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quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nem Prata, Nem Ouro, Mas ..."Não tenho prata nem ouro para te dar — esclareceu o Apóstolo — mas o que eu tenho dou-te: em nome de Jesus, o Nazareno, anda!..."

Nem Prata, Nem Ouro, Mas ...

Pairavam, na memória dos discípulos de Jesus, o doce encantamento das experiências ao Seu lado e as cruas quão dilacerantes cenas da Tragédia.
Reconfortados pela Sua ressurreição, cantavam-lhes nas almas as festivas reminiscências dos reencontros com o Amigo redivivo, em exuberante vitalidade, que nunca mais desapareceria das suas existências.
O palco imenso da rude e ingrata Jerusalém, onde se desenrolaram os acontecimentos quase inexplicáveis que o Gólgota exibira em hediondez e o túmulo não silenciara em sombras, agora era novo cenário, no qual ocorrências diferentes e multiplicadas aconteciam.
As notícias do retorno do Mestre produziram diferentes reações, como seriam de esperar-se: alegria e curiosidade nas massas, medo e perversidade nos culpados.
Desejando silenciar a Voz da Verdade, tomaram-na mais potente; pretendendo matar o Cantor, fizeram-nO mais vivo e objetivando anular-Lhe a mensagem abriram mais amplo espaço para fazê-lA ouvida.
Uma sucessão de eventos ditosos impediu que o esquecimento geral sepultasse a melodia de libertação do Conquistador Celeste, o que sacudia continuamente a opinião nas praças e assustava os habitantes soezes dos palácios e dominadores do Templo.
Jesus prosseguia vivo na memória geral e atuante em toda parte.
Fora visto em diferentes lugares, e os testemunhos eram insuspeitos.
Uma aragem perfumada espraiava-se pelas diferentes regiões e nelas Ele retomava, dialogando, cumprindo o anúncio da sobrevivência.
Ninguém, nem nada pudera detê-lO.
O ódio, que envilece, também cega; igualmente intoxica, e alucina.
O assassinato do Justo não bastara para os criminosos, que, desejando fazê-lO um traidor, criaram um mártir, planejando maculá-lO, desnudaram-Lhe a pureza, e crendo aniquilá-lo, abriram-Lhe as portas fantásticas da imortalidade com que confirmava todos os ditos e feitos.
A orgulhosa e fria Jerusalém fora erguida com pompa, e o seu Templo, sobre o monte Moriá, constituía o máximo da glória de Israel, que se ufanava do Deus único, embora subjugada pela águia romana, em cujas garras o mundo conhecido se debatia e estertorava.
A política vil e a ganância arbitrária se misturavam nas disputas governamentais dos poderes civil e militar, entregues aos romanos, e religioso, nas mãos hábeis dos sacerdotes, na sua maioria, inescrupulosos.
O poder e a miséria mesclavam-se, trocavam de lugar, qual ocorre ainda hoje.
Os átrios e a entrada do Templo suntuoso, desafiador, majestoso e extravagante nas ornamentações com que Salomão o engrandecera, após a sua construção por Zorobabel, e posterior destruição, permaneciam repletos de miséria: a moral — dos cambistas e vendedores; a mental — dos alucinados; a orgânica — dos enfermos; a econômica —dos pobres; a ociosa — dos desocupados e aventureiros.
No seu interior, entre liturgias e cerimoniais, a face gelada da religião formal confundia o temor a Deus e o ódio aos romanos, a indiferença pelas criaturas e a astúcia para manter o domínio sobre as consciências adormecidas.
Os perfumes rituais exalavam dos incensórios e trípodes espalhados por todos os lados, confundindo-se com a sudorese do poviléu e suas chagas abertas.
O país, porém, e a cidade, acorriam com a assiduidade exigida aos cultos que ali se celebravam, conforme o calendário estabelecido. Além dos dias festivos, que celebravam o cativeiro ou a libertação, o sofrimento no deserto ou as concessões divinas, também se apresentavam os ofícios habituais expostos pela Lei.
Foi num dia comum, igual a outro qualquer, ante as atividades da cidade febril e a monotonia da realização religiosa, que Pedro e João, dando prosseguimento à obediência exigida pela Tradição, subiram ao Templo para a oração da hora nona.
Esfervilhavam nas suas mentes as recordações de Jesus e a sinfonia das Suas palavras marcava os movimentos e o pulsar dos sentidos e do coração.
Os infelizes desfilavam suas misérias e as dores exibiam suas exulcerações.
Quase à Porta Formosa, rica de adornos, entrada especial para o interior das imponentes edificações do Templo, um coxo de nascença que era trazido ali para mendigar, vendo que eles iam entrar, implorou-lhes que lhe dessem esmola.
A esmola sempre foi um recurso da indignidade humana, que afronta aquele que a recebe e toma mesquinho quem a oferta.
Jesus subverteu-a, oferecendo o amor que dignifica e que liberta.
Pedro, recordando-se do Divino Médico e Benfeitor, tomado de compaixão, disse ao solicitante:
— Olha para nós.
Supondo que ia receber as migalhas habituais, o mendigo dirigiu-lhe o olhar e foi surpreendido com a dádiva incomum: — Não tenho prata nem ouro para te dar — esclareceu o Apóstolo — mas o que eu tenho dou-te: em nome de Jesus, o Nazareno, anda!
­Aconteceu muito rápido. Relâmpago que fere a noite escura e cinde-a, os fatos atropelaram-se para espanto geral.
Tomando-o pela mão direita o levantou; logo os seus pés e artelhos se firmaram; e, dando um salto, pôs-se de pé e começou a andar.
Ato contínuo, cantando louvores, ele entrou no Templo com os dois, andando e exaltando Deus.
Como era natural, a estupefação tomou conta das pessoas, que conheciam o pedinte da Porta Formosa, agora recuperado. Tomadas de espanto, acorreram a informar-se do acontecido.
Instaurava-se em definitivo o amanhecer da Nova Era.
O arrependido das negações erguia-se para demonstrar que o amor é a terapia por excelência e a misericórdia é a companheira que balsamiza todas as chagas da vida e do coração.
A Humanidade possui prata e ouro em abundância e misérias morais em quantidade.
Poucos distribuem esses valores e perdem-se entre os celerados, os carentes morais do mundo.
Alguns se liberam dessa escravidão e repartem um pouco.
Os verdadeiros cristãos, no entanto, que não possuem os tesouros que se gastam, se roubam, se perdem, despertam disputas e paixões, oferecem o que têm, distendem e promovem a criatura, impulsionando-a para a felicidade, para caminhar por si mesma no rumo da libertação.
Não doam coisas — doam-se.
Não possuem moedas, mas amor.
—Nem prata, nem ouro, mas...

Amélia Rodrigues
Divaldo Franco

Multidão de Sofrimentos (...)"A multidão representava as enfermidades e mazelas que Lhe era conduzidas pelos magotes humanos, assinalados pela dor"....

Multidão de Sofrimentos

Sempre estava Jesus cercado pela multidão. Entardecia...
A multidão representava as enfermidades e mazelas que Lhe era conduzidas pelos magotes humanos, assinalados pela dor.
Em todos os tempos, o sofrimento é a cobrança do pretérito culposo dos atormentados em lapidação benéfica para a própria redenção, em clima de urgência.
A lepra, ingrata e hedionda, procede do Espírito que exterioriza a degenerescência dos tecidos sutis, exsudando as misérias íntimas na faina incessante da purificação. Assim a cegueira e a surdez, a paralisia e a mudez, o câncer e tantos suplícios expressam o limite imposto ao devedor na faculdade cujo uso foi mal aplicado, fazendo o ser calceta em si mesmo, carente de imediata reparação.
A falta do órgão ou membro, a desarmonia da faculdade ou função que representam sempre a cobrança que chega em forma de controle e educação, predispondo o ser para a liberdade.
E como a dor tem sido a característica da vida humana, Jesus estava sempre cercado pela multidão.
Eram os atormentados de ontem, ora envergando as marcas e manchas do passado, na condição de atormentados atuais, buscando, sequiosos, a água lustral do Evangelho do Reino, para lavarem as imundícies da imperfeição.
Cercado pela multidão, Ele abria os braços e descerrava os lábios, socorrendo e falando ...
A voz modulada em musicalidade divina derramava lições de vida em urgente profilaxia, de modo a que todo aquele que pudesse recuperar-se não tornasse aos erros transatos, a fim de não se acumpliciar com o crime, do que decorrem sempre mais graves e danosos compromissos. E as mãos misericordiosas libertavam das amarras limitadas do padecimento, facultando agilidade e os meios de crescimento superior aos beneficiados.
A multidão buscava-O sempre ansiosa...
Dos Seus lábios recolhia pérolas em luz, gemas em claridade incomparável para iluminar a senda de percalços e pedrouços. E das Suas mãos recebia o vigor em dádivas de saúde, que renovavam as peças gastas e os implementos orgânicos em desconcerto, produzindo o refazimento e a paz.
Amava-O a multidão; ao menos necessitava d’Ele avidamente e O seguia.
Começava o ministério entre expectativas e ansiedades.
Quantas vezes Israel tivera outros profetas.
Procediam de todos os rincões e se caracterizavam, não raro, pela severidade e aspereza dos conceitos que, semelhante a látego em brasa punitiva, azorragavam com doestos e ameaçavam com longas e penosas correções.
Há pouco escutara-se a Voz do Batista e a sua figura austera derramava o verbo abrasador, conclamando ao arrependimento e ao aproveitamento da hora, antes que se fizesse tarde.
Ele, porém, Aquele suave Rabi, era a mansuetude e a abnegação. Quando o semblante se Lhe fazia grave, a meiguice e a dor exteriorizavam todo o Seu amor e ao mesmo tempo refletiam as Suas esperanças, penetrando no porvir, em cujo curso incessante dos tempos o homem encontraria a paz ...
Era o mês de Nisan. A tarde caía suave e calma.
A notícia da cura da sogra de Simão, cuja febre repreendida pelos Seus lábios se evadira, atraía a multidão dos necessitados.
Carreados por ventos brandos, aromas sutis balsamizavam a tarde em festa de luz.
A praia amiga, referta de esperanças, suspirando nos corações ansiosos dos homens, ali representava todos os tempos; o ontem e o amanhã da dor perseguindo a paz ...
Ele aproximou-se e começou a curar.
Luz Divina em sombra densa, Sua aura reativava as forças fracas, recompondo os desgastes e desalinhos dos infelizes.
O espetáculo da alegria espontânea explodindo, comovia, e a reconstrução da saúde ante o olhar esgazeado de surpresa dos comensais do sofrimento, a rearticulação das faculdades psíquicas dos antes atormentados, os Espíritos imundos expulsos pelo Seu magnetismo fascinavam e, num crescendo, avolumavam-se as emoções à Sua volta...*
As vozes estremunhadas dos obsessores desligados das vítimas, gritavam:
- Tu és o filho de Deus.
Ele, porém, sereno e pulcro, respondia:
- Eu vos proíbo de falar. Afastai-vos daqui ...
- No desabrochar natural das alegrias, uma pausa fez-se espontânea durante o sublime repasto da esperança. Ele, então, falou com eloqüência e magnitude:
- Todos os males promanam do Espírito. Tende tento!
“O Espírito é a fonte gentil e abundante onde nascem a enfermidade e a saúde, o destino e o porvir de cada ser, conforme se acumulam nas nascentes os atos que padronizam as futuras necessidades. Enquanto o homem não mergulhar na intimidade dos seus problemas para solucioná-los à luz da razão e do amor, não conseguirá o lenitivo da harmonia.
“Sois ‘o sal da Terra’. O valor dele é mantido enquanto conserva o sabor.
“Sois a luz” da oportunidade, enquanto marchardes espargindo bênçãos e distribuindo esperanças.
“Deus, Nosso Pai, é o Criador, mas o homem, ascendendo, é o autor da sua dita ou desgraça.
“Inutilmente buscareis fora a saúde se não a mantiverdes retida no âmago do Espírito, cuja perda se transforma em incessante aflição e maior tormento.
“A saúde, a seu turno, é oportunidade de evolução e de responsabilidade para com a vida.
“Buscai antes o amor e fazei todo o bem possível, para vos conservardes em paz. O amor é a candeia acesa e o bem é o combustível que a mantém.
“Pacificai-vos para que vos conduzais em espírito de sabedoria, fazendo longos e proveitosos os vossos dias de júbilo na Terra e felizes, mais tarde, nos Céus.”
Clara manhã. Sua presença apagava a noite, sugando-a com beijos de luminosidade libertadora. E por onde andava, lá estava a multidão aflita e Ele prosseguia, disseminando a saúde, por ser um excelente mensageiro da Vida.
Ao longe o sol declinava, caindo além dos montes, adornando a paisagem de ouro fulgurante no ar, e todos, tocados pela Sua misericórdia, os antes aflitos, debandaram na direção do lar, deixando a meditar, em profundo recolhimento, sob o fulgor das primeiras estrelas, o Filho do Altíssimo...

(*) Lucas 5:40-41 – Nota da Autora Espiritual.
Amélia Rodrigues

ANTE OS ADVERSÁRIOS

ANTE  OS  ADVERSÁRIOS
 
Emmanuel
 
        Interpretemos nossos adversários por irmãos, quando não nos seja possível recebê-los por instrutores.
         Quando o Senhor nos aconselhou a paz com os inimigos do nosso modo de ser, recomendou-nos certamente o olvido de todo o mal.
         Às vezes, fustigando aqueles que nos ofendem, a pretexto de servirmos à verdade, quase sempre faltamos ao nosso dever de amor.
         Nem todos podem enxergar a vida por nossos olhos ou aceitar o mapa da jornada terrestre, através da cartilha dos nossos pontos de vista.
         E, não raro, em zurzindo os outros com o látego de nossa crítica ou intoxicando-os com o vinagre de nosso azedume, procederemos à maneira do lavrador que enlouquecesse, de improviso, espalhando cáusticos destruidores sobre a plantação nascente, necessitada de auxílio pela fragilidade natural.
         Claro que o amor fraterno encontra mil modos diversos para fazer-se sentir, no reajuste das situações difíceis no caminho da vida e é justamente para a verdadeira solidariedade que devemos apelar em qualquer circunstância obscura do roteiro comum.
         Se não apagamos o incêndio, atirando-lhe combustível, e se não podemos sanar feridas, alargando-lhes as bordas, a golpes de força, também não entraremos em harmonia com os nossos adversários por intermédio da violência.
         Usemos o amor que o Mestre nos legou, se desejamos a paz na Vida Maior.
         Compreendamos aos que nos ofendem.
         Oremos pelos que nos perseguem ou caluniam.
         Amparemos os que nos perturbam.
         Sejamos o apoio dos companheiros mais fracos.
         E o Divino Senhor da Vinha do Mundo, que nos aconselhou o livre crescimento do joio e do trigo, no campo da Terra, em momento oportuno, se fará revelar, amparando-nos e selecionando os nossos sentimentos, através do seu justo julgamento.
 
Do livro Instrumentos do Tempo. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

