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terça-feira, 9 de julho de 2013

A Obra de Kardec e Kardec Diante da Obra

A Obra de Kardec e Kardec Diante da Obra

Sempre haverá muito que aprender na obra de Allan Kardec, não apenas aqueles que se iniciam no estudo da Doutrina Espírita, como também os que dela já têm conhecimento mais profundo. Isso porque os livros que divulgam idéias construtivas - e especialmente idéias novas - nunca se esgotam como fonte de onde fluem continuamente motivações para novos arranjos e, portanto, de progresso espiritual, sem abandonar a contextura filosófica sobre as quais se apóiam.
Para usar linguagem e terminologia essencialmente espíritas,
diríamos que o perispírito da doutrina permanece em toda a sutileza e
segurança de sua estrutura, ao passo que o espírito da Doutrina segue à
frente, em busca de uma expansão filosófica, sujeito que está ao constante embate com a tremenda massa de informação que hoje nos alcança, vinda de todos os setores da especulação humana. De fato, a Doutrina Espírita está exposta às mais rudes confrontações, por todos os seus três flancos ao mesmo tempo: o filosófico, o científico e o religioso. A cada novo pronunciamento significativo da filosofia, da ciência ou da especulação religiosa, a doutrina se entrega a um processo introspectivo de auto-análise para verificar como se saiu da escaramuça. Isso tem feito repetida mente e num ritmo cada vez mais vivo, durante mais de um século. E com enorme satisfação, podemos verificar que nossas posições se revelaram inexpugnáveis. Até mesmo idéias e conceitos em que a Doutrina se antecipou aos tempos começam a receber a estampa confirmatória das conquistas intelectuais como, para citar apenas dois exemplos a reencarnação e a pluralidade dos mundos habitados. Poderíamos citar ainda a existência do perispírito que vai cada dia mais tornando-se uma necessidade científica, para explicar fenômenos que a biologia clássica não consegue entender.
Quando abrimos hoje revistas, jornais e livros sintonizados com as mais
avançadas pesquisas e damos com o nome de importantes cientistas examinando a sério a doutrina palingenésica ou a existência de vida inteligente fora da Terra, somos tomados por um legítimo sentimento de segurança e de crescente respeito pelos postulados da doutrina que os Espíritos vieram trazer-nos.
Tamanha era a certeza de Kardec sobre tais aspectos que escreveu que o
Espiritismo se modificava nos pontos em que entrasse em conflito com os
fatos científicos devidamente comprovados.
Essa observação do Codificador, que poderia parecer a muitos a expressão de um receio ou até mesmo uma gazua para eventual saída honrosa, foi, ao contrário, uma declaração corajosa de quem pesou bem a importância do que estava dizendo e projetou sobre o futuro a sua própria responsabilidade. O tempo deu-lhe a resposta que ele antecipou: não, não há o que reformular, mas se algum dia houver, será em aspectos secundários da doutrina e jamais nas suas concepções estruturais básicas, como a existência de Deus, a sobrevivência do Espírito. a reencarnação e a comunicabilidade entre vivos e "mortos".
O que acontece é que a doutrina codificada não responde a todas as nossas indagações, e nem as de Kardec foram todas resolvidas nos seus mínimos pormenores e implicações. "O Livro dos Espíritos" é um repositório de princípios fundamentais de onde emergem inúmeras "tomadas" para outras tantas especulações e conquistas e realizações. Nele estão os germes de todas as grandes idéias que a humanidade sonhou pelos tempos afora, mas os Espíritos não realizam por nós o nosso trabalho. Em nenhum outro cometimento humano vê-se tio claramente os sinais de uma inteligente, consciente e preestabelecida coordenação de esforços entre as duas faces da vida - a encarnada e a desencarnada. Tudo parece - e assim o foi - meticulosamente planejado e escrupulosamente executado. A época era aquela mesma, como também o meio ambiente e os métodos empregados.
Para a carne vieram os espíritos incumbidos das tarefas iniciais e das que se seguiram, tudo no tempo e no lugar certos. Igualmente devem ter sido levadas em conta a fragilidade e as imperfeições meramente humanas, pois que também alternativas teriam sido planejadas com extremo cuidado. Há soluções opcionais para eventuais falhas, porque o trabalho era importante demais para ficar ao sabor das imperfeições humanas e apoiado apenas em dois ou três seres, por maiores que fossem. Ao próprio Kardec, o Espírito da Verdade informa que é livre de aceitar ou não o trabalho que lhe oferecem. O
eminente professor é esclarecido, com toda a honestidade e sem rodeios, que a tarefa é gigantesca e, como ser humano, seria arrastado na lama da iniqüidade, da calúnia, da mentira, da infâmia. Que todos os processos são bons para aqueles que se opõem à libertação do homem. Que ele, Kardec, poderia também falhar. Seu engajamento seria, pois, de sua livre escolha e que, se recusasse a tarefa, outros havia em condições de levá-la a bom termo.
O momento é dramático. É também a hora da verdade suprema, pois o plano de trabalho não poderia ficar comprometido por atitudes dúbias e
meias-palavras. Aquilo que poderia parecer rudeza de tratamento é apenas ditado pote seriedade do trabalho que se tinha a realizar no plano humano.
Kardec aceitou a tarefa e arrostou, com a bravura que lhe conhecemos, a
dureza das aflições que sobre ele desabaram, como estava previsto. Tudo lhe aconteceu, como anunciado; os amigos espirituais seriam incapazes de glamourizar a sua colaboração e minimizar as dificuldades apenas para induzi-lo a aceitar a incumbência.
Por outro lado, se ele era, entre os homens, o chefe do movimento, pois
alguém Unha que o liderar, compreendeu logo que não era o dono da doutrina e jamais desejou sê-lo. Quando lhe comunicam que foi escolhido para esse trabalho gigantesco, sente com toda a nitidez e humildade a grandiosidade da tarefa que lhe oferecem e declara que de simples adepto e estudioso a missionário e chefe vai uma distância considerável, diante da qual ele medita, não propriamente temeroso, mas preocupado, dado que era homem de profundo senso de responsabilidade. Do momento em que toma a incumbência, no entanto, segue em frente com uma disposição e uma coragem inquebrantáveis.
Esse aspecto da sua atuação jamais deve ser esquecido a consciência que tem da sua posição de coordenador do movimento e não de seu criador. Não deseja que a doutrina nascente seja ligada ao seu nome. Apaga-se deliberadamente e tenazmente para que a obra surja como planejada, isto é, uma doutrina formulada pelos Espíritos e transmitida aos homens pelos Espíritos, contida numa obra que fez questão de intitular "O Livro dos Espíritos". Por outro lado, não é intenção dos mensageiros espirituais - ao que parece - ditar um trabalho pronto e acabado, como um "flash" divino, de cima para baixo.
Deixam a Kardec a iniciativa de elaborar as perguntas e conceber não a
essência do trabalho, mas o plano geral da sua apresentação aos homens. A obra não deve ser um monólogo em que seres superiores pontificam
eruditamente sobre os grandes problemas do ser e da vida; é um diálogo no qual o homem encarnado busca aprender com os irmãos mais experimentados novas dimensões da verdade. E preciso, pois, que as questões e as dúvidas sejam levantadas do ponto de vista humano, para que o mundo espiritual as esclareça na linguagem simples da palestra, dentro do que hoje se chamaria o contexto da psicologia específica do ser encarnado. Por isso, Kardec não se julga o criador da Doutrina, mas é infinitamente mais do que um mero copista ou um simples colecionador de pensamentos alheios. Deseja apagar-se individualmente para que a obra sobreleve às contingências humanas; a Doutrina não deve ficar "ligada" ao seu nome pessoal como, por exemplo, a do super-homem a Nietszche, o islamismo a Maomé, o positivismo a Augusto Comte ou a teoria da relatividade a Einstein; é, no entanto, a despeito de si
mesmo, mais do que simples colaborador, para alcançar o estágio de um
co-autor quanto ao plano expositivo e às obras subseqüentes. Os Espíritos deixam-lhe a iniciativa da forma de apresentação. A princípio, nem ele mesmo percebe que já está elaborando 'O Livro dos Espíritos"; parece-lhe estar apenas procurando respostas às suas próprias interrogações. Homem culto, objetivo, esclarecido e com enormes reservas às doutrinas religiosas e filosóficas da sua época, tem em mente inúmeras indagações para as quais ainda não encontrara resposta. Ao mesmo tempo em que vai registrando as observações dos Espíritos, vai descobrindo um mundo inteiramente novo e insuspeitado e tem o bom senso, de não se deixar fascinar pelas suas descobertas.
E, pois, ao sabor de sua controlada imaginação que organiza o esquema das suas perguntas e quando dá conta de si tem anotações metódicas, lúcidas, simples de entender e, no entanto, do mais profundo e transcendental sentido humano. Sem o saber, havia coligido um trabalho que, pela sua extraordinária importância, não poderia ficar egoisticamente preso à sua gaveta; era preciso publicá-lo e isso mesmo lhe dizem os Espíritos. Assim o fez e sabemos de sua surpresa diante do sucesso inesperado da obra.
Daí em diante, isto é, a partir de "O Livro dos Espíritos", seus amigos
assistem-no, como sempre o fizeram, mas deixam-no prosseguir com a sua
própria metodologia e nisso também ele era mestre consumado, por séculos de experiência didática. As obras subseqüentes da Codificação não surgem mais do diálogo direto com os Espíritos e sim das especulações e conclusões do próprio Kardec, sem jamais abandonar, não obstante, o gigantesco painel desenhado a quatro mãos em "O Livro dos Espíritos".
Conversando uma vez, em nosso grupo, sobre o papel de certos espíritos na história, disse-nos um amigo espiritual que é muito importante para todos nós o trabalho daqueles a quem ele chamou Espíritos ordenadores. São os que vêm incumbidos de colocar em linguagem humana, acessível, as grandes idéias.
Sem eles, muito do que se descobre, se pensa e se realiza ficaria perdido no caos e na ausência de perspectiva e hierarquia. São eles -Espíritos lúcidos, objetivos e essencialmente organizadores - que disciplinam as idéias, descobrindo-lhes as conexões, implicações e conseqüências, colocando-as ordenadamente ao alcance da mente humana, de modo facilmente acessível e assimilável, sob a forma de novas tese'>sínteses do pensamento. São eles, portanto, que resumem um passado de conquistas e preparam um futuro de realizações. Sem eles, o conhecimento seria um amontoado caótico de idéias que se contradizem, porque invariavelmente vem joio com o trigo, na colheita, e ganga com ouro, na mineração. São eles os faiscadores que tudo tomam, examinam, rejeitam, classificam e colocam no lugar certo, no tempo certo, autruisticamente, para que quem venha depois possa aproveitar-se das estratificações do conhecimento e sair para novas tese'>sínteses, cada vez mais amplas, mais nobres, mais belas, ad infinitum.
Allan Kardec é um desses espíritos. Não diremos que seja um privilegiado porque essa classificação implica idéia de prerrogativa mais ou menos indevida e as suas virtudes são conquistas legítimas do seu espírito, amadurecidas ao longo de muitos e muitos séculos no exercício constante de uma aguda capacidade de julgamento - é, pois, um direito genuinamente adquirido pelo esforço pessoal do espírito e não uma concessão arbitrária dos poderes superiores da vida. O trabalho que realizou pela Doutrina Espírita é de inestimável relevância. Para avaliar a sua importância basta que nos coloquemos, por alguns instantes, na posição em que ele estava nos albores do movimento. Era um homem de 50 -anos de idade, professor e autor de livros didáticos. Sua atenção é solicitada para os fenômenos, mas ele não é de entregar-se impulsivamente aos seus primeiros entusiasmos. Quer ver
primeiro, observar, meditar e concluir, antes de um envolvimento maior.
Quando recebe a incumbência e percebe o vulto da tarefa que tem diante de si, nem se intimida, nem se exalta. É preciso, porém, formular um plano de trabalho. Por onde começar? Que conceitos selecionar? Que idéias têm precedência sobre outras? Serão todas as comunicações autênticas? Será que os Espíritos sabem de tudo? Poderão dizer tudo o que sabem?
É tudo novo, tudo está por fazer e já lhe preveniram que o mundo vai desabar sobre ele. O cuidado tem de ser redobrado, para que o edifício da doutrina não tenha uma rachadura, um fresta, um ponto fraco, uma imperfeição; do contrário, poderá ruir, sacrificando toda a obra. Os representantes das trevas estão atentos e dispostos a tudo. Os Espíritos o ajudam e o inspiram e o incentivam, embora sejam extremamente parcimoniosos em elogios e um tanto enérgicos nas advertências. Quando notam um erro de menor importância numa exposição de Kardec, não indicam o ponto fraco; limitam-se a recomendar-lhe que releia o texto, que ele próprio encontrará o engano. Do lado humano, encarnado, da vida, é um trabalho solitário. Não tem a quem recorrer para uma sugestão, um conselho, um debate. Os amigos espirituais
somente estão à sua disposição por algum tempo, restrito, sob limitadas
condições, durante as horas que consegue subtrair ao seu repouso, porque as outras são destinadas a ganhar a vida, na dura atividade de modesto guarda-livros.
Sem dúvida alguma, trata-se de um trabalho de equipe, tarefa pioneira,
reformadora, construtora de um novo patamar para a escalada do ser na
direção de Deus. As velhas doutrinas religiosas não satisfazem mais, a
filosofia anda desgovernada pelos caminhos da negação e a ciência desgarrada de tudo, aspirando ao trono que o dogma'>dogmatismo religioso deixou vago. No meio de tudo isso, o homem que pensa e busca um sentido para a vida se atormenta e se angustia, porque não vê suporte onde escorar sua esperança. A nova doutrina vem trazer-lhe o embasamento que faltava, propor uma total reformulação dos conceitos dominantes. Ciência e religião não se eliminam, como tantos pensavam; ao contrário, se completam, coexistindo com a filosofia. O homem que raciocina também pode crer e o crente pode e deve exercer, em toda a extensão, o seu poder de análise e de crítica. Isso não é apenas tolerado, senão estimulado, pois entende Kardec que a fé só merece confiança quando passada pelos filtros da razão. Se não passar, é espúria e deve ser rejeitada.
Concluindo, assim, o trabalho que lhe competia junto aos Espíritos ainda lhe resta muito a fazer, e o tempo urge. Incumbe-lhe agora inserir a nova doutrina no contexto do pensamento de seu tempo - como se diria hoje.
Terminou o recital a quatro mãos e começa o trabalho do solista, porque o mestre ainda está sozinho entre os homens, embora cercado do carinho e da amizade de seus companheiros espirituais. Atira-se, pois, ao trabalho. A luz do seu gabinete arde até altas horas da noite. E preciso estudar e expor aos homens os aspectos experimentais implícitos na Doutrina dos Espíritos.
Desses aspectos, o mais importante, sem dúvida, é a prática da mediunidade, instrumento de comunicação entre os dois mundos. Sem um conhecimento metodizado da faculdade mediúnica, seria impossível estabelecer as bases experimentais da doutrina. Daí, o "O Livro dos Médiuns".
Em seguida, é preciso dotar o Espiritismo de uma estrutura ética. Não é
necessário criar uma nova moral; já existe a do Cristo. O trabalho é enorme e exige tudo de seu notável poder ordenador. E que o ensinamento de Jesus, com a passagem dos séculos e ao sopro de muitas paixões humanas, ficara soterrado em profunda camada de impurezas. Kardec decidiu reduzir ao mínimo os atritos e controvérsias, buscando nos Evangelhos apenas o ensinamento moral, sem se deter, portanto, na análise dos milagres, nem dos episódios da vida pública do Cristo, ou dos aspectos que foram utilizados para a elaboração dos dogma'>dogmas. Dentro dessa idéia diretora, montou com muito zelo e amor "O Evangelho segundo o Espiritismo". O problema dos dogma'>dogmas - pelo menos os principais -ficaria para "O Céu e o Inferno" e sobre as questões científicas ainda voltaria a escrever em "A Gênese".
E assim concluía mais uma etapa da sua tarefa. O começo, onde andaria? Em que tempo e em que ponto cósmico? Era - e é - um espírito reformador, ordenador, preparador de novas veredas. A continuação, seus amigos espirituais deixaram-no entrevê-la ao anunciar-lhe que se aproximava o término da existência terrena, mas não dos seus encargos: voltaria encarnado noutro corpo, lhe disseram, para dar prosseguimento ao trabalho. Ainda precisavam dele e cada vez mais. Nada eram as alegrias que experimentava ao ver germinar as sementes que ajudara a semear; aquilo eram apenas os primeiros clarões de uma nova madrugada de luz. Quando voltasse, teria a alegria imensa de ver transformadas em árvores majestosas as modestas sementeiras das suas vigílias, regadas por dores muitas. Não seria mais o vulto solitário a conversar com os Espíritos e a escrever no silêncio das horas mortas -teria companheiros espalhados por toda a Terra, entregues ao mesmo ideal supremo de trabalhar sem descanso na seara do Cristo, cada qual na sua tarefa, conforme seus recursos, possibilidades e limitações, dado que o trabalho continua entregue a equipes, onde o personalismo não pode ter vez para que as paixões humanas não o invalidem.
"De modo que - dizia Paulo - nem o que planta é alguém, nem o que rega,
senão Deus que a faz crescer.
E o que planta e o que rega são iguais; se bem que cada um receberá o seu salário segundo seu próprio trabalho, já que somos colaboradores de Deus e vós, campo de Deus, edificação de Deus" (1 Coríntios, 3:7 a 9).
Trabalhadores de Deus desejamos ser e o seremos toda vez que apagarmos o nosso nome na glória suprema do anonimato, para que o nosso trabalho seja de Deus, que faz germinar a semente e crescer a árvore, e não nosso, que apenas confiamos a semente ao solo. Somos portadores da mensagem, não seus criadores, porque nem homens nem espíritos criam; apenas descobrem aquilo que o Pai criou.
São essas as dominantes do espírito de Kardec. Sua vitória é a vitória do equilíbrio e do bom senso, é a vitória do anonimato e da humildade, notável forma de humildade que não se anula, mas que luta e vence. Como figura humana, nem sequer aparece nos livros que relatam a saga humana. Para o historiador leigo, quem foi Kardec? Seu próprio nome civil, Hippolyte-Léon Denizard Rivail, ele o apagou para publicar seus livros com o nome antigo de um obscuro sacerdote druida.
De modo que não é somente a obra realizada por Kardec que devemos estudar, é também sua atitude perante a obra, porque tudo neste espírito é uma lição de grandeza em quem não deseja ser grande.

