Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

sábado, 8 de fevereiro de 2014

JUSTIÇA E AMOR ..." Não permitas que a justiça de tua alma caminhe sem amor, para que se não converta em garra de vio­lência. Ao pé dos maiores celerados da Terra, Deus colocou mães que amam, embora esses filhos desditosos de suas bênçãos lhes transformem a vida em fonte de lágrimas. Diante, pois, dos vencidos de todas as condições e de todas as procedências, não mostres desprezo, nem grites anátema."

JUSTIÇA  E  AMOR
Emmanuel

Questão nº876
 
Sempre que te reportes à justiça, repara que Deus a fez assistida pelo amor, a fim de que os caídos não sejam aniquilados.
Terás contigo a lógica indicando-te os males e o entendimento inspirando-te o necessário socorro aos que lhes sofrem o assédio.
Onde passes, compadece-te dos vencidos que contemples à margem...
Muitos pranteiam as ilusões que lhes trouxeram arrependimento e remorso e muitos se levantam ainda sobre os próprios enganos, à maneira de trapezistas inconscientes, ensaiando o último salto ao precipício da morte.
Dir-te-ão alguns não precisarem de teu consolo, fugindo-te à presença, com receio da verdade que te brilha na boca, e outros, que desceram do poder renovador do trabalho, preferem rolar no vício, descendo, mais cedo, os degraus do sepulcro.
Além deles, porém, surgem outros... Os que desanimaram em plena luta, recolhendo-se ao frio da retaguarda, os que enlouqueceram de sofrimento, os que perderam a fé por falta de vigilância, os que se transviaram à mingua de reconforto e os que se abeiraram do suicídio, tomados pelo superlativo do desespero...
Tentando dar-lhes remédio, ergue o mundo peniten­ciárias e hospitais, reformatórios e manicômios; no en­tanto, para ajudá-los, confere-te o Cristo a flama do amor no santuário do coração.
Todos esses padecentes da estrada têm algo para ensinar.
Os que tombam esmagados de aflição induzem-te ao serviço pelo mundo melhor, e os que se arrojam a mons­truosos delitos falam, sem palavras, em. Louvor do equilíbrio de que dispões, auxiliando-te a preservá-1o.
Não permitas que a justiça de tua alma caminhe sem amor, para que se não converta em garra de vio­lência.
Ao pé dos maiores celerados da Terra, Deus colocou mães que amam, embora esses filhos desditosos de suas bênçãos lhes transformem a vida em fonte de lágrimas.
Diante, pois, dos vencidos de todas as condições e de todas as procedências, não mostres desprezo, nem grites anátema.
Não lhes conheces a história desde o princípio e não percebes, agora, a causa invisível da dor que os degrada.
Ora e auxilia em silêncio, porque não sabes se amanhã raiará teu instante de abatimento e de angústia, e manda a regra divina façamos aos outros aquilo que desejamos nos seja feito.
Justiça sem amor é como terra sem água.
Recorda que o próprio Cristo, reconhecendo que os vencedores do mundo habitualmente se inclinam à vaidade - perigosa armadilha para quedas maiores -, preferiu nascer na palha dos que vagueiam sem rumo, viver na dificuldade dos menos felizes e morrer na cruz reservada às vítimas do crime e aos filhos da escravidão.
 
 
(De "Religião dos Espíritos", de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

MATERIALISTAS "...Proclamam-se campeões da liberdade, e desprezam quem lhes não aceite o figurino mental. "

MATERIALISTAS
Emmanuel

Não podemos afirmar que os materialistas vêm vindo...
Estão nos tempos modernos, por toda parte, tentando inconscientemente apagar a luz do espírito.
Assestam telescópios na direção das galáxias, e supõem resolver os enigmas do Universo pelas acanhadas impressões dos cinco sentidos da esfera física.
Devotam-se aos mais altos estudos da Psicologia transcendente, e atestam que o homem não passa de símio complexo, sem maiores possibilidades de evolução.
Dizem que estamos longe de equacionar os problemas do destino e do ser, e estabelecem padrões para a genética humana, tomando por alicerce o comportamento de drosófilas e de ratos nas atividades reprodutivas.
Asseveram que é preciso plasmar elites de condutores, e dirigem-se à mocidade acadêmica subtraindo-lhe as noções da alma, à feição de sorridentes carrascos da responsabilidade moral.
Destacam o imperativo da solidariedade, e preconizam a sumária eliminação dos que nasçam doentes ou incapazes.
Proclamam-se campeões da liberdade, e desprezam quem lhes não aceite o figurino mental.
Recomendam a investigação das questões do espírito, e injuriam as inteligências sinceras e desassombra das que a elas se afeiçoem.
Aconselham o respeito às religiões e, em vez de ajudá-las no apostolado de amor pela extinção do sofrimento, solapam-lhes a existência, a golpes de sarcasmos sutil.
Claro que não nos reportamos aos pesquisadores respeitáveis, porque a ciência - matriz do progresso - será sempre, no mundo, a interrogação vestida de luz, entesourando experiências, diante da verdade.
Referimo-nos aos epicuristas de todas as épocas, sejam eles autores de fulgurantes pensamentos destrutivos, em alentados livros sobre a Natureza, ou meros conversadores de salão, interessados nas sensações inferiores, a detrimento da sublimação íntima.
Desde as primeiras horas de nossa formação doutrinária, os mensageiros do Cristo explicaram que o Espiritismo contribuirá no aperfeiçoamento da Terra, anulando o materialismo, por ensinar aos homens a dignificação do futuro, mantendo-os livres de seitas e cores, castas e privilégios.
Temos, assim, a tarefa de conduzir para a frente a bandeira da imortalidade, com o trabalho incessante que lhe é conseqüente, mas, para atingirmos a meta, é imperioso se disponha cada um de nós a viver em si mesmo os princípios que prega, com a obrigação de servir e com o dever de estudar.
 
Do livro Religião dos Espíritos. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

NA HORA DA CRISE

Emmanuel
Reunião pública de 05/10/59.
Questão 466  (Livro dos Espíritos)
 
 
Na hora da crise, emudece os lábios e ouve as vozes que falam, inarticuladas, no imo de ti mesmo.
Perceberás, distintamente, o conflito.
É o passado que teima em ficar e o presente que anseia pelo futuro.
É o cárcere e a libertação.
A sombra e a luz.
A dívida e a esperança.
É o que foi e o que deve ser.
Na essência, é o mundo e o Cristo no coração.
Grita o mundo pelo verbo dos amigos e dos adversários, na Terra e além da Terra.
Adverte o Cristo, através da responsabilidade que nos vibra na consciência.
Diz o mundo: Acomoda-te como puderes.
Pede o Cristo: Levanta-te e anda
Diz o mundo: Faze o que desejas.
Pede o Cristo:Não peques mais
Diz o mundo: Destrói os opositores.
Pede o Cristo: Ama os teus inimigos.
Diz o mundo: Renega os que te incomodem.
Pede o Cristo:Ao que te exige mil passos,caminha com ele dois mil.
Diz o mundo:Apega-te a posse.
Pede o Cristo: Ao que te rogue a túnica cede também a capa.
Diz o mundo:Fere a quem te fere.
Pede o Cristo: Perdoa sempre.
Diz o mundo: descansa e goza.
Pede o Cristo:avança enquanto tem luz.
Diz o mundo:Censura como quiseres.
Pede o Cristo: Não condenes.
Diz o mundo: Não repare os meios para alcançar os fins.
Diz o Cristo: Serás medido pela medida que aplicares aos outros.
Diz o mundo: Aborrece os que te aborreçam.
Pede o Cristo:Ora pelos que te perseguem e caluniam.
Diz o mundo: Acumula ouro e poder para que te faças temido.
Diz o Cristo: Provavelmente nesta noite pedirão tua alma e o que amontoaste para quem será?
Obsessão é também problema de sintonia.
O ouvido que escuta reflete a boca que fala.
O olho que algo vê assemelha-se, de algum modo, à coisa vista.
Não precisas, assim, sofrer longas hesitações nas horas de tempestade.
Se realmente procuras caminho justo, ouçamos o Cristo, e a palavra dele, por bússola infalível, traçar-nos-á rumo certo.
 
 
(De "Religião dos Espíritos", de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 138

 
“É uma questão de palavras, com que nada temos. Começai por vos entenderdes mutuamente.”
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 
A vida é uma escada na qual, de cada vez, ascendemos um degrau. Na Doutrina Espírita está demonstrada essa verdade. Nos primórdios do Espiritismo, fazia-se somente reuniões para comunicações com Espíritos. Hoje, com a evolução dessa filosofia, podemos reparar o quanto isso mudou. Até mesmo as mensagens ditadas trazem dinâmica diferente, por encontrarem mais ressonância nos homens e pela maturidade dos mesmos. O crescimento é uma lei imutável em todos os aspectos da vida. Concitamos os irmãos a orarem sempre, pedindo ao Pai Celestial para ajudar a compreender suas leis, passando a respeitá-las, porque dessa forma, a vida, em qualquer faixa, é sempre melhor e mais feliz

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 137

 
 

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 136

 
“Simples massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto um homem.”
==========================================================
Comentário de Miramez: