evidente que os que se enganarem deverão queixar-se 
  de si próprios, uma vez que o Evangelho aí está para adverti-los 
  sobre o verdadeiro modo de viverem segundo a vontade divina. 
Quanto 
  à salvação, não virá personificada num homem. 
  Mas sim, será o produto do esforço de todos os espíritos 
  do bem, encarnados e desencarnados, para o completo triunfo do Evangelho. 
27 
  - Porque do modo que um relâmpago sai do oriente, e se mostra até 
  ao ocidente, assim há de ser também a vinda do Filho do homem. 
  
28 
  - Em qualquer lugar onde estiver o corpo, aí se hão de ajuntar 
  também as águias. 
Aqui 
  Jesus nos adverte de que sua vinda não se dará em determinado 
  lugar. Com isto nos quer dizer que seus ensinamentos, depois de tanto tempo 
  esquecidos, seriam novamente pregados à humanidade, em espírito 
  e verdade. 
E 
  Jesus atualmente está entre os homens, por meio do Espiritismo, o qual 
  prega o Evangelho e concita a todos a lutarem pela implantação 
  do reino de Deus. Com a rapidez de um relâmpago, o Espiritismo se espalhou 
  pelo mundo, despertando a atenção dos homens para o Cristianismo 
  puro, tal qual o fundou Cristo e seus apóstolos. 
O 
  corpo é a doutrina de Jesus que, pregada pelo Espiritismo de um modo 
  racional, conclama em torno de si as águias, isto é, os espíritos 
  já esclarecidos e regenerados 
O 
  SERMÃO CONTINUA. A VINDA DO FILHO DO HOMEM 
29 
  - E logo depois da aflição daqueles dias, escurecer-se-á, 
  o sol, e a lua não dará a sua claridade, e as estrelas cairão 
  do céu, e as virtudes do céu se comoverão.
30 
  - E então aparecerá o sinal do Filho do homem no céu; e 
  então todos os povos da terra chorarão, e verão ao Filho 
  do homem, que virá sobre as nuvens do céu com grande poder e majestade. 
  
31 
  - E enviará os seus anjos com trombetas e com grande voz, e ajuntarão 
  os seus escolhidos desde os quatro ventos, do mais remontado dos céus 
  até às extremidades deles. 
32 
  - Aprendei pois o que vos digo, por uma comparação tirada da figueira; 
  quando os seus ramos estão já tenros, e as folhas têm brotado, 
  sabeis que está perto o estio. 
33 
  - Assim também, quando vós virdes tudo isto, sabeis que está 
  perto às portas. 
Estando 
  os homens preocupados unicamente em salvaguardar seus interesses materiais, 
  e completamente esquecidos do estudo e da observância das leis divinas, 
  as trevas espirituais se tornarão espessas na face do planeta. Quando 
  estas trevas espirituais se tornarem mais densas, de novo os homens verão 
  brilhar nos céus o sinal salvador. Esse sinal já refulge nas sombras 
  da terra, iluminando o caminho para os que choram na escuridão espiritual 
  é o Espiritismo, o qual reafirma na terra o poder e a majestade de Jesus. 
  
Estamos 
  em plena fase evangelizadora; passada ela, proceder-se-á à seleção 
  dos espíritos; os endurecidos no mal e rebeldes à lei divina, 
  serão enviados a mundos inferiores, compatíveis com seus estados, 
  onde reiniciarão o trabalho de aperfeiçoamento de suas almas; 
  os em vias de regeneração poderão continuar no plano terrestre; 
  e a Terra passará a ser um planeta de paz, ordem e espiritualidade. 
Quando 
  começarmos a perceber os sinais que Jesus aqui enumera, é porque 
  estamos às portas das grandes transformações morais e materiais, 
  que farão nosso planeta se colocar num plano superior na categoria dos 
  mundos. Não aleguemos ignorância. Se bem analisarmos as condições 
  em que se encontra a Terra atualmente, facilmente perceberemos que estamos vivendo 
  os dias decisivos. 
34 
  - "Na verdade vos digo, que não passará esta geração 
  sem que se cumpram todas estas coisas. 
Isto 
  é, a geração que hoje escuta minhas palavras, estará 
  encarnada na terra, quando tiverem lugar os acontecimentos que predigo.
  
35 - Passará o céu e a terra, mas não passarão as minhas palavras.
35 - Passará o céu e a terra, mas não passarão as minhas palavras.
Sendo 
  os ensinamentos de Jesus uma lei moral universal emanada de Deus, as coisas 
  materiais poderão desaparecer, sem que suas palavras deixem de prevalecer 
  para os espíritos. 
Encerrando 
  estes sombrios presságios, é oportuno transcrever aqui uma página 
  de Emmanuel em seu livro "Há dois mil anos", em que este instrutor 
  reproduz as palavras de Jesus, ditadas num ambiente espiritual, logo depois 
  de sua partida da terra:
"Entre 
  a Manjedoura e o Calvário, tracei para minhas ovelhas o eterno e luminoso 
  caminho. .. O Evangelho floresce agora, como a seara imortal e inesgotável 
  das bênçãos divinas. Não descansemos, contudo, meus 
  amados, porque tempo virá na terra, em que todas as suas lições 
  serão espezinhadas e esquecidas. .. Depois de longa era de sacrifícios 
  para consolidar-se nas almas, a doutrina da redenção será 
  chamada a esclarecer o governo transitório dos povos; mas o orgulho e 
  a ambição, o despotismo e a crueldade, hão de reviver os 
  abusos nefandos de sua liberdade. O culto antigo, com suas ruínas pomposas, 
  buscará restaurar os templos abomináveis do bezerro de ouro. Os 
  preconceitos religiosos, as castas clericais, os falsos sacerdotes, restabelecerão 
  novamente o mercado das coisas sagradas, ofendendo o amor e a sabedoria de Nosso 
  Pai, que acalma a onda minúscula no deserto do mar, como enxuga a mais 
  recôndita lágrima da criatura, vertida no silêncio de suas 
  orações, ou na dolorosa serenidade de sua amargura indizível! 
  ... Soterrando o Evangelho na abominação dos lugares santos, os 
  abusos religiosos não poderão, todavia, sepultar o clarão 
  de minhas verdades, roubando-as ao coração dos homens de boa vontade. 
  .. Quando se verificar o eclipse da evolução de meus ensinamentos, 
  nem por isso deixarei de amar intensamente o rebanho de minhas ovelhas tresmalhadas. 
  Das esferas de luz que dominam todos os círculos das atividades terrestres, 
  caminharei com meus rebeldes tutelados, como outrora, entre os corações 
  impiedosos e empedernidos de Israel, que escolhi um dia, para mensageiro das 
  verdades divinas, entre as tribos desgarradas da imensa família humana 
  ! Quando a escuridão se fizer mais profunda nos corações 
  da terra, determinando todos os progressos humanos para o extermínio, 
  para a miséria e Fé a morte, derramarei a minha luz sobre toda 
  a carne, e todos os que vibrarem com o meu reino, e confiarem nas minhas promessas, 
  ouvirão as nossas vozes e apelos santificadores ! Dentro das suaves revelações 
  do Consolador, pela Sabedoria e pela Verdade, 
  meu verbo se manifestará novamente no mundo, para as criaturas desnorteadas 
  no caminho escabroso. Sim, amados meus, porque o dia chegará, no qual 
  todas as mentiras humanas hão de ser confundidas pela claridade das revelações 
  do céu. Um sopro poderoso de Verdade e Vida varrerá toda a terra, 
  que pagará, então, à evolução de seus institutos, 
  os mais pesados tributos de sofrimento e de sangue... Exausto de receber os 
  fluidos venenosos da ignomínia e da iniqüidade de seus habitantes, 
  o próprio planeta protestará contra a impenitência dos homens, 
  rasgando as entranhas em dolorosos cataclismas. .. As impiedades terrestres 
  formarão pesadas nuvens de dor, que rebentarão no instante oportuno, 
  em tempestade de lágrimas na face escura da Terra. E, então, das 
  claridades de minha misericórdia, contemplarei meu rebanho desditoso, 
  e direi como os meus emissários: Oh, Jerusalém, Jerusalém! 
  ... Mas, Nosso Pai, que é a sagrada expressão de todo o amor e 
  sabedoria, não quer que se perca uma só de suas criaturas transviadas 
  nas tenebrosas sendas da impiedade!. .. Trabalharemos com amor na oficina dos 
  séculos porvindouros, reorganizaremos todos os elementos destruídos, 
  examinaremos detidamente todas as ruínas, buscando o material passível 
  de novo aproveitamento e, quando as instituições terrestres reajustarem 
  sua vida na fraternidade e no bem, na paz e na justiça, depois da seleção 
  natural dos espíritos, e dentro das convulsões renovadoras da 
  vida, organizaremos para o mundo um novo ciclo evolutivo, consolidando, com 
  as divinas verdades do Consolador, os progressos definitivos do homem espiritual." 
  
O 
  SERMÃO CONTINUA. EXORTAÇÃO A VIGILÂNCIA 
36 
  - Mas daquele dia, nem daquela hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, 
  senão só o Pai. 
37 
  - E assim como foi nos dias de Noé, assim será também a 
  vinda do Filho do homem. 
38 
  - Porque assim como nos dias antes do dilúvio estavam comendo e bebendo, 
  casando-se e dando-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou 
  na arca. 
39 
  - E não o entenderam enquanto não veio o dilúvio, e os 
  levou a todos, assim será também na vinda do Filho do Homem. 
40 
  - Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado, e outro 
  será deixado.
41 
  - De duas mulheres que estiverem moendo em um moinho, uma será tomada 
  e outra será deixada. 
42 
  - Velai pois, porque não sabeis a que hora há de vir vosso Senhor. 
  
43 
  - Mas sabeis que, se o pai de família soubesse a que hora hada de vir 
  o ladrão, vigiaria, sem dúvida, e não deixaria minar a 
  sua casa. 
44 
  - Por isso estais vós também apercebidos; porque não sabeis 
  em que hora tem de vir o Filho do homem. 
Neste 
  trecho Jesus nos recomenda a máxima vigilância. 
Não 
  deixemos para amanhã nossa reconciliação com as leis divinas. 
  Amanhã, poderá ser muito tarde. Só Deus, Nosso Pai, sabe 
  quando se dará a depuração do planeta, e quando cada um 
  de seus filhos será chamado ao mundo espiritual. Por isso, é necessário 
  que estejamos sempre preparados, para que possamos ser contados no número 
  dos escolhidos. Sejamos trabalhadores previdentes, e não sigamos o exemplo 
  dos que se entregam exclusivamente aos gozos e aos vícios e às 
  mil e uma distrações que a matéria proporciona, esquecidos 
  de cuidarem de suas almas, corrigindo suas imperfeições. Estes 
  serão apanhados desprevenidos, de surpresa, e o despertar deles para 
  s realidade que não quiseram ver, lhes será doloroso. Preparemo-nos, 
  por conseguinte, o melhor que pudermos, sem perda de tempo, porque ao se aferirem 
  os valores espirituais dos aprendizes do Evangelho, será aproveitado 
  quem demonstrar boa aplicação das lições recebidas. 
  A vigilância e o preparo devem ser contínuos, em virtude de ninguém 
  saber quando soará sua hora. 
A 
  PARÁBOLA DOS DOIS SERVOS 
45 
  - Quem crês que é o servo fiel e prudente, a quem seu senhor pôs 
  sobre a sua família, para que lhes dê comer a tempo? 
46 
  - Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor achar nisto ocupado quando vier. 
  
47 
  - Na verdade vos digo que ele o constituirá administrador de todos os 
  seus bens. 
Há 
  servos fiéis e servos infiéis. Jesus distingue as espécies, 
  enumerando as boas qualidades de uma e as qualidades da outra. 
O 
  servo fiel a Deus é o que trata carinhosamente de seu progresso espiritual, 
  sem se esquecer de ajudar a todos os seus irmãos, na medida de suas posses 
  e de seu adiantamento espiritual. Se é bafejado pelos bens terrenos, 
  transforma esses bens em fonte de benefícios. Se é possuidor de 
  grande inteligência, coloca-a ao serviço de iluminação 
  e de instrução de seus irmãos menos evoluídos. Sabendo 
  que seu corpo e sua alma são patrimônios divinos, cuida carinhosamente 
  do corpo, não deixando que ele se arruine pelos vícios, nem pelos 
  desregramentos; cuida de sua alma, llvrando-a das imperfeições, 
  das más paixões, do mal, e da ignorância, dedicando-se ao 
  estudo e à prática das leis divinas. Como médium, faz da 
  sua mediunidade um sacerdócio, usando-a amorosamente a favor de todos 
  os que lhe batem às portas, sem jamais esperar um agradecimento, sequer. 
  
Em 
  quaisquer circunstâncias em que estejamos, lembremo-nos sempre de que 
  somos servos do Senhor a cuidar do seu patrimônio. Temos uma alma e um 
  corpo para zelar. Temos familiares, pais, mães, irmãs, esposa 
  e filhos, pelos quais somos responsáveis. Enxameiam por toda a parte 
  os sofredores aos quais devemos alívio, consolo e amparo; e também 
  encontraremos, por toda a parte, ignorantes necessitados de luz. 
No 
  leito do sofrimento, à míngua de humano socorro, curtindo pacientemente 
  nossas dores, ou no esplendor da saúde e dos bens materiais, sejamos 
  servos fiéis de Deus, esforçando-nos por servi-lo. As oportunidades 
  de servir a Deus não faltam a ninguém; mesmo os que estão 
  atravessando dolorosos períodos de sofrimento, podem fazer de suas dores 
  um meio de servir a Deus, dando a seus irmãos o exemplo da fé, 
  da resignação, da paciência e da esperança. 
48 
  - Mas se aquele servo, sendo mau, disser no seu coração: Meu senhor 
  tarda em vir. 
49 
  - E começar a maltratar os seus companheiros, e a comer e beber com os 
  que se embriagam. 
50 
  - Virá o senhor daquele servo no dia em que ele o não espera, 
  e na hora em que ele não sabe. 
51 
  - E removê-lo-á e porá a sua parte com os hipócritas; 
  ali haverá choro e ranger de dentes. 
Vejamos 
  agora as características do servo infiel. Há muitas maneiras de 
  sermos servos infiéis; por isso, é preciso muito cuidado e atenção. 
  Os que se entregam aos vícios, a hipocrisias, a maldades; os que se comprazem 
  na ignorância, os que semeiam a descrença, os que murmuram e se 
  revoltam contra a situação em que se encontram; os que pensam 
  unicamente em si, esquecidos dos que os rodeiam; os que colocam a inteligência 
  ao serviço do mal, os que usam da fortuna para estimularem seus apetites 
  e paixões inferiores; os que pelo mau comportamento dão péssimo 
  exemplo a seu próximo; os pregadores que somente pregam o Evangelho com 
  os lábios, e vivem em desarmonia com o que pregam; os médiuns 
  que usam de sua mediunidade para fins puramente materiais; todos esses são 
  servos infiéis. A todos são concedidas oportunidades valiosas 
  de serem servos fiéis; mas o excessivo apego às coisas da terra, 
  despertando e alimentando o egoísmo no coração da maioria, 
  transforma-os em servos infiéis, e maus. 
Há 
  outra espécie de servos infiéis, e são aqueles que fazem 
  questão de-acumularem fortuna primeiro, e saciarem-se dos gozos que a 
  matéria pode proporcionar, para depois cuidarem da alma. Esses agem levianamente, 
  pois, como poderão saber se lhes será facultado o tempo de se 
  tornarem servos fiéis? 
Outros 
  servos infiéis são aqueles que se riem e motejam, quando se lhes 
  chama a atenção para as coisas espirituais, movidos por falsa 
  superioridade. 
Os 
  servos infiéis também serão chamados ao mundo espiritual 
  quando menos o esperarem, e o sofrimento lhes fará chorar e ranger os 
  dentes, até que aprendam a cuidar fielmente dos patrimônios que 
  a Providência Divina lhes confiou. 
O Evangelho dos Humildes.
O Evangelho dos Humildes.
Eliseu 
  Rigonatti