Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

sábado, 31 de maio de 2014

TRANSITORIEDADES "Valiosa é a escassez, porque traz a disciplina. Preciosa é a abundância, porque multiplica as formas do bem..."

Emmanuel
 
"Eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão."
- Paulo (HEBREUS, 1:11.)
 
Fala-nos o Eclesiastes das vaidades e da aflição dos homens, no torvelinho das ambições desvairadas da Terra.

Desde os primeiros tempos da família humana, existem criaturas confundidas nos falsos valores do mundo. Entretanto, bastaria meditar alguns minutos na transitoriedade de tudo o que palpita no campo das formas para compreender-se a soberania do escrito.

Consultai a pompa dos museus e a ruína das civilizações mortas. Com que fim se levantaram tantos monumentos e arcos de triunfo? Tudo funcionou como roupagem do pensamento. A idéia evoluiu, enriqueceu-se o espírito e os envoltórios antigos permanecem à distância.

As mãos calejadas na edificação das colunas brilhantes aprenderam com o trabalho os luminosos segredos da vida. Todavia, quantas amarguras experimentaram os loucos que disputaram, até a morte, para possuí-las?

Valei-vos de todas as ocasiões de serviço, como sagradas oportunidades na marcha divina para Deus.

Valiosa é a escassez, porque traz a disciplina. Preciosa é a abundância, porque multiplica as formas do bem. Uma e outra, contudo, perecerão algum dia. Na esfera carnal, a glória e a miséria constituem molduras de temporária apresentação. Ambas passam. Somente Jesus e a Lei Divina perseveram para nós outros, como portas de vida e redenção.

Do livro "Caminho, Verdade e Vida",  de Chico Xavier

ORIGEM DAS TENTAÇÕES "...ainda que o mal venha do exterior, somente se concretiza e persevera se com ele afinamos, na intimidade do coração..."

ORIGEM  DAS  TENTAÇÕES
Emmanuel

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência"
– (Thiago, 1:14)
 
Geralmente, ao surgirem grandes males, os participantes da queda imputam a Deus a causa que lhes determinou o desastre. Lembram-se, tardiamente, de que o Pai é Todo-Poderoso e alegam que a tentação somente poderia ter vindo do Divino Desígnio.
Sim, Deus é o Absoluto Amor e tanto é assim que os decaídos se conservam de pé, contando com os eternos valores do tempo, amparados por suas mãos compassivas. As tentações, todavia, não procedem da Paternidade Celestial.
Seria, porventura, o estadista humano responsável pelos atos desrespeitosos de quantos inquinam a lei por ele criada?
As referências do Apostolo estão profundamente tocada pela luz do céu.
"Cada um é tentado, quando atraído pela própria concupiscência.".
Examinemos particularmente ambos os substantivos "tentação" e "concupiscência". O primeiro exterioriza o segundo, que constitui o fundo viciado e perverso da natureza humana primitivista. Ser tentado é ouvir a malícia própria, é abrigar os inferiores alvitres de si mesmo, porquanto, ainda que o mal venha do exterior, somente se concretiza e persevera se com ele afinamos, na intimidade do coração.
Finalmente, destaquemos o verbo "atrair". Verificaremos a extensão de nossa inferioridade pela natureza das coisas e situações que nos atraem.
A observação de Tiago é roteiro certo para analisarmos a origem das tentações.
Recorda-te de que cada dia tem situações magnéticas específicas. Considera a essência de tudo o que te atraiu no curso das horas e eliminarás os males próprios, atendendo ao bem que Jesus deseja.
 
Do livro Caminho, Verdade e Vida. Psicografia de Francisco Candido Xavier.

O MUNDO E O MAL ...Faz-se preciso, pois, embelezar o mundo e aprimorá-lo, combatendo o mal que está em nós.


Emmanuel

"Não peço que os tire do mundo, mas que os livres do mal."
Jesus -   (JOÃO, 17:15. )
 
Nos centros religiosos, há sempre grande número de pessoas preocupadas com a idéia da morte. Muitos companheiros não crêem na paz, nem no amor, senão em planos diferentes da Terra. A maioria aguarda situações imaginárias e injustificáveis para quem nunca levou em linha de conta o esforço próprio.
O anseio de morrer para ser feliz é enfermidade do espírito.
Orando ao Pai pelos discípulos, Jesus rogou para que não fossem retirados do mundo, e, sim, libertos do mal.
O mal, portanto, não é essencialmente do mundo, mas das criaturas que os habitam.
A Terra, em si, sempre foi boa. De sua lama brotam lírios de delicado aroma, sua natureza maternal é repositório de maravilhosos milagres que se repetem todos os dias.
De nada vale partirmos do planeta, quando nossos males não foram exterminados convenientemente. Em tais circunstâncias, assemelhamo-nos aos portadores humanos das chamadas moléstias incuráveis. Podemos trocar de residência; todavia, a mudança é quase nada se as feridas nos acompanham. Faz-se preciso, pois, embelezar o mundo e aprimorá-lo, combatendo o mal que está em nós.
 
Livro Caminho, Verdade e Vida. Pelo Espírito Emmanuel, psicografia Francisco Cândido Xavier

OS OBREIROS DO SENHOR

OS OBREIROS DO SENHOR[1]

(CHERBOURG, FEVEREIRO DE 1861 ─ MÉDIUM: SR. ROBIN)

Atingis a época da realização das coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Felizes os que houverem trabalhado no campo do Senhor com desinteresse e sem outro móvel senão a caridade! Suas jornadas de trabalho serão pagas pelo cêntuplo do que houverem esperado. Felizes os que tiverem dito aos seus irmãos: “Irmãos, trabalhemos juntos, e unamos os nossos esforços a fim de que o Mestre, ao chegar, encontre a obra acabada”, pois o mestre lhes dirá: “Vinde a mim, vós que fostes bons servos, vós que abafastes as vossas invejas e as vossas discórdias para que a obra não fosse prejudicada!”. Mas infelizes os que, por suas dissensões, tiverem retardado a hora da colheita, porque virá a tempestade e eles serão arrastados no turbilhão! Eles gritarão: “Graça! Graça!”, mas o Senhor lhes dirá: “Por que pedis graça, vós que não tivestes piedade dos vossos irmãos; que vos recusastes a lhes estender a mão; que esmagastes o fraco em vez de ampará-lo? Por que pedis graça, vós que procurastes a vossa recompensa nas alegrias terrenas e na satisfação do vosso orgulho? Vós já recebestes a vossa recompensa, tal qual a quisestes. Não soliciteis mais. As recompensas celestes são para os que não tiverem pedido recompensas na Terra”.
Deus faz, neste momento, o censo de seus servos fiéis, e marcou com o dedo os que têm apenas a aparência de dedicação, para que estes não usurpem o salário dos servos dedicados, porque aos que não recuaram diante da sua tarefa, ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo, e estas palavras cumprir-se-ão: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no Reino dos Céus!”
O Espírito de Verdade

Fonte: Ipeak

A SERVIÇO DO EVANGELHO

A SERVIÇO DO EVANGELHO

Meus amigos, muita paz!
Em nossos círculos de Doutrina Espírita, a Boa Nova de Jesus resume o fulgor da Verdade, vinculando-nos a Deus em bases de espiritualidade genuína e sabedoria autêntica.
O assunto diz respeito aos testemunhos de cada um, no plano pessoal e, por isso mesmo, ocorrem tempestades e instabilidades em aspecto moral, por dentro e em torno dos candidatos à iluminação com o Senhor.
Estudar, meus amigos, representa, para os que chegam, aquele “toque” de afinização com a Vida mais Alta. Para tanto, valores do intelecto são avocados, criando piso para as ideias e para a consequente sensibilização nas áreas do sentimento.
Na continuidade desse processo, a perseverança responde pela iniciação do indivíduo nas zonas vibratórias do que os ensinos e parábolas de Jesus propõem, pois o conhecimento espírita torna inteligível esse conteúdo de natureza divina e atemporal.
Há, nesse movimento de alma, em direção ao infinito de Deus, um júbilo diferente e incomum, capaz de antecipar, para a criatura que estuda e reflete, entre esforço e abertura de coração, as bênçãos que caracterizam a vida nas faixas superiores da Criação.
Todavia, não há conquista sem a moldura do suor e muitas vezes das lágrimas…
Daí o imperativo de se compreender o mecanismo da transformação a que nos lançamos, pelo conhecimento e sob os auspícios do Consolador.
Capacitar-se a decifrar a luz do Cristo implica projetar-se ao terreno das afirmações evangélicas, na base dos testemunhos.
Senão, pensemos:
- o que representaria o perdão em nossa vida sem o exaustivo trabalho interno de desarticulação das resistências orgulhosas e personalistas no coração?
- de que nos adiantaria a crença na imortalidade da alma e a ciência de Deus pelo plano evolucional e encadeador de vidas e princípios, se nos instantes da partida de um ente amado, a negação e a incredulidade nos sepultarem a fé e todo o patrimônio das revelações espirituais?!…
O tempo é o campo formoso em que vicejam as sementes dos princípios.
E será a confiança do coração nos temas do Evangelho que permitirão o desenvolvimento da árvore da Vida no intimo de nós mesmos!
Jesus é o Caminho; suas lições, a Verdade; Sua vivência, a Vida! Esse o nosso roteiro com o Senhor.
Dificuldades são molduras para quem conhece e busca mais e melhor.
Avancemos meus irmãos, para além das formalidades sociais e das crenças obscuras.
O Evangelho, em nós, é o Cristo irradiando algo de Sua Luz!


HONÓRIO ONOFRE DE ABREU

(Página psicografada pelo médium Wagner G. Paixão em reunião pública do dia 24 de maio de 2014, no Grupo Espírita da Bênção, Mário Campos, MG)