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sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Aprendendo com o Livro dos Espíritos: Questão 126

 
“Deus olha de igual maneira para os que se transviaram e para os outros e a todos ama com o mesmo coração. Aqueles são chamados maus, porque sucumbiram. Antes, não eram mais que simples Espíritos.

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Espírito algum, conhecendo a eficiência do bem, escolhe o mal, por saber que a vida é uma sementeira em que se colhe aquilo que se semeia. O Espírito, quando recebe a razão no mundo espiritual, é instruído em todas as modalidades da lei e, ao receber um corpo físico pela primeira vez, já tem noção do bem e do mal. Se ele mistura essas duas forças, é por falta de experiência que o próprio tempo vai lhe conferindo, no passar das vidas sucessivas. Se regredirmos a memória de um Espírito angélico na profundidade das eras que viveu, neste ou em outros mundos, ver-nos-emos nos princípios da formação do seu caráter. Veremos os mesmos erros que nos atormentam, lhe servindo de lições, como tem nos servido, e não de servir àqueles que estão na nossa retaguarda. Os processos de despertamento vieram pelas nossas necessidades, sem faltar à misericórdia de Deus usando os Espíritos maiores para ajudar os menores; e assim ocorre em toda a escala do despertar espiritual de todos os Espíritos.

Aprendendo com o Livro dos Espíritos: Questão 125

 
 

Aprendendo com o Livro dos Espíritos : Questão 124

 
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Comentário de Miramez
 
Os Espíritos não foram feitos de uma só vez e é neste ponto que as diferenças são enormes, na escala da evolução espiritual; no entanto o que esta na frente já esteve atrás e o que esta no meio se encontra mais perto da libertação. Confiemos e trabalhemos, procurando a melhoria espiritual. Toda subida exige sacrifícios, e que deseja melhorar-se moralmente deve fazer esforços em todos os sentidos para que possa receber as bênçãos do equilíbrio. Compreendemos que existem muitos caminhos da ascensão espiritual, porém, o peso é o mesmo para todos; uns, por vezes, demoram-se mais no mal, mas, menos em vivenciar experiências – como exemplo, podemos afirmar na personalidade de Paulo, o apóstolo. Quando se perde em um campo, a compensação se evidencia em outro; eis a justiça, como misericórdia, que surge para todas as criaturas.
 


Aprendendo com o Livro dos Espíritos- Questão 123

 
 

EADE-ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA- LIVRO 1-ROTEIRO 18-MÓDULO 2-EPÍSTOLAS DE JOÃO E JUDAS



EADE - LIVRO I
ROTEIRO
18
Objetivos
Analisar, à luz do Espiritismo, os principais ensinos existentes
nas epístolas escritas por João e por Judas.
IDÉIAS PRINCIPAIS
CRISTIANISMO E ESPIRITISMO
MÓDULO II - O CRISTIANISMO
As três Epístolas de João apresentam uma preocupação do apóstolo e evangelista
relacionado a conflitos existentes nas comunidades cristãs de Éfeso e da Ásia
Menor, em razão do comportamento de certos membros das igrejas de tentavam
conciliar as idéias cristãs a outras, provenientes do gnosticismo, de filosofias
gregas e de práticas de magia.
A Epístola de Judas foi destinada a comunidades cristãs que estariam sofrendo
a influências de falsos doutores. O autor procura denunciá-los [...] como pessoas
ímpias cuja condenação foi profetizada, e insta os seus leitores a preservar o
Evangelho apostólico vivendo segundo suas exigências morais. Dicionário da
Bíblia, p. 173.
EPÍSTOLAS DE JOÃO E DE JUDAS
288
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
1. Epístola de João
Além do seu evangelho, João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago Maior,
escreveu três epístolas e o livro do apocalipse.
Há muita semelhança, literária e doutrinária, entre as epístolas e o evangelho
de João, de forma que é praticamente impossível negar a sua autoria. É
verdade que a segunda e a terceira epístolas deram lugar a certas dúvidas, cujo
eco se encontra em Orígenes, Eusébio de Cesaréia e Jerônimo. 1
As três epístolas joaninas formam uma unidade de composição, embora
cada uma possua a sua especificidade.
A terceira epístola é provavelmente a primeira na data; procura resolver um conflito de
autoridade que surgira em uma das igrejas sob a autoridade de João. A segunda epístola
põe de sobreaviso uma ou outra igreja particular contra a propaganda de falso doutores
que negam a realidade da encarnação. Quanto à primeira epístola, sem dúvida a mais
importante. Apresenta-se como mais como uma carta encíclica destinadas às comunidades
[cristãs] da Ásia, ameaçadas pelos dilaceramentos das primeiras heresias. João
nela condensou o essencial de sua experiência religiosa. 1
É quase certo que essas cartas foram escritas em Éfeso, na virada do século
I para o II, à mesma época da escritura do seu evangelho. 4
As três Epístolas de João apresentam um ponto em comum, relacionado
aos conflitos existentes nas comunidades cristãs de Éfeso e da Ásia Menor.
«Pode-se supor que, nas diversas comunidades joaninas, tenham começado a
aparecer grupos religiosos influenciados pelo gnosticismo.» 2 A influência das
SUBSÍDIOS
MÓDULO II
Roteiro 18
289
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 18 - Epístolas de João e de Judas
idéias gnósticas provocam divisões nas igrejas. As cartas de João representam
um tipo de reação a essa situação, apelando para a necessidade de manter a
mensagem cristã intocável. 4
Gnosticismo foi um movimento histórico e religioso cristão, fundamentado
na gnose (palavra grega que significa conhecimento), surgido nos séculos
II e III, e de natureza filosófica e inspirada nas idéias do neoplatonismo e dos
pitagóricos. Originou-se provavelmente na Ásia menor a partir de pensamentos
existentes na Babilônia, Egito, Síria e Grécia. O gnosticismo combinava alguns
elementos da Astrologia e mistérios das religiões gregas, como os mistérios de
Elêusis, com as doutrinas do Cristianismo. Em seu sentido mais abrangente,
gnosticismo significa “a crença na salvação pelo conhecimento.” 8
O apóstolo João enfrentou sérias dificuldades para manter a mensagem
cristã livre do intelectualismo, gnóstico e de outras idéias, especialmente na
cidade de Éfeso. «Geralmente reconhecida como a primeira e a mais notável
metrópole da província romana da Ásia, Éfeso desempenhou um papel histórico
no movimento do Cristianismo desde a Palestina até Roma.» 5
Do período clássico ao bizantino, Éfeso exerceu hegemonia na região jônica. Era famosa
por seus filósofos, artistas, poetas, historiadores e retóricos. Deu nítidas contribuições
para a história intelectual e religiosa desde o período pré-socrático até os ressurgimentos
filosóficos do Império Romano mais tardio. Não admira que [...] João tenha, ao que se
conta, escrito o quarto Evangelho em Éfeso, e que tenha sido o local de conversão de
Justino Mártir, o primeiro filósofo cristão.[...] A cidade era [também] famosa como um
centro de magia e taumaturgia. A expressão grega Ephesia grammata (letras efésias)
tornou-se uma designação genérica para toda sorte de palavras mágicas e encantações
apotropaicas [orações ou frases para afastarem influências maléficas]. A cidade atraia
exorcitas judeus bem como seus equivalentes gentios, como Apolônio de Tiana. 5
1.1 - Síntese dos principais ensinos das epístolas de João
João apela aos cristãos, nas três cartas, no sentido de preservarem a pureza
doutrinária do Cristianismo, superando as divergências pela legítima prática
do amor. O apelo do apóstolo atravessa os séculos e chega até nós, mantendo
uma atualidade surpreendente, nos faz ver as dificuldades para se manter a
pureza doutrinária dos ensinamento superiores.
Percebe-se, nas três epístolas, a tentativa do apóstolo de encontrar uma
solução para evitar que a crença cristã seja adulterada por idéias gnósticas e
outras idéias correntes nas comunidades cristãs da Ásia Menor.


• “Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão até agora está em
trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas
aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe
para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.” (1 João, 2:9-11)
Quem ama o próximo sabe, acima de tudo, compreender. E quem compreende sabe
livrar os olhos e os ouvidos do venenoso visco do escândalo, a fim de ajudar, ao invés de
acusar ou desservir. É necessário trazer o coração sob a luz da verdadeira fraternidade,
para reconhecer que somos irmãos uns dos outros, filhos de um só Pai. 10
• “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho
de Deus?” (1 João, 5:5)
• “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é
maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem
crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê
mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho
deu.” (1 João, 5:9-10)”
• “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não
tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como
o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais
em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas
más obras.” (2 João, 1:9-11)
Em todos os lugares e situações da vida, a caridade será sempre a fonte divina das bênçãos
do Senhor. [...] Assistência, medicação e ensinamento constituem modalidades santas da
caridade generosa que executa os programas do bem. São vestiduras diferentes de uma
virtude única. Conjugam-se e completam-se num todo nobre e digno. [...] Antes, porém,
da caridade que se manifesta exteriormente nos variados setores da vida, pratiquemos
a caridade essencial, sem o que não poderemos efetuar a edificação e a redenção de nós
mesmos. Trata-se da caridade de pensarmos, falarmos e agirmos, segundo os ensinamentos
do Divino Mestre, no Evangelho. É a caridade de vivermos verdadeiramente
nEle para que Ele viva em nós. 12
• “O presbítero ao amado Gaio, a quem, na verdade, eu amo. Amado,
procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os
estranhos, que em presença da igreja testificaram da tua caridade, aos quais,
se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; porque pelo seu Nome