Hermínio C. Miranda

A Escolha de Dirigentes Espíritas

A Escolha de Dirigentes Espíritas

Após socorrer-se da imagem do corpo humano como modelo integrado e funcional de uma instituição, Paulo propõe aos discípulos de Corinto a seguinte distribuição de tarefas:

* apóstolos,
* médiuns psicofônicos (profetas),
* expositores (mestres),
* médiuns de cura para doenças orgânicas (milagres),
* médiuns de cura para distúrbios mentais e emocionais (dom de cura),
* trabalhos de assistência social, *
* trabalhos administrativos,
* médiuns xenoglóssicos (dom de línguas).
* Destaca-se que a função, digamos, gerencial da instituição ficou posta em sétimo lugar, numa hierarquia de oito atividades específicas, nas quais avulta o exercício de bem definidas faculdades mediúnicas.

É claro o recado: Paulo deseja as tarefas administrativas reduzidas a um mínimo indispensável e que não se sobreponham às demais, que considera prioritárias, embora ele insista na importância de cada uma para o conjunto, cabendo aos apóstolos, como trabalhadores diretos da palavra do Cristo, a indiscutível liderança do grupo, sempre que presentes.
Lamentavelmente, contudo, os administradores das comunidades – núcleo central da futura classe sacerdotal – não se conformavam com esse posicionamento que, praticamente, nenhum poder lhes conferia, e trataram de manobrar para subverter a escala de valores do Apóstolo dos Gentios. Para encurtar uma longa história: decorrido não mais que um século, eles estavam no topo da estrutura, uma vez que os ocupantes iniciais dessa posição – os apóstolos – já haviam partido, e os médiuns haviam sido, pouco a pouco, silenciados.
Por outro lado, a partir de certo momento, a Igreja Primitiva optou pelo critério quantitativo, que produzia massas maiores de manobrar. Acontece que os núcleos de poder atraem precisamente aqueles que buscam o exercício do poder e não os que desejam contribuir com a sua modesta parcela de trabalho, mas não se sentem fascinados pelo mando. O resultado foi o que se viu e ainda se vê: uma instituição rigidamente hierarquizada, volumosa pirâmide de poder civil, econômico, social e político, na qual pouco espaço resta – se é que resta – para implementação do ideário do Cristo, que teria de ser, necessariamente, a prioridade absoluta do sistema.
Essas reflexões ocorrem a propósito de situações semelhantes ou muito parecidas, que estamos testemunhando no movimento espírita contemporâneo, com disputas entre os que desejam entrar e os que não querem sair, mesmo após 20 ou 30 anos de comando. Em alguns desses casos, segundo sabemos, a regra é uma espécie de vitalidade que vai aos extremos da intenção dinástica.
Esboçam-se, em tais casos, verdadeiras campanhas, segundo modelos político-partidários, nos quais figura, com destaque, intensa atividade promocional desta ou daquela chapa. Confesso, contudo, certo desconforto, quando percebo um açodamento maior e uma paixão mais intensa nas campanhas que se travam, às claras e nos bastidores, em torno de certos postos de comando administrativo. E, principalmente, de um travo meio estranho de azedume e hostilidade entre as diversas facções.
Se eu tivesse de votar, gostaria de conhecer, com antecedência, a verdadeira motivação dessas pessoas, o que de fato pretendem fazer uma vez assumidas as funções para as quais forem eventualmente escolhidas, e que tipo de contribuição se comprometem a dar, não apenas no trato da Doutrina. Isto se pode aferir com a possível aproximação, ainda que não com a precisão desejável, pelo que as pessoas empenhadas na disputa tenham dito, escrito ou realizado, no passado, e as posturas que hajam assumido como espíritas, dentro e fora do movimento. É claro que, uma vez que os eleitores as escolhem e elas assumem os cargos, é o consenso resultante de cada um que vai determinar os rumos da ação administrativa, mas não apenas isso, e, principalmente, de que maneira será tratada a Doutrina dos Espíritos, da qual o movimento é apenas o corpo físico?
Se me concedem, pois, o modesto direito de sugerir ou opinar sobre algo, deixem-me pedir aos companheiros que escolhem dirigentes no movimento espírita um momento de silêncio interior, de serena meditação, de lúcida avaliação, uma cuidadosa preparação, a fim de que possam exercer com plena consciência de suas responsabilidades o direito de decidir a quem serão entregues as tarefas administrativas e representativas do movimento espírita.
O voto de cada um pode acarretar inesperadas conseqüências, a curto, médio ou a longíssimo tempo, tanto na sustentação do Espiritismo enquanto Doutrina, que traz em si as matrizes ideológicas do futuro, como tentativa frustrada (mais uma!) de implementar um modelo racional e inteligente a promover as reformas éticas de que tanto necessita a civilização moderna.

Hermínio C. de Miranda

A MENTE QUE NÃO MENTE

A Mente que não Mente

A ortodoxia religiosa sempre andou preocupada com a eclosão de doutrinas reformistas e renovadoras que classifica sumariamente de heréticas. Essa vigilância tem levado a muita perseguição injusta e a não poucos arrependimentos e recuos. Alguns heréticos chegaram mesmo a passar da condição de réprobos à canonização, como Joana D' Arc, quando foi revisto o seu processo. Outros, como Giodarno Bruno e Galileu, constituem até hoje pontos sensíveis na história eclesiástica, como pecados da juventude que não relembramos sem angústia.

O problema, porém, tornou-se muito mais sério nestes últimos tempos, nos quais o arcabouço teológico começa a estalar ao peso insuportável da modernização do pensamento. Ainda que a ciência também tenha seus dogma'>dogmas e seus hereges, muito do que ela vai revelando adquire foros de conquista irreversível, geralmente em sacrifício de velhos conceitos superados.

Qualquer menino de ginásio sabe hoje que um corpo humano não pode subir ao céu como querem os dogma'>dogmas da ascensão do Cristo e de Maria.

Mesmo admitindo-se a atuação de uma força propulsora que os projetasse para além da gravidade terrestre, os corpos assim deslocados, ficariam suspensos no espaço a circular na órbita da terra ou de seu satélite.

Esse tipo de conhecimento leva o homem moderno às trilhas da descrença por não saber como conciliar razão e fé. Os grandes filósofos do cristianismo ortodoxo conseguiram, com enorme sucesso e por largo espaço de tempo, convencer fiéis de que a fé era uma coisa e razão outra, e que aquela não poderia ser subordinada a esta.

Ainda há quem admita esse conceito absurdo; outros, porém, preferem pensar por sua própria cabeça e submeter à crítica da razão aquilo que lhes chega envolvido pela atmosfera abafada da teologia escolástica. Estes derivam para descrença e desanimam na busca da verdade ou partem para o estudo sistemático de qualquer sistema que ofereça alguma luz ao entendimento do universo.

O Espiritismo é a doutrina que conseguiu, pela primeira vez, conciliar fé e razão, não admitindo aquilo que não puder passar no teste do racionalismo inteligente e esclarecido.

Por isso vai se impondo metodicamente, seguramente, ampliando cada vez mais sua área de influência, pois atrai a todos aqueles que, sem poderem mais aceitar a velha crença divorciada da razão, estão prontos para acatar uma verdade superior que não exige o sacrifício do raciocínio. Mas ainda: o Espiritismo expõe uma doutrina do mais profundo sentido humanista. A sua racionalidade não a levou à frieza dos símbolos matemáticos ou dos meros conceitos filosóficos - é, antes, uma norma de vida, um roteiro para compreensão do universo e posicionamento do homem na escala cósmica.

Por isso, muitos nos procuram, o que preocupa, como é natural, os responsáveis pela perpetuação do superado sistema dogmático. Através dos séculos, chegou a ser desenvolvida uma verdadeira técnica de combate às novas idéias que ameaçam a estabilidade da ortodoxia. Essa técnica se aperfeiçoa com o passar do tempo, mas continua basicamente a mesma.

O Espiritismo é uma das doutrinas que muito vem incomodando a igreja especialmente a brasileira, ou seja, a porção brasileira do catolicismo romano. Para combatê-los, vários e ilustres sacerdotes têm sido investidos dos necessários poderes e dos competentes "Imprimatur" e "Nihil Obstat". Essa é a técnica básica.

Há algum tempo, entretanto, a dominante do plano de ataque era a velha doutrina de interferência do diabo nas manifestações mediúnicas. Hoje isto seria inadmissível, pois até mesmo os sacerdotes já descobriram que essa história de demônio é fantasia pura. A prova está nas declarações de alguns eminentes teólogos perante o Concílio Vaticano-II. Impedidos assim de invocar o demônio de atacar a ciência nas suas conquistas mais legítimas, buscam qualquer princípio científico que ofereça a mínima possibilidade de apoio. Esse é o ponto em que variou a técnica.

Um dos recursos de que estão se socorrendo os nossos queridos irmãos sacerdotes é a Parapsicologia, na qual vêm depositando grandes e infundadas esperanças.

A Parapsicologia ainda não está muito segura de si e sofre dum renitente mal de origem, que poderíamos chamar, recorrendo ao velho grego, de pneumofobia, ou seja, medo do espírito. A jovem ciência que nós espíritas, poderíamos classificar como autêntica reencarnação da Metapsíquica, treme à idéia de acabar descobrindo o espírito humano e foge da palavra como, segundo se dizia, o desmoralizado diabo fugia da cruz. Os modernos tratados de Parapsicologia giram todos em torno do mesmo "leit motiv": "O Alcance da Mente", "O Novo Mundo da Mente", "Ciência Fronteiriça da Mente", "Canais Ocultos da Mente". É tudo mente e nada de espírito. Sobrevivência?! Deus nos livre! Pois se nem quererem concordar em que o espírito exista, como vão admitir que sobrevive? Nada disso; tudo se explica pela faculdade extra-sensorial da mente. Mas que faculdade é essa e que "Mente" é essa?

Vêm, então, os nossos inevitáveis sacerdotes parapsicológicos deitar sabedoria extra-sensorial, contaminados irremediavelmente pela mesmíssima pneumofobia e tudo para eles é Mente também.

Topamos, assim, como esta incongruência, difícil de se admitir em homens que devem ter estudado a sua filosofia:

1 - a mente dispõe de faculdades extra-sensoriais (postulado cientifico que aceitam e ensinam);

2 - o espírito (alma) que não pode existir sem a mente; sobrevive à morte física (postulado teológico que também aceitam e pregam);

3 - a mente (ou espírito ou alma) não está sujeita a limitação de tempo ou de espaço (também pacífico).

No entanto, qual a conclusão: A mente do espírito sobrevivente que ligada ao corpo, tinha recursos tão notáveis, não pode manifestá-los quando se separa do corpo pela morte física, a não ser através do "milagre"(!).

E os livros que contam essas coisas merecem ingênuos e inadvertidos "Imprimatur" e "Nihil Obstat", o que vale dizer que são aprovados, confiantemente para o leitor católico; autoridades Eclesiásticas respeitáveis dão cobertura do ponto de vista teológico a obras que, do ângulo científico, estão oferecendo uma visão deformada e incompleta da realidade. A Parapsicologia não tem substância suficiente para oferecer base à teologia ortodoxa e jamais a terá, enquanto permanecer contida nos seus gabinetes atuais.

No dia em que o mecanismo do espírito (chamem de mente se quiserem) for pesquisado por cientistas corajosos e despidos de preconceitos, vão ser "revelados" os seguintes pontos que o Espiritismo conhece há mais de cem anos:

1- que espírito existe, preexiste e sobrevive;

2- que há um intercâmbio ativo entre os homens que já viveram na Terra e os espíritos dos que vivem como homens;

3- que o espírito se reencarna, evolui e é responsável pelo que faz aqui e no mundo espiritual.

Diante disso, como é que vão ficar os nossos padres parapsicólogos? Quando voltarem para o espaço, depois da chamada "crise da morte" e quiserem transmitir a realidade da sobrevivência ao companheiro encarnado, este poderá dizer muito simplesmente que não é preciso admitir a comunicação espírita; basta a pantomnésia ou a hiperestesia direta, ou indireta. E o pobre espírito, dentro duma realidade irrecusável, irá amargar alhures a repercussão de sua vaidade teológica e científica.

Hermínio C. Miranda

Bibliografia de Herminio C. Miranda

Bibliografia de Herminio C. Miranda PDF Imprimir E-mail
Autor de cerca de 40 livros, dentre eles, diversos clássicos da literatura espírita, como Diálogo com as sombras, Diversidade dos carismas e Nossos filhos são espíritos.
Na pesquisa psíquica, dialogando por décadas com espíritos, as suas obras relatam vivências, fatos e fenômenos reais.
Nesse leque de habilidades, Hermínio acrescenta a de tradutor. Em O mistério de Edwin Drood, de Charles Dickens, a sua tradução valoriza o original. Todavia, a rica construção literária de A história triste, de Patience Worth – cujo enigma investigou –, talvez seja sua mais primorosa tradução.
O seu primeiro livro, Diálogo com as sombras, foi publicado em 1976. Os seus direitos autorais foram sempre cedidos a instituições filantrópicas.

A dama da noite (coleção "Histórias que os espíritos contaram")
A irmã do vizir (coleção "Histórias que os espíritos contaram")
A memória e o tempo
A noviça e o faraó - a extraordinária história de Omm Sety
A reencarnação na Bíblia
A reinvenção da morte (incorporada ao livro As duas faces da vida)
Alquimia da mente
Arquivos psíquicos do Egito
As duas faces da vida
As mãos de minha irmã (coleção "Histórias que os espíritos contaram", anteriormente intitulado Histórias que os espíritos contaram)
As marcas do Cristo, publicada em dois volumes
As mil faces da realidade espiritual
As sete vidas de Fénelon (série "Mecanismos secretos da história")
Autismo, uma leitura espiritual
Candeias na noite escura
Com quem tu andas? (com Jorge Andrea dos Santos e Suely Caldas Schubert)
Condomínio espiritual
Cristianismo: a mensagem esquecida
Crônicas de um e de outro (com Luciano dos Anjos)
De Kennedy ao homem artificial (com Luciano dos Anjos)
Diálogo com as sombras
Diversidade dos carismas
Eu sou Camille Desmoulins (com Luciano dos Anjos), publicada também em francês com o título Je suis Camille Desmoulins
Guerrilheiros da intolerância
Hahnemann, o apóstolo da medicina espiritual
Lembranças do futuro (incorporada ao livro As duas faces da vida)
Memória cósmica
Nas fronteiras do além
Nossos filhos são espíritos
O espiritismo e os problemas humanos (com Deolindo Amorim)
O estigma e os enigmas
O evangelho gnóstico de Tomé
O exilado (coleção "Histórias que os espíritos contaram")
O mistério de Patience Worth (com Ernesto Bozzano)
O pequeno laboratório de Deus (anteriormente intitulada Negritude e genealidade)
O que é fenômeno anímico (série "Começar")
O que é fenômeno mediúnico (série "Começar")
Os cátaros e a heresia católica
Reencarnação e imortalidade
Sobrevivência e comunicabilidade dos espíritos
Swedenborg, uma análise crítica

Além destas, Herminio traduziu e comentou as seguintes obras:
A feira dos casamentos (de J. W. Rochester, psicografada por Vera Ivanova Kryzhanovskaia)
A história triste, publicada em três volumes (de Patience Worth, psicografado por Pearl Lenore Curran)
O mistério de Edwin Drood (de Charles Dickens, com final psicografado por Thomas P. James)
Processo dos espíritas (de Madame Pierre-Gaëtan Leymarie)

Muitas vidas de Herminio Miranda


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Muitas vidas de Herminio Miranda

Aos olhos estreitos do mundo, a biografia de Herminio Miranda não daria o menor trabalho. Poderia ser resumida neste parágrafo. Filho de portugueses, nasceu em 5 de janeiro de 1920, em Volta Redonda, RJ. Depois de formar-se contador, trabalhou 38 anos na Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, até se aposentar. Escritor espírita nas horas vagas, publicou mais de 30 livros, que já passaram de um milhão de exemplares vendidos.

Todavia, para os espíritas, sua biografia não tem nada de pequena. É milenar e se estende por muitas existências. Todas as vidas de Herminio estão sutilmente relatadas na sua obra.

Durante quatro décadas, Herminio participou de grupos mediúnicos pequenos, mas de grande qualidade. Essa foi sua luneta, com a qual examinou, questionou e depois relatou a vida dos Espíritos; seus hábitos, caminhos de sofrimento, descobertas, arrependimentos e alegrias. Suas histórias estão contadas em Diálogo com as Sombras, a série Histórias que os Espíritos Contaram, e tantos outros. Um guia interessante, seguro e prático de suas experiências é Diversidade de Carismas. Ideal para grupos de estudos da mediunidade.

Outro instrumento de pesquisa utilizado por Herminio é o sonambulismo provocado. Herminio, talvez o mais importante e legítimo magnetizador de nosso tempo, aprendeu pelos livros de Albert de Rochas como, por meio de seu princípio vital, conduzir o magnetizado ao estado sonambúlico – descoberto por Mesmer no Magnetismo Animal, ciência irmã do Espiritismo. Allan Kardec conhecia esse fenômeno muito bem, pois estudou o sonambulismo por 35 anos. O livro dos Espíritos tem todo um capítulo sobre o assunto.

Herminio percorreu os arquivos psíquicos de seus magnetizados, e depois relatou os casos e conclusões em suas obras. A mais impressionante experiência foi Eu sou Camille Desmoulins. O autor despertou a lucidez sonambúlica de Luciano dos Anjos e descobriu uma vida anterior de Luciano na França, como o mordaz e ousado jornalista Camille Desmoulins, um dos artífices da Revolução Francesa.

A habilidade de Herminio, em libertar-se do tempo linear e percorrer os arquivos da alma, deu-lhe uma hábil intuição. Como num quebra-cabeça, ele deixou pistas registradas em seus escritos. Um leitor cuidadoso pode pinçar facilmente de seus livros o roteiro das vidas passadas. A obra de Herminio Miranda é uma imensa autobiografia. Os fatos históricos pesquisados por ele relatam sua própria trajetória espiritual, junto ao grupo de Espíritos que lutou pela verdade e liberdade contidas nos ensinamentos do Cristo. Sua dedicação à pesquisa da reencarnação, mediunidade e aos conceitos doutrinários foi laboriosamente construída em diversas vidas.

Cristianismo a mensagem esquecida.

Tudo começou centenas de anos antes de Cristo. Uma de suas sonâmbulas identificou Herminio como sacerdote no Egito. Naquele tempo, uma posição que significa conhecer os mistérios da mediunidade, do magnetismo animal, da cura psíquica e da filosofia sagrada. Mas, seguindo as regras de seu povo, esse conhecimento era mantido apenas aos privilegiados de uma pequena casta. O povo subjugado ficava escravizado pela ignorância. Como esclareceu Emmanuel em A Caminho da Luz os sábios egípcios vieram de outros planetas. Certamente, essa não foi a primeira encarnação de Herminio. Para ter esse conhecimento, no inicio da civilização, veio de outros orbes, com tantos outros, para auxiliar a humanidade, ainda criança.

Passaram-se alguns séculos, o antigo sacerdote despertou com o exemplo de Jesus. 

A doutrina secreta é para todos. 
Vem daí sua admiração pelo mestre. E seu caminho de libertação. Durante o período do Cristianismo Primitivo, a vida cotidiana de Herminio já estava impregnada pelos ensinamentos de Jesus. “Tenho a impressão de haver vivido lá, naquela época”, talvez entre os gnósticos, afirmou o autor em As Duas Faces da Vida. Os primeiros escritos cristãos ficaram perdidos nos pergaminhos destruídos pelo tempo, e, por outro lado, sobreviveram na escrita indelével do registro mental daqueles que vivenciaram os acontecimentos. Essa história – que investigou por sua própria regressão – Herminio ficou nos devendo. Ele não terminou a investigação.
Os detratores do Cristo começaram a combater e deturpar a mensagem da Boa Nova. Foi então que o antigo sacerdote egípcio uniu-se a outros trabalhadores. Pôs sua pena a serviço da resistência consciente diante da luta sangrenta contra a mensagem libertadora. Isso ocorreu na época dos Cátaros (Idade Média). “Não há dúvida de que o catarismo foi um dos mais convincentes precursores do Espiritismo. (...) Seu propósito era o de um retorno à pureza original do Cristianismo”, contou Herminio, em As Duas Faces da Vida.

O caminho, a verdade e a vida
Tempos depois, quando a falsa interpretação tomou as rédeas da Igreja na Idade média, ressurgiu Herminio ao lado de Lutero, na figura de Melanchton, auxiliando a corajosa Reforma Protestante. Redigiu então a confissão de Augsburgo, ponto de referência da separação entre católicos e protestantes. Ao concluir esse texto, assinado pelos príncipes germânicos, Melanchton definiu a firme resolução de restaurar a doutrina cristã: “Pedro proíbe que os bispos dominem e coajam as igrejas. Pede-se apenas o seguinte: que permitam seja o Evangelho ensinado de maneira pura. Se não fizerem isso, então vejam lá eles mesmos como responderão perante Deus pelo fato de com essas teimosias darem causa a cisma”, escreveu na Confissão.
Mas essa tarefa restauradora, anunciada por Jesus como a vinda do Consolador Prometido, cabia a Allan Kardec. Herminio estava lá. E nesse tempo viveu um papel anônimo, como inglês, pai do poeta Robert Browning. Nessa encarnação, Herminio passou seus últimos anos de vida em Paris e desencarnou em 1866. Dialogou com o Codificador, propôs algumas questões. Estava realizando a tarefa de compreender as explicações científicas e filosóficas esclarecedoras da Doutrina Espírita, para continuar sua missão.

Em 1920, atravessou o oceano, finalmente nasceu no Brasil, pátria atual da Doutrina Espírita –que anda esquecida na sua terra natal, França. A primeira geração de pesquisadores, Albert de Rochas, Crookes, Wallace, tiveram a preocupação de provar ao mundo a existência do espírito. Herminio não. Toma os postulados espíritas como lei natural. O Espiritismo segue o caminho do conhecimento humano, sua doutrina se confunde com a vida, e dela brota a verdade. Eis aí ressurgida a palavra original do Cristo: caminho, verdade e vida.
Sua obra se explica pelas palavras de Platão: “Aprender é recordar”. É o que fez Herminio nos últimos 50 anos. Lembrou os estudos, pesquisas e fatos vividos em sua história multimilenar. O antigo sacerdote do Egito rendeu-se à liberdade de consciência. De detentor do conhecimento passou a divulgar a Doutrina. Trocou o poder pela educação. Não estamos aqui idolatrando ou endeusando Herminio. Ele não se destaca de todos nós. É apenas um escriba fiel e consciente, de ontem, hoje e amanhã.

As Duas Faces da Vida, sua mais recente produção, é um livro que reúne textos, conferências e entrevistas recolhidos nos arquivos minuciosos do autor. É uma amostra, em parte inédita, de sua trajetória literária. Aos leitores que já o conhecem, a obra acrescenta novas histórias e conceitos, em seu estilo inconfundível. Ao novo leitor, é uma apresentação atual que certamente o encaminhará para as outras obras de seu acervo.

FONTE: Revista Universo Espírita nº 19, encarte Universo Literário nº 2

Entrevista com Herminio Miranda - Parte 2

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O herege
Herminio Miranda retorna a estas páginas para falar de sua produção literária e acabamos descobrindo que seus livros mostram a história do cristianismo e também a das diversas vidas do escritor

Quase um ano depois da primeira entrevista com Herminio C. Miranda finalmente você vai ler um pouco mais sobre os conhecimentos deste que é considerado um dos mais importantes escritores e pesquisadores do Espiritismo. Daquela primeira vez, na Universo Espírita 34, exploramos o tema obsessão. Só para lembrar, Herminio foi doutrinador em reunião de desobsessão por 28 anos. As histórias que relatou são impressionantes, fantásticas e reais. O que ficou marcado, pelo menos para esta leitora interativa aqui, foi a frase do Espírito Emmanuel que Herminio destacou: “O ódio é o amor que enlouqueceu”. Bonito, não é? Herminio gosta mesmo de falar em amor – como você poderá conferir nas respostas dele –, e ele é uma pessoa amorosa. Ao transcrever outros trechos da entrevista, todo aquele dia foi revivido. Foi uma tarde agradável; feliz. Apesar do medo que senti em entrevistar aquele espírito tão antigo, nosso diálogo não se caracterizou como um trabalho para mim, mas sim como uma conversa. Herminio é bem-humorado, educado, gentil. Na primeira vez foi difícil para mim escolher apenas partes de tudo o que falamos. Minha vontade era conciliar as páginas disponíveis com todo aquele conhecimento. Não deu. Então, separei por assunto, e, se naquela ocasião foi o amor que enlouqueceu, nesta eu queria enfocar sua produção literária; porém, conforme eu transcrevia nossas falas descobri algo maravilhoso: apesar de termos começado falando dos livros, acabamos por enveredar para a história do Cristianismo, desde o antigo Egito. Surpreso? Não, não há nenhum equívoco em minha afirmação. E você descobrir o por quê nas linhas abaixo. Essa mudança de rumo foi natural. Diversos livros do Herminio enfocam diferentes épocas do Cristianismo, e você pode se sentir privilegiado, pois aqui há uma síntese de tudo que Herminio descobriu na jornada desta vida dele; mas claro que com pinceladas de todas as suas existências. Agora, é só seguir o caminho das letras.

O sr. escreveu um livro que é considerado um guia da prática mediúnica, Diversidade de Carismas, o que é mediunidade Herminio?
Ah! Se eu soubesse, eu diria (rs). A definição é simples, é a que está em O Livro dos Espíritos: “O médium é o intermediário entre um mundo e outro, entre uma face da vida e outra, entre uma dimensão e outra”. Agora, há uma variedade tão grande de recursos mediúnicos... Em Diversidade de Carismas fiz uma tentativa de dizer o que eu entendia, mais ou menos, sobre mediunidade, quando me pediram esse livro – foram até as entidades mesmo que me pediram – eu disse: “Mas o que é que vou falar sobre mediunidade, já está tudo falado...” Mas aí comecei a estudar e vi que ainda tinha muita coisa para dizer. Não tenho a pretensão de afirmar que esgotei o assunto, de forma alguma. Ainda tem muita coisa que aprender sobre mediunidade. O caso do Luciano dos Anjos [protagonista de Eu sou Camille Desmoulins], por exemplo, nele é uma faculdade animista, é o espírito dele dizendo o que está acontecendo, o que viu no passado. Mediunidade é tão difícil de definir quanto o tempo. Até hoje não sei defini-lo e não tenho a pretensão de fazê-lo tão cedo. Acho que só quando eu estiver fora dele é que vou entendê-lo.
Nossos Filhos são Espíritos é um dos livros mais vendidos da literatura espírita, chegando a mais de 250 mil exemplares. Ao quê o sr. credita esse sucesso?
Faço todos os meus livros com muita emoção. Envolvo-me demais naquela atmosfera. Uma vez conheci o Érico Veríssimo lá nos Estados Unidos e disse-lhe que o meu preferido dele era o Olhai os Lírios do Campo, uma obra lírica, muito bonita, eu lhe disse que esse livro tinha carga emocional muito grande e ele confirmou minha afirmação. Então, acho que isso se aplica no meu caso, ao Nosso Filhos São Espíritos. Coloquei nele todo o meu coração e não procurei me dirigir aos espíritas especificamente; sempre achei, desde que comecei a escrever, que nós, do meio espírita, tínhamos que escrever também visando o público não espírita. Porque o não espírita não pega para ler O Livro dos Médiuns, dos Espíritos, de Emmanuel; raramente lê os de André Luiz, e quando o faz é como romance e não como obra didática que é. Então, chegou a um ponto em que eu tinha de dizer as coisas, a minha experiência pessoal, como se eu tivesse conversando, contando as emoções do nascimento de minha primeira filha, se aparecerem fenômenos mediúnicos na criança como ela deve ser tratada, etc. Então, uma pessoa que não pega um livro espírita para ler, pega Nosso Filhos São Espíritos; Autismo também. Um livro com este tema interessa a muita gente que não é espírita. Claro que há uma visão espírita e não faço segredo disso. “Você não acredita? Tudo bem”. Não é nem problema de fé. Reencarnação não é uma questão de você acreditar ou não, é a Lei. Tanto faz. Você já reencarnou e ainda vai reencarnar.
As quais conclusões chegou após pesquisar sobre o autismo?
O autismo é um problema muito interessante. Muito curioso. Às vezes, uma pequena frase que você lê num livro lhe desperta um mundo interior de coisas. Eu estava lendo um livro que a médica, uma psicóloga de vanguarda que começou a fazer experiência de regressão com muita competência, disse que o autismo era uma rejeição à reencarnação. Essa frase acendeu uma luzinha na minha cabeça. Se é uma rejeição da reencarnação, isso faz sentido, por que a pessoa se reencarna e não quer participar, interagir com ninguém. O autismo é uma síndrome extramente complexa e muito difícil de entender se não se levar em conta o mundo espiritual. Por que crianças sadias, perfeitas, lindas, não interagem? Geralmente ocorre tudo bem até os dois, três, primeiros anos e, de repente, ela para de falar e começa a se isolar; é um drama terrível. Aí comecei a comprar livros; queria saber. Só depois de muita leitura, muita meditação, decidi escrever. Autismo é um livro muito lido fora do meio espírita. Acho que o autista não é uma pessoa perturbada, nem um doente mental, é apenas uma pessoa que tem um conflito qualquer, precisa ser entendida como ela é. Você não pode arrastá-la para o seu mundo. Afinal, o que é ser normal? Para o autista o normal é aquilo. No livro procurei dar essa visão de que a criança está diferente porque ela tem uma outra visão da vida e precisa ser respeitada. A nossa “normalidade” é a única possível? De jeito nenhum.
Houve algum livro que lhe deu maior prazer na execução de sua tradução?
A História Triste [no prelo]. É um livro raríssimo, discutidíssimo, esquisitíssimo. Foi psicografado por uma médium americana e a entidade que se apresentou a ela se dizia uma mulher nascida na Inglaterra que migrou para os Estados Unidos no século 17. Este livro tem uma linguagem impressionante, antiga, arcaica, com estilo similar época de Shakespeare. Deu um trabalho... Mas em todo caso, foi um livro que traduzi com prazer. Quando ele foi lançado, o fenômeno interessou a jornalistas, pensadores, cientistas, filósofos. A jovem senhora, casada, que escreveu, não tinha a mínima condição para fazê-lo. A história se passa na Palestina, do dia em que Cristo nasceu até quando ele foi crucificado. O original tem 640 páginas. Levei dois anos trabalhando nele. O Espírito viveu lá. Conhece a história, a geografia, a política, a religião, o costume daqueles povos. Sabe de tudo. Tem um respeito e uma admiração incrível pelo Cristo. Ele teria sido uma escrava levada da Grécia pelos romanos, e César a deu de presente ao Tibérius – futuro imperador. Ela era uma mulher lindíssima, mas engravidou. Tibérius não queria complicação, pois já sabia que iria suceder Augusto no trono, então pediu que seus soldados sumissem com ela no mundo. E ela saiu pelo mundo afora e acabou na Palestina. Seu filho nasceu nas proximidades de Belém na mesma noite em que nasceu Jesus. O filho dela é terrível, se transformou num criminoso. Então, dá-se o contraste entre o Cristo, a luz, e ele, a sombra. Ela conta coisas inacreditáveis da época. Uma história muito bonita que despertou o grande interesse pela competência literária, mas o povo não estava preparado para aceitar a história fantástica que tinha por trás daquilo tudo. Esse livro me causou muita emoção. Envolveu-me muito com aqueles tempos também.
Você escreveu um livro sobre os “hereges” cátaros. O que foi o Catarismo?
Foi o Espiritismo do século 13. Era uma doutrina que tentava recuperar o Cristianismo primitivo. Eles tinham uma filosofia muito bonita. Era o Espiritismo puro. Foi uma pena o Cristianismo ter perdido aquela oportunidade de se refazer.
Qual foi a fonte que eles utilizaram para recuperar os verdadeiros ensinamentos de Jesus?
Eles vieram programados para isso. O Cristianismo começou a se desviar do que o Cristo pregou logo no principio, no fim do 1º século, quando começaram a inventar dogmas. A Dra. Elaine Pagels, que escreveu um livro sobre os Evangelhos Gnósticos, diz que o Cristianismo começou a mudar – e estou de acordo com ela – quando optou pelo poder terreno. Eles queriam o Cristianismo quantitativo e não qualitativo – uma expressão genial dela –, pois assim eles queriam uma Igreja que arrebanhasse gente e aí se inventou um monte de coisa, que Cristo era Deus, o Natal para comemorar o nascimento... Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro, isso foi uma adaptação da Igreja para que conseguisse arrebanhar aqueles que comemoravam as festas pagãs. Cristo não fundou uma Igreja. Lamento dizer essas coisas, mas já fui herege tantas vezes que mais uma não tem diferença. Ele pregou uma doutrina de comportamento: como é que você deve se portar perante a vida, o seu semelhante, perante Deus, perante você mesmo. Cristo nunca pregou ritual nenhum; ao contrário, ritual por ritual, fizesse o que faziam os judeus da época. Ele não queria convencer ninguém a ser cristão. Ele não era cristão. O Cristianismo foi uma coisa posterior, a questão dos santos, por exemplo, veio para substituir os deuses do politeísmo. Bom, realmente a Igreja teve um grande sucesso na parte de quantidade, já na de qualidade subverteu. Então, entre o 3º e 4º séculos surgiu o gnosticismo, que, na verdade, não surgiu, ressurgiu.
O que é o gnosticismo?
Ele ensina ideias, que são coisas religiosas, como reencarnação, imortalidade, preexistência, comunicabilidade dos Espíritos. Essas ideias precisam fazer parte de qualquer religião que se preze. Não se pode ter religião fora disso, pois como dá para entender um Deus injusto que cria pessoas saudáveis e outras não? Como dizia Santo Agostinho, ou Ele não sabia o que estava fazendo ou então Ele é muito mal. Criar um sujeito para ir para o inferno?! Essas são as coisas que questiono. Estes conceitos fundamentais – reencarnação, imortalidade, etc. – aparecem, em primeiro lugar, em Jesus. Em segundo lugar, nos gnósticos, que não era uma religião, mas uma filosofia. A palavra gnosticismo quer dizer conhecimento, uma busca do conhecimento, não importa se religioso ou não. Os neoplatônicos [corrente filosófica do 3º século] também lidavam com essas ideias. O gnosticismo passou a ser, no tempo dos neoplatônicos um tipo de filosofia. Oferece a salvação pelo conhecimento, pelo progresso espiritual, pela ampliação da observação que dá para se fazer sobre o mundo. Nesse sentido, os gnósticos tentaram reverter o Cristianismo, e foram excluídos sumariamente. Mas não foi com violência. Os gnósticos não se juntaram à Igreja, eles pegaram de Jesus aquilo que fazia sentido para eles: as vidas sucessivas, a comunicação dos Espíritos, essas coisas. Falhou o gnosticismo.
Foi uma tentativa de resgatar os verdadeiros ensinamentos de Jesus, né? Neste sentido vieram outras tentativas posteriores?
No século 7, conforme conta Emmanuel, Maomé veio para cá com o projeto de recomeçar todo o Cristianismo. Nasceu numa tribo que não tinha muita ligação com o mundo, tudo para recomeçar a pregação de Jesus. Segundo diz Emmanuel, Maomé se desviou dessa missão. Então veio o Islamismo, que é uma religião muito respeitável. Eu não tenho nenhuma restrição, absolutamente. Essa foi uma outra alternativa. Veio, então, o catarismo. Começou no ano 1000. Tenho um palpite que começou como programação para encontrar qual a melhor maneira de apresentar aquela filosofia dos gnósticos sem combater as religiões institucionalizadas. Enfim, os mesmos conceitos sempre ressurgem. Por causa de alguma perseguição metem eles debaixo da terra, daqui a pouco eles aparecem lá na frente.
Após o catarismo veio a Reforma. Ela também foi uma tentativa para a retomada do verdadeiro Cristianismo?
Sim, e isso quem diz é o próprio Emmanuel. No livro A Caminho da Luz ele conta que o mundo espiritual estava muito preocupado em ver como o Cristianismo estava mal interpretado e que isso precisava mudar. Então, ele cita uma turma que veio para cá para esse recomeço: Lutero, Calvino, entre outros. Para recomeçar, pelo Evangelho do Cristo. Era preciso voltar àqueles tempos e recomeçar. Mas não deu certo de novo. Lutero pregou suas teses na porta da Igreja. Ele era sensacional e tinha todos os recursos. Inclusive, achei que ele era a encarnação de Paulo. Não quero convencer o leitor; mas são tantas coincidências (digo que coincidência é um dos pseudônimos de Deus, quando Ele não quer assinar). Lutero veio com esse propósito, mas depois acabou se envolvendo em outras coisas... A Reforma não foi suficientemente reformista. Também começaram a se separar em seitas; uns acreditavam numa coisa, outros noutra. Ficaram ainda lidando com o problema da fé; mas não mudaram nada na substância do Cristianismo, foi muito pouco. E hoje ainda estamos vemos isso aí, né? O Cristianismo cada vez mais perdido.
Depois veio o Espiritismo?
Aí, desta vez, foi planejado tudo de maneira diferente. O próprio Jesus foi a liderança principal do movimento. Tinha de ser. Muita gente ainda tem dúvida se o Espírito de Verdade é o próprio Cristo. É. Aquela comunicação do Espírito de Verdade a Kardec: “Espíritas, amai-vos (...). Instruí-vos (...)”, figura em O Livro dos Médiuns assinada por Jesus e aparece também em O Evangelho Segundo o Espiritismo, com ligeiras modificações de redação, assinada como Jesus. Então o próprio Cristo resolveu retomar o assunto. Ele disse que estaria à disposição do Kardec durante 15 minutos, se não me engano, por semana, para responder as dúvidas dele. Revelou a Kardec, mas Kardec mesmo não disse, pois lhe respeitou o desejo, que queria mesmo ficar como Espírito de Verdade.
Da mesma forma que planejou movimentos para o resgate do verdadeiro Cristianismo, como o sr. acha que a espiritualidade está fazendo isso atualmente?
Em todos os tempos a espiritualidade passa o recado para nós. A visão de Fátima, por exemplo, foi uma coisa dramática, não tem como negar; assim como a de Guadalupe. É a espiritualidade chamando nossa atenção. Recentemente me perguntaram se eu acreditava numa reunião entre as diversas crenças, eu disse que não, pois é uma guerra de poder e todas precisariam ceder um pouco; deixar de ser o que são, enfim. Criar uma concepção nova. E é ela que o Espiritismo vem trazer. Mas não é uma peculiaridade do Espiritismo, existe e vem há milhares e milhares de anos. São conceitos que os sacerdotes egípcios sabiam de cor e salteado, pois a religião egípcia tinha sua parte iniciática e tinha a versão popular, simbólica, que tinha sua razão de ser, mas não era a religião dos grandes sacerdotes. Era a mensagem do Cristo, que é a mesma de sempre. E ele, aliás, deve estar por trás disso tudo, pois Jesus ficou incumbido de dirigir o nosso planeta, desde a criação, conforme nos contam entidades respeitáveis.
Na sua próxima encarnação o que gostaria de encontrar de diferente neste mundo?
O amor. Com “A” bem grande. Estamos disputando espaços, gente que só quer ganhar dinheiro, só quer ocupar posições de comando. O poder é uma coisa perigosíssima. Acho provações mais difíceis o poder, a riqueza, a beleza física, a inteligência... Falta o componente da afetividade, do bom relacionamento com o mundo. O planeta está sendo demolido, destruído, isso é a falta de uma visão amorosa das coisas: dos seres e do ambiente em que vivemos. A grande mensagem do Cristo é esta. E Pedro foi muito feliz em dizer que “o Amor cobre uma multidão de pedaços”.
Como você vê os caminhos do Espiritismo hoje?
Acho que ele corre dois riscos: o de ser deturpado e o de ficar engessado. Acho um pouco exagerada a fixação dos divulgadores espíritas de conversarem apenas entre si. Os grandes filósofos do passado foram grandes comunicadores, falavam para todos e todos entendiam. Com todo respeito, se você pega o livro de um filósofo contemporâneo, não dá para entender nada; parece que escrevem uns para os outros! Acho que essa espécie de síndrome prevalece em alguns setores espíritas. Não precisa se preocupar com a doutrina espírita, se ela falhar agora – e por nossa causa – ela volta depois. Um Espírito disse a Kardec que o Espiritismo será “com os homens, sem os homens ou a despeito dos homens”. Mesmo que o rejeitemos ele vai renascer em outro lugar. Não é o movimento espírita são os conceitos fundamentais do Espiritismo que vem de milhares de anos.


BOX 1: Herminio C. Miranda
Herminio Correa Miranda nasceu no dia 5 de janeiro de 1920, em Volta Redonda - RJ. Formou-se em Ciências Contábeis e trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional até se aposentar. Nesse período morou, a trabalho, em Nova York, EUA, onde aprimorou seu inglês e tornou-se um exímio tradutor dessa língua. Conheceu o Espiritismo por intermédio de um amigo que o indicou a leitura dos livros da Codificação. “A surpresa começou com O Livro dos Espíritos. Inexplicavelmente, eu tinha a impressão de haver lido aquele livro antes. Mas onde, quando? Antecipava na mente o conteúdo de inúmeras respostas”, disse ele em uma entrevista à Folha Espírita. Seu primeiro livro, Diálogo com as Sombras, foi publicado em 1976. Depois vieram cerca de 40 obras, que contabilizam mais de um milhão de exemplares vendidos. A maioria se tornou best-seller e seus direitos autorais foram cedidos a instituições como FEB, Lar Emmanuel, O Caminho da Redenção, entre outras – ele mesmo possui uma assistência social numa favela no Rio de Janeiro. Herminio é um respeitado pesquisador, escritor, tradutor e homem de bem, não só no meio espírita como fora dele. Seu livro mais recente é Negritude e Genialidade, publicado pela editora Lachâtre. (Redação)

BOX 2: Algumas vidas de Herminio
Todas as vidas de Herminio estão sutilmente relatadas em seus escritos. Os fatos históricos pesquisados por ele relatam sua própria trajetória espiritual. Tudo começou centenas de anos antes de Jesus. Uma sonâmbula identificou Herminio como sacerdote no Egito. Passaram-se alguns séculos, e a doutrina que fora secreta no Egito agora é explicada para todos. Os detratores do Cristo começaram a combater e deturpar a mensagem de Jesus e foi então que o antigo egípcio pôs sua pena a serviço da resistência consciente, diante da luta contra a mensagem libertadora. Isso ocorreu na época dos movimentos heréticos, como os Cátaros. Tempos depois, quando a falsa interpretação tomou as rédeas da Igreja na Idade Média ressurgiu Herminio ao lado de Lutero. Era Melanchthon, auxiliando a corajosa Reforma Protestante. Considerado apóstolo por Pedro, Barnabé é citado em As Marcas do Cristo. A epístola de Barnabé, considerada apócrifa pela Igreja, tem o mesmo propósito e lógica da Confissão de Augsburgo, escrita séculos depois por Melanchthon. Barnabé era o auxiliar anônimo de Paulo. E exerceu a mesma função como Melanchthon – ainda auxiliar de Paulo, que renasceu como Lutero. O mesmo espírito, de tempos em tempos, restaurando o verdadeiro sentido da Doutrina, mas permanecendo no anonimato. Não é essa a personalidade atual de Herminio? Herminio estava também no surgimento da Doutrina Espírita, como pai do poeta Robert Browning. Como este inglês, Herminio passou seus últimos anos em Paris, dialogou com o Codificador, propôs algumas questões. Em 1920, atravessou o oceano e nasceu no Brasil. De detentor do conhecimento, o antigo sacerdote egípcio passou a divulgar a Doutrina. Herminio, um escriba fiel e consciente, de ontem, hoje e amanhã. (Redação)


FONTE: Revista Universo Espírita nº 42

Entrevista com Herminio Miranda - Parte 1

Entrevista com Herminio Miranda - Parte 1 PDF Imprimir E-mail
O conhecimento de um gigante

Nesta primeira parte da entrevista com o escritor Herminio C. Miranda ele fala sobre as experiências que teve em seu grupo mediúnico, histórias de amor, ódio, e obsessão

Falar sobre Herminio C. Miranda é fácil, o difícil foi encará-lo numa entrevista. Posso explicar. Herminio é um espírito antigo. Já está na Terra há mais de 10 mil anos, como você pode checar na biografia publicada no Universo Literário número 2. Imagine conversar com alguém que juntou conhecimentos por esses milênios todos... Foi tarefa árdua. A começar pela elaboração das perguntas. Que pontos eu iria abordar? Decidi ir pela trilha de suas próprias palavras, seu livros. Afinal são eles que contêm suas histórias, que condensam seus conhecimentos, que apontam, mesmo que sutilmente, suas vidas... Herminio já escreveu mais de 30 livros que juntos já ultrapassaram a barreira de 1 milhão de exemplares vendidos. Os assuntos foram os mais diversos, obsessão, cristianismo primitivo, heresias católicas, regressão, o tempo, a mente, histórias de Espíritos, autismo, realidade espiritual, reencarnação, Egito, morte, mediunidade, e por r aí vai. Então peguei esse caminho. Foram mais de 4 horas de entrevista, pessoalmente! Herminio é um senhor já. São 85 anos nesta vida. Começou a escrever tarde, tinha 38 quando ousou enviar um artigo para O Reformador, a revista da Federação Espírita Brasileira. O texto foi publicado e a partir dali colaborou assiduamente com o periódico. Seu primeiro livro, Diálogo com as Sobras surgiu em 1975, de lá para cá são dezenas... Herminio é um escritor espírita temporão. Ele conta que só quando se aposentou, pela Companhia Siderúrgica Nacional, pode realmente se dedicar à escrita e à leitura, verdadeira paixão em sua vida. Herminio lê e escreve em muitas línguas; essa capacidade deu-lhe a chave de muitas portas. “Cada língua que você aprende abre-se, para si, um novo mundo. Você começa a pesquisar uma obra e ela vem com uma bibliografia. Vai numa delas e é outro mundo que se abre”, afirma. A produção literária de Herminio é ativa ainda. Ele não esgotou sua curiosidade, muito menos deixou secar a fonte na qual transmite o que descobriu a nós, leitores. Herminio está produzindo de dois livros. Mas é segredo... Herminio sempre foi reservado. Deu poucas entrevistas, não participou de polêmicas espíritas, não foi ativo no movimento. Para você ter uma ideia, foi quase um ano de negociação para conseguirmos a entrevista com ele. Quando, finalmente, aceitou, foi quase um mês de pesquisa, e, confesso, de medo – claro – para eu fazer as perguntas. Mas consegui. Com coragem, conversei com esse espírito milenar. É... Ele transmite isso, não tenha nenhuma dúvida, o homem é um gigante. Abaixo você vai ler a primeira parte de nosso diálogo na qual Herminio vai fala sobre desobsessão. Decidi separar por temas, assim você não vai perder nada da fonte onde só brota uma coisa: sabedoria.

Como o Senhor conheceu o Espiritismo?
Minha formação foi católica. Minha mãe foi educada em colégio de freiras – era uma pessoa muito inteligente, escrevia muito bem, tinha uma cultura bastante razoável – éramos em 10 irmãos, eu fui o primeiro, e ela nos criou no catolicismo. A rigor eu seria um católico genético (rs). Ela, que vivia dentro do contexto dos dogmas, dizia que enquanto estivéssemos sob a responsabilidade dela seríamos católicos, depois cada um seguiria o seu rumo. Fui muito bem até determinado ponto, mas observando as coisas comecei a questionar, e minha mãe dava as explicações dela – era uma pessoa muito sensata; não era carola, mas era uma mulher convictamente religiosa. A principal mensagem dela foi o respeito e a admiração pelo Cristo, pelo Evangelho, e isso era o que mais me interessava. Lá pelos 16, 17 anos, comecei a ler; aí, não deu mais. Passei um tempo meio perdido porque comecei a ler filosofia, Shakespeare, Schopenhauer – que gostava muito apesar de ser pessimista e machista, mas era sujeito genial, tinha ideias incríveis, noções sobre reencarnação; por exemplo, se perguntassem a ele a diferença entre o ocidente e o oriente ele dizia: “É que no ocidente as pessoas dizem que se vive uma vez só”. Li mais coisas e comecei a distinguir Jesus do Cristo. Esse Cristo teológico não bate com o Jesus; é como diz o historiador inglês H.G. Wells: “A presença do homem na história é inegável. Ele realmente existiu, ensinou aquelas coisas, ainda que tenha havido deformações; mas o pensamento dele está no que ele disse e no que ele exemplificou” – isso mesmo com a biografia dele muito limitada dos textos evangélicos. Só depois de muitos anos passados, antes de escrever Cristianismo, A Mensagem Esquecida descobri que um historiador francês, especializado em religião, fez essa distinção. Escreveu um livro sobre Jesus e outro sobre o Cristo. E eu já tinha dessa distinção não sei por quê. Uma vez uma pessoa da família entrou em transe – não era minha intenção fazer regressão, era apenas dar uns passes – e me disse assim sobre o Cristianismo: “Muita coisa que você não aceita é por que você sabe que não é daquela maneira. Você sabe a maneira correta de ser”. Mas não comecei a ser espírita cedo, não. Costumo dizer que os que começam cedo são espíritos madrugadores. Eu não madruguei. Primeiro formei a base da carreira profissional. Formei-me em Ciências Contábeis, fui para os Estados Unidos, ficando lá por quase cinco anos, e só quando voltei, fim de 54, e em 55 eu já estava com algumas ideias, já estava procurando as coisas, e comecei a ler mais e questionar mais. Aí procurei uma pessoa que era reconhecidamente espírita, um homem muito culto, coronel, engenheiro, chefe da Companhia Siderúrgica em Paris, era de uma cultura enorme, eu sabia que ele era espírita e perguntei-lhe: “Por onde que eu começo?”. Ele me deu até um papelzinho com o nome dos livros, parecia prescrição médica (rs). Então li O Livro dos Espíritos em 1956, foi aí que comecei a estudar. No final daquele ano, escrevi um trabalhinho para O Reformador e, para minha surpresa, ele foi publicado. E eu acho que se não tivesse publicado, talvez eu teria perdido o interesse... Naquela prescrição tinha Kardec, Gabriel Delanne, Léon Denis, e Gustav Geley.
O Senhor já gostava de escrever?
Sempre gostei, desde pequeno. Tive sorte, pois minha mãe e meu pai escreviam muito bem. Tive excelentes professores de português. Então, se é que tenho uma herança do passado, ela foi bem aproveitada, pois tive muitas pessoas que me ensinaram a me expressar em português. Não sei se deu certo, mas acho que sim (rs).
Como foi o seu contato com o Carlos Imbassahy, Deolindo Amorim e Hernani Guimarães Andrade?
O Hernani trabalhava também na Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda. E nós fizemos uma amizade... Eu não sei o que ele via em mim, pois ele já era uma figura de relevo na siderúrgica – eu sabia do gênio que estava ali atrás, pois só de conversar com uma pessoa, você sabe. Foi uma amizade de mais de 50 anos, uma beleza. Poucos dias antes de morrer, ele me ligou e contou uma porção de histórias; parecia que ele sabia. Falou sobre o livro do Dr. Stevenson, Biologia e Reencarnação: “Herminio, não tenho mais dúvidas, a reencarnação está provada!”. Hernani foi uma figura sensacional e Deolindo também, muito amigo meu. Trabalhamos juntos em grupos mediúnicos, grupos pequenos, pois eu nunca frequentei centro espírita e nem sei dizer como é o trabalho nos centros. Então, nosso grupo era formado de poucas pessoas, no máximo seis.
Como eram os trabalhos nesses grupos?
Geralmente líamos Emmanuel, fazíamos uma pequena observação sobre, e íamos ao trabalho. Foi desse trabalho que saiu Diálogo com as Sombras, As Histórias que os Espíritos Contaram, enfim, aprendi muito, meu Deus...
Esses livros falam sobretudo de obsessão...
A palavra obsessor não é uma palavra simpática, não é positiva. São criaturas muito interessantes... Apredi tanto com eles. Falamos sobre teoria e eles estão falam sobre a vida. Eles trazem os casos recortados, como tecido vivo. Foi um trabalho muito, mas muito, instrutivo.
Como o sr. chegou a ser doutrinador em reuniões de desobsessão?
Eu frequentava um grupo particular, doméstico, do qual fazia parte, inclusive, Deolindo Amorim. Primeiro começamos aquelas sessões informais, recebíamos uma entidade ou outra. Eu era apenas um dos participantes – estava numa espécie de vestibularzinho. Um dia, ao começar a reunião, disseram: “Olha vamos começar a botar ordem na casa, fulano vai receber o Espírito, fulano vai, tal e tal, e você, Herminio, vai fazer a doutrinação”. Eu disse: “Meu Deus, eu? (rs) Mas o que vou dizer?” (rs). Eu via como a coisa era complexa, e eu sem experiência nenhuma... Mas comecei. E fui indo. E foram 28 anos.
Nesse período houve alguma doutrinação que lhe marcou mais que as outras?
Todas elas. Olha, era uma choradeira... Rara era a reunião que não tinha choradeira. Foram casos muito comoventes. Você vê isso no livro As Histórias que os Espíritos Contaram. Mais na fase inicial de nosso trabalho, apareciam mais aquelas entidades da época do Cristianismo primitivo. Eram entidades romanas que perseguiram o Cristo, ou que se aborreceram com ele porque ele havia convertido a mulher ou a filha; enfim, esses casos pessoais. Tinha um que dizia: “Enquanto eu sentir na areia a pisada de um pé cristão, eu vou matar”. Era gente decidida, pois aquela mágoa ficou durante muitos anos. Aí começaram a acontecer outros casos. Não tratávamos só de obsessão; parece que o mundo espiritual dirigiu mais nosso trabalho para organizações espirituais que estavam do lado de lá e precisavam ser atendidas, digamos assim. Foram muitas histórias. Entidades que mexeram muito com minhas emoções. Gente que foi meu adversário no passado, gente que gostou de mim. Posso citar um caso. Foi a primeira vez manifestou-se um Espírito de origem árabe. Veio muito cauteloso, desejando que eu falasse mais do que o ouvisse. Então conversamos longamente, o recebi com grande respeito. Mas aquilo foi apenas um preparo. Ele vinha estudar o nosso grupo para saber como éramos, pois já estava prevendo algum contato conosco. Até que chegou a história As Três Dracmas, que está no livro Histórias que os Espíritos Contaram; foi muito emocionante.
Foi um caso diretamente relacionado ao sr.?
Sim. Mas não posso dizer-lhe, onde, nem por que, nem como, nem quem foi. Pois é uma história que mexe com muita coisa, inclusive com que está acontecendo hoje no mundo. Era uma entidade de grande capacidade intelectual, companheiro fantástico que tinha-se desviado na época do Cristo.
É um personagem que se destacou na história da humanidade?
Sim. Você me desculpa ser reticente; mas são histórias que se relacionam diretamente comigo, com pessoas que me conheceram...
O sr. é médium?
Hiii... (rs). Nada. Se dependesse de mim, Espírito não existiria (rs). Pois nunca vi um... Nunca frequentei sessão de materialização. Eu não sei... Parece que o meu trabalho foi muito dirigido para a escrita, então, tive que fazer a opção; se fosse fazer tudo não ia dar.
O sr. foi pioneiro em fazer regressão em Espíritos...
Comecei com a regressão na década de 60, era uma experiência sem o menor propósito psicológico. Eu só queria saber o que era memória; como é que funciona essa coisa chamada memória. Começamos a fazer regressões no grupo mediúnico, pois descobri que as pessoas que trabalham com mediunidade são mais fáceis de passar pelo transe anímico, que é a regressão. Então como eu já sabia fazer regressão com seres encarnados – toda essa experiência está em A Memória e o Tempo – um dia pensei que se podemos fazer num encarnado, talvez seja possível num Espírito incorporado em um médium. E comecei a tratar com passes. Ficava atrás do médium, que estava sentado, e dava uns passes, e a coisa começou acontecer. Tivemos muitas regressões no grupo, mas eu só recorria a esse recurso quando ficava muito difícil chegar às causas profundas. Teve até um caso que me deixou muito emocionado. Foi o de um cidadão que estava muito ligado a uma jovem encarnada. Ele tinha um ódio dela e ficava vigiando-a dia e noite. A moça nos escreveu pedindo ajuda. Eu lhe disse que não poderia garantir, mas que iria colocar o nome dela em nosso caderno e, quem sabe, ela seria atendida. Aí apareceu essa entidade; muito raivosa. Estava muito revoltado com a moça. O Espírito dizia: “Você não sabe. Aquilo é uma peste”. Falava numa linguagem áspera, muito rancorosa. Falava que ia continuar perseguindo-a e que nós não iríamos nos meter nisso, pois ele tinha os seus compromissos com ela. Ele foi muito severo. E, sabe aquelas coisas que estalam na cabeça? Estalou na minha, e eu disse: “Então quer dizer que você continua amando essa mulher, né?”. Ele parou, ficou um pouco meditativo, e teve a honestidade de confessar que realmente gostava dela. Emmanuel tem uma expressão que diz que o ódio é o amor que enlouqueceu. Na verdade ele era emocionalmente tão preso a ela que a perseguia tentando se vingar. E nós tentávamos explicar-lhe que o perdão liberta e a vingança não. A vingança confirma a ligação; amarra e faz sofrer os dois. Aquele Espírito foi de uma dignidade incrível, disse que sim, que a amava, e mudou o comportamento.
O sr. chegou a fazer regressão com esse Espírito?
Não cheguei. Esse foi um caso no qual conseguimos encontrar o caminho para chegar no coração da pessoa. Mas às vezes pegávamos Espíritos muito difíceis. Especialmente os de formação religiosa, pois tinham aqueles dogmas, aquelas crenças muito acirradas na mente e no coração. Houve um sacerdote interessante. Era um padre que chegava, benzia a gente, lia um livro de textos sobre exorcismos, e dizia que nós éramos coisas do demônio. Que eu era um transviado, pois tinha abandonado a igreja... [Herminio já foi clérigo em outras vidas]. Dizia que aquilo não podia continuar. Vinha muita gente da Igreja, do protestantismo, e de outras religiões que estavam completamente bloqueadas quanto às causa que provocaram aquele processo nelas. Então precisávamos ter paciência, recebê-los com muito carinho, ouvi-los. Pois quem faz esse tipo de trabalho com as entidades precisa ter muita paciência e muito carinho. Precisa entender que a pessoa que está ali está sofrendo porque tem algum problema, ela precisa de ajuda para resolver, pois não consegue sozinha. Então, em muitos casos foi feita a regressão, pois assim o Espírito ia recuperar no passado onde é que começou o conflito e via por que estava naquela situação e aí não tinha mais argumento. A regressão facilitou muito nosso trabalho.
O sr. tem uma estimativa de quantos espíritos foram atendidos?
Acho que milhares... Imagine, 28 anos, toda a semana...
Como o sr. se preparava para essas reuniões?
O preparo era comum. Nunca fui de beber, de fumar, não tinha nenhum problema dessa natureza. Era um dia no qual que eu procurava passar com mais calma; antes de ir para o grupo eu repousava. O trabalho começava, irremediavelmente, com uma prece. Num grupo pequeno também é mais fácil de haver harmonia. Para você ter uma ideia, éramos em quatro nos último 20 anos. Era um trabalho feito com muito amor, dedicação, e com muita entrega. Os Espíritos, às vezes, diziam coisas horríveis para nós, ameaçavam...
O sr. teve medo?
Eu não tinha medo, não sei por quê. Eu só dizia o seguinte: “Olha, tudo bem. Você só vai poder fazer comigo o que a lei te permitir, o que ela não permitir você não vai fazer, e não se esqueça que a responsabilidade é sua”. Como que uma pessoa iria, por exemplo, tornar-se obsessor do Dr. Bezerra de Menezes? Ele teve sofrimentos espirituais, e muito grandes, mas perseguir o Dr. Bezerra espiritualmente... Com o quê? A entidade não tinha onde pegá-lo; um espírito daquele porte... Eu não era o caso; pois sempre achei que a gente aprende mais com os erros do que com os acertos. Então sou muito consciente das minhas falhas. E dizia: “Bom, naquilo em que eu falhar você pode realmente me prejudicar, mas naquilo que for decorrência do nosso trabalho aqui, você não pode. Não vai conseguir”. Então precisa ter disposição para enfrentar com muito amor, mas também com energia quando for preciso.
O que é obsessão?
É o amor que enlouqueceu, de um modo geral. Ou então é, às vezes, uma disputa de poder. Vi muito isso em entidades que lidaram com política, com religiões. Religião e política são paixões muito complexas e muito marcantes. Poder é uma coisa terrível. Poder religioso, político, financeiro, de beleza, de inteligência; tudo isso é ônus se o espírito não souber administrar.
Qual o segredo para um trabalho eficiente de desobsessão?
Procurar, primeiro, ouvir muito – raramente eu começava contestando; eu ouvia, pacientemente, às vezes 20, 30 minutos. Deixa falar, deixa colocar tudo para fora, inclusive para se obter também informações do caso em si. Para saber como entrar no coração desse Espírito. Teve uma vez que o Espírito perguntou: “O que o sr. está querendo com isso?”. Respondi: “Muito simples, estou procurando o caminho para chegar ao seu coração”. O homem desarmou na hora. Dali em diante a conversa foi muito mais fácil. O segredo é esse, não tem outro.
Qual é a parte do tríplice aspecto da Doutrina que o sr. gosta mais: ciência, filosofia ou religião?
O religioso, sem dúvida. Agora, com importantes qualificações. O Espiritismo é um bloco de dez, com conceitos e sabedoria. É uma doutrina profundamente inteligente e competente. Então não se pode dizer que só se aceita a reencarnação ou só a comunicabilidade dos Espíritos; é aquele bloco inteiro. Eu acho até que a reencarnação é o cimento que mantém esses diversos aspectos ligados; pois uma vez que você demonstra a reencarnação você já prova a pré-existência do espírito; a sobrevivência; prova que há vida no além; que tem vida antes da vida, vida durante a vida, vida entre as vidas, e vida depois da vida. Tudo é vida. Precisa-se entender as entidades, precisa-se ouvi-las com bastante paciência, com carinho e com amor e depois então começar a contra-argumentar. Se existe muita resistência, então, parte-se para regressão.
Como o sr. aprendeu a técnica da regressão?
Com o Coronel Albert de Rochas, no livro As Vidas Sucessivas. Esse livro foi importantíssimo para mim.
O sr. acha que é possível evitar a obsessão?
Acho que, na obsessão, o tratamento é mais preventivo do que curativo. Se não errássemos, não teríamos essa consequência. Quando erramos, assinamos uma promissória em branco, e um dia vai chegar alguém cobrando: “Tá aqui e você vai ter que pagar”. Não é que a lei de Deus seja punitiva – sempre repito isso – a lei de Deus é educativa. Agora, obsessão é um problema delicado porque você lida com as emoções do obsediado e do obsessor. Não se pode deixar de reconhecer que o obsessor tem suas razões – não que ele esteja certo, mas ele tem suas razões. Então é necessário convencê-lo de que não é inteligente perseguir outra pessoa, que não é inteligente não perdoar. Isso é o núcleo principal. E depois de instaurado o processo da obsessão, existem alguns casos tão difíceis que podem durar séculos e até milênios. Ele dá aquele contexto e só sai dali ajudado. Sozinho ele não tem condições. Por isso tivemos muitas entidades em nosso grupo que chegavam com aquela fúria, dizendo que estávamos nos metendo em assunto particular, que não tínhamos nada com isso... Mas tínhamos que fazer algo para ajudá-los e não era explodindo com eles não, era procurando entender. Tive, então, a sorte e a felicidade de contribuir para muita gente se libertar; graças a Deus.
Quando os Espíritos compreendiam e se libertavam qual era a reação deles?
Ah! Coisa emocionantes aconteciam. Lindas! Porque aí a criatura cai no seu verdadeiro ser. Ela percebe que você não é inimigo e sim um amigo que está ali ajudando para que ela saia daquela dificuldade. Quantos deles foram gratos... Lembro-me de um caso que me deixou muito comovido. O Espírito era dirigente de uma instituição lá no mundo espiritual, era uma pessoa de bastante relevo – porque eles são inteligentes, são muito cultos, muito hábeis, e conhecem os mecanismos da lei; eles mexem com a lei divina – então ele veio com ameaças terríveis. Disse que ia acabar com aquele grupo e veio disposto a fazer qualquer negócio para efetuar seu intento. Então, aquela entidade chegou muito ameaçadora porque estava em perigo toda a estrutura dela, todo o seu poder, as coisas que ele montou lá – instituições, às vezes, milenares. O espírito estava muito indignado e compareceu cercado de várias pessoas – eu não via nada, mas ele dizia: “Me dá essa pasta aí” –, assistentes, e chegou um ponto em que ele saiu, desligou-se do médium ainda bastante indignado. Passado alguns dias, uma moça de nosso grupo disse que alguém muito aflito tocou sua campainha perguntando se tinha um serviço para dar a ele. Ela respondeu que tinha sim e pediu-lhe que desse uma olhada no chuveiro, era um rapaz, muito jovem ainda. Ela deu-lhe uma gratificação ultragenerosa para ele, que perguntou de onde tinha um supermercado perto; ela explicou-lhe e ele foi embora. Bom, passaram-se duas semanas e manifestou-se aquela entidade furiosa. Chorava sem parar. Ele dizia: “Aquele menino é a minha vida. Ele foi meu filho. Sofro de vê-lo nessas dificuldades todas. E ele foi lá, sem mais nem menos e vocês ajudaram”. E continuou: “Está aí o meu coração em cima da mesa. Façam dele o que vocês quiserem”.
Durante esses 28 realizando o trabalho desobsessão qual a maior lição que aprendeu?
A lição de que os Espíritos são pessoas iguais a nós; e que não há força maior que a do amor. São duas lições que me marcarão para sempre! O amor liberta você. Lá, às vezes chegavam entidades que traziam um rancor... E dávamos razão a elas em muitos aspectos. Pois a pessoa que passou por um conflito muito grande com uma outra, ou com uma instituição, enfim, qualquer problema mais grave, tem suas razões para estar magoada, não podemos deixar de reconhecer. Tem entidades que manipulam os outros quando estão encarnadas, e você acha que aquelas não tem razão? Tem sim. O problema está em você mudar a atitude: “Você tem razão, mas tem isso, isso, aquilo ...”. O Espírito acabava se convencendo que era pelo perdão que se chegava à libertação.


