Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

sábado, 8 de junho de 2013

QUEIXAS DE INSEGURANÇA

QUEIXAS  DE  INSEGURANÇA
     
  Francisco Cândido Xavier
 
A nossa reunião se formava, em grande parte, de amigos procedentes de outros campos de idéias, apenas simpatizantes, em maioria, da Doutrina Espírita. E quase todos a se queixarem de insegurança. Muitos apresentavam problemas de desarmonia doméstica, desajustes psicológicos, temores e angústias. Alguns traziam familiares recentemente saídos de sanatórios e outros se mostravam em profundo desânimo, com a perda, por desencarnação, de pessoas amadas.
O Evangelho Segundo o Espiritismo ofereceu-nos o item 13 do seu capítulo V. E depois dos comentários habituais sobre a leitura, nosso caro Emmanuel escreveu a página "Dispositivos de Segurança".
 
 
DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA
 
Emmanuel
 
 
Procuras segurança e paz.
Preservando, porém, o próprio equilíbrio, não deixes de auxiliar-te, proporcionando aos outros auxílio que podes doar de ti mesmo.
 
Nunca te admitas em tamanho cansaço que não possas trabalhar, um tanto mais, em benefício daqueles que te compartilham a vida.
 
Irradia compreensão e serenidade, nobres palavras e notícias edificantes.
 
Onde te sintas com o direito de reclamar, ao invés disso, busca extinguir os obstáculos existentes, para que os problemas e conflitos se façam diminuídos ou superados.
 
Se algo deves esclarecer em determinada situação nebulosa, aguarda o momento justo, em que te expliques sem o fogo da discussão.
 
Nas áreas de atrito, nas quais te envolvas, quanto se te faça possível, transfigura-te na escora da harmonização, imunizando a ti mesmo e aos demais contra discórdia e ressentimento.
 
Coloca vida e alegria nas menores manifestações, seja num simples sorriso ou num aperto de mão.
 
Cultiva o hábito de servir sempre, fazendo o melhor na faixa de experiência em que te vejas.
 
E mesmo que a desencarnação de um ente amado te ensombre o mundo íntimo, quanto puderes, converte a saudade em oração de esperança porque a dor não apenas te desgasta o coração, mas espanca igualmente a criatura querida, conduzida a outras dimensões.
Aflição habitualmente se define por excesso de carga inútil – nos mecanismos de nossas resistências, determinando o curto-circuito em nossas melhores forças.
 
O equilíbrio geral é a soma do esforço conjugado de quantos lhe desfrutam as vantagens e os benefícios.
Doemos a cooperação que os outros esperam de nós, na garantia do sistema de segurança e paz, em que se nos levantam os alicerces da felicidade comum e guardemos a certeza de que a nossa omissão será sempre um ponto de ruptura em nós mesmos, agravando as nossas próprias inquietações.
.
 

Livro: Caminhos de Volta - Psicografia: Francisco C. Xavier - Espíritos diversos
 

PODANDO IRRITAÇÕES

PODANDO  IRRITAÇÕES

 
Emmanuel
 
Se ainda trazes, porventura, o hábito de encolerizar-te e se já consegues reconhecer-lhe os
prejuízos, podes claramente erradicá-la, atendendo à própria renovação.
Inicia as atividades diárias, pensando em Deus e agradecendo as tuas possibilidades de fazer o bem.
Medita, raciocinadamente, ante o clima de conhecimento superior que já possuis, na certeza
de que te encontras na ocasião de expressar o melhor de ti mesmo.
Pensa nos companheiros até agora capazes de induzir-te ao azedume, por irmãos nossos com qualidades, por enquanto, imperfeitas tanto quanto as nossas.
Se algum traço de amargura se te fixa no coração relativamente ao comportamento infeliz
de alguém, através de ações que consideres lesivas aos teus ensinamentos, desculpa a esse alguém, procurando esquecer-lhe a falta naturalmente impensada.
Pondera que se os outros erram, também nós erramos, bastas vezes, na condição de espíritos, ainda ligados às múltiplas faixas da evolução terrestre.
Não te aceites por infalível, a fim de entenderes com indulgência aqueles que, acaso,
te falharem à confiança.
Reflete na intimidade do coração que ninguém consegue algo realizar sem o concurso de alguém, para que aproveites os valores maduros dos colaboradores que a Divina Providência te confiou, sem estragar-lhes os valores ainda verdes.
Abstém-te de lastimar fracassos e dificuldades que já passaram e entrega-te à
reconstrução da própria paz, em bases de serviço e discernimento.
Não nos esqueçamos de que, nas mais complicadas circunstâncias, a vida nos requisita a
prática do bem e que, por isso mesmo, qualquer ocasião, para cada um de nós, é tempo de
compreender e abençoar, auxiliar e servir.

CALMA -  FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER  (EMMANUEL)
 

TAREFEIROS DA DOUTRINA(...)"“Guiar-se pela misericórdia e não pela crítica” está se referindo à crítica negativa que nasce do orgulho e não à crítica positiva que brota espontânea e necessária do julgamento imparcial e fraterno, objetivando corrigir e portanto ajudar. ...