saíram, nada tomando dos gentios. Portanto, aos tais devemos receber, para que
sejamos cooperadores da verdade. Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que
procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à
memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não
contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los,
e os lança fora da igreja. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem
é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.” (3 João: 1:1, 9-11)
A sociedade humana não deveria operar a divisão de si própria, como sendo um campo
em que se separam bons e maus, mas sim viver qual grande família em que se integram os
espíritos que começam a compreender o Pai e os que ainda não conseguiram pressenti-Lo.
Claro que as palavras “maldade” e “perversidade” ainda comparecerão, por vastíssimos
anos, no dicionário terrestre, definindo certas atitudes mentais inferiores; todavia, é
forçoso convir que a questão do mal vai obtendo novas interpretações na inteligência
humana.[...] Muita gente acredita que o “homem caído” é alguém que deve ser aniquilado.
Jesus, no entanto, não adotou essa diretriz. Dirigindo-se, amorosamente, ao pecador,
sabia-se, antes de tudo, defrontado por enfermo infeliz, a quem não se poderia subtrair
as características de eternidade. Lute-se contra o crime, mas ampare-se a criatura que
se lhe enredou nas malhas tenebrosas. O Mestre indicou o combate constante contra o
mal, contudo, aguarda a fraternidade legítima entre os homens por marco sublime do
Reino Celeste. 11
2. Epístola de Judas
Esta Epístola [...] foi escrita a uma igreja ou grupo de igrejas desconhecido para combater
o perigo representado por certos mestres carismáticos que estavam pregando e
praticando libertinagem moral. O autor procura denunciar esses mestres como pessoas
ímpias cuja condenação foi profetizada, e insta os seus leitores a preservar o Evangelho
apostólico vivendo segundo suas exigências morais. Apesar de sua brevidade, a carta é
rica em conteúdo, graças à composição primorosa e sua economia de expressão, que por
vez alcança um efeito quase poético. 6
Judas, o autor da epístola, é usualmente identificado como “irmão de
Jesus.” (Mateus 13:55) O autor também se identifica como “irmão de Tiago”
(versículo 1 da carta). «Nada nos obriga a identificá-lo com o apóstolo que tem
o mesmo nome (Lc 6;16; At 1:13); ele mesmo também se distingue do grupo
apostólico.» 2
O autor tem evidentemente grande respeito pelo livro de Henoc, que é citado em vv.14-15
e ressoa em outras passagens. O v.9 refere-se a um texto apócrifo não mais existente, talvez
o final perdido do testamento de Moisés. O uso desse tipo de literatura pode situar a carta
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 18 - Epístolas de João e de Judas
num contexto judaico-palestino, em que essas obras eram extremamente valorizadas.
Outra indicação que aponta na direção do Cristianismo judaico-palestino, como o meio
em que Judas escreveu, são seus métodos exegéticos, a confiança que deposita no texto
hebraico da Bíblia em detrimento de sua tradução grega (a Septuaginta), a importância
maior que confere à obrigação ética que à ortodoxia doutrinal, e sua perspectiva apocalíptica,
que espera a parusia [nova vinda do Cristo] no futuro próximo. 7
Essa epístola, aceita no cânone da igreja romana e da oriental, como escrita
no ano 200. «A intenção de Judas é unicamente estigmatizar os falsos doutores
que colocam em perigo a fé cristã. Ameaça-os com um castigo divino ilustrado
com precedentes da tradição judaica [versículos 5-7).» 3 Censura-lhes, igualmente,
a impiedade e a licenciosidade moral, particularmente suas blasfêmias
contra Jesus e os anjos (versículos 4, 8-10). 3
2.1 - Síntese dos principais ensinos das epístolas de Judas
A Epístola de Judas foi endereçada aos “que foram chamados, amados
por Deus e guardados em Jesus Cristo. (Jd. 1) O tema básico, desenvolvido
em vinte e cinco versículos, sem divisão por capítulos, se resume num alerta
contra os falsos doutores e o perigo que sua idéias podem ocasionar às comunidades
cristãs.
• “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da
comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar
pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já
antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem
em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor
nosso, Jesus Cristo.” (Jd, 3-4)
• “Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente
conhecem, como animais irracionais, se corrompem. Ai deles! Porque
entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de
Balaão, e pereceram na contradição de Corá. Estes são manchas em vossas
festas de caridade, banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos
sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte;
são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações, estrelas
errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas. E
destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 18 - Epístolas de João e de Judas
é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e
condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que
impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores
disseram contra ele. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando
segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando
as pessoas por causa do interesse.”(Jd, 10-16)
• “Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Mas
vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando
no Espírito Santo, conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a
misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” (Jd, 19-21)
Em todos os lugares, encontramos pessoas sempre dispostas ao comentário desairoso e
ingrato relativamente ao que não sabem. Almas levianas e inconstantes, não dominam os
movimentos da vida, permanecendo subjugadas pela própria inconsciência. E são essas
justamente aquelas que, em suas manifestações instintivas, se portam, no que sabem,
como irracionais. Sua ação particular costuma corromper os assuntos mais sagrados,
insultar as intenções mais generosas e ridiculizar os feitos mais nobres. Guardai-vos das
atitudes dos murmuradores irresponsáveis. Concedeu-nos o Cristo a luz do Evangelho,
para que nossa análise não esteja fria e obscura. O conhecimento com Jesus é a claridade
transformadora da vida, conferindo-nos o dom de entender a mensagem viva de cada
ser e a significação de cada coisa, no caminho infinito. Somente os que ajuízam, acerca
da ignorância própria, respeitando o domínio das circunstâncias que desconhecem, são
capazes de produzir frutos de perfeição com as dádivas de Deus que já possuem. 9
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Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
1. BIBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo:
Paulus, 2002. Item: Introdução ao evangelho epístolas de João. São Paulo,
p. 1841.
2. ______. Item: Introdução às epístolas católicas, p. 2103-2104.
3. ______. p. 2104.
4. CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS. Cartas pastorais e cartas gerais. São
Paulo: Paulus, 2001. Item: Introdução às cartas joaninas, p. 97.
5. DICIONÁRIO DA BÍBLIA. Vol. 1: as pessoas e os lugares. Organizado por
Bruce M. Metzger, Michael D. Coogan. Traduzido por Maria Luiza X. de
A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, Item: Éfeso, p. 65.
6. ______. Item: Judas, p. 173.
7. ______. p. 174.
8. http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo
9. XAVIER, Francisco Cândido. Caminho, verdade e vida. Espírito Emmanuel.
27. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 48 (Guardai-vos), p. 111-112.
10. ______. Fonte viva. Pelo Espírito Emmanuel. 35. ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 159 (Na presença do amor), p.389.
11. ______. Pão nosso. Pelo Espírito Emmanuel. 27.ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 122 (Pecado e pecador), p. 259-260.
12. ______. Vinha de luz. Pelo Espírito Emmanuel. 25. ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 110 (Caridade essencial), p. 252-252.
REFERÊNCIAS
EADE - Roteiro 18 - Epístolas de João e de Judas
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