Caros amigos leitores , gostaríamos, na medida do possível ,contar com a interação de todos ,através de comentários , tornando se seguidores deste blog divulgando para seus conhecidos ,para que assim possamos estudar e aprendermos juntos , solidários e fraternos. Inscrevam-se no blog!

domingo, 21 de outubro de 2012

VOLTARÁ O CRISTO?


"A volta de Jesus será como o relâmpago que sai do oriente e se mostra até ao ocidente." (Mateus, 24:27)
Sustentam os Evangelhos que Jesus Cristo virá com grande poder e glória e, diante de todas as nações reunidas, "separará uns dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas", (Mateus, 25:31-32)

Este e outros trechos dos Evangelhos fizeram e fazem com que muitas criaturas humanas acalentassem e acalentem a idéia da volta de Jesus no "final dos tempos".

Não haverá necessidade da volta do Cristo da maneira como o fez há 20 séculos, nem de nenhuma outra forma, uma vez que os Espíritos Superiores, emissários da sua vontade, estão enviando à Terra um aluvião de mensagens espirituais que estão suplementando a revelação cristã, que, por sua vez, já está também sendo complementada pelos ensinamentos provenientes da Terceira Revelação, ocorrida há pouco mais de um século e consubstanciada na Doutrina dos Espíritos.

Considerando-se que o processo de revelação emanado do Alto não sofrer solução de continuidade, é óbvio que os Mensageiros de Jesus não cessam nem cessarão de nos enviar mensagens e novos ensinamentos, fazendo-o numa progressão geométrica, à medida que os homens vão evoluindo espiritualmente ou, pelo menos, capacitando-se para a assimilação de novas verdades.
A separação dos bodes das ovelhas — dos Espíritos bons e dos maus — é um simbolismo, e far-se-á de modo harmonioso, sem sobressaltos, sem retumbância, consoante a própria afirmação do Mestre, que recomendou: "quando vos disser que O Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito." É óbvio que essa separação se concretizará no âmbito das vidas sucessivas do Espírito na carne.

A passagem evangélica citada abaixo foi uma das causas que deram origem à crença na volta do Cristo: Quando, pois, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra, porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, sem que venha o Filho do Homem. (Mateus, 10:23) Com fundamento nestas palavras de Jesus, contidas no Evangelho segundo Mateus, tornou-se universal a crença de que Jesus voltaria à Terra, mesmo antes que seus apóstolos ou discípulos percorressem todas as cidades de Israel.

Esperançosos desse novo advento do Mestre, mas pressionados por tremenda perseguição, os cristãos passaram a adotar palavras que encerravam um sentido velado. A fim de se reconhecerem entre si e formarem um elo entre todos, empregavam a expressão Maranatha, que quer dizer O Senhor não tardará, isso porque supunham que, antes que tivessem de percorrer todas as cidades de Israel, a volta do Cristo se consumaria revestida de todo poder e glória, pondo, assim, termo às perseguições e implantando, definitivamente, o seu reino entre os homens. Supunham que o retorno de Jesus seria quase que imediato.

De forma idêntica, os chamados pagãos, nos primórdios do Cristianismo, admirados de que os cristãos se abstivessem do culto oficial, lhes perguntavam qual era o seu Deus, ao que os interrogados respondiam: ÍCTHUS, palavra grega que literalmente significa peixe. Então, os satíricos zombavam daqueles ateus, que, não crendo nos deuses, adoravam um peixe. O sentido, porém, era muito diferente, no espírito dos cristãos: as cinco letras que compõem aquela palavra em grego são as letras iniciais das cinco palavras: 'léous Christos Théon Yos Soter', que significam: "Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador."

De modo geral, os homens são imediatistas e acreditam que muitas coisas devem ocorrer de modo retumbante, repentino, miraculoso. Muitas vezes, não conseguem, pelo menos, ponderar que as coisas do Espírito produzem seus benefícios ou se concretizam a longo prazo.

Num dos seus maravilhosos ensinamentos, Jesus Cristo afirmou que muitas coisas teria a dizer, mas os homens ainda não estavam preparados para recebê-las, adiantando, entretanto, que enviaria, em tempo oportuno, o Espírito de Verdade, o Consolador, para restabelecer todas as coisas em seus devidos lugares. É óbvio que o advento desse Paráclito se processaria muitos séculos após, quando os homens estivessem mais amadurecidos e quando sua evolução estivesse mais adequada. No entanto, logo após a crucificação de Jesus ocorreu a eclosão mediúnica, descrita em Atos dos Apóstolos (2:1-13), quando os apóstolos tiveram suas mediunidades desabrochadas.
Hoje, os adeptos de muitas religiões cristãs acreditam piamente que o Pentecostes representou o advento do Espírito consolador, cumprindo-se, assim, a promessa de Jesus. Se os apóstolos não estiveram preparados para receberem todos os ensinamentos do Mestre poucos meses antes, por que razão o estariam logo após o sacrifício do Calvário? Seria a consagração do contra-senso. Seria acreditar que a evolução dá saltos miraculosos.

O Espírito de Verdade, o Consolador (João, 15:26), deveria, como de fato ocorreu, vir quase 20 séculos após, através da Codificação do Espiritismo. Mateus afirma em seu Evangelho (24:25-28) que não deveremos procurar o Cristo no deserto, nem no interior das casas. Não devemos crer que Ele esteja aqui, ali ou acolá, porque "como o relâmpago que sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem". O mesmo evangelista sustenta que Jesus virá com "poder e glória". (24:30)

É verdade que o Cristo voltará para exercer realmente, entre nós, o seu reinado de paz e amor. Entretanto, não o fará da forma como o fez anteriormente. Se Ele disse que tudo na lei deverá ser cumprido, que nenhum til se omitirá, que passarão o Céu e a Terra, mas suas palavras não passarão, ou melhor, não deixarão de ser cumpridas, é certo que o seu novo advento se consumará através da implantação definitiva das suas palavras, dos seus ensinamentos em todos os corações. O Evangelho será a lei magna que presidirá a superior destinação do homem. Os ensinamentos que o Mestre nos legou, há quase vinte séculos, constituem o roteiro seguro para a Humanidade do futuro.

A nova vinda de Jesus se processará não mais na forma física deste mundo, mas sim pela implantação de toda a Verdade na face da Terra. "O poder e grande glória" de que nos fala o evangelista estão encerrados nos mananciais dos grandes livros que orientarão o proceder do homem do futuro. Já temos entre nós O Evangelho Segundo o Espiritismo, que constitui o marco inicial de um processo de descortino de novos horizontes para a criatura sofredora, equacionando muitos dos angustiantes problemas humanos e abrindo a porta para a solução de muitos outros.

Os tempos são realmente chegados, e o homem não deverá protelar mais a sua estagnação nos abismos do erro, da superstição, do obscurantismo e das coisas mesquinhas do mundo. Deverá, pelo contrário, dinamizar a assimilação das palavras do Cristo, vivê-las e aplicá-las em sua vida de relação, para que a Terra ascenda à posição de Planeta ditoso, onde reine, definitivamente, a fraternidade, e onde todas as lágrimas serão enxutas.

A expressão o Senhor não tardará, que os nossos antepassados adotavam sob a forma de Maranatha, deverá consumar-se, através : uma ação coletiva dos grandes benfeitores espirituais, ação essa que os antigos chamavam de Poder do Espírito, repetindo-se, em grande escala, não só para os homens, mas também para a coletividade humana o grande e definitivo Pentecostes, quando, no dizer do profeta: O Espírito será derramado sobre toda a carne.

O amor passará, então, a imperar sobre a Terra. Jesus Cristo será definitivamente tomado como o nosso paradigma, e a humanidade verá raiar o Sol da esperança, do amor e da paz, e todos os Espíritos se rejubilarão com o grande dia do Senhor.

Paulo A. Godoy
Casos Controvertidos do Evangelho

A INCOERÊNCIA DA TRINDADE


"A Doutrina que vos ensino não é minha, mas daquele que me enviou." (João, 7:16)
Seria incoerente alguém enviar-se a si próprio para o desempenho de determinada missão. Se o Cristo fosse o próprio Deus, conforme o apregoam as teologias, Ele falaria por si próprio, Deus, conforme o apregoam as teologias, Ele falaria por si próprio, não havendo necessidade de empregar subterfúgios, sustentando que a Doutrina que ensinava não era sua, mas daquele que o havia enviado.

No decurso do seu Messiado, Jesus deixou bem evidenciado que era uma personalidade distinta do Pai, e não uma entidade trina. Não deixou também de demonstrar a sua subordinação à vontade de uma entidade maior: Deus. Basta perlustrar as páginas dos Evangelhos, para constatar, de forma reiterada, que Ele veio à Terra num momento apropriado, a fim de revelar verdades novas, objetivando atualizar os velhos conceitos contidos na lei mosaica, os quais já estavam superados.

Fato concludente ocorreu no Horto das Oliveiras, quando o Cristo, em ardente prece dirigida ao Criador, por três vezes consecutivas, rogou que "se fosse possível passasse dele aquele cálice de amargura", acrescentando, logo a seguir: "Contudo, Senhor, seja feita a tua vontade e não a minha."
Se Ele fosse o próprio Deus, ou parte trina de Deus, não haveria necessidade de formular uma ação dessa natureza, dirigida a si próprio. Ele teria resolvido o problema de per si. No cimo do Calvário, pendurado na Cruz, Ele exclamou: "Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito", frase essa que também atesta, de forma clara, a sua dependência em relação ao Criador de todas as coisas.

Em pleno Século das Luzes, quando o Espírito de Verdade já está entre nós para estabelecer toda a Verdade, não há mais lugar para ensinamentos errôneos, nem podem prevalecer velharias, verdadeiros resíduos de discussões estéreis entre homens personalistas e eivados de interesses materiais. A crença na existência de um Deus único é uma das verdades que cumpre ser restabelecida.

Ninguém que se tenha aprofundado na análise dos preceitos
evangélicos, ou meditado sobre as palavras do Cristo, podem em sã razão proclamar que neles exista qualquer afirmação categórica, ou de Jesus, que conduza à crença que Ele seja o próprio Deus, ou parte trina de Deus. O seu dizer "quem ver o Pai vê a mim, ou "Eu e o Pai somos uno", não significa em absoluto que Ele não tenha uma individualidade própria. Jesus Cristo foi um enviado de Deus e, portanto, seu representante na Terra. Como autêntico embaixador dos céus, que o via, claramente quem o havia enviado.

Os antigos israelitas, apesar de todos os seus preconceitos e vãs tradições alimentavam uma concepção mais realística sobre a unicidade de Deus, embora lhe atribuíssem características profundamente humanas. Não se nota nos livros do chamado Velho Testamento nenhuma passagem que sustente ser Deus uma entidade trina.

Ninguém desconhece que a implantação do dogma da Trindade foi imposição política, ou pelo menos contou com o apoio político do Imperador Constantino, de Roma, que, naquela época, havia se transformado em protetor dos cristãos. Houve intensas contendas, e Ário, que era radicalmente contrário à teoria da Trindade, juntamente com outras mentalidades esclarecidas, foi vencido, porque o Imperador não desejava criar problemas que afetassem a paz do Império. Implantado, nessa época, o dogma persistiu até o presente.

O Espiritismo vem esclarecer os homens em torno dessa questão, restabelecendo as coisas em seus devidos lugares. A Doutrina dos Espíritos proclama que Deus é nosso Pai, uno, indivisível, eterno, imutável, onipotente, onisciente. Jesus é o nosso Irmão Maior, que já colimou elevadíssimo grau de perfeição, mas ainda continua sujeito às leis evolutivas. O chamado Espírito Santo é a comunidade dos Espíritos esclarecidos, obreiros do bem, executores da vontade de Deus, na Terra, lídimos intermediários entre o Céu e a Terra, entre Deus e os homens, sempre sob a égide augusta de Jesus Cristo, o governador do nosso Planeta.

Paulo A. Godoy
Livro: Casos controvertidos do Evangelho