FONTE: Revista Universo Espírita nº 34

O Evangelho de Tomé na visão de Hermínio Miranda

Mensagem

O Evangelho de Tomé na visão de Hermínio Miranda

Em seus primeiros séculos de existência, o Cristianismo foi abalado por mais de uma centena de correntes filosóficas distintas. A mais perigosa para a igreja primitiva foi a dos gnósticos, da qual alguns textos chegaram até nós. O mais importante é o chamado Evangelho de Tomé, descoberto em 1945, no alto Egito, que Hermínio Miranda Corrêa de Miranda, 86, analisa, junto com um levantamento minucioso das crenças e posições do agnosticismo, no livro O Evangelho Gnóstico de Tomé. Esse é um dos 26 títulos publicados pelo autor, um dos campeões de venda da literatura espírita do Brasil, que tem também centenas de artigos e ensaios em revistas e jornais especializados. À Folha Espírita ele fala desse evangelho e alguns pontos levantados em "O Código da Vinci".

Folha Espírita: Miranda, você é um conhecedor do Evangelho de Tomé. Pode explicar, em poucas palavras, em que ele se diferencia dos demais evangelhos?
Hermínio Corrêa Miranda: É difícil explicar em poucas palavras aquilo que tentei fazer em um livro. No meu entender, o Evangelho de Tomé difere mais dos sinóticos – Mateus, Marcos e Lucas -, que, sem relegar a segundo plano os ensinamentos do Mestre, ocupam-se mais do que poderíamos considerar como biografia de Jesus, ou seja, sua história pessoal, seus feitos, os milagres e sua interface com as instituições religiosas, políticas e sociais da época.
Quanto ao de João, não lhe falta o conteúdo biográfico, não, porém, na mesma ordem e nos termos dos demais, razão pela qual não é considerado sinótico. Sua evidente prioridade situa-se nos aspectos doutrinários. Nele, a gente colhe a impressão de que fala um Jesus póstumo – e a julgar pelos documentos gnósticos – através da mediunidade de alguns apóstolos, especialmente, a de Pedro e de Madalena. Não falta quem diga – e eu seria um deles, caso me pudesse me incluir nesse elenco de sábios – que o de João é um texto gnóstico, o que também se observa no ideário de Paulo. Esse conteúdo – penso eu – é que proporciona maior afinidade entre João e Tomé.

Folha Espírita: Você leu O Código da Vinci? Qual sua opinião sobre a obra?
Hermínio Corrêa Miranda: Li. O Código da Vinci constitui leitura empolgante pelo ritmo e pelo clima de suspense que o autor impõe a narrativa. É obra inteligente, de um autor culto e que fez bem seu dever de casa em suas pesquisas e na armação do enredo. A mistura de ficção com realidade, contudo, constitui desafio à argúcia do leitor, que nem sempre consegue identificá-las com suficiente clareza, a fim de separar fatos para um lado e fantasias para outro.

Folha Espírita: O que você teria a dizer quanto ao suposto casamento de Jesus?
Hermínio Corrêa Miranda: É certo que Jesus deixou evidenciada sua admiração por Madalena, entre outras coisas, ao distingui-la como a pessoa a quem se manifestou pela primeira vez, após a morte na cruz. Os evangelhos gnósticos confirmam esse destaque, ou preferência, o que teria suscitado até cenas de explícito ciúme da parte de alguns apóstolos. Não vejo porém, qualquer indício que autorize a suposição de um vínculo matrimonial entre eles. Tese idêntica foi abordada, há mais de 20 anos, no livro Holy blood, Holy Grail, de Michael Baignet, Henry Lincoln e á mais de 20 anos, no livro Holy blood, Holy Grail, de Michael Baignet, Henry Lincoln e Richard Leight, ele não me convenceu.

Folha Espírita: O que Maria Madalena representou para o Cristianismo nascente?
Hermínio Corrêa Miranda: Tenho grande carinho, respeito, admiração e até fascínio pela extraordinária figura humana de Madalena. Há uma emocionada referência a ela – e também a Pedro – em meu livro Cristianismo, a mensagem esquecida. Em texto bem mais amplo, não hesito em acatar a tese da dra. Susan Haskins, erudita historiadora britânica, que considera Madalena, em seu livro Myth and Metaphor, a “apóstola dos apóstolos”.
Meu estudo permanece inédito há cerca de três anos, no aguardo de uma decisão editorial sobre publicar ou não a tradução que fiz da muito discutida obra The Sorry Tale (História Triste), ditada por Patience Worth à médium americana Lenore Curran, aí por volta de 1918. Nesse livro, injustamente esquecido, a autora espiritual conta uma história passada no tempo do Cristo, desde a noite em que ele nasceu até a tragédia tarde no calvário. É uma obra imperdível, e nela figura Madalena, com merecido relevo.

Folha Espírita: Ser solteiro faz de Jesus um não-judeu?
Hermínio Corrêa Miranda: Não me sinto suficientemente informado para opinar sobre isso. Penso, entretanto, que, solteiros ou casados, homens judeus e mulheres judias continuam sendo o que são por direito, dever e privilégio. Não vejo, ademais, em que isso pudesse influenciar, de um modo ou de outro, os imortais ensinamentos de Jesus.

Folha Espírita: O que são os chamados evangelhos secretos ou gnósticos? Eles nos ajudam a entender Jesus?
Hermínio Corrêa Miranda: A Igreja considera válidos apenas os chamados evangelhos canônicos, ou seja, os três sinóticos e o de João. Os demais foram colocados na categoria de apócrifos. Não nos cabe discutir a posição assumida pela Igreja, que deve ser respeitada, ainda que tenhamos reparos a lhe fazer. Apócrifo não quer dizer, para nós outros, que sejam necessariamente falsos os textos rejeitados.
Quanto aos livros gnósticos, o de Tomé inclusive, provêm da biblioteca de Nag Hammadi, onde permaneceram ignorados e razoavelmente preservados durante 16 séculos, em cavernas no deserto egípcio. Estou convencido de que sim, eles contribuem para melhor compreensão de ensinamentos de Jesus, confirmando aspectos essenciais de sua pregação e acrescentando outros que não figuram nos canônicos ou neles se acham expostos de maneira diversa.
Em alguns dos chamados apócrifos, no entanto, há óbvias fantasias e afirmativas, no mínimo, duvidosas. Seja como for, devem esses documentos ser levados a sério como objeto de estudos, a fim de que se avalie corretamente qualquer contribuição positiva ao melhor entendimento de pontos obscuros e controversos.

Folha Espírita: Eles nos trazem revelações que não estão na Bíblia? Devem ser levados a sério?
Hermínio Corrêa Miranda: Não diria que os textos gnósticos contenham revelações especiais que não constem na Bíblia. Há, não obstante, releitura em potencial a serem eventualmente suscitadas, como a informação de que Tomé teria sido irmão biológico de Jesus e, segundo alguns, até seu irmão gêmeo, ao passo que referências à família de Jesus são minimizadas nos canônicos.
Ou a de que, nos textos encontrados em Nag Hammadi, aspectos hoje conhecidos como preexistência e sobrevivência do ser, imortalidade, mediunidade, lei de causa e efeito, intercâmbio entre “vivos” e “mortos” e até a doutrina de vidas sucessivas são claramente mencionadas, ainda que com diferente terminologia.

Folha Espírita: O que o evangelho de Tomé nos traz que possa confirmar ou desmintir os fatos apresentados em O Código Da Vinci?
Hermínio Corrêa Miranda: Não me parece que O Código Da Vinci tinha sido construído a partir de fatos, e sim de especulações e inferências, certamente engenhosas, criativas e até brilhantes, mas, no meu entender, inconvincentes. E mais: ainda que venham a ser comprovadamente consideradas de responsabilidade do genial Leonardo, não passariam de opiniões pessoais dele, e não verdades incontestáveis dotadas de consistência suficiente para suscitar uma revisão na história das religiões, em geral, e na do Cristianismo, em particular.
A historiografia exige bem mais do que isso para reescrever os episódios de que se ocupa. Digamos, porém, apenas para argumentar: se, de fato, se comprovasse um relacionamento patrimonial entre Jesus e Madalena, impacto de consideráveis proporções atingiria a teologia das diversas denominações cristãs institucionalizadas, não, porém, os ensinamentos de Jesus, que em nada seriam afetados na sua inteireza e luminosidade doutrinária. Cabe, neste particular, uma palavra de admiração pela sensibilidade e sabedoria de Allan Kardec, que, ao trazer para o âmbito da Doutrina dos Espíritos a indispensável contribuição evangélica, optou pelo “ensino moral” do Cristo que ele considera, acertadamente, um “código divino”.
Deixou, no entanto, à margem, a da biografia de Jesus, seus atos e os milagres, bem como passagens textuais e aspectos que a Igreja tomou para montar sua estrutura dogmática, como a Trindade Divina ou ritualística e os sacramentos. Destaca-se, ainda, que os textos gnósticos não pregam a salvação pela fé ou pela adesão a esta ou àquela situação religiosa, e sim pelo conhecimento (gnose). O que está igualmente explicitado no Evangelho de João, quando Jesus ensina: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo, 8:32).

Fonte: Jornal Folha Espírita. Claúdia Santos.