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sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Aprendendo com o Livro dos Espíritos: Questão 126
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Aprendendo com o Livro dos Espíritos: Questão 125
O texto colocado entre aspas, em seguida às perguntas,
é a resposta que os Espíritos deram. Para destacar as notas e explicações
aditadas pelo autor, quando haja possibilidade de serem confundidas com o
texto da resposta, empregou-se um outro tipo menor. Quando formam
capítulos inteiros, sem ser possível a confusão, o mesmo tipo usado para
as perguntas e respostas foi o empregado.
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Aprendendo com o Livro dos Espíritos : Questão 124
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EADE-ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA- LIVRO 1-ROTEIRO 18-MÓDULO 2-EPÍSTOLAS DE JOÃO E JUDAS
EADE - LIVRO I
ROTEIRO
18
Objetivos
• Analisar, à luz do Espiritismo, os principais ensinos existentes
nas epístolas escritas por
João e por Judas.
IDÉIAS PRINCIPAIS
CRISTIANISMO E ESPIRITISMO
MÓDULO II - O CRISTIANISMO
• As três Epístolas de João apresentam uma preocupação do apóstolo e
evangelista
relacionado a conflitos
existentes nas comunidades cristãs de Éfeso e da Ásia
Menor, em razão do
comportamento de certos membros das igrejas de tentavam
conciliar as idéias cristãs
a outras, provenientes do gnosticismo, de filosofias
gregas e de práticas de
magia.
• A Epístola de Judas foi destinada a comunidades cristãs que
estariam sofrendo
a influências de falsos
doutores. O autor procura denunciá-los [...] como pessoas
ímpias cuja condenação foi
profetizada, e insta os seus leitores a preservar o
Evangelho apostólico vivendo
segundo suas exigências morais. Dicionário da
Bíblia, p. 173.
EPÍSTOLAS DE JOÃO E DE JUDAS
288
Estudo
Aprofundado da Doutrina Espírita
1. Epístola de João
Além do seu evangelho,
João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago Maior,
escreveu três epístolas e o
livro do apocalipse.
Há muita semelhança,
literária e doutrinária, entre as epístolas e o evangelho
de João, de forma que é
praticamente impossível negar a sua autoria. É
verdade que a segunda e a
terceira epístolas deram lugar a certas dúvidas, cujo
eco se encontra em Orígenes,
Eusébio de Cesaréia e Jerônimo. 1
As três epístolas joaninas
formam uma unidade de composição, embora
cada uma possua a sua
especificidade.
A terceira epístola é
provavelmente a primeira na data; procura resolver um conflito de
autoridade que surgira em
uma das igrejas sob a autoridade de João. A segunda epístola
põe de sobreaviso uma ou
outra igreja particular contra a propaganda de falso doutores
que negam a realidade da
encarnação. Quanto à primeira epístola, sem dúvida a mais
importante. Apresenta-se
como mais como uma carta encíclica destinadas às comunidades
[cristãs] da Ásia,
ameaçadas pelos dilaceramentos das primeiras heresias. João
nela condensou o essencial
de sua experiência religiosa. 1
É quase certo que essas
cartas foram escritas em Éfeso, na virada do século
I para o II, à mesma época
da escritura do seu evangelho. 4
As três Epístolas de João
apresentam um ponto em comum, relacionado
aos conflitos existentes
nas comunidades cristãs de Éfeso e da Ásia Menor.
«Pode-se supor que, nas
diversas comunidades joaninas, tenham começado a
aparecer grupos religiosos
influenciados pelo gnosticismo.» 2 A influência das
SUBSÍDIOS
MÓDULO II
Roteiro 18
289
Estudo
Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 18 - Epístolas de João e de Judas
idéias gnósticas provocam
divisões nas igrejas. As cartas de João representam
um tipo de reação a essa
situação, apelando para a necessidade de manter a
mensagem cristã intocável. 4
Gnosticismo foi um
movimento histórico e religioso cristão, fundamentado
na gnose (palavra grega que significa conhecimento), surgido nos séculos
II e III, e de natureza
filosófica e inspirada nas idéias do neoplatonismo e dos
pitagóricos. Originou-se
provavelmente na Ásia menor a partir de pensamentos
existentes na Babilônia, Egito, Síria e Grécia. O gnosticismo combinava alguns
elementos da Astrologia e mistérios das religiões gregas, como os mistérios de
Elêusis, com as doutrinas do Cristianismo. Em seu
sentido mais abrangente,
gnosticismo significa “a
crença na salvação pelo conhecimento.” 8
O apóstolo João enfrentou
sérias dificuldades para manter a mensagem
cristã livre do
intelectualismo, gnóstico e de outras idéias, especialmente na
cidade de Éfeso.
«Geralmente reconhecida como a primeira e a mais notável
metrópole da província
romana da Ásia, Éfeso desempenhou um papel histórico
no movimento do
Cristianismo desde a Palestina até Roma.» 5
Do período clássico ao
bizantino, Éfeso exerceu hegemonia na região jônica. Era famosa
por seus filósofos,
artistas, poetas, historiadores e retóricos. Deu nítidas contribuições
para a história intelectual
e religiosa desde o período pré-socrático até os ressurgimentos
filosóficos do Império
Romano mais tardio. Não admira que [...] João tenha, ao que se
conta, escrito o quarto
Evangelho em Éfeso, e que tenha sido o local de conversão de
Justino Mártir, o primeiro
filósofo cristão.[...] A cidade era [também] famosa como um
centro de magia e
taumaturgia. A expressão grega Ephesia grammata (letras efésias)
tornou-se uma designação
genérica para toda sorte de palavras mágicas e encantações
apotropaicas [orações ou
frases para afastarem influências maléficas]. A cidade atraia
exorcitas judeus bem como
seus equivalentes gentios, como Apolônio de Tiana. 5
1.1 - Síntese dos principais
ensinos das epístolas de João
João apela aos cristãos,
nas três cartas, no sentido de preservarem a pureza
doutrinária do
Cristianismo, superando as divergências pela legítima prática
do amor. O apelo do
apóstolo atravessa os séculos e chega até nós, mantendo
uma atualidade
surpreendente, nos faz ver as dificuldades para se manter a
pureza doutrinária dos
ensinamento superiores.
Percebe-se, nas três
epístolas, a tentativa do apóstolo de encontrar uma
solução para evitar que a
crença cristã seja adulterada por idéias gnósticas e
outras idéias correntes nas
comunidades cristãs da Ásia Menor.
• “Aquele que diz que está
na luz e aborrece a seu irmão até agora está em
trevas. Aquele que ama a
seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas
aquele que aborrece a seu
irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe
para onde deva ir; porque
as trevas lhe cegaram os olhos.” (1 João, 2:9-11)
Quem ama o próximo sabe,
acima de tudo, compreender. E quem compreende sabe
livrar os olhos e os
ouvidos do venenoso visco do escândalo, a fim de ajudar, ao invés de
acusar ou desservir. É
necessário trazer o coração sob a luz da verdadeira fraternidade,
para reconhecer que somos
irmãos uns dos outros, filhos de um só Pai. 10
• “Quem é que vence o
mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho
de Deus?” (1 João, 5:5)
• “Se recebemos o
testemunho dos homens, o testemunho de Deus é
maior; porque o testemunho
de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem
crê no Filho de Deus em si
mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê
mentiroso o fez, porquanto
não creu no testemunho que Deus de seu Filho
deu.” (1 João, 5:9-10)”
• “Todo aquele que
prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não
tem a Deus; quem persevera
na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como
o Filho. Se alguém vem ter
convosco e não traz esta doutrina, não o recebais
em casa, nem tampouco o
saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas
más obras.” (2 João,
1:9-11)
Em todos os lugares e
situações da vida, a caridade será sempre a fonte divina das bênçãos
do Senhor. [...]
Assistência, medicação e ensinamento constituem modalidades santas da
caridade generosa que
executa os programas do bem. São vestiduras diferentes de uma
virtude única. Conjugam-se
e completam-se num todo nobre e digno. [...] Antes, porém,
da caridade que se
manifesta exteriormente nos variados setores da vida, pratiquemos
a caridade essencial, sem o
que não poderemos efetuar a edificação e a redenção de nós
mesmos. Trata-se da
caridade de pensarmos, falarmos e agirmos, segundo os ensinamentos
do Divino Mestre, no
Evangelho. É a caridade de vivermos verdadeiramente
nEle para que Ele viva em
nós. 12
• “O presbítero ao amado
Gaio, a quem, na verdade, eu amo. Amado,
procedes fielmente em tudo
o que fazes para com os irmãos e para com os
estranhos, que em presença
da igreja testificaram da tua caridade, aos quais,
se conduzires como é digno
para com Deus, bem farás; porque pelo seu Nome
saíram, nada tomando dos
gentios. Portanto, aos tais devemos receber, para que
sejamos cooperadores da
verdade. Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que
procura ter entre eles o
primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à
memória as obras que ele
faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não
contente com isto, não
recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los,
e os lança fora da igreja.
Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem
é de Deus; mas quem faz mal
não tem visto a Deus.” (3 João: 1:1, 9-11)
A sociedade humana não
deveria operar a divisão de si própria, como sendo um campo
em que se separam bons e
maus, mas sim viver qual grande família em que se integram os
espíritos que começam a
compreender o Pai e os que ainda não conseguiram pressenti-Lo.
Claro que as palavras
“maldade” e “perversidade” ainda comparecerão, por vastíssimos
anos, no dicionário
terrestre, definindo certas atitudes mentais inferiores; todavia, é
forçoso convir que a
questão do mal vai obtendo novas interpretações na inteligência
humana.[...] Muita gente
acredita que o “homem caído” é alguém que deve ser aniquilado.
Jesus, no entanto, não
adotou essa diretriz. Dirigindo-se, amorosamente, ao pecador,
sabia-se, antes de tudo,
defrontado por enfermo infeliz, a quem não se poderia subtrair
as características de
eternidade. Lute-se contra o crime, mas ampare-se a criatura que
se lhe enredou nas malhas
tenebrosas. O Mestre indicou o combate constante contra o
mal, contudo, aguarda a
fraternidade legítima entre os homens por marco sublime do
Reino Celeste. 11
2. Epístola de Judas
Esta Epístola [...] foi
escrita a uma igreja ou grupo de igrejas desconhecido para combater
o perigo representado por
certos mestres carismáticos que estavam pregando e
praticando libertinagem
moral. O autor procura denunciar esses mestres como pessoas
ímpias cuja condenação foi
profetizada, e insta os seus leitores a preservar o Evangelho
apostólico vivendo segundo
suas exigências morais. Apesar de sua brevidade, a carta é
rica em conteúdo, graças à
composição primorosa e sua economia de expressão, que por
vez alcança um efeito quase
poético. 6
Judas, o autor da epístola,
é usualmente identificado como “irmão de
Jesus.” (Mateus 13:55) O
autor também se identifica como “irmão de Tiago”
(versículo 1 da carta).
«Nada nos obriga a identificá-lo com o apóstolo que tem
o mesmo nome (Lc 6;16; At
1:13); ele mesmo também se distingue do grupo
apostólico.» 2
O autor tem evidentemente
grande respeito pelo livro de Henoc, que é citado em vv.14-15
e ressoa em outras
passagens. O v.9 refere-se a um texto apócrifo não mais existente, talvez
o final perdido do
testamento de Moisés. O uso desse tipo de literatura pode situar a carta
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Estudo
Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 18 - Epístolas de João e de Judas
num contexto
judaico-palestino, em que essas obras eram extremamente valorizadas.
Outra indicação que aponta
na direção do Cristianismo judaico-palestino, como o meio
em que Judas escreveu, são
seus métodos exegéticos, a confiança que deposita no texto
hebraico da Bíblia em
detrimento de sua tradução grega (a Septuaginta), a importância
maior que confere à
obrigação ética que à ortodoxia doutrinal, e sua perspectiva apocalíptica,
que espera a parusia [nova
vinda do Cristo] no futuro próximo. 7
Essa epístola, aceita no
cânone da igreja romana e da oriental, como escrita
no ano 200. «A intenção de
Judas é unicamente estigmatizar os falsos doutores
que colocam em perigo a fé
cristã. Ameaça-os com um castigo divino ilustrado
com precedentes da tradição
judaica [versículos 5-7).» 3 Censura-lhes, igualmente,
a impiedade e a
licenciosidade moral, particularmente suas blasfêmias
contra Jesus e os anjos
(versículos 4, 8-10). 3
2.1 - Síntese dos principais
ensinos das epístolas de Judas
A Epístola de Judas foi
endereçada aos “que foram chamados, amados
por Deus e guardados em
Jesus Cristo. (Jd. 1) O tema básico, desenvolvido
em vinte e cinco
versículos, sem divisão por capítulos, se resume num alerta
contra os falsos doutores e
o perigo que sua idéias podem ocasionar às comunidades
cristãs.
• “Amados, procurando eu
escrever-vos com toda a diligência acerca da
comum salvação, tive por
necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar
pela fé que uma vez foi
dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já
antes estavam escritos para
este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem
em dissolução a graça de
Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor
nosso, Jesus Cristo.” (Jd,
3-4)
• “Estes, porém, dizem mal
do que não sabem; e, naquilo que naturalmente
conhecem, como animais
irracionais, se corrompem. Ai deles! Porque
entraram pelo caminho de
Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de
Balaão, e pereceram na
contradição de Corá. Estes são manchas em vossas
festas de caridade,
banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos
sem temor; são nuvens sem
água, levadas pelos ventos de uma para outra parte;
são como árvores murchas,
infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
ondas impetuosas do mar,
que escumam as suas mesmas abominações, estrelas
errantes, para os quais
está eternamente reservada a negrura das trevas. E
destes profetizou também
Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que
293
Estudo
Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 18 - Epístolas de João e de Judas
é vindo o Senhor com
milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e
condenar dentre eles todos
os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que
impiamente cometeram e por
todas as duras palavras que ímpios pecadores
disseram contra ele. Estes
são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando
segundo as suas
concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando
as pessoas por causa do
interesse.”(Jd, 10-16)
• “Estes são os que causam
divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Mas
vós, amados, edificando-vos
a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando
no Espírito Santo,
conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a
misericórdia de nosso
Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” (Jd, 19-21)
Em todos os lugares,
encontramos pessoas sempre dispostas ao comentário desairoso e
ingrato relativamente ao
que não sabem. Almas levianas e inconstantes, não dominam os
movimentos da vida,
permanecendo subjugadas pela própria inconsciência. E são essas
justamente aquelas que, em
suas manifestações instintivas, se portam, no que sabem,
como irracionais. Sua ação
particular costuma corromper os assuntos mais sagrados,
insultar as intenções mais
generosas e ridiculizar os feitos mais nobres. Guardai-vos das
atitudes dos murmuradores
irresponsáveis. Concedeu-nos o Cristo a luz do Evangelho,
para que nossa análise não
esteja fria e obscura. O conhecimento com Jesus é a claridade
transformadora da vida,
conferindo-nos o dom de entender a mensagem viva de cada
ser e a significação de
cada coisa, no caminho infinito. Somente os que ajuízam, acerca
da ignorância própria,
respeitando o domínio das circunstâncias que desconhecem, são
capazes de produzir frutos
de perfeição com as dádivas de Deus que já possuem. 9
294
Estudo
Aprofundado da Doutrina Espírita
1. BIBLIA DE JERUSALÉM.
Nova edição, revista e ampliada. São Paulo:
Paulus, 2002. Item:
Introdução ao evangelho epístolas de João. São Paulo,
p. 1841.
2. ______. Item: Introdução
às epístolas católicas, p. 2103-2104.
3. ______. p. 2104.
4. CENTRO DE ESTUDOS
BÍBLICOS. Cartas pastorais e cartas gerais. São
Paulo: Paulus, 2001. Item:
Introdução às cartas joaninas, p. 97.
5. DICIONÁRIO DA BÍBLIA.
Vol. 1: as pessoas e os lugares. Organizado por
Bruce M. Metzger, Michael D. Coogan. Traduzido por Maria Luiza X. de
A. Borges. Rio de Janeiro:
Zahar, 2002, Item: Éfeso, p. 65.
6. ______. Item: Judas, p.
173.
7. ______. p. 174.
8. http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo
9. XAVIER, Francisco
Cândido. Caminho, verdade e vida. Espírito Emmanuel.
27. ed. Rio de Janeiro:
FEB, 2006. Cap. 48 (Guardai-vos), p. 111-112.
10. ______. Fonte viva. Pelo Espírito Emmanuel. 35. ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 159 (Na presença
do amor), p.389.
11. ______. Pão nosso. Pelo Espírito Emmanuel. 27.ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 122 (Pecado e
pecador), p. 259-260.
12. ______. Vinha de luz. Pelo Espírito Emmanuel. 25. ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 110 (Caridade
essencial), p. 252-252.
REFERÊNCIAS
EADE - Roteiro 18 - Epístolas de João e de Judas
295
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