MEDIUNIDADE E DEVER

MEDIUNIDADE  E  DEVER
Emmanuel
Reunião pública de 2-3-59
    Questão nº 799
 
No campo da mediunidade, não ouvides que o dever retamente cumprido é a bússola que te propiciará rumo certo.
Deslumbrar-te-ás na contemplação de painéis assombrosos na esfera extrafísica, mas, se não enxergas o quadro das próprias obrigações a fim de atendê-las honestamente, a breve espaço sofrerás a espionagem das inteligências que pervagam nas trevas, a converterem-te as horas em pasto de vampirismo.
Escutarás sublimes revelações, inacessíveis ao sensório comum; todavia, se não estiveres atento para com as ordenações da consciência laboriosa e tranqüila, em pouco tempo serás ouvido pelos agentes da sombra a enredarem-te os passos no fojo de perturbações aviltantes.
Assimilarás o influxo mental de Espíritos nobres, domiciliados além da Terra, e transmitir-lhes-ás a palavra construtiva em discursos admiráveis; contudo, se não demonstras reta conduta à frente dos outros, no exemplo vivo do trabalho e do entendimento, sem demora te encontrarás envolvido nas vibrações de criaturas retardadas e delinqüentes, a chumbarem-te os pés na fossa da obsessão.
Psicografarás páginas brilhantes, nas quais a ciência e a fé se estampam, divinas; no entanto, se teus braços desertam do serviço santificante, transformar-te-ás facilmente no escriba da vaidade e da insensatez.
Fornecerás importantes notícias do mundo espiritual, utilizando recursos ainda ignorados pela percepção dos teus ouvintes; entretanto, se foges do estudo que te faculta discernimento, serás para logo detido no nevoeiro da ignorância.
Se a mediunidade evidente é tarefa que te assinala o roteiro, não te afastes dos compromissos que a vida te impõe.
Sobretudo, lembra-te sempre de que o talento mediúnico, encerrado nas tuas mãos, deve ser a tela digna em que os mensageiros da Espiritualidade Maior possam criar as obras-primas da caridade e da educação, porquanto, de outro modo, se buscas comprazimento na indisciplina, do pano roto de tuas energias descontroladas surgirá simplesmente a caricatura das bênçãos que te propunhas veicular, debuxada pelos artistas do escárnio, que se valem da fantasia, a detrimento da luz.
 
 
(De "Religião dos Espíritos", de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

JUSTIÇA E AMOR

JUSTIÇA  E  AMOR
Emmanuel

Questão nº876
 
Sempre que te reportes à justiça, repara que Deus a fez assistida pelo amor, a fim de que os caídos não sejam aniquilados.
Terás contigo a lógica indicando-te os males e o entendimento inspirando-te o necessário socorro aos que lhes sofrem o assédio.
Onde passes, compadece-te dos vencidos que contemples à margem...
Muitos pranteiam as ilusões que lhes trouxeram arrependimento e remorso e muitos se levantam ainda sobre os próprios enganos, à maneira de trapezistas inconscientes, ensaiando o último salto ao precipício da morte.
Dir-te-ão alguns não precisarem de teu consolo, fugindo-te à presença, com receio da verdade que te brilha na boca, e outros, que desceram do poder renovador do trabalho, preferem rolar no vício, descendo, mais cedo, os degraus do sepulcro.
Além deles, porém, surgem outros... Os que desanimaram em plena luta, recolhendo-se ao frio da retaguarda, os que enlouqueceram de sofrimento, os que perderam a fé por falta de vigilância, os que se transviaram à mingua de reconforto e os que se abeiraram do suicídio, tomados pelo superlativo do desespero...
Tentando dar-lhes remédio, ergue o mundo peniten­ciárias e hospitais, reformatórios e manicômios; no en­tanto, para ajudá-los, confere-te o Cristo a flama do amor no santuário do coração.
Todos esses padecentes da estrada têm algo para ensinar.
Os que tombam esmagados de aflição induzem-te ao serviço pelo mundo melhor, e os que se arrojam a mons­truosos delitos falam, sem palavras, em. Louvor do equilíbrio de que dispões, auxiliando-te a preservá-1o.
Não permitas que a justiça de tua alma caminhe sem amor, para que se não converta em garra de vio­lência.
Ao pé dos maiores celerados da Terra, Deus colocou mães que amam, embora esses filhos desditosos de suas bênçãos lhes transformem a vida em fonte de lágrimas.
Diante, pois, dos vencidos de todas as condições e de todas as procedências, não mostres desprezo, nem grites anátema.
Não lhes conheces a história desde o princípio e não percebes, agora, a causa invisível da dor que os degrada.
Ora e auxilia em silêncio, porque não sabes se amanhã raiará teu instante de abatimento e de angústia, e manda a regra divina façamos aos outros aquilo que desejamos nos seja feito.
Justiça sem amor é como terra sem água.
Recorda que o próprio Cristo, reconhecendo que os vencedores do mundo habitualmente se inclinam à vaidade - perigosa armadilha para quedas maiores -, preferiu nascer na palha dos que vagueiam sem rumo, viver na dificuldade dos menos felizes e morrer na cruz reservada às vítimas do crime e aos filhos da escravidão.
 
 
(De "Religião dos Espíritos", de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

EADE-Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita-Livro 1 - Roteiro 15-As Epístola de Paulo parte 2



EADE - LIVRO I
ROTEIRO
15
Objetivos
Analisar os principais ensinos existentes nas epístolas destinadas
aos gálatas, aos efésios, aos filipenses e aos colossenses.
IDÉIAS PRINCIPAIS
CRISTIANISMO E ESPIRITISMO
MÓDULO II - O CRISTIANISMO
Na epístola aos gálatas, Paulo faz uma súplica continuada e apaixonada sobre
as necessidades dos cristãos se manterem fiéis ao Evangelho.
Em efésios, o missivista evidencia preocupação de a comunidade cristã de
Éfeso não se deixar conduzir pelas idéias dos filósofos, artistas, retóricos e
historiadores contrárias aos ensinos evangélicos.
Na carta dirigida aos filipenses encontramos refletidos o amor e consideração
que o apóstolo dos gentios tinha pelos cristãos de Filipos, dedicados servidores
do Cristo.
A epístola de colossos recebe de Paulo alertas contra idéias estranhas, oriundas
das práticas pagãs, que poderiam contaminar a mensagem do Evangelho.
AS EPÍSTOLAS DE PAULO (2)
1. Epístola aos gálatas
Os gálatas viveram na Galácia, antiga província romana, região situada
no centro da Ásia Menor (atualmente, fica próxima de Ancara, na Turquia). A
Galácia original era formada de diversos povos e abrigava várias comunidades
cristãs primitivas. 1
Os gálatas originais eram celtas que, vindo da Europa central, tinham invadido a Ásia
Menor e se estabeleceram ali no século III a.C. Mas os soberanos da Galácia estenderam
seu poder sobre os territórios vizinhos, povoados por outros grupos étnicos; esses grupos
foram incluídos na província da Galácia e eram gálatas no sentido político, embora não
no sentido étnico. Alguns desses grupos pertenciam as cidades de Antioquia da Psídia,
Icônio, Listra e Derbe, que foram evangelizadas por Paulo e Barnabé por volta de 47
d.C. 2
Nessa carta, escrita, possivelmente, entre 48 e 55, foi enviada, em especial
às igrejas de Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe e, talvez, à Galácia
étnica. Paulo faz uma apaixonada súplica aos cristãos das diferentes igrejas
para que não se desviem do Evangelho. 3
Eles [...] estavam propensos a dar ouvidos a certos mestres que os exortavam a acrescentar
à sua fé em Cristo alguns traços característicos do Judaísmo, em particular a circuncisão.
Esses mestres tentavam também diminuir a autoridade de Paulo, insistindo em que ele
estava em dívida para como os líderes eclesiais de Jerusalém por sua delegação apostólica
e não tinham nenhum direito de desvia-los da prática [judaica] de Jerusalém. A epístola
pode ser lida contra o pano de fundo do ressugirmento do nacionalismo militante da
SUBSÍDIOS
MÓDULO II
Roteiro 15
Judéia nos anos após 44 d.C. Esses militantes (que vieram a ser chamados de zelotes)
tratavam os judeus que confraternizavam com gentios como traidores. 3
1.1 - Síntese dos principais ensinos da epístola aos gálatas
A análise dos ensinamentos que se seguem deve considerar, sempre, a ação
dos zelotes que desejavam, por um lado, que os judeus convertidos voltassem ao
Judaísmo, e, por outro, desmoralizar a mensagem cristã e a Paulo, considerado
traidor por ter-se tornado cristão.
• Constância na fé cristã
“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à
graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que
vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós
mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos
tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo
também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já
recebestes, seja anátema. Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou
procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria
servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi
anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de
homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. [...] Nós somos judeus por
natureza e não pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado
pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em
Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei,
porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que
procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados
pecadores, é, porventura, Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
[...] Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade,
a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado?
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou
pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito,
acabeis agora pela carne?” (Gl 1:8-12; 2:15-17; 3:1-4)
• Fidelidade ao Cristo
“É evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque
o justo viverá da fé. Ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas
por elas viverá. [...] De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir
a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já
não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo
Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de
Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho
nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo,
então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.” (Gl 3:
11-12, 22-29)
• O homem com o Cristo é livre
“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis
a meter-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se
vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. [...] Porque nós,
pelo espírito da fé, aguardamos a esperança da justiça.Porque, em Jesus Cristo,
nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que
opera por caridade. [...]Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não
useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros
pela caridade. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o
teu próximo como a ti mesmo. [...] Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo,
paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra
essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as
suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no
Espírito. (Gl 5: 1-2, 5-6, 13-14,22-25)
A carta aos gálatas sintetiza a necessidade de se manter fiel ao Cristo em
benefício do próprio progresso espiritual.
Um dos maiores desastres no caminho dos discípulos é a falsa compreensão com que
iniciam o esforço na região superior, marchando em sentido inverso para os círculos
da inferioridade. Dão, assim, a idéia de homens que partissem à procura de ouro,
contentando-se, em seguida, com a lama do charco. [...]Observamos enfermos que se
dirigem à espiritualidade elevada, alimentando nobres impulsos e tomados de preciosas
intenções; conseguida a cura, porém, refletem na melhor maneira de aplicarem as
vantagens obtidas na aquisição do dinheiro fácil. [...]Numerosos aprendizes persistem
nos trabalhos do bem; contudo, eis que aparecem horas menos favoráveis e se entregam,
inertes, ao desalento, reclamando prêmio aos minguados anos terrestres em que tentaram
servir na lavoura do Mestre Divino e plenamente despreocupados dos períodos
multimilenários em que temos sido servidos pelo Senhor. Tais anomalias espirituais que
perturbam consideravelmente o esforço dos discípulos procedem dos filtros venenosos
compostos pelos pruridos de recompensa. Trabalhemos, pois, contra a expectativa de
retribuição, a fim de que prossigamos na tarefa começada, em companhia da humildade,
portadora de luz imperecível. 11
2. Epístola aos efésios
Os efésios eram os habitantes de Éfeso, cidade situada na costa odidental da Ásia Menor,
atualmente pertencente á Turquia. Era [...] sede da comunidade cristã a que a Epístola aos
efésios é dirigida. Geralmente reconhecida como a primeira e a mais notável metrópole
da província romana da Ásia. Éfeso desempenhou um papel histórico no movimento do
Cristianismo desde a Palestina até Roma. Atos [dos Apóstolos] descreve Éfeso como o
ponto culminante da atividade missionária de Paulo, e foi de Éfeso que Paulo escreveu as
Epístolas aos coríntios. [...] Do período clássico ao bizantino, Éfeso exerceu hegemonia
na região jônica. Era famosa pelos seus filósofos, artistas, poetas, historiadores e retóricos.
[...]. Não admira que Paulo seja visto ensinando “todos os dias na escola de Tirano”, em
Éfeso, durante dois anos (Atos, 19:9), que João tenha, ao que se conta, escrito o Quarto
Evangelho em Éfeso, e que tenha sido o local da conversão de Justino Mártir, o primeiro
filósofo cristão. 4
À época da instalação do Cristianismo primitivo, Éfeso possuía cerca de
250 mil habitantes, constituindo-se um dos centros urbanos e comerciais que
mais rapidamente cresceram nos domínios romanos do Oriente. Segundo
Flávio Josefo, embora na cidade existisse uma expressiva comunidade judaica,
de onde saíram inúmeros cristãos convertidos, a cidade também era famosa
como centro de magia e taumaturgia. Havia inúmeros exorcitas, judeus e
gentílicos, como o famoso pagão Apolônio de Tiana. Existiam também, ali,
inúmeros templos e panteões, objeto de cultos e rituais aos deuses, sendo o
mais importante o templo consagrado à deusa Artemisa, que foi considerado
uma das sete maravilhas do mundo antigo. 4
A epístola aos efésios foi escrita entre os anos 61-63, quando Paulo estava
preso, possivelmente em Roma, e faz parte do grupo das cartas denominadas
“epístolas do cativeiro.” 4 (Ef 1:1; 3:1-13; 4:1; 6: 19-22)
A autenticidade dessa epístola é questionada. Em 1729, o teólogo inglês
Edward Evanson colocou publicamente, pela primeira vez, a questão. No século
dezenove, estudiosos alemães chegaram à mesma conclusão: a epistola
não era de Paulo. Este é o pensamento atual, mantido pela maioria dos pés
quisadores.
A autoria da carta é atribuída a Onésimo, «[...] o escravo foragido mencionado
na epístola de Paulo a Filêmon, que é depois identificado também
com o bispo de Éfeso que usava o nome Onésimo [...].» 5
2.1 - Síntese dos principais ensinos da epístola aos efésios
• A salvação pela graça
Trata-se de pensamento, existente no capítulo dois da epístola, que contraria
a salvação pela fé, defendido por Paulo na epístola aos romanos e na aos
gálatas. Este deve ter sido um dos pontos que suscitaram dúvidas nos estudiosos.
O estilo e a linguagem são também diferentes (são de natureza mais teológica).
Analisemos a seguinte ordem de idéias: “E vos vivificou, estando vós mortos
em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste
mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera
nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos
nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e
éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é
riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando
nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela
graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos
lugares celestiais, em Cristo Jesus [...]. Porque pela graça sois salvos, por meio
da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” (Ef 2: 1-6, 8)
• A unidade da fé no Cristo
“Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne
e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita
pela mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados
da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo
esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes
estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa
paz, o qual de ambos os povos fez um [...] Rogo-vos, pois, eu, o preso do
Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com
toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos
outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da
paz: há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma
só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um
só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. Mas a
graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.” (Ef 2:
11-14; 4: 1-7)
• Santidade dos costumes
“E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam
também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento,
separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela
dureza do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram
à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza. [...]Pelo que
deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos
membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a
vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes,
trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir
com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe,
mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a
ouvem.” (Ef 4:17-19, 25-29)
• A armadura de Deus
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra
as astutas ciladas do diabo [...]. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para
que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois,
firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da
justiça,e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo
o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados
do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que
é a palavra de Deus [...].” (Ef 6:10-11, 13-17)
A epístola aos efésios indica que os aprendizes do Evangelho devem procurar
levar uma vida simples e desprendida, vigiando os pensamentos e atos.
Cada criatura dá sempre notícias da própria origem espiritual. Os atos, palavras e pensamentos
constituem informações vivas da zona mental de que procedemos. Os filhos da
inquietude costumam abafar quem os ouve, em mantos escuros de aflição. Os rebentos
da tristeza espalham o nevoeiro do desânimo. Os cultivadores da irritação fulminam o
espírito da gentileza com os raios da cólera. Os portadores de interesses mesquinhos
ensombram a estrada em que transitam, estabelecendo escuro clima nas mentes alheias.
Os corações endurecidos geram nuvens de desconfiança, por onde passam. Os afeiçoados
à calúnia e à maledicência distribuem venenosos quinhões de trevas com que se
improvisam grandes males e grandes crimes.
Os cristãos, todavia, são filhos da luz. E a missão da luz é uniforme e insofismável. Beneficia
a todos sem distinção. Não formula exigências para dar. Afasta as sombras sem
alarde. Espalha alegria e revelação crescentes. Semeia renovadas esperanças. Esclarece,
ensina, ampara e irradia-se. 12
3. Epístola aos filipenses
Filipenses eram os habitantes de Filipos.
Importante [...] cidade da Macedônia oriental, na Grécia, sede da comunidade cristã
a que a Epístola de Paulo aos filipenses é dirigida. Após a batalha decisiva de 42 a .C.,
nas proximidades da cidade, o imperador Otaviano havia feito de Filipos uma colônia
romana e dado a seus cidadãos os direitos e privilégios dos que nasciam e viviam em
Roma. Segundo o relato de Atos, a igreja de Filipos começou assim: Paulo, em sua segunda
viagem missionária, deixou Ásia Menor pela Macedônia, foi a Filipos, pregou o
Evangelho; Lídia, uma mulher proeminente daquela região, e alguns outros se tornaram
cristãos. Ao que parece a igreja foi abrigada inicialmente na casa de Lídia. Apesar dos
seus começos modestos, cresceu e se tornou uma ativa comunidade cristã, desempenhando
importante papel no evangelismo, partilhando prontamente suas próprias posses
materiais, mesmo em meio a extrema pobreza, e enviando generosamente um dos seus
para ajudar Paulo em seu trabalho para auxiliá-lo quando estava na prisão. Paulo visitou
essa igreja em pelo menos três ocasiões [...]. 6
A epístola traz um apelo do apóstolo aos cristãos, pedindo-lhes «[...] que
vivam de maneira condigna do Evangelho, em unidade, harmonia e generosidade,
sem lamúrias nem queixas, mantendo sempre diante de si Jesus Cristo
como modelo supremo de toda ação moral [...].» 7
A epístola destaca as qualidades de Timóteo e Epafrodito, exemplos de
trabalhadores cristãos fiéis, prometendo enviá-los a Filipos. «[...] Adverte-os
contra evangelistas judeus ou judaizantes cujos ensinamentos e práticas são
contrários ao Evangelho [...].» 7
A autenticidade da epístola aos filipenses não é posta em dúvida. O que se
supõe é que, originalmente, existiu um conjunto de bilhetes ou três pequenas
cartas, posteriormente reunidos numa única epístola. 8
EADE - Roteiro 15 - As epístolas de Paulo (2)
A comunidade de Filipos devotava especial afeto ao apóstolo dos gentios,
cumpriram fielmente as suas orientações e o auxiliou, dentro das suas possibilidades,
quando caiu prisioneiro na Tessalônica e em Corinto. 7 Paulo lhes
escreve agradecendo o auxílio, recebido por intermédio de Epafrodito. (Fl 4,
10-20)
Filipenses faz parte do grupo das “epístolas do cativeiro”. Paulo se encontrava
prisioneiro quando a escreveu, não se sabe exatamente onde: em Roma,
em Cesaréia da Palestina ou em Éfeso. 7
A carta aos filipenses é de natureza pouco doutrinária. «[...] É uma efusão
do coração, uma troca de notícias, uma advertência contra os “maus operários”
que destroem alhures os trabalhos do Apóstolo e bem poderiam atacar
também os seus caros filipenses [...].» 8 A epístola destaca também o valor da
humildade. 8
3.1 - Síntese dos principais ensinos da epístola aos filipenses
• Exemplo de vivência do Evangelho
Os filipenses cristãos formavam uma comunidade pobre de bens materiais,
mas sinceramente devotada ao Evangelho. Os filipenses jamais esqueceram as
lições que lhes foram ensinadas por Paulo, auxiliando-o quando esteve preso
e, recebendo deste, os sentimentos de afeto e reconhecimento. Os filipenses
foram cristãos que souberam colocar em prática a vivência da caridade.
“Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo,
sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa
cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto
mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de
Jesus Cristo. Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho
em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas
minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. Porque
Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável
afeição de Jesus Cristo. E peço isto: que a vossa caridade aumente mais e mais
em ciência e em todo o conhecimento.” (Fl 1: 3-9)
• Exortação à perseverança, ao amor fraternal e à humildade
“Somente deveis portar-vos dignamente conforme o Evangelho de Cris-
to, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que
estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo
pela fé do evangelho. [...] Nada façais por contenda ou por vanglória, mas
por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. [...] De
sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha
presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a
vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto
o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem
murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos
de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual
resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no
Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”
(Fl 1: 27; 2: 3, 12-16)
• Cuidados contra os maus obreiros. Cultivo dos bens espirituais
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de
escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães,
guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! [...] Irmãos, quanto
a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendome
das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,
prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
[...] Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai
assim firmes no Senhor, amados. [...] Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra
vez digo: regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto
está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições
sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de
graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos
corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos,
tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que
é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude,
e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fl 3:1-2, 13-14; 4:1, 4-8)
A carta de Paulo aos filipenses atesta que estes representavam um exemplo
de cristão que absorveu o sentido espiritual do Evangelho: fora da caridade
não há salvação.
A caridade é, invariavelmente, sublime nas menores manifestações, todavia, inúmeras
pessoas muitas vezes procuram limitá-la, ocultando-lhe o espírito divino. Muitos aprendizes
crêem que praticá-la é apenas oferecer dádivas materiais aos necessitados de pão e
teto. Caridade, porém, representa muito mais que isso para os verdadeiros discípulos do
Evangelho. [...] Caridade essencial é intensificar o bem, sob todas as formas respeitáveis,
sem olvidarmos o imperativo de auto-sublimação para que outros se renovem para a
vida superior, compreendendo que é indispensável conjugar, no mesmo ritmo, os verbos
dar e saber.[...] Bondade e conhecimento, pão e luz, amparo e iluminação, sentimento
e consciência são arcos divinos que integram os círculos perfeitos da caridade. Não só
receber e dar, mas também ensinar e aprender. 13
4. Epístola aos colossenses
Paulo enviou três cartas às comunidades cristãs da província romana da
Ásia. Colossos foi uma delas, cidade localizada a aproximadamente duzentos
quilômetros de Éfeso.
Colossos localizava-se no oeste da Ásia Menor, ao sul do rio Meandro (atual Menderes),
6,4 km a leste de Denilzli na Turquia de hoje. Era uma cidade comercial até ser
incorporada pela vizinha Laodicéia, e abrigou a comunidade cristã a quem foi dirigida
a epístola aos colossenses. 9
Paulo teve contato com os colossenses a partir do seu trabalho missionário
em Éfeso (Atos dos Apóstolos, capítulo 19) e auxiliado por muitos companheiros,
através dos quais diversas igrejas cristãs foram erguidas na Ásia romana,
como as do Vale do Lico, da Laodicéia e de Hierápolis. As comunidades cristãs
fundadas nessas localidades dependeram do esforço de Epafras, dedicado
discípulo de Paulo, que o via como “leal ministro do Cristo.” 9
A epístola aos colossenses faz parte do grupo das “epístolas do cativeiro”.
Paulo estava na prisão (provavelmente em Roma) [...]. A epístola aos colossenses parece ter
sido escrita bastante cedo no período que Paulo estava na prisão, por volta de 60-61 a.C.
Epafras fizera uma visita a Paulo em Roma e o informara do estado das igrejas no vale do
Lico. Embora grande parte do relato fosse animador, uma característica inquietante era o
ensinamento atraente, mas falso recentemente introduzido na congregação; se não fosse
contido, subverteria o Evangelho e poria os colossenses numa servidão espiritual. 9
A dificuldade relatada por Epafras estava relacionada à idolatria e aos maus
costumes pagãos (liberalidade sexual), uma vez que as comunidades cristãs, da
região, eram basicamente constituídas de gentios convertidos.
Existem dúvidas se a carta aos colossenses é de autoria de Paulo. Alguns
estudiosos entendem que o estilo pesado e repetitivo não é o usualmente utilizado
pelo apóstolo. Há dúvidas também relacionadas a certas idéias teológicas,
principalmente as que fazem alusão ao corpo do Cristo, ao Cristo como cabeça
do corpo e à igreja universal. 8 São idéias semelhantes às divulgadas pelos
gnósticos no século II d.C. Outras idéias que são combatidas, pretensamente
por Paulo, estão relacionadas a conceitos essênicos, comuns entre os judeus
que seguiam os preceitos dos essênios (poderes celestes e cósmicos), seita
existente à época do Cristo. 10
4.1 - Síntese dos principais ensinos da epístola aos colossenses
• Exortação à espiritualidade e ao amor fraternal
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de
cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são
de cima e não nas que são da terra [...].Mortificai, pois, os vossos membros
que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a
vil concupiscência e a avareza, que é idolatria [...]. Mas, agora, despojai-vos
também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras
torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do
velho homem com os seus feitos. [...] Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus,
santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade,
mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos
uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos
perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade,
que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um cor-po,
domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em
vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos
uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor
com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras,
fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Cl 3:
1-2, 5, 8-9, 12-17)
A carta dirigida à comunidade cristã de Colossos evidencia o amor fraternal,
o espírito de cooperação que deve reger as relações interpessoais.
É impossível qualquer ação de conjunto, sem base na tolerância. Aprendamos com
o Cristo. A queixa desfigura a dignidade do trabalho, retardando-lhe a execução. Indispensável
cultivar a renúncia aos pequenos desejos que nos são peculiares, a fim de
conquistarmos a capacidade de sacrifício, que nos estruturará a sublimação em mais altos
níveis. Para que o trabalho nos eleve, precisamos elevá-lo. Para que a tarefa nos ajude,
é imprescindível nos disponhamos a ajudá-la. Recordemos que o supremo orientador
das equipes de serviço cristão é sempre Jesus. Dentro delas, a nossa oportunidade de
algo fazer constitui só por si valioso prêmio. Esqueçamo-nos, assim, de todo o mal, para
construirmos todo o bem ao nosso alcance. E, para que possamos agir nessas normas, é
imperioso suportar-nos como irmãos, aprendendo com o Senhor, que nos tem tolerado
infinitamente. 14

REFERÊNCIAS


1. BIBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo:
Paulus, 2002. Item: Introdução às epístolas de São Paulo, p. 1960.
2. ______. p. 1961.
3. ______. p. 1962.
4. DICIONÁRIO DA BÍBLIA. Vol. 1: As pessoas e os lugares. Organizado por
Bruce M. Metzger, Michael D. Coogan. Traduzido por Maria Luiza X. de
A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, Item: Colossos, p. 43.
5. ______. Item: Éfeso, p. 65.
6. ______. p. 66.
7. ______. Item: Filipos, p. 92-93.
8. ______. Item: Galácia, p. 95.
9. ______. p. 95-96.
10. ______. p. 96.
11.XAVIER, Francisco Cândido. Fonte viva. Pelo Espírito Emmanuel. 35.
ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 163 (Aprendamos com Jesus), p. 397-
398.
12. ______. Pão nosso. Pelo Espírito Emmanuel. 27.ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 155 (Contra a insensatez), p. 325-326.
13. ______. Vinha de luz. Pelo Espírito Emmanuel. 25.ed. Rio de Janeiro: FEB,
2006. Cap. 116 (Não só), p. 263-264.
14. ______. Cap. 160 (Filhos da luz), p. 357-358.