TAREFEIROS  DA  DOUTRINA
Francisco Cândido Xavier
        
Em nossa reunião eram, muitas as considerações em torno dos companheiras encarregados da divulgação do Espiritismo. As opiniões eram as mais diversas, quando as tarefas foram iniciadas.
O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ofereceu o item 5 do capítulo XX, sobre os tarefeiros da nossa Doutrina de amor e luz. E o nosso caro Emmanuel, como sempre sucede, comentou o apontamento em estudo na página Legendas do Obreiro da Verdade.
 
LEGENDAS DO OBREIRO DA VERDADE
 
Emmanuel
 
Compreender que as necessidades e as esperanças dos outros são fundamentalmente iguais às nossas.
Auxiliar sem exigir que o beneficiado nos tome as idéias.
Reconhecer que a Divina Providencia possui estradas inúmeras para socorrer as criaturas e iluminá-las.
Aprender a tolerar com paciência as pequenas humilhações, a fim de prestar os grandes testemunhos de sacrifício pessoal que a Causa da Verdade lhe reclamará possivelmente algum dia.
Esquecer-se pela obra que realiza.
Guiar-se pela misericórdia e não pela critica.
Abençoar sem reprovar.
Construir ou reconstruir, sem ofender ou condenar.
Trabalhar sempre sem o propósito de ser ou parecer o maior ou o melhor ante os demais.
Cultivar ilimitadamente a cooperação e a caridade. Coibir-se de irritação e de azedume.
Agir sem criar problemas.
Observar que sem a disciplina individual no campo do bem, a prática do bem se faz impossível.
Respeitar a personalidade dos companheiros.
Encontrar ocasião para atender à benção da prece.
Deter-se nas qualidades nobres e olvidar as prováveis deficiências do próximo.
Valorizar o esforço alheio. Nunca perder tempo.
Apagar inimizades ou discórdias através da desculpa fraterna e do serviço constante que devemos uns aos outros.
Criar oportunidades de trabalho para si, ajudando aos outros no sentido de descobrirem as oportunidades de trabalho que lhe digam respeito à capacidade e às possibilidades de realização, conservando em tudo a certeza inalterável de que toda pessoa é importante na edificação do Reino de Deus.
 
TODOS SÃO IMPORTANTES
 
Irmão Saulo 
 
Somos iguais perante a seara, porque somos todos iguais perante o Senhor da Seara. Deus não faz acepção de pessoas, nem de posições e muito menos de instituições. O item 5 do capítulo XX de O Evangelho Segundo o Espiritismo estabelece esta condição essencial: “Felizes os que tiverem trabalhado o campo do Senhor com desinteresse e movidos apenas pela caridade”. Emmanuel conclui a sua mensagem lembrando “que toda pessoa é importante na edificação do Reino de Deus”.
Querer que não haja discordâncias entre os que trabalham na divulgação e na sustentação da Doutrina seria acalentar quimeras. Cada consciência humana, como ensina Hubert, é um ponto na correnteza da duração. Cada um de nós está colocado num ângulo determinado do eterno fluir da realidade. Cada qual, portanto, tem a sua maneira própria de ver as coisas.
O Espiritismo nos ensina que nos completamos uns aos outros pelas nossas diferenças. Mas se diferimos nos acessórios, concordamos sempre no essencial. Por isso mesmo a caridade – que é o amor em ação – deve eliminar as arestas do nosso personalismo, ensinando-nos que todos somos importantes na busca e na conquista da verdade.
Claro que não devemos concordar com tudo e tudo aprovar em silêncio, pois a tolerância de acomodação equivale a cumplicidade com o erro. A crítica maldosa e orgulhosa, que condena tudo o que é feito pelos outros, é a negação da caridade. Mas ai de nós se suprimirmos a crítica do meio espírita! Porque é ela, quando sensata e sincera, a prática da vigilância que Jesus ensinou e Paulo exemplificou. Como utilizar o “crivo da razão”, de que nos fala Kardec, se abdicarmos do direito de pensar que mais do que um direito é um supremo dever do espírito?
Quando Emmanuel diz: “Guiar-se pela misericórdia e não pela crítica” está se referindo à crítica negativa que nasce do orgulho e não à crítica positiva que brota espontânea e necessária do julgamento imparcial e fraterno, objetivando corrigir e portanto ajudar. O lema “Valorizar o esforço alheio” não implica a valorização dos erros e dos enganos do próximo, mas o reconhecimento dos esforços feitos por todos a favor da causa comum. Todos precisamos de misericórdia, mas a misericórdia, como Deus nos mostra em sua lei de ação e reação, não é a aprovação de erros e ilusões – e sim a correção e o esclarecimento.
Do livro "Astronautas do Além", de Francisco Cândido Xavier e J.Herculano Pires - Espíritos diversos


Do livro "Astronautas do Além", de Francisco Cândido Xavier e J.Herculano Pires - Espíritos diversos
 

 

NOS CASOS DE ADOÇÃO (...)"Os filhos que voltam ao lar por vias indiretas são espíritos em prova e, portanto, em fase de correção moral. Precisam conhecer a sua verdadeira situação para que a medida corretiva atinja a sua eficiência. E se quisermos burlar a lei só poderemos acarretar-lhes maiores sofrimentos."...

NOS  CASOS  DE  ADOÇÃO
Francisco Cândido Xavier
        
Nossa reunião pública foi precedida de muitos comentários, por parte de vários amigos que nos visitavam a instituição, procedentes de cidades diversas. Parecia-nos, porém, que estavam com encontro marcado para estudar a questão dos filhos adotivos.
As perguntas e opiniões eram de variado aspecto. “Devemos dar conhecimento aos filhos adotivos da condição em que se encontram conosco?”
– indagavam alguns casais.
As respostas variavam. Muitos companheiros se manifestavam a favor da realidade clara, enquanto outros se expressavam de maneira contrária, acreditando que a verdade devia permanecer sempre velada para eles, de modo a que não fossem chocados negativamente.
Atingido o horário para a reunião e iniciadas as nossas tarefas, O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ofereceu para estudo o item 8 do capítulo XIV, em conexão com o assunto em debate.
Filhos Adotivos foi a mensagem que nosso benfeitor Emmanuel nos trouxe no encerramento dos trabalhos.
 
FILHOS ADOTIVOS
 
Emmanuel
 
Filhos existem no mundo que reclamam compreensão mais profunda para que a existência se lhes torne psicologicamente menos difícil.
Reportamo-nos aos filhos adotivos que abordam o lar pelas vias da provação, sem deixarem de ser criaturas que amamos enternecidamente.
Coloquemos-nos na situação deles para mais claro entendimento do assunto.
Muitos de nós, nas estâncias do pretérito, teremos pisoteado os corações afetuosos que nos acolheram em casa, seja escravizando-os aos nossos caprichos ou apunhalando-lhes a alma a golpes de ingratidão. Desacreditando-lhes os esforços e dilapidando-lhes as energias, quase sempre lhes impusemos aflição por reconforto, a exigir-lhes sacrifícios até que lhes ofertamos a morte em sofrimento pelo berço que nos deram em flores de esperança.
Um dia, no entanto, desembarcados no Mais Além, percebemos a extensão de nossos erros e, de consciência desperta, lastimamos as próprias faltas.
Corre o tempo e, quando aqueles mesmos espíritos queridos que nos serviram de pais retornam à Terra em alegre comunhão afetiva, ansiamos retomar-lhes o calor da ternura mas, nesse passo da experiência, os princípios da reencarnação, em muitas circunstâncias, tão somente nos permitem desfrutar-lhes a convivência na posição de filhos alheios, a fim de aprendermos a entesourar o amor verdadeiro nos alicerces da humildade.
Reflitamos nisso. E se tens na Terra filhos por adoção, habitua-te a dialogar com eles, tão cedo quando possível, para que se desenvolvam no plano físico sob o conhecimento da verdade. Auxilia-os a reconhecer desde cedo, que são agora seus filhos do coração, buscando reajustamento afetivo no lar, a fim de que não sejam traumatizados na idade adulta por revelações à base de violência, em que freqüentemente se lhes acordam no ser as labaredas da afeição possessiva de outras épocas, em forma de ciúme e revolta, inveja e desesperação.
Efetivamente, amas aos filhos adotivos com a mesma abnegação com que te empenhas a construir a felicidade dos rebentos do próprio sangue. Entretanto, não lhes ocultes a realidade da própria situação para que não te oponhas à Lei de Causa e Efeito que os trouxe de novo ao teu convívio, a fim de olvidarem os desequilíbrios passionais que lhes marcaram a conduta em outro tempo.
Para isso, recorda que, em última instância, seja qual seja a nossa posição nas equipes familiares da Terra, somos, acima de tudo, filhos de Deus.
 
A ILUSÃO DO SANGUE
 
Irmão Saulo 
 
Não é o sangue que nos irmana, mas o espírito. Os laços consangüíneos são ilusórios e efêmeros. Kardec explica no item 8 do capítulo XIV de O Evangelho Segundo o Espiritismo: “O corpo procede do corpo, mas o espírito não procede do espírito, pois já existia antes da formação do corpo. O pai não gera o espírito do filho. Fornece-lhe apenas o envoltório corporal, mas deve ajudar o seu desenvolvimento intelectual e moral, para fazê-la progredir”. Filhos de outros pais, procedentes de outro sangue, podem ser muito mais ligados aos pais adotivos que os filhos consangüíneos.
Essa é uma das razões por que os pais adotivos geralmente não querem revelar a verdade aos filhos que adotaram. O amor paterno e materno ressurge ante o filho que volta ao seu convívio. Mas Emmanuel revela um dos aspectos da lei da reencarnação que exige atenção e respeito. Os filhos que voltam ao lar por vias indiretas são espíritos em prova e, portanto, em fase de correção moral. Precisam conhecer a sua verdadeira situação para que a medida corretiva atinja a sua eficiência. E se quisermos burlar a lei só poderemos acarretar-lhes maiores sofrimentos.
São muitos os dramas e muitas as tragédias ocasionadas pela imprudência dos pais que mentiram piedosamente aos filhos adotivos. Quando a verdade os surpreende, o choque emocional pode transtorná-los, fazendo-os perder a oportunidade de aprendizado que muitas vezes solicitaram com ardor na vida espiritual. Esta é uma razão nova que o Espiritismo apresenta aos pais adotivos, quase sempre apegados apenas às razões mundanas.
Aprendendo desde cedo a se acomodar à situação de prova em que se encontra, o filho adotivo resigna-se a ela e aproveita a lição de reajustamento afetivo. Amanhã voltará de novo como filho legítimo, mas já em condições de compreender os deveres da filiação. A vida aplica sempre com precisão os seus meios corretivos, mas nós nem sempre a ajudamos, esquecidos de que os desígnios de Deus têm razões profundas que nos escapam à compreensão. Se Deus nos envia um filho por via indireta, devemos recebê-la como veio e não como desejaríamos que viesse.


Do livro "Astronautas do Além", de Francisco Cândido Xavier e J.Herculano Pires - Espíritos diversos
 

 

RECEIO E DESÂNIMO

RECEIO  E  DESÂNIMO
Francisco Cândido Xavier
        
As tarefas da noite foram precedidas por muitas alegações de receio e desânimo, frente às lutas da vida na atualidade, por parte de dezenas de amigos que nos visitavam. Muitos episódios tristes, muitos casos de¿ provação.
O Evangelho Segundo o Espiritismo nos deu o item 19 do capítulo XXIV para estudo. E o nosso amigo espiritual, Emmanuel, complementando as lições da noite, escreveu por nosso intermédio a página Vencerás.
Nota – O item citado do capítulo XXIV é um breve comentário de Kardec ao ensino de Jesus: “Se alguém quiser seguir-me, negue-se a si mesmo e tome a sua cruz e siga--me”. O comentário acentua o sentido espiritual desse trecho evangélico, lembrando que enfrentamos na Terra as vicissitudes necessárias ao nosso desenvolvimento espiritual.
 
VENCERÁS
 
Emmanuel
 
Não desanimes.
Persiste mais um tanto.
Não cultives pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente.
Edifica sempre.
Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.
Não te impressiones nas dificuldades.
Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia a dia.
Não desistas da paciência.
Não creias em realizações sem esforço.
Silêncio para a injúria.
Olvido para o mal.
Perdão às ofensas.
Recorda que os agressores são doentes.
Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.
Não menosprezes o dever que a consciência te impõe.
Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo.
Não contes vantagens nem fracassos.
Não dramatizes provações ou problemas.
Conserva o hábito da oração para quem se te faz a luz na vida íntima.
Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou.
Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar. Age auxiliando.
Serve sem apego. E assim vencerás.
 
 
A TÉCNICA DA VITÓRIA
 
Irmão Saulo 
 
Todos sabemos que a vida é uma luta. Não estamos na Terra para sofrer nem para gozar, mas para vencer. Lutamos contra o meio ambiente, contra os desajustes da estrutura social, contra doenças e incompreensões, contra a maldade humana e a agressividade dos elementos, contra as influências espirituais negativas, mas principalmente contra as nossas próprias deficiências, contra as nossas ambições e o nosso egoísmo. O desânimo nos assalta quando nos consideramos injustiçados, esquecidos por Deus, submetidos a penas que não afligem os outros. É o momento em que o nosso egoísmo se manifesta na revolta do orgulho.
O exemplo de Jesus devia lembrar-nos a técnica da vitória. Ele tomou a sua cruz sem nada dever e na hora suprema do sacrifício injusto orou ao Pai em favor dos seus algozes. Alguns dentre nós, mesmo os mais aparentemente evoluídos, poderiam considerar-se mais dignos da atenção de Deus do que Jesus? Ele não nos mandou tomar a nossa cruz e avançar sozinhos, mas segui-la. Porque à frente de todos nós seguiu Ele ao peso da cruz que não merecia. Sua missão era transformar o mundo, salvar os homens da maldade, libertá-los do egoísmo que os fazia arrogantes e impiedosos. Sua técnica não foi a da revolta mas a da resignação e da fé.
Não há dúvida de que a fé pode vacilar no coração do homem que suporta pesadas provas, mormente quando essa fé é apenas emocional e não racional. Mas os que já aprenderam que a vida tem um sentido, tem uma finalidade, e que as provas da vida correspondem às necessidades evolutivas de cada um – devem possuir uma fé mais vigorosa. No meio do torvelinho lembremo-nos de que as forças desencadeadas tendem obrigatoriamente a restabelecer-se no equilíbrio natural. Tudo na vida humana é passageiro, nada permanece para sempre. Por que nos desesperamos quando sopra a ventania, se sabemos que ela passará inevitavelmente?
Emmanuel nos lembra ainda o poder do amor, o maior de todos os poderes, que podemos usar em nossa defesa. A confiança em Deus – pois Deus é amor, como ensinou o apóstolo João – e o conhecimento da lei do amor devem socorrer-nos nas horas de aflição. Usando esses recursos da técnica da vitória, nada temos a temer. Os que se entregam e sucumbem são desertares.

Do livro "Astronautas do Além", de Francisco Cândido Xavier e J.Herculano Pires - Espíritos diversos

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 115

UESTÃO 115 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS
 
 
Estamos esperando com muita alegria a abertura do terceiro milênio, para uma nova dinâmica do Amor, força essa capaz de estabelecer a tranqüilidade da consciência. A falta do amor nos corações humanos é que predispõe muitos movimentos sociais a caminho errados, de modo a faltar o necessário para a maior parte dos seres humanos. Há carência de muita coisa na Terra e o ponto nevrálgico é a falta de saúde, por falta o remédio principal: o entendimento. Podemos observar uma nação lutando contra outra, onde se perdem vidas e mais vidas, deixando um rastro de inumeráveis infortúnios por muitos e muitos anos, por simples carência de um perdão, de entendimento, por falta de Amor. A ciência, por enquanto, ainda não resolveu o problema primordial do homem: a cura integral, partindo da transformação para o bem.

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 114

 
 

Aprendendo com o Livro dos Espíritos questão 113

 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Comentários de Miramez:
 

 

Estudo Aprofundado do Evangelho (EADE)- Módulo II- O Cristianismo-Roteiro 13 " As Viagens Missionárias do Apóstolo Paulo"

EADE - LIVRO I
ROTEIRO  13
Objetivos
• Destacar os acontecimentos significativos que marcaram
as viagens do apóstolo Paulo.
IDÉIAS PRINCIPAIS
CRISTIANISMO E ESPIRITISMO
MÓDULO II - O CRISTIANISMO
• As viagens missionárias de Paulo revelaram a sua missão especial como “Apóstolo
dos gentios”. Iniciadas, aproximadamente, no ano 33 da era cristã, Paulo consagrou
toda a sua existência ao serviço do Cristo. Bíblia de Jerusalém: As epístolas de São
Paulo, p. 1954.
• Paulo realizou quatro viagens missionárias. A primeira missão apostólica, no início
dos anos 40, fá-lo anunciar o evangelho em Chipre, Pontífia, Psídia e Licaônia (At
13-14), foi então, segundo Lucas, que ele começou a usar seu nome romano Paulo,
de preferência ao nome judaico Saulo (At 13:9) [...]. Bíblia de Jerusalém: As epístolas
de São Paulo, p. 1954.
• Na segunda viagem apostólica, Paulo se separa de Barnabé e João Marcos, que
seguem para Chipre (At 15:36-39), enquanto o apóstolo dos gentios, em companhia
de Silas, vai para a Síria e Cilícia; Derbe e Listra (onde encontra Timóteo - não o
apóstolo); Frígia e Galácia; Mísia e Trôade. (At 15:40-41; 16:1-8)
• A terceira viagem de Paulo ocorreu ao longo das localidades situadas no
mediterrâneo, saindo de Antioquia, indo a Éfeso, Filipos, Tessalônica, Acaia e
seguindo o roteiro que o conduziria a Jerusalém, passando por Tiro e Cesaréia.
• A última viagem missionária foi a Roma, saindo de Jerusalém, passando por Chipre,
Rodes e Creta, na Grécia, alcançando a Sicília e o sul da Itália. Após a sua estadia
em Roma, segue viagem para a Espanha, segundo informações de Emmanuel.
AS VIAGENS MISSIONÁRIAS
DO APÓSTOLO PAULO

Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
Paulo estava convencido que na estrada de Damasco o Senhor o encarregara
de levar o Evangelho aos povos gentílicos. Entretanto, compreendia que
os judeus, seus irmãos de raça, deveriam também conhecer a mensagem de
Jesus. Segundo relata Atos dos Apóstolos, «[...] sua prática usual era ir primeiro
à sinagoga local. Gálatas, 2:7-9, no entanto, indica que sua atividade era, de
maneira manifesta, dirigida aos gentios.» 2
Nas suas viagens visitou a maioria dos centros urbanos de destaque do
mundo antigo, como os da Grécia, da Ásia Menor, além de Roma e Espanha.
Passou por muitas atribulações, mas, de Espírito inquebrantável, conseguiu
levar o Evangelho a inúmeros corações sequiosos de paz e de esclarecimento.
Por onde passava, fundou igrejas ou núcleos de estudo do Evangelho.
Os convertidos ao Cristianismo e seguidores de Paulo eram, em geral,
escravos do Império Romano. A sua oratória exuberante atraia, também,
romanos cultos, pertencentes à classe alta.
Alguns eram claramente pessoas influentes, do tipo que levava litígios pessoais aos
tribunais de justiça, e que podia se permitir fazer doações para as boas causas. Os companheiros
de trabalho de Paulo desfrutavam também do estilo de vida tipicamente móvel
das classes mais altas; na ausência das igrejas instaladas em prédios, a comunidade cristã
dependia da generosidade de seus membros mais ricos para fornecer instalações para
o culto coletivo e hospitalidade para pregadores ambulantes. Ao mesmo tempo, Paulo
tinha a convicção de que o Evangelho transcendia as barreiras de raça, sexo e classe, e
insistia na igualdade de todos os crentes. 3
SUBSÍDIOS
MÓDULO II
Roteiro 13 Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE -
Roteiro 13 - As viagens missionárias do apóstolo Paulo
1. As viagens missionárias do apóstolo Paulo
1.1 - A primeira viagem
A missão apostólica, propriamente dita, tem início em Antioquia, entre os
anos de 45 e 49. Paulo e Barnabé – seguidos do jovem João Marcos, autor do
segundo evangelho, – partem para propagar a Boa Nova, em terras distantes.
(Atos dos Apóstolos, 12:25)
De Antioquia vai a Chipre e Salamina; daí seguem até Pafos, onde encontra
um mago, falso profeta, chamado Bar-Jesus (ou Elimas) que tudo fez para
impedir o Procônsul Sérgio Paulo de ouvir a pregação de Paulo e Barnabé.
Paulo, entretanto, neutralizou a ação de Elimas, de forma que o Procônsul ficou
maravilhado pela Doutrina do Senhor. (Atos dos Apóstolos, 13:4-12)
De Pafos, alcançam Perge, da Panfília. João Marcos se separa do grupo,
retornando a Jerusalém.
Paulo e Barnabé saem de Perge e chegam a Antioquia da Psídia. (Atos dos
Apóstolos, 13:13-14)
Nessa localidade, os apóstolos atraíram grande multidão para ouví-los.
Entretanto, os judeus encheram-se de inveja e promoveram acirrada perseguição,
obrigando Paulo e Barnabé seguirem viagem para Icônio. (Atos dos
Apóstolos, 13:44-52)
Em Icônio, os dois mensageiros do Evangelho sofrem ultrajes e apedrejamentos
por parte dos membros da sinagoga, enciumados da boa receptividade
dos judeus e gregos que se maravilharam com os ensinos de Jesus. Paulo
e Barnabé fogem então, para Listra e Derbe, cidades da Licaônia. (Atos dos
Apóstolos, 14: 1-7)
Devido à boa recepção dos povos pagãos, o apóstolo começa a usar o «[...]
seu nome grego Paulo, de preferência ao nome judaico Saulo [...], e é também
então que ele suplanta seu companheiro Barnabé, em razão de sua preponderância
na pregação.» 1 (Atos dos Apóstolos,14:12)
Retornando a Antioquia, levanta-se ali a primeira controvérsia entre os
cristãos, procedentes de Jerusalém e ainda presos às tradições do Judaísmo,
que pretendiam impor a observância da lei moisaica aos cristãos convertidos,
provenientes do paganismo. Os cristãos de Antioquia decidem, então, enviar
Paulo e Barnabé a Jerusalém, para discutir o assunto com os apóstolos. (Atos
dos Apóstolos,15:2) Assim, catorze anos após a sua conversão (Gálatas, 2:1),
em 49, volta Paulo a Jerusalém para participar de um concílio apostólico,
onde seria aceito como apóstolo, com missão junto aos gentios, oficialmente
reconhecida. 1 (Gálatas, 2:2) Reuniram-se Pedro, Tiago e seus colaboradores,
constituindo o chamado «Assembléia ou Concílio de Jerusalém».
Nesse concílio ficou determinado que os cristãos de origem gentílica ou
judaica, teriam total liberdade para seguir, ou não, os rituais disciplinares
impostos pela lei moisaica, evitando, porém, manifestações idólatras. (Atos
dos Apóstolos, 15:1-30)
1.2 - A segunda viagem de Paulo
Esta viagem ocorreu, possivelmente, entre os anos 50 a 52. Paulo se encontrava
em Antioquia (Atos dos Apóstolos, 15:30-35) em companhia do apóstolo
Barnabé, do evangelista João Marcos e de mais dois amigos: Silas – cristão da
igreja de Antioquia – e Timóteo, discípulo da igreja de Listra (Licaônia), que
seriam seus companheiros de viagem, uma vez que Barnabé e Marcos foram
pregar em Chipre.
Os três viajantes (Paulo, Silas e Timóteo), por onde passavam fundavam
igrejas «[...] confirmadas na fé e crescidas em número, de dia a dia.» (Atos dos
Apóstolos, 16:4-5) Mais tarde, os três atravessaram a Frígia, indo até Listra e
Icônio. Seguiram para o norte passando pela região da Galácia: Trôade, Filipos,
Anfípolis, Beréia chegando à Ásia Menor. (Atos dos Apóstolos, 16:6-10) Em
Trôade Paulo teve uma visão de um macedônio que pedia-lhe auxílio. (Atos
dos Apóstolos, 16:9-10) Ao acordar, seguiu viagem para a Macedônia que
até a sua principal cidade, Filipos, uma colônia romana. Aí, Paulo libertou
uma mulher, que praticava a arte da adivinhação, subjugada por um Espírito
malévolo. A libertação espiritual da médium, porém, provocou ira nos que
se beneficiam das consultas mediúnicas. Assim, aprisionaram Paulo e Silas,
levando-os à presença dos magistrados sob alegação que eles estavam perturbando
a ordem imposta pelos romanos, relacionada às pregações religiosas.
Os dois discípulos sofreram graves agressões físicas, inclusive uma surra de
vara, antes de serem jogados na prisão, com os pés amarrados a um cepo. (Atos
dos Apóstolos, 16: 16-24) À noite, Paulo e Silas puseram-se a orar dentro da
prisão. De repente, sobreveio um terremoto de tal intensidade que abalou os
alicerces do cárcere. Imediatamente abriram-se todas as portas e os grilhões
se soltaram, libertando-os. (Atos dos Apóstolos, 16: 25-40)

Saindo de Filipos, partiram para Tessalônica, atravessando Anfípolis e
Apolônia. Por três sábados seguidos pregou na sinagoga tessalonicense, explicando
que Jesus era o Messias aguardado. (Atos dos Apóstolos, 17: 1-4) A
opinião dos judeus ficou, então, dividida, ocorrendo conflitos que obrigaram
Paulo e Silas a partirem para Beréia, onde foram bem recebidos. No entanto,
os convertidos de Beréia providenciaram a partida dos dois para Atenas, uma
vez que os judeus enfurecidos da Tessalônica haviam seguido Paulo e Silas
para prendê-los. (Atos dos Apóstolos, 17:10-14)
O sonho de Paulo era pregar em Atenas, terra dos filósofos e de homens
cultos. A sua pregação no areópago, no entanto, a despeito de fervorosa e
bela, não mereceu a devida atenção dos intelectuais, vaidosos e superficiais,
que zombaram das sinceras convicções do pregador do Cristo, especialmente
quando este abordou a questão da ressurreição. Raros, como Dionísio, o areopagita
(membro do tribunal, juiz), e uma mulher por nome Dâmaris, ouviram
e aceitaram as idéias expostas por Paulo. (Atos dos Apóstolos, 17:15-34)
O contato de Paulo com os atenienses, no Areópago, apresenta lição interessante aos
discípulos novos. [...] É possível que a assembléia o aclamasse com fervor, se sua palavra
se detivesse no quadro filosófico das primeiras exposições. Atenas reverenciá-lo-ia, então,
por sábio [...]. Paulo, todavia, refere-se à ressurreição dos mortos, deixando entrever
a gloriosa continuação da vida, além das ninharias terrestres. Desde esse instante, os
ouvintes sentiram-se menos bem e chegaram a escarnecer-lhe a palavra amorosa e sincera,
deixando-o quase só.
O ensinamento enquadra-se perfeitamente nos dias que correm. Numerosos trabalhadores
do Cristo [...] são atenciosamente ouvidos e respeitados por autoridades nos assuntos
em que se especializaram; contudo, ao declararem sua crença na vida além do corpo, em
afirmando a lei de responsabilidade, para lá do sepulcro, recebem, de imediato, o riso
escarninho dos admiradores de minutos antes, que os deixam sozinhos, proporcionandolhes
a impressão de verdadeiro deserto. 4
Saindo de Atenas, Paulo foi para Corinto, onde conheceu o casal Áquila
e Priscilla, judeus recém-chegados da Itália. Ficou quase dois anos em Corinto,
pregando na sinagoga e dedicando-se à fabricação de tendas. Muitos se
converteram ao Cristianismo e aceitaram Jesus como o Messias. (Atos dos
Apóstolos, 18:1-4) Em Corinto, ele escreveu as duas cartas aos tessalonicenses.
Sendo continuamente hostilizado por alguns judeus, regressa a Antioquia,
acompanhado, até Éfeso, por Áquila e Priscila (Atos dos Apóstolos, 18:19-22)
permanecendo algum tempo em Cesaréia.

1.3 - A terceira viagem de Paulo
Esta viagem aconteceu no período de 53 a 58 da nossa era. Começa em
Antioquia e termina em Jerusalém. De Antioquia Paulo viaja para Éfeso. Por
dois anos anda por toda a Ásia Menor, anunciando o Evangelho, fundando
inúmeras igrejas e promovendo a conversão de inúmeros gentios. Os seus
companheiros de viagem, apoio imprescindível na difusão do Cristianismo,
foram Timóteo (não um dos doze apóstolos) e Erasto. (Atos dos Apóstolos,
19:1-22) Nesse período escreve as cartas aos gálatas e a primeira aos corintios.
Retorna a Éfeso onde fica algum tempo com João, o evangelista.
O progresso do Cristianismo em Éfeso produziu um decréscimo no
movimento comercial e religioso, do célebre santuário de Artemis (Artemisa
ou Diana) ali existente. Tal situação provocou um motim, encabeçado pelos
ourives e negociantes devocionais, obrigando Paulo abandonar a cidade. (Atos
dos Apóstolos, 19:23-41) Seguiu, então, para Macedônia e Acaia, acompanhado
por alguns discípulos: Sópratos, Aristarco, Segundo, Gaio, Timóteo, Tíquico
e Trófimo. (Atos dos Apóstolos, 19:21-40; 20:1-6)
Embarcando em Filipos, escreve a segunda epístola aos coríntios, e empreende
viagem para Jerusalém.
Fez escalas em Trôade, Mileto, Tiro e outras cidades, chegando a Jerusalém,
no ano 58. Paulo e seus companheiros foram bem recebidos pelos irmãos
cristãos, e por Tiago e Pedro. (Atos dos Apóstolos, 20:7-38; 21:1-26)
Antes de seguir viagem para Jerusalém, Paulo sofreu perseguição de alguns
judeus enfurecidos que o mantiveram prisioneiro em Cesaréia por dois
anos. Nessa cidade, Paulo estreitou os laços de amizade com Filipe, um dos
doze apóstolos, que ali vivia com as suas quatro filhas profetizas. (Atos dos
Apóstolos 21:8-10)
Chegando em Jerusalém Paulo foi até a casa de Tiago (possivelmente,
Tiago filho de Alfeu) e, indo ao Templo, foi preso. (Atos dos Apóstolos, 21:17-
34)
Percebendo que seria morto se permanecesse prisioneiro em Jerusalém,
Paulo apela ao Procurador da Galiléia (Festo) para ser submetido ao julgamento
de César uma vez que era cidadão romano. (Atos dos Apóstolos, 21:34-40;
22:1-29)
Após os esclarecimentos que Paulo prestou ao tribuno romano, foi, então,
enviado a Roma para ser julgado. (Atos dos Apóstolos, 23:10-11)
223
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
EADE - Roteiro 13 - As viagens missionárias do apóstolo Paulo
1.4 - A última viagem de Paulo (viagem a Roma)
Lucas narra todas as peripécias dessa viagem marítima: o naufrágio, o
refúgio em Malta e chegada em Roma. (Atos dos Apóstolos, 27:3-28;15) Ali
permaneceu em prisão domiciliar durante dois anos, recebendo visitas e trabalhando
na pregação do Evangelho. (Atos dos Apóstolos, 28:30-31) São
deste período as cartas do cativeiro: a Filemon, aos colossenses, aos efésios e
aos filipenses.
Há indicações que Paulo foi libertado no ano 63, situação que lhe permitiu
executar antigo projeto de pregar o Evangelho na Espanha, “nos confins do
mundo”, como afirmou em sua epístola aos romanos, 15:24.
Alguns estudiosos têm dúvidas se, efetivamente, Paulo pregou a Boa Nova
na Espanha, até porque não é fácil reconstruir o itinerário dessa última viagem.
Sabemos que ele voltou a Éfeso e dali partiu para Macedônia. Também esteve
em Creta (I Timóteo, 1:5), em Corinto e em Mileto (II Timóteo, 4:19-20). Nesse
período escreveu duas cartas: a primeira a Timóteo e a de Tito. Foi preso em
66 e levado de volta a Roma.
Emmanuel esclarece que Paulo foi à Espanha onde difundiu o Evangelho,
partindo para este país quando da chegada de Pedro a Roma.
Alegando que Pedro o substituíra com vantagem, debilerou embarcar no dia prefixado,
num pequeno navio que se destinava à costa gaulesa. [...] Acompanhado de Lucas,
Timóteo e Dimas, o velho advogado dos gentios partiu ao amanhacer de um dia lindo,
cheio de projetos generosos. A missão visitou parte das Gálias, dirigindo-se ao território
espanhol, demorando-se mais na região de Tortosa. 5
Enquanto Paulo estava na Espanha ocorreu a prisão do apóstolo João, que
ficou mantido sob vigilância nos cárceres imundos do Esquilino; Pedro envia
mensagem a Paulo, suplicando-lhe intercessão junto às autoridades romanas,
seus conhecidos, em benefício do filho de Zebedeu. Paulo interrompe, então,
seu trabalho evangélico na Espanha e retorna imediatamente a Roma. O ano
64 seguia o seu curso normal, indiferente às aflições que se abatiam sobre numerosos
cristãos. 6
Tempos depois, Paulo é outra vez aprisionado em Roma.
Este segundo cativeiro foi mais penoso do que o primeiro, pois o apóstolo
ficou em prisão comum, considerado malfeitor (desde o ano de 64, o nome
cristão era sinônimo de marginal por ordem do imperador Nero). Escreve a
segunda epístola a Timóteo. O texto existente em II Timóteo, 4:11, é considerado
o testamento do apóstolo. Supõe-se que escreveu a epístola aos hebreus
entre os anos 64-66, em Roma, ou talvez em Atenas. Segundo a tradição, foi
decapitado no ano 67, em Roma.
São tocantes momentos finais do apóstolo Paulo. Emocionadíssimo, escreve
a sua última epístola (a segunda, destinada a Timóteo), amparado pela
presença amiga de Lucas. 7 A firmeza de sua fé, a convicção irredutível no amor
do Cristo são grandiosas, envolvendo Tigilino, seu carrasco, que, trêmulo,
lastima ter que decapitá-lo. 8
Do outro lado, no plano espiritual, amigos sinceros o aguardavam, sendo
inicialmente abraçado por Ananias, aquele que lhe restituiu a visão nos
idos tempos, após os acontecimentos na estrada de Damasco. 9 Mais tarde,
encontra Gamaliel que, reunidos em caravana, viajam por todos os lugares
onde peregrinou, chegando em Jerusalém, no calvário, local onde Jesus foi
crucificado. A luminosa caravana espiritual ora fervorosamente, envolvidos
em júbilos elevados. Paulo vê, então, surgir à sua frente a radiante figura de
Jesus que tem, ao seu lado, Estêvão e Abigail. «[...] Deslumbrado, arrebatado,
o Apóstolo apenas pôde estender os braços, porque a voz lhe fugia no auge
da comoção.» 10

1. BÍBLIA DE JERUSALÉM. As epístolas de São Paulo. Nova edição, revista e
ampliada. São Paulo: Paulus, 2002, p. 1954.
2. DICIONÁRIO DA BIBLIA. Vol. 1: As pessoas e os lugares. Organizado por
Bruce M. Metzger e Michael D. Coogan. Tradução de Maria Luiza X. de A.
Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 247.
3. ______. p. 247-248.
4. XAVIER, Francisco Cândido. Pão nosso. Pelo Espírito Emmanuel. 27. ed.
Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 114 (Novos atenienses), p. 243-244.
5. ______. Paulo e Estêvão. Episódios históricos do Cristianismo primitivo.
Pelo Espírito Emmanuel. 43. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Segunda parte,
cap. 10 (Ao encontro do Mestre), p. 648.
6. ______. p. 650-652.
7. ______. p. 678-679.
8. ______. p. 683.
9. ______. p. 684-685.
10. ______. p. 688-689.
REFERÊNCIAS
EADE - Roteiro 13 - As viagens missionárias do apóstolo Paulo
226
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
Realizar um estudo que tenha como base
o levantamento dos fatos mais importantes que
caracterizem as viagens de Paulo, em seu trabalho
de evangelização. Veja, em anexo, o roteiro das
viagens.
ORIENTAÇÕES AO MONITOR
EADE - Roteiro 13 - As viagens missionárias do apóstolo Paulo
227
Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
1ª Viagem de Paulo
Fonte: